Avaliação do Tópico:
  • 2 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[INSTRUÇÃO] Cursos Superiores/Técnicos
#81
(22-01-2019, 12:20 PM)Gorlami Escreveu: Fiz o Enem por pura curiosidade e estou com uma nota relativamente boa em mãos, mas me surgiu a dúvida:

Quais cursos ainda valem a pena fazer? (Tirando Medicina e os cursos ligados à programação).

Estatística, Engenharia Elétrica ou Eng. Mecânica.
Você verá programação em Estatística, e talvez nos outros cursos (dependendo da tua faculdade), mas não com a profundidade dos cursos de T.I.
Responda-o
#82
Engenharia é um ótimo curso para formar motoristas do Uber! Faça algo de TI que o emprego é garantido. Tem trampo de 30K por mês para programador.
Responda-o
#83
Posso falar um pouco sobre minha área: construção civil.
Muitos acham que para se dar bem neste ramo precisa ter ser arquiteto ou engenheiro civil mas isso é ilusão. Somente com um bom técnico de edificações já é suficiente para você ter uma boa remuneração. 
No começo você ganha pouco entre 2k e 3k mas com cinco anos de experiência a média já é uns 5k e um técnico com mais de 10 anos de vivência consegue salário de engenheiro, piso, hoje cerca de 8k.

Para quem quer trabalhar em obra, experiência conta muito mais que canudo. A construtora não quer saber onde você estudou mas sim que você seja esperto e siga o cronograma da obra, de preferência com 3 semanas ou 1 mês antecipado, pois atraso na construção significa cliente insatisfeito e reclamação.
Para quem é engenheiro e trabalha na obra na real fica um bom tempo coçando o saco pois quem toca mesmo é o mestre, os encarregados e o técnico.

O renome da faculdade só serve para quem quer trabalhar em empresas de projetos de engenharia.
Aí sim a realidade é outra: engenheiros formados em uniesquinas são desprezados e jamais serão reconhecidos como tal, no máximo como projetista. Nomes como USP, Unicamp, UNESP, Ufscar abrem muitas oportunidades, na verdade o estagiário dessas escolas será tratado como um príncipe mimado.

A área da construção tem uma boa demanda para quem quer trabalhar por conta, sem ser empregado, seja como autônomo ou freelancer: muitos engenheiros e arquitetos antigos não sabem usar o AutoCad e contratam técnicos pra desenhar os projetos. Empresas que tem alta demanda de serviço, especialmente as que trabalham como contratadas de órgãos públicos, terceirizam o serviço de desenho e fiscalização quando a demanda está alta e o prazo está curto.

Engenharia civil já teve seus dias de glória, hoje está meia boca mas ainda há muito espaço para pessoas ávidas por conhecimento.

Meu caso: sou engenheiro civil mas fiz a graduação mesmo só para ter uma bonificação no meu salário de estatutário, pois o que aprendi no técnico de edificações eu vi tudo na faculdade. 

Muitos engenheiros e arquitetos vendem suas assinaturas pra fazer ART de obras e projetos a profissionais que dominam o projeto mas não tem o título, porém  isso é algo arriscado pois se der alguma merda, o responsável será você perante a lei.
Conheço engenheiros verdadeiros cabaços que quase compraram o diploma, não sabem fazer regra de três, mas pra cada venda de assinatura faturam 5, 10 mil reais por mês. Eu não arrisco.

Enfim, o que posso dizer, não se iludam que graduação é sinônimo de sucesso. Seu empenho e autodidatismo valerão muito mais que um canudo. Você ganha pelo que você sabe não pelo canudo.
"Escola? E o aprendizado com os próprios erros? A experiência te faz professor de si próprio".
Responda-o
#84
(22-01-2019, 05:22 PM)ChumLee Escreveu: Engenharia é um ótimo curso para formar motoristas do Uber! Faça algo de TI que o emprego é garantido. Tem trampo de 30K por mês para programador.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Responda-o
#85
(23-01-2019, 09:40 AM)Josey Wales Escreveu:
(22-01-2019, 05:22 PM)ChumLee Escreveu: Engenharia é um ótimo curso para formar motoristas do Uber! Faça algo de TI que o emprego é garantido. Tem trampo de 30K por mês para programador.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Agora que minha crise de riso passou, posso complementar a resposta.

Vamos por partes:

> "TI é emprego garantido"

Não, não é. Como todas as áreas nessa crise do Brasil TI também foi afetada, e te digo que é um dos locais mais fácil de "reduzir custos com pessoal" já que, como é trabalho intelectual, tu consegue muitas vezes espremer as pessoas sem muito esforço. A maioria das UNIESQUINAS tem curso de TI boqueta, todo ano tem dezenas de milhares de novos profissionais na roda. Então, ou você muitas vezes aceita um salário de fome ou fica desempregado.
E essa parte de salário nos leva à segunda parte:

>"tem trampo de 30k/mês pra programador"

Rapaz, eu DUVIDO que exista tal vaga. Programador SÊNIOR, com ANOS de experiência vai conseguir NO MÁXIMO 15k, isso se ele for o PICA DAS GALÁXIAS de uma linguagem mais incomum, com dezenas de Certificações (daquelas de 1k Trumps pra tirar, fora o tempo de estudo). Ou seja, pra chegar no ponto de ganhar METADE do que tu tá falando, o cara vai perder aí pelo menos uns 5, 6 anos depois de formado.


