Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[DEBATE] Chás que ajudam a saúde!!!
#1
A ORIGEM DO CHÁ

[Image: chinesemantea.jpg]
 O Oriente sempre foi próspero em especiarias.  Acredita-se que as folhas dos chás inicialmente vinham da China.  A própria história chinesa comprova isso.  Existe até uma lenda envolvendo o Imperador Shen Nung (aprox. 2800 a.C.), que ferveu água quente para beber ou destilá-la (com o intuito de evitar doenças) sob uma árvore e não percebeu que folhas caiam dentro do recipiente com água.  Ao perceber o aroma e a mudança de cor no líquido, resolveu por bem tomá-lo.  Uma explicação simplificada e plausível para aproximadamente 5.000 anos atrás.
 Nada comprova esta lenda. Uma coisa é certa: o que conhecemos hoje como sendo “chá”, passou por séculos de buscas e tentativas.  Neste caminho, muita gente deve ter morrido envenenada tentando encontrar algo de sabor inovador com as folhas.
CHÁS E SUAS FINALIDADES MEDICINAIS

 Os chás em sua maioria possuem efeitos medicinais.  Na verdade, muitos deles ainda desconhecidos.  Alguns aliviam dores (estômago, dores de cabeça, enxaquecas...).  Outros auxiliam no melhor funcionamento do organismo (digestão, azia, fígado...).
Como mencionado, atribui-se a cada dia que passa, através de estudos, novas descobertas favoráveis para os chás.
Muitos destes efeitos ainda não são completamente comprovados pela medicina. 
O consumo elevado de chás pode ser prejudicial à flora intestinal porque acaba não ocorrendo o processo fisiológico normal.  O organismo tem várias etapas a serem cumpridas durante as atividades de seus órgãos.  A partir do momento que você exagera sem orientação médica no consumo (para emagrecimento, ou por problemas intestinais, por exemplo), você interrompe o processo normal destes órgãos.  É como se você estivesse utilizando um atalho para o trabalho de seus órgãos.  Com o uso prolongado poderá não produzir o efeito.  O ideal neste caso, é desenvolver uma alimentação de forma saudável.
Os chás NÃO CONTÉM CALORIAS.
COMO APRECIAR UM BOM CHÁ - O SEU RITUAL

Antes de mais nada, saiba que um bom chá é um chá preparado em infusão.  O chá de "sachê" digno dos tempos modernos, torna a bebida mais branda realmente, não conferindo muitas vezes o verdadeiro sabor.  Portanto, ao ferver a água, tenha em mãos a erva que deseja preparar ao invés da facilidade do saquinho instantâneo.

Alecrim

Contra o stress físico e mental, depressão, reumatismo, gota, e digestão. O chá do alecrim tem várias finalidades, tratar o colesterol, as dores de dentes ou enxaquecas, as doenças de coração ou mesmo nos casos de celulite.


Alfazema

Contra insônias, excitação nervosa, dores de cabeça, tosse, asma, bronquite.


Anis Estrelado

Anti-flatulência


Arnica

Analgésica, antiinflamatória em casos de traumatismos, hematomas, distensões musculares e ainda como anti-séptica em afecções bucais e furúnculos.


Ban-chá

Depurativo cuja ação acentua a eliminação de toxinas aumentando a diurese e facilitando a digestão.


 Boldo do Chile

Tônico do aparelho digestivo; aumenta a produção da bílis eliminando gases, cálculos na vesícula e no combate das afecções do fígado e baço.


Camomila

Auxilia a digestão aliviando cólicas abdominais, náuseas, diarréia. Indicado como calmante para insônia e nervosismo.


Carqueja

Ação benéfica sobre o fígado e intestino aliviando azia, má digestão, perturbações gástricas e fins curativos, prisão de ventre, etc.


Casca de Laranja

Ansiedade e insônia


Confrey

Ação terapêutica nas afecções sobre o aparelho respiratório como amidalite, laringite, faringite e cicatrizante de fissuras, feridas e abscessos, eczemas, podendo ser usado com cautela em processos internos como úlceras gástricas e duodenais.


