Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Os principais jargões da musculação
#1




Os principais jargões da musculação




É com uma imensa honra que inauguro meu primeiro artigo sobre musculação no blog do Doutrinador. Bom paspalhões, pra começar abordar esse tema nada melhor do que citar os principais jargões da área. 

Aqueles que acompanham nossos blogs estão acostumados com jargões como mangina, maxtriano, etc, e na área de musculação não é diferente, existem vários jargões e termos técnicos dos quais vou citar os principais para melhor entendimento de artigos futuros.




Citação:
BF – Do Inglês Body Fat: significa percentual de gordura corporal, ou seja, se uma pessoa possui 10% de BF significa que 10% de seu peso corporal é gordura.

Bulk (ou bulking) – Período que visa o ganho de massa muscular.

Cut (ou cutting)  – Período que visa a perca de gordura e manutenção da massa muscular.

Fase Concêntrica (ou Positiva) – levantamento do peso.

Fase excêntrica (ou Negativa) – descida do peso.

Falha – É quando o músculo esta fatigado e não é possível executar mais repetições.

Catabolismo – Perca de massa muscular.

