06-01-2017, 06:16 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 06-01-2017, 07:38 PM por Mandrake.)
Este teste é bastante utilizado nas principais instituições de ensino do mundo para que os alunos descubram quais as habilidade e profissões estão mais relacionadas com o seu tipo de inteligência principal.
Vale lembrar que você, assim como todo mundo, possui um pouco de cada inteligência, sendo que umas são mais desenvolvidas que as outras. Descubra mais sobre suas potencialidades!
Linguística
Descrição: Palavras e linguagem, escrita e falada; retenção, interpretação e explicação de idéias e informações via linguagem, relação entre comunicação e significado.
Escolhas, preferências ou potenciais: Escritores, advogados, jornalistas, palestrantes, instrutores, redatores, professores de inglês, poetas, editores, linguistas, tradutores, relações públicas, consultores de mídia, apresentadores de TV e rádio.
Tarefas relativas, atividades e testes: Escrever um conjunto de instruções; falar sobre um assunto; editar uma peça escrita ou trabalho, escrever um discurso; opinar em um evento; aplicar uma tendência positiva ou negativa para uma história.
Estilo de aprendizagem favorito: Palavras e linguagem.
Logica-Matemática
Descrição: Pensamento lógico, a detecção de padrões, raciocínio científico e dedução, analisar problemas, realizar cálculos matemáticos, entende relação entre causa e efeito para um resultado tangível.
Escolhas, preferências ou potenciais: Cientistas, engenheiros, especialistas em informática, contadores, estatísticos, pesquisadores, analistas, comerciantes, banqueiros, corretores de seguros, negociadores, solucionadores de problemas, diretores.
Tarefas relativas, atividades e testes: Realizar um cálculo aritmético mental; criar um processo para medir algo difícil; analisar como a máquina funciona, criar um processo, elaborar uma estratégia para alcançar um objetivo, avaliar o valor de um negócio ou de uma proposta.
Estilo de aprendizagem favorito: Números e Lógica.
Musical
Descrição: Habilidade musical, consciência, valorização e uso de som, reconhecimento de padrões tonais e rítmicos, entende relação entre o som e o sentimento.
Escolhas, preferências ou potenciais: Músicos, cantores, compositores, DJs, produtores musicais, afinadores de piano, engenheiros acústicos, artistas, planejadores de festas, consultores de meio ambiente e ruídos, treinadores de voz.
Tarefas relativas, atividades e testes: Executar uma peça musical, cantar uma música, rever uma obra musical; treinar alguém para tocar um instrumento musical; especificar música ambiente para sistemas de telefonia e recepções de empresas.
Estilo de aprendizagem favorito: Música, sons, ritmos.
Cinestésica-Corporal
Descrição: Controle de movimento do corpo, destreza manual, agilidade física e equilíbrio, olhos e coordenação do corpo.
Escolhas, preferências ou potenciais: Dançarinos, demonstradores, atores, esportistas, mergulhadores, esporte-pessoas, soldados, bombeiros, artistas performáticos; ergonomistas, osteopatas, pescadores, motoristas, artesãos; jardineiros, cozinheiros, acupunturistas, terapeutas alternativos, aventureiros.
Tarefas relativas, atividades e testes: Malabarismos; demonstrar uma técnica esportiva; girar uma bolacha de cerveja, criar uma mímica para explicar alguma coisa, jogar uma panqueca pro alto, empinar pipa; treinar postura no local de trabalho, avaliar um posto de trabalho através da ergonomia.
Estilo de aprendizagem favorito: Experiência física e movimento, toque e sensações.
Escolhas, preferências ou potenciais: Dançarinos, demonstradores, atores, esportistas, mergulhadores, esporte-pessoas, soldados, bombeiros, artistas performáticos; ergonomistas, osteopatas, pescadores, motoristas, artesãos; jardineiros, cozinheiros, acupunturistas, terapeutas alternativos, aventureiros.
Tarefas relativas, atividades e testes: Malabarismos; demonstrar uma técnica esportiva; girar uma bolacha de cerveja, criar uma mímica para explicar alguma coisa, jogar uma panqueca pro alto, empinar pipa; treinar postura no local de trabalho, avaliar um posto de trabalho através da ergonomia.
Estilo de aprendizagem favorito: Experiência física e movimento, toque e sensações.
Espacial-Visual
Descrição: Percepção visual e espacial, interpretação e criação de imagens visuais; imaginação pictórica e de expressão, entende relação entre imagens e significados, entre o espaço e o efeito.