Erva Cidreira

Insônia, nervosismo, cólicas no ventre e gases. Para combater as indigestões, as cólicas ou as insônias, pode-se tomar um chá de erva cidreira ao qual se deve juntar uma casca de limão.


Erva Doce

Alivia cólicas menstruais; também alivia cólicas abdominais de recém-nascidos.  Auxilia a má digestão.


Erva Mate / Mate

(ou Chimarrão)

Anti-stress: segundo institutos de pesquisas internacionais, é um tônico estimulante do coração e do sistema nervoso: atenua os estados depressivos, conferindo ao músculo maior capacidade de resistência contra a fadiga, sem causar efeitos colateraisé estimulante da atividade física e mental, atuando beneficamente sobre os nervos e músculos eliminando a fadiga. Observa-se também que estimulante do mate é mais prolongada que a do café, sem deixar efeitos colaterais ou residuais como a insônia e irritabilidade. Por outro lado, a erva-mate atua sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco e harmoniza o funcionamento bulbo-medular. Age também sobre o tubo digestivo, facilita a digestão e favorece a evacuação. É considerada ainda, um ótimo remédio para pele e reguladora das funções do coração e da respiração, além de exercer importante papel na regeneração celular.


Eucalipto

Trata inflamações das vias respiratórias como tosse, rouquidão, bronquite, asma e alivia os estados catarrais.


Folhas de Oliveira

Tratamento de diabetes ou doenças ligadas ao coração.


Flor de Sabugueiro

Serve para combater as bronquites, as queimaduras, o reumatismo, as hemorróidas ou mesmo as infecções dos olhos ou da pele.


Guaraná

Reconstituinte, estimulante, aumenta a resistência nos esforços mentais e musculares, diminui a fadiga motora e psíquica. Por meio da cafeína que possui, o guaraná produz maior rapidez e clareza do pensamento, retarda a fadiga, tonifica o coração, leve afrodisíaco. Provê maior vitalidade do organismo, regula o ritmo cardíaco, tônico potente. Energético, estimulante, adstringente (que contraem os tecidos), tônica e estimulante do apetite, diurético (facilita a urinar mais), contra diarréia.


Hamamelis

Conjuntivite


Hibiscos (Karkadeh) ou Flor da Jamaica

Diurético, emagrecimento, hipertensão arterial, cálculos renais, disenteria, febres, inflamação das gengivas e em geral contra diminuição das defesas do organismo.  Diminui o colesterol.


Hortelã

Atenua azia, gases e cólicas. Vermífugo (lombriga). Alivia asma e bronquite. Calmante, digestivo, e alivia a insônia.


Jasmin

Tônico, indicado contra sonolência e combate a acessos de asma. Excelente diurético.


Lima

Para a cura das dores de estômago.


Maçã

Sedativo, digestivo, anti-diarréica e também indicada nos casos de colite.


Malva

Afecções das vias respiratórias como bronquite, tosses catarrais, laringite e nos processos inflamatórios de boca e garganta, através de bochechos e gargarejos. Anti-séptico de vias digestivas e urinárias.


Maracujá

Dores de cabeça de origem nervosa, ansiedade, insônia, palpitações, pressão alta, perturbações nervosas da menopausa e dores espasmódicas.


Marapuama, Guaraná e Catuába

Tônico do sistema nervoso amenizando o nervosismo, insônia, fadiga cerebral, impotência sexual, tosse e bronquites, leves afrodisíacos.


Melissa

Sedativa em distúrbio de origem nervosa, perturbações gástricas como indigestão, enjôos e espasmos. Alivia dores de cabeça.


Menta

Indicado para má digestão, gases e cólicas.


Picão

Anemia, palidez, hepatite, icterícia, hemorróidas.

Pimpinela

Serve para aliviar as diarréias ou hemorróidas ou tratar as irregularidades da menstruação.

Poejo

Anti-inflamatório de ação expectorante no processo respiratório como tosses catarrais, anti-espasmódico e ainda depurativo, gripe ou tosse.


Preto e chá verde

Excelente após as refeições; digestivo.  Utilizado contra úlcera e câncer digestivo.


