Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[DÚVIDA] Desenvolvimento financeiro - início da "vida"
#1
[desenvolvimento financeiro - início da "vida"]

 Conheci a real aos 16, hoje 16/02 faltam poucos dias para os meus 19 anos. Na apresentação do fórum, em minha descrição, falei sobre a faculdade de Direito que eu iniciaria, hoje estou cursando de forma gratuita, pois consegui um bolsa de estudo. Aos novatos, a real não é apenas sobre mulheres, é sobre a vida, sobre a real vida, que ENVOLVE as mulheres, não significa que elas sejam o nosso Centro de discussão. Nosso Centro somos nós mesmos, o foco é o nosso desenvolvimento (mental, intelectual, físico, financeiro, espiritual)

Porém, essa semana foquei em algo interessante na vida do meu pai, com pouco estudo, ganhando o suficiente para sobreviver, saiu do interior e veio pro RJ e após 20 anos, está terminando de pagar sua casa própria, todo seu dinheiro é investido no sustento da família e na manutenção do único bem que adquiriu - por enquanto. Espero que meu velho viva muitos anos e possa desfrutar mais.

O que me veio a mente é que não quero passar anos da vida girando em torno de uma coisa apenas, que por mais crucial que seja o próprio lar, não foi o suficiente (para ele, por enquanto) proporcionar o viver, e sim o sobreviver. Sei que essa insegurança de futuro é normal, e que muitos na minha idade nem sequer pensam nisso. Quero ter metas de vida, saber usar meu dinheiro de forma eficiente para também poder usufruir na juventude!

Meu primeiro pensamento foi pegar um empréstimo e empregar em duas casas, alugar e assim ter uma renda mínima por fora do salário. O mercado imobiliário, mesmo na crise, sempre é recomendado.

Os prós dessa idéia são: eu não tenho família pra sustentar, moro com meus pais
Os contras são: as altas taxas de juros bancários, a possível demora para locação, e por eu não ter carteira assinada, há uma dificuldade maior para empréstimos mais altos.

A real que preciso dos confrades é:
-mais prós e contras para meu primeiro pensamento/projeto
-idéias para "início da vida" de forma a viver e não sobreviver
-se é furada essa idéia sem um bom "pé de meia" e caso siga essa linha, quão razoável seria esse pé
-e se nada disso for viável ou possível, podem opinar

(PS::Levando em consideração que meus projetos futuros nesse sentido não são absolutos e que de nenhuma forma farei dívida sem cálculos possíveis a minha realidade, portanto podem opinar á vontade sobre seu ponto de vista.)
Responda-o
#2
Você quer pegar um empréstimo para investir em 2 casas? Não sou nenhum entendedor do assunto, mas minha opinião pessoal, e opinião é apenas opinião, isso é besteira.

1-vc pagará juros na prestação da casa e do empréstimo. Seu lucro será o aluguel, aluguel não compensa, é muito barato em relação ao preço do imóvel, além disso você só aproveitará 100% se conseguir alugar todos os meses, e isso não existe. Você investirá muito dinheiro agora e só terá lucro após muitos anos. Casa só dará lucro para os seus filhos. Casa possui pouca liquidez, demora para vender.

2- o ponto positivo é que o imóvel pode valorizar, mas isso é meio difícil de ocorrer, a não ser que você tenha alguma informação privilegiada. Para valorização acho bom comprar em um bairro novo que ninguém quer, após 10 ou 20 anos valorizará muito, ou talvez não. Não entendo de valorização de imóvel. Se for casa, vc tem que tomar cuidado, se não tiver ninguém morando, neguinho pode invadir ou roubar até a porta.

3- Se eu fosse você investiria no tesouro direto após 40 anos de investimento você aumentá muito o seu lucro. É o chamado poder dos juros compostos, além disso você tem uma maior liquidez que imóvel, é só se planejar.

http://legadorealista.net/forum/showthread.php?tid=1247

Leia a área financeira.

Invista na profissão que vc tem afinidade.

http://legadorealista.net/forum/showthre...a#pid27828

More com os pais até os 30 anos, se isso está nos seus planos e não te causa problemas, invista todo salário que tem no tesouro direto, tire apenas o que usará na manutenção da sua saúde(fisica , mental, lazer) e no investimento com estudo. Pergunta para o membro Knight, ele se aposentou com 22 anos e vive de investimentos. Depois volte ao tópico e conte para a gente como ele conseguiu.
David Goggins. A lei da semeadura não falha. A única coisa que a vida exige de nós é coragem. Somos prisioneiros dos nossos instintos e emoções e jamais seremos homens livres. A natureza se prepara para algo ainda pior.
Responda-o
#3
Tópico movido para a seção de Relatos e Reflexões Gerais.
Motivo: a área de Relatos e Reflexões Masculinas é focada na lida com as mulheres. Esse tópico é uma reflexão sobre sua vida sem envolver mulheres, então o lugar correto de postá-lo é em Relatos e Reflexões Gerais.
Responda-o
#4
Esse Empréstimo ativo é um pouco arriscado para que quer começar e está com problemas financeiros .
Tente aportar o que poder por enquanto e depois investir em uma renda fixa menos arriscada .
Se possivel corrija os seus gastos mensais para dar uma melhora no seu patrimonio financeiro .
Responda-o
#5
(16-02-2017, 06:45 AM)machadation Escreveu: Você quer pegar um empréstimo para investir em 2 casas? Não sou nenhum entendedor do assunto, mas minha opinião pessoal, e opinião é apenas opinião, isso é besteira.