Programador Java/php início de carreira vai tirar aí 3, 4k no máximo. Sênior, uns 8 a 10k. Emprego de 30k? Kkkkkkkkkkkkkkk
Responda-o
#86
Faculdade hj em dia só vale a pena se for Medicina ou Direito pra concurso em universidade pública, não vale a pena economicamente investir num curso de Direito numa privada.

Medicina assim que vc passar no vestibular vc tá com a vida ganha, só precisa que teus pais te sustentem por 6 anos

Direito é mais complicado pq passar em concurso top hj em dia é mais difícil do que passar em vestibular de Medicina. Portanto passe a facul toda estudando, tente passar num curso de nivel medio enquanto estiver cursando, é bem possível.

O resto dos cursos é jogar dados, fazer faculdade pra ser empregado é um burrice sem tamanho num país fodido como o Brasil.

Curso superior hj só existe pra enriquecer empresários amigos do governo e justificar a existencia de funças inúteis.
Responda-o
#87
Rapaz, nem sou formado em área de Programação e um conhecido que é programador e ganha 30K por mês me disse que a empresa dele estava até pagando curso para formar mão-de-obra e se eu não topava!

Você sendo bom programador e com excelente inglês, é batata de arrumar algo no exterior. Meu primo foi para a Alemanha mês passado !

Engenharia está feia .... principalmente pq o pessoal das IES está pegando leve. Fui professor substituto numa engenharia e tive a maior dor de cabeça pq reprovei 80% da turma. E adivinhe? Meu contrato não foi renovado!

No Brasil, quanto mais vc estuda, mais difícil arrumar emprego ! O cara que curte algo relacionado às Engenharias deveria fazer um técnico que o emprego é mais garantido e o salário é quase igual ao de um Doutor. Tem concurso de temporário em IES, com exigência de Doutorado, pagando 1,8K por mês !

Concursos fixos é só com QI!
Responda-o
#88
Spoiler Revelar
(23-01-2019, 02:50 PM)ChumLee Escreveu: Rapaz, nem sou formado em área de Programação e um conhecido que é programador e ganha 30K por mês me disse que a empresa dele estava até pagando curso para formar mão-de-obra e se eu não topava!

Você sendo bom programador e com excelente inglês, é batata de arrumar algo no exterior. Meu primo foi para a Alemanha mês passado !

Engenharia está feia .... principalmente pq o pessoal das IES está pegando leve. Fui professor substituto numa engenharia e tive a maior dor de cabeça pq reprovei 80% da turma. E adivinhe? Meu contrato não foi renovado!

No Brasil, quanto mais vc estuda, mais difícil arrumar emprego ! O cara que curte algo relacionado às Engenharias deveria fazer um técnico que o emprego é mais garantido e o salário é quase igual ao de um Doutor. Tem concurso de temporário em IES, com exigência de Doutorado, pagando 1,8K por mês !

Concursos fixos é só com QI!
Qual ou quais cursos faz para ser programador? Por exemplo: Análise e desenvolvimento de sistemas (tecnólogo), Ciência da computação (superior), etc. 
É uma área com vários cursos diferentes, queria saber quais os cursos específicos é preciso para ser de fato um programador.
Responda-o
#89
Ciência da Computação

Tem casos que se o cara foi auto-ditada, as empresas nem exigem Diploma!
Responda-o
#90
(23-01-2019, 05:02 PM)Cavalheiro Negro Escreveu:
Spoiler Revelar
(23-01-2019, 02:50 PM)ChumLee Escreveu: Rapaz, nem sou formado em área de Programação e um conhecido que é programador e ganha 30K por mês me disse que a empresa dele estava até pagando curso para formar mão-de-obra e se eu não topava!

Você sendo bom programador e com excelente inglês, é batata de arrumar algo no exterior. Meu primo foi para a Alemanha mês passado !

Engenharia está feia .... principalmente pq o pessoal das IES está pegando leve. Fui professor substituto numa engenharia e tive a maior dor de cabeça pq reprovei 80% da turma. E adivinhe? Meu contrato não foi renovado!

No Brasil, quanto mais vc estuda, mais difícil arrumar emprego ! O cara que curte algo relacionado às Engenharias deveria fazer um técnico que o emprego é mais garantido e o salário é quase igual ao de um Doutor. Tem concurso de temporário em IES, com exigência de Doutorado, pagando 1,8K por mês !

