Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Tópico colaborativo sobre prática musical e instrumentos
#1
Há mais alguém aqui que tem conhecimento sobre música em geral? Dá para fazer um tópico colaborativo sobre o assunto, igual acontece em fóruns especializados.Acredito que há outros membros neste fórum que sabem sobre o assunto também.

Eu comecei a tocar piano a 6 meses e estudo teoria musical a 9. Caso alguém esteja curioso sobre tocar piano, digo que não é tão fácil quanto parece (e já não parece fácil) devido ao lance de duas mãos terem que fazer duas coisas diferentes mas o cérebro querer mandar elas fazerem a mesma coisa, mas com uma hora diária de prática já dá para aprender a tocar músicas comuns partindo de partituras.

Tenho um conhecimento básico para intermediário sobre escalas, progressão harmônica e um pouco sobre os modos gregos também caso for útil para quem também estiver aprendendo.


Com o conhecimento da teoria musical eu consegui aprender um pouco de guitarra, já que é tudo na base de escalas, mas a disposição das notas me é muito estranha, e não curti o lance de memorizar "scale shapes" no braço da guitarra também. 


Pra galera que quer começar a guitarra, recomendo uma de até 900 reais, junto com um amplificador minimamente decente. Eu comecei com um amplificador chamado Vypyr 15 (15 watts) e já dava para brincar legal, sendo que me custou "apenas" 500 reais. A guitarra foi uma Schecter Omen 6, que custou 900 reais. Ou seja, com 1400 já dá pra ter um equipamento satisfatório, sem precisar de upgrade algum.


Pra quem quer aprender piano, eu recomendaria um teclado básico para ver se gosta, mas o melhor seria de fato um piano digital, pois as 88 teclas do piano contra as 61 do teclado fazem bastante diferença, fora que as teclas do piano possuem um "contrapeso" ao pressiona-las, diferente das do teclado que são bem leves.




O tópico ficou meio confuso, mas depois pretendo editar esse post inicial e deixa-lo mais organizado.
Responda-o
#2
Muito legal, tenho mta vontade de aprender a tocar piano, mas começando pelo teclado lógico.

Toco baixo e sei ler partitura (clave de Fá), é tudo muito caro mesmo, o baixo acredito que seja ainda mais caro que guitarra e teclado (baixo descente não é menos de 1200, amp tbm... 500, mesmo assim as vezes ainda precisa regular o tirante, que não é algo que todos saibam fazer).

Qual teclado vc recomendaria, que seja fácil de guardar e tenha um bom custo benefício?
Responda-o
#3
(07-07-2015, 11:33 AM)Vic Sage Escreveu: Muito legal, tenho mta vontade de aprender a tocar piano, mas começando pelo teclado lógico.

Toco baixo e sei ler partitura (clave de Fá), é tudo muito caro mesmo, o baixo acredito que seja ainda mais caro que guitarra e teclado (baixo descente não é menos de 1200, amp tbm... 500, mesmo assim as vezes ainda precisa regular o tirante, que não é algo que todos saibam fazer).

Qual teclado vc recomendaria, que seja fácil de guardar e tenha um bom custo benefício?
Então cara, recomendo a linha psr da yamaha. Teclados honestos com preços honestos. A linha psr 33X está saindo na faixa dos 900 reais acho.

Não recomendo teclados muito baratos pois você desanima com o instrumento. Eu comecei em um teclado qualquer aí de 200 reais e achava uma droga, daí comprei um caso CTK de 1400 e foi mudar da água pro vinho, tanto em som quanto na sensação das teclas.


O legal dos teclados é a diversidade de sons, pois dá para brincar bastante com os sons embutidos dele e fazer várias coisas legais, tipo imitar aquelas músicas árabes e orientais com uns dos instrumentos.

Se você gostar bastante de tocar, recomendo depois de um tempo considerar a compra de um piano digital. Eu comprei meu teclado em dezembro, daí curti tanto que resolvi comprar um piano digital em junho desse ano, e agora toco só ele e o teclado fica guardado. O "problema" do piano é o preço mesmo, pois os decentes são todos acima de 2000,mas digo que vale a pena, pois a sensação de peso nas teclas e as oitavas adicionais, além do som de piano mais encorpado do que o que é emulado no teclado, faz valer o preço.



Sobre as claves, obrigatoriamente vais ter que aprende a clave de fá, mas não é nenhum bicho de sete cabeças hehe. Com a prática de ler partituras e memorizar as escalas você ja melhora bastante em ler as duas mãos. O jogo pega mais quando tens que tocar ambas as mãos ao mesmo tempo hehehe.



Enfim, quem tem a prática musical como hobbie geralmente não desanima pelas dificuldades iniciais. É algo bem legal para fazer e ocupar a mente.
Responda-o
#4
Sei um pouco de teoria musical. Estudei de 2003 a 2005 no conservatório estadual de música na cidade de varginha, pois morava lá na época. Aprendi a tocar saxofone alto lá tbm, e até hoje toco nas bandas/orquestras das igrejas que frequento. Só não consigo tocar de ouvido, devido a minha deficiencia auditiva, entao preciso sempre ter uma partitura pra tocar. E agora em agosto começo a aprender violino e bateria... Tenho vontade de aprender baixo também, mas pra isso teria que rever algumas coisas da teoria, principalmente na parte de escalas e harmonia...
O clichê é imortal. É infinito. É onipresente. Conforta os medíocres e protege os cagões. (Marcello Serpa)

[Image: s2uY1YnJN_X8XF7H6uiNfL-o3T8qgFTKBWvilqd_AMI=w400-h60-no]
Responda-o
#5
Eu já toco violão e guitarra faz uns 15 anos. É uma boa abrir um post com esse assunto. 