Salvia (Maramía Sírio)

Estimulante estomacal, usado nas atonias digestivas, náuseas, dispepsias, alivia cólicas estomacais, intestinais e menstruais. Indicada nos casos febris com sudorese intensa. Ação anti-séptica na higiene bucal e em afecções da pele, de origem micótica e feridas.


Stévia


Adoçante usado nas dietas de emagrecimento, na alimentação infantil e por não interferir na glicemia pode ser usado por diabéticos.

Se conhecerem outros bons chá,deixem nas respostas abaixo.
Responda-o
#2
Até aí tudo bem, o problema é arranjar todas as ervas citadas na lista, maioria dos chás hoje são embalados e vem em saquinhos pra colocar em água quente, as casas de produtos naturais e ervas do campo estão cada vez mais raras, aqui por onde moro quase não acho ervas básicas como cidreira e boldo quem dirá malva ou salvia.

Estou a procura do stevia pra substituir o açucar mascavo(menos pior que o cristal), só que não acho fontes confiáveis pra comprar de fora.

Parece teoria da conspiração mas, a nossa alimentação no geral está nos destruindo aos poucos à mando de corporativas que visam somente o lucro e querem acabar com a alimentação orgânica e natural; frutas, legumes, hortaliças, ervas... cheias de conservantes, aromatizantes, quando não são artificiais são no mínimo de fontes duvidosas.

Já os produtos naturais, estão cada vez mais escassos e/ou muito caros.
Responda-o
#3
(27-02-2017, 06:08 PM)Tyler Durden Escreveu: Até aí tudo bem, o problema é arranjar todas as ervas citadas na lista, maioria dos chás hoje são embalados e vem em saquinhos pra colocar em água quente, as casas de produtos naturais e ervas do campo estão cada vez mais raras, aqui por onde moro quase não acho ervas básicas como cidreira e boldo quem dirá malva ou salvia.

Estou a procura do stevia pra substituir o açucar mascavo(menos pior que o cristal), só que não acho fontes confiáveis pra comprar de fora.

Parece teoria da conspiração mas, a nossa alimentação no geral está nos destruindo aos poucos à mando de corporativas que visam somente o lucro e querem acabar com a alimentação orgânica e natural; frutas, legumes, hortaliças, ervas... cheias de conservantes, aromatizantes, quando não são artificiais são no mínimo de fontes duvidosas.

Já os produtos naturais, estão cada vez mais escassos e/ou muito caros.

Eu entendo você,minha cidade é pequena,cerca de 113 mil habitantes,e eu também custo achar estas ervas aqui,porém,estou começando a cultivar as mais simples,como alecrim,boldo,erva-cidreira,camomila,tente fazer desta maneira!!!
Responda-o
#4
(27-02-2017, 06:11 PM)Exercito Soviético Escreveu:
(27-02-2017, 06:08 PM)Tyler Durden Escreveu: Até aí tudo bem, o problema é arranjar todas as ervas citadas na lista, maioria dos chás hoje são embalados e vem em saquinhos pra colocar em água quente, as casas de produtos naturais e ervas do campo estão cada vez mais raras, aqui por onde moro quase não acho ervas básicas como cidreira e boldo quem dirá malva ou salvia.

Estou a procura do stevia pra substituir o açucar mascavo(menos pior que o cristal), só que não acho fontes confiáveis pra comprar de fora.

Parece teoria da conspiração mas, a nossa alimentação no geral está nos destruindo aos poucos à mando de corporativas que visam somente o lucro e querem acabar com a alimentação orgânica e natural; frutas, legumes, hortaliças, ervas... cheias de conservantes, aromatizantes, quando não são artificiais são no mínimo de fontes duvidosas.

Já os produtos naturais, estão cada vez mais escassos e/ou muito caros.

Eu entendo você,minha cidade é pequena,cerca de 113 mil habitantes,e eu também custo achar estas ervas aqui,porém,estou começando a cultivar as mais simples,como alecrim,boldo,erva-cidreira,camomila,tente fazer desta maneira!!!