Concursos fixos é só com QI!
Qual ou quais cursos faz para ser programador? Por exemplo: Análise e desenvolvimento de sistemas (tecnólogo), Ciência da computação (superior), etc. 
É uma área com vários cursos diferentes, queria saber quais os cursos específicos é preciso para ser de fato um programador.

Pra ser programador nem de faculdade precisava, e só complementando, tecnólogo é considerado superior. Tenho alguns conhecidos que estão fazendo ADS e o que tu mais aprende é as linguagens voltadas para o mercado como C e C+. Já ciência da computação, tu vai aprender linguagens que nem são tão usadas como assembly, além das C e C+.

Porém isso não é nada, basicamente toda linguagem você consegue aprender sendo auto didata. As que recomendo seriam C, C+ E java mesmo, pra quem quer ser programador.

Agora se tu for mais para a área de segurança seria essencial saber programar em Python, que além de ser uma linguagem de alto nível e bastante requisitada, é bem fácil de aprender.

No ultimo caso, se você ainda não sabe o que escolher e nunca teve contato com programação, recomendo que faça um curso simples de algorítimos, ou logica da programação, lugares como a khan academy dão o curso de graça basicamente, e pelo que vi, realmente é bom, apesar de não ter feito meus cursos por lá.

Espero ter ajudado.
Responda-o
#91
O que o confrade falou acima posso confirmar ^^^^: tenho um colega que só tem o técnico de informática mas se especializou numa linguagem chamada LISP que é própria do AutoCad. Ele trabalha desenvolvendo rotinas para empresas de engenharia que querem automatizar e agilizar o processo de desenhar.

Ele não fala quanto ganha, mas todo ano troca de carro, o último que tinha era um Civic 2017 e quitou o sobrado dele em 4 anos.

O cara é esforçado pra caramba, mas a sorte é aqui em Sampa ele é um dos únicos que mexe com isso.
"Escola? E o aprendizado com os próprios erros? A experiência te faz professor de si próprio".
Responda-o
#92
Atualmente estou com planos de fazer uma faculdade EAD de analise e dev de sistemas na estácio.
Irei fazer uniesquina mesmo, não tenho saco pra pegar condução todo dia durante 4 ou 5 anos numa federal. Pretendo me dedicar bastante e correr atrás de um curso de inglês fluente no exterior por uns meses.
Já tenho um conhecimento basico em PHP e front end.
Responda-o
#93
Up.
A única militância da real é o desenvolvimento pessoal.
A vida passa como um conto ligeiro. 
Responda-o
#94
https://www.instagram.com/p/BwKgfANg9uQ/
Responda-o
#95
up.

Vamos lá galera.
A vida passa como um conto ligeiro. 
Responda-o
#96
(23-01-2019, 10:05 PM)Bilidequedi Escreveu: O que o confrade falou acima posso confirmar ^^^^: tenho um colega que só tem o técnico de informática mas se especializou numa linguagem chamada LISP que é própria do AutoCad. Ele trabalha desenvolvendo rotinas para empresas de engenharia que querem automatizar e agilizar o processo de desenhar.

Ele não fala quanto ganha, mas todo ano troca de carro, o último que tinha era um Civic 2017 e quitou o sobrado dele em 4 anos.

O cara é esforçado pra caramba, mas a sorte é aqui em Sampa ele é um dos únicos que mexe com isso.

Analisando bem, o cara pra ter todo esse conhecimento aí tem que ser um verdadeiro autodidata.

Deve estar botando muito engenheiro metido que mal saiu da faculdade e se acha o fodão, mas mal sabe fazer cálculo e geometria analítica sem consultar o Google.

Pessoas assim com essa dedicação devem ser exemplo, não motivo de deboche, principalmente dos otários que acham que faculdade é barzinho toda sexta-feira pra fazer social.
強さと名誉と尊厳
Responda-o
#97
Quero uma opinião de quem manja do assunto, a área da TI vale a pena mesno? Digo, to pensando em cursar Sistemas de Informação ou Ciências da Computação, sei que essa área requer estudo constante, legal, mas não quero ter que estudar umas trocentas linguagens de programação,  não quero passar 12h por dia estudando, quero trabalhar pra viver e não viver pra trabalhar,  fora que pretendo sair do BR um dia. Essa área vale a pena ou é "escravidão" como alguns dizem?
Flua como água, como dizia Bruce Lee.

Enviado da Minha Mente utilizando Minhas Mãos
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
Lightbulb [DÚVIDA] Cursos técnicos Athelstan 21 1,639 29-10-2019, 12:22 AM
Última Postagem: PensadorSolitário
  CONCURSO PÚBLICO, FACULDADE E CURSOS TÉCNICOS Solomon 9 3,069 21-12-2015, 04:15 PM
Última Postagem: destruidor

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)