Quem pretende começar a aprender a tocar um desses dois instrumentos e tiver alguma dúvida, terei prazer em poder ajudar com o pouco que sei.
Responda-o
#6
Toco há 10 anos, guitarra. Tinha banda e tudo.

Também manjo de teclado um pouco, tocava quando era criança.
Responda-o
#7
(17-07-2015, 09:46 PM)Mr. Rover Escreveu: Eu já toco violão e guitarra faz uns 15 anos. É uma boa abrir um post com esse assunto. 



Quem pretende começar a aprender a tocar um desses dois instrumentos e tiver alguma dúvida, terei prazer em poder ajudar com o pouco que sei.

Comprei um violão no inicio de ano, e meio que larguei ele, mas quero voltar.
O que me desanimou foi que meus dedos sem querer apertam duas cordas ao mesmo tempo, ai fica abafando o som... A ponta que tem, no meio do dedo, abafa a outra corda
Tem alguma coisa que se possa fazer para melhorar isso?
Responda-o
#8
(18-07-2015, 01:54 PM)RedFafnir Escreveu:
(17-07-2015, 09:46 PM)Mr. Rover Escreveu: Eu já toco violão e guitarra faz uns 15 anos. É uma boa abrir um post com esse assunto. 



Quem pretende começar a aprender a tocar um desses dois instrumentos e tiver alguma dúvida, terei prazer em poder ajudar com o pouco que sei.

Comprei um violão no inicio de ano, e meio que larguei ele, mas quero voltar.
O que me desanimou foi que meus dedos sem querer apertam duas cordas ao mesmo tempo, ai fica abafando o som... A ponta que tem, no meio do dedo, abafa a outra corda
Tem alguma coisa que se possa fazer para melhorar isso?



Esse é um dos problemas que todo mundo que tá começando tem. Geralmente é esse problema de excesso de pele na parte da impressão digital que abafa a corda, que vc descreveu e tem também o problema das unhas da mão da escala, quando o fim da união delas com a pele é muito pra frente e a ponta dos dedos fica para trás.


Pra resolver o seu caso eu sugiro que vc comece a praticar a montagem dos acordes e arpeggios apoiando a parte da impressão digital do seu polegar na parte de trás do braço, pq provavelmente vc tá apoiando a parte de trás do polegar e a pele entre o polegar e o dedo indicador. Isso faz com que seus dedos fiquem inclinados e toquem as cordas vizinhas.


Melhor mostrar por imagem. Vc deve estar fazendo assim.

[Image: incorrect-thumb-300x182.jpg]


Tente assim.

[Image: correct-thumb-300x181.jpg]


Tem também que ver qual é a espessura do braço do seu violão no nut e cordas de nylon geralmente são mais grossas e enchem o saco (eu não gosto, mas ai vai do gosto). Se for um braço mais fino, parecido com o de guitarra, talvez seja por isso. Mas geralmente é a posição da mão mesmo. Braços de violão mais finos são mais confortáveis de tocar se vc não toca apenas acordes.


Agora digamos que vc esteja fazendo certo e depois de várias semanas de prática ainda acontece. Vc pode também começar a fazer escalas para criar calos nas pontas dos dedos. Criando calos vc evita dores e descamação da pele na ponta dos dedos, resolve o problema das unhas que eu descrevi acima (elas começam a ficar menores com o tempo) e seus dedos ficam alguns milimetros mais compridos como consequencia dos calos.



Existem vários exercícios para vc fazer que te ajudam a criar esses calos e ainda vc vai polindo sua técnica de tocar. Esse video mostra alguns.









Seu problema deve ser resolvido assim, com a posição certa, bastante prática pra ficar confortável tocando assim e paciência, pq instrumento musical não se aprende do dia pra noite. Demora meses, anos, pra ficar razoavelmente bom.
Responda-o
#9
Sei tocar violão. Na epoca que aprendi eu fiz aulas e comprava revistinhas de cifra. Hoje em dia da pra fazer tudo isso pela internet mesmo. Agora se o cara quer ir mais além e bom fazer aulas sim.
http://ask.fm/RajadaRealista

Quem são eles, para se entrometer quando cuidamos de NOSSOS interesses? (Vito Corleone).

Responda-o
#10
Eu sei tocar guitarra/violão mais ou menos ai, no colégio tinha até uma bandinha que tocavamos bad religion, NOFX, No fun at all, blink e outras podreiras huahuahua bons tempos
Oitavo anjo do apocalipse
Responda-o
#11
estou aprendendo a tocar ukulele
"A paixão é como o álcool. Entorpece a consciência, elimina a lucidez, impede o julgamento crítico e provoca alucinações, fazendo com que o ser amado seja visto como divino." Como lidar com Mulheres - Nessahan Alita
Responda-o
#12
(24-07-2017, 04:49 PM)Melâncton Escreveu: estou aprendendo a tocar ukulele

pra voces saborearem o som do instrumento :



"A paixão é como o álcool. Entorpece a consciência, elimina a lucidez, impede o julgamento crítico e provoca alucinações, fazendo com que o ser amado seja visto como divino." Como lidar com Mulheres - Nessahan Alita
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Qual instrumento musical vocês tocam ? König 53 15,687 17-07-2023, 07:27 PM
Última Postagem: Penoso

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)