Escolhas, preferências ou potenciais: Artistas, designers, cartunistas, roteiristas, arquitetos, fotógrafos, escultores, planejadores de cidades, visionários, inventores, engenheiros.
Tarefas relativas, atividades e testes: Projetar um traje; interpretar uma pintura, criar um layout de sala, criar um logotipo, criar o design de um edifício; arrumar uma mala ou o porta-malas de um carro.
Estilo de aprendizagem favorito: Imagens, formas, gravuras e espaço tridimensional.
Descrição: Percepção visual e espacial, interpretação e criação de imagens visuais; imaginação pictórica e de expressão, entende relação entre imagens e significados, entre o espaço e o efeito.
Escolhas, preferências ou potenciais: Artistas, designers, cartunistas, roteiristas, arquitetos, fotógrafos, escultores, planejadores de cidades, visionários, inventores, engenheiros.
Tarefas relativas, atividades e testes: Projetar um traje; interpretar uma pintura, criar um layout de sala, criar um logotipo, criar o design de um edifício; arrumar uma mala ou o porta-malas de um carro.
Estilo de aprendizagem favorito: Imagens, formas, gravuras e espaço tridimensional.
Interpessoal
Descrição: Percepção dos sentimentos das outras pessoas, capacidade de se relacionar com os outros, de interpretação do comportamento e da comunicação; entende as relações entre as pessoas e suas situações, incluindo outras pessoas.
Escolhas, preferências ou potenciais: Terapeutas, profissionais de RH, mediadores, dirigentes, conselheiros, políticos, educadores, vendedores, profissionais da religião, psicólogos, professores, médicos, organizadores, cuidadores, profissionais de publicidade, treinadores e mentores.
Tarefas relativas, atividades e testes: Interpretar o humor de expressões faciais; demonstrar sentimentos através da linguagem corporal; afetar os sentimentos dos outros de forma planejada; treinar ou aconselhar outra pessoa.
Estilo de aprendizagem favorito: Contato humano, comunicação, cooperação e trabalho em equipe.
Descrição: Percepção dos sentimentos das outras pessoas, capacidade de se relacionar com os outros, de interpretação do comportamento e da comunicação; entende as relações entre as pessoas e suas situações, incluindo outras pessoas.
Escolhas, preferências ou potenciais: Terapeutas, profissionais de RH, mediadores, dirigentes, conselheiros, políticos, educadores, vendedores, profissionais da religião, psicólogos, professores, médicos, organizadores, cuidadores, profissionais de publicidade, treinadores e mentores.
Tarefas relativas, atividades e testes: Interpretar o humor de expressões faciais; demonstrar sentimentos através da linguagem corporal; afetar os sentimentos dos outros de forma planejada; treinar ou aconselhar outra pessoa.
Estilo de aprendizagem favorito: Contato humano, comunicação, cooperação e trabalho em equipe.
Intrapessoal
Descrição: Auto-conhecimento, conhecimento pessoal, a objetividade pessoal, a capacidade de compreender a si mesmo, sua relação com os outros e do mundo, e da própria necessidade e reação para mudar.
Escolhas, preferências ou potenciais: Inteligência relacionada aos que são auto-conscientes e envolvidos nos processos de mudança de pensamentos pessoais, crenças e comportamentos em relação à sua situação, outras pessoas, sua finalidade e objetivos.
Tarefas relativas, atividades e testes: Considerar e decidir seus próprios objetivos e mudanças pessoais necessárias para alcançá-los (não necessariamente revelar isso para os outros); considerar a própria "Janela de Johari", e decidir as opções para o seu desenvolvimento; considerar e decidir a própria posição em relação ao modelo de Inteligência Emocional.
Estilo de aprendizagem favorito: Auto-reflexão, auto-descobrimento.
Descrição: Auto-conhecimento, conhecimento pessoal, a objetividade pessoal, a capacidade de compreender a si mesmo, sua relação com os outros e do mundo, e da própria necessidade e reação para mudar.
Escolhas, preferências ou potenciais: Inteligência relacionada aos que são auto-conscientes e envolvidos nos processos de mudança de pensamentos pessoais, crenças e comportamentos em relação à sua situação, outras pessoas, sua finalidade e objetivos.
Tarefas relativas, atividades e testes: Considerar e decidir seus próprios objetivos e mudanças pessoais necessárias para alcançá-los (não necessariamente revelar isso para os outros); considerar a própria "Janela de Johari", e decidir as opções para o seu desenvolvimento; considerar e decidir a própria posição em relação ao modelo de Inteligência Emocional.
Estilo de aprendizagem favorito: Auto-reflexão, auto-descobrimento.