Devido a falta de espaço e também de tempo disponível pra cuidar da horta o jeito é recorrer a casas especializadas que são raras por aqui e não tem tudo que preciso, mas minha meta pra esse ao é justamente me ajustar pra construir e cuidar de uma horta caseira nao so com ervas, mas também algumas frutas, legumes, vegetais e afins...
Responda-o
#5
(27-02-2017, 06:18 PM)Tyler Durden Escreveu:
(27-02-2017, 06:11 PM)Exercito Soviético Escreveu:
(27-02-2017, 06:08 PM)Tyler Durden Escreveu: Até aí tudo bem, o problema é arranjar todas as ervas citadas na lista, maioria dos chás hoje são embalados e vem em saquinhos pra colocar em água quente, as casas de produtos naturais e ervas do campo estão cada vez mais raras, aqui por onde moro quase não acho ervas básicas como cidreira e boldo quem dirá malva ou salvia.

Estou a procura do stevia pra substituir o açucar mascavo(menos pior que o cristal), só que não acho fontes confiáveis pra comprar de fora.

Parece teoria da conspiração mas, a nossa alimentação no geral está nos destruindo aos poucos à mando de corporativas que visam somente o lucro e querem acabar com a alimentação orgânica e natural; frutas, legumes, hortaliças, ervas... cheias de conservantes, aromatizantes, quando não são artificiais são no mínimo de fontes duvidosas.

Já os produtos naturais, estão cada vez mais escassos e/ou muito caros.

Eu entendo você,minha cidade é pequena,cerca de 113 mil habitantes,e eu também custo achar estas ervas aqui,porém,estou começando a cultivar as mais simples,como alecrim,boldo,erva-cidreira,camomila,tente fazer desta maneira!!!

Devido a falta de espaço e também de tempo disponível pra cuidar da horta o jeito é recorrer a casas especializadas que são raras por aqui e não tem tudo que preciso, mas minha meta pra esse ao é justamente me ajustar pra construir e cuidar de uma horta caseira nao so com ervas, mas também algumas frutas, legumes, vegetais e afins...

Faça isso meu amigo,os chineses,japoneses e asiáticos das épocas antigas,conseguiam viver bem ate os 70,75,80 anos,coisa difícil naquele tempo,eu também não tenho muito tempo,mas irei cultivar chás,legumes,frutas,pois,não dá para consumir esses produtos de mercado,cheio de conservantes,aromantes,sódio em excesso,as grandes empresas não estão nem ai,só visam o lucro mesmo,te desejo sorte e que você consiga!!!
Responda-o
#6
Chá de buceta?
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#7
Chá é brochante.
"É o saldão das balzacas"  Minerin 
Responda-o
#8
(27-02-2017, 08:32 PM)Gângster Escreveu: Chá é brochante.

Quem toma chá é viado ou mulher.

 
  Tomo chá todo dia e aí? Gargalhada, manda tua irmã pra cá que eu mostro o viado pra ela Big Grin   Tongue
Responda-o
#9
(27-02-2017, 08:47 PM)Tyler Durden Escreveu:
(27-02-2017, 08:32 PM)Gângster Escreveu: Chá é brochante.

 
  Tomo chá todo dia e aí? Gargalhada, manda tua irmã pra cá que eu mostro o viado pra ela Big Grin   Tongue

Só fiz este comentario porque certa vez um medico me disse que alguns tipos de chás são brochante.
"É o saldão das balzacas"  Minerin 
Responda-o
#10
Chá de picão.

Yaoming
Em tudo dai graças.

Responda-o
#11
Uso o chá preto e o de gengibre no dia a dia
http://ask.fm/RajadaRealista

Quem são eles, para se entrometer quando cuidamos de NOSSOS interesses? (Vito Corleone).

Responda-o
#12
(27-02-2017, 08:32 PM)Gângster Escreveu: Chá é brochante.

O chá que uma mulher faz para prender um homem não é brochante  Yaoming

Alguns chás relaxam e podem ter efeitos de reduzir o tesão, como o efeito em alguns homens pós foda. Mas nem todo chá tem esse efeito.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 2 Visitante(s)