1-vc pagará juros na prestação da casa e do empréstimo. Seu lucro será o aluguel, aluguel não compensa, é muito barato em relação ao preço do imóvel, além disso você só aproveitará 100% se conseguir alugar todos os meses, e isso não existe. Você investirá muito dinheiro agora e só terá lucro após muitos anos. Casa só dará lucro para os seus filhos. Casa possui pouca liquidez, demora para vender.

2- o ponto positivo é que o imóvel pode valorizar, mas isso é meio difícil de ocorrer, a não ser que você tenha alguma informação privilegiada. Para valorização acho bom comprar em um bairro novo que ninguém quer, após 10 ou 20 anos valorizará muito, ou talvez não. Não entendo de valorização de imóvel. Se for casa, vc tem que tomar cuidado, se não tiver ninguém morando, neguinho pode invadir ou roubar até a porta.

3- Se eu fosse você investiria no tesouro direto após 40 anos de investimento você aumentá muito o seu lucro. É o chamado poder dos juros compostos, além disso você tem uma maior liquidez que imóvel, é só se planejar.

http://legadorealista.net/forum/showthread.php?tid=1247

Leia a área financeira.

Invista na profissão que vc tem afinidade.

http://legadorealista.net/forum/showthre...a#pid27828

More com os pais até os 30 anos, se isso está nos seus planos e não te causa problemas, invista todo salário que tem no tesouro direto, tire apenas o que usará na manutenção da sua saúde(fisica , mental, lazer) e no investimento com estudo. Pergunta para o membro Knight, ele se aposentou com 22 anos e vive de investimentos. Depois volte ao tópico e conte para a gente como ele conseguiu.

Pensei sobre os imóveis justamente devido a valorização, apesar de ainda não ter pesquisado como funciona, mas como você disse, o retorno com aluguel é baixo e possivelmente alguns meses serão defasados na troca de inquilinos. Há uns meses atrás li algo sobre investimentos em renda fixa, poupança e tesouro direto mas não apronfundei. Não vejo vantagem em sair da casa dos meus pais ainda, portanto não vejo problemas em morar com eles mais uns anos. Vou ler os tópicos recomendados pelo confrade, obrigado pela opinião sincera e pontos de vista!
Responda-o
#6
(16-02-2017, 09:48 AM)Arnie Escreveu: Esse Empréstimo ativo é um pouco arriscado para que quer começar e está com problemas financeiros .
Tente aportar o que poder por enquanto e depois investir em uma renda fixa menos arriscada .
Se possivel corrija os seus gastos mensais para dar uma melhora no seu patrimonio financeiro .

Além dos altos juros, a insegurança atual sobre a manutenção do emprego pode gerar inadimplência da minha parte, perdendo todo o investimento de tempo, esforço, dinheiro. Estou á uns dias pensando algo menos arriscado, mas tenho pouca experiência e pouco conhecimento do ramo. Sobre gastos, não tenho muitos, consigo controlar bem despesas, tenho uma meta de economia pra esse ano, 40% do meu ganho total
Responda-o
#7
A ideia é boa, mas em vez de começar com duas casas, comece só com uma, de preferência uma quitinete perto de uma universidade, mas antes veja quanto vai conseguir de emprestimo, o valor das prestações que vai pagar, taxas de juros, o valor do aluguel que vai receber pela quitinete naquela região. Pesquise tudo antes, e faça os calculos com calma, se o valor que você for receber de aluguel for maior que a prestação que você deve pagar, mesmo assim, leve em conta imprevistos e meses que você fique esperando por inquilinos e esteja preparado pra isso.

De qualquer forma, é algo que tem que ser bem estudado e feito com calma. E é bom você começar sempre com investimentos com valores baixos e depois, aos poucos, ir arriscando em coisas maiores.

Procure primeiro formar a defesa, uma reserva de emergência e alguns investimentos seguros. E só depois de estar com uma base saudável, parta para o ataque. Como o General Diamante sempre aconselha aqui no fórum.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#8
(16-02-2017, 12:15 PM)Libertador Escreveu: A ideia é boa, mas em vez de começar com duas casas, comece só com uma, de preferência uma quitinete perto de uma universidade, mas antes veja quanto vai conseguir de emprestimo, o valor das prestações que vai pagar, taxas de juros, o valor do aluguel que vai receber pela quitinete naquela região. Pesquise tudo antes, e faça os calculos com calma, se o valor que você for receber de aluguel for maior que a prestação que você deve pagar, mesmo assim, leve em conta imprevistos e meses que você fique esperando por inquilinos e esteja preparado pra isso.

De qualquer forma, é algo que tem que ser bem estudado e feito com calma. E é bom você começar sempre com investimentos com valores baixos e depois, aos poucos, ir arriscando em coisas maiores.

Procure primeiro formar a defesa, uma reserva de emergência e alguns investimentos seguros. E só depois de estar com uma base saudável, parta para o ataque. Como o General Diamante sempre aconselha aqui no fórum.

A idéia de um imóvel próximo a faculdade é boa em questão de facilidade para encontrar inquilinino, porém a rotatividade é maior, e os meses sem morador(período de férias) também podem ser um agente desinstabilizador já que indo por esse caminho, eu teria uma dívida fixa mensal que pelas minhas contas, sem o aluguel, é maior que meus ganhos. Vou começar menos ambicioso, afinal o risco ao arriscar tudo, é perder tudo ao invés de ter o dobro
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Deserto Financeiro Diamante 6 3,011 31-03-2016, 06:16 AM
Última Postagem: cabraman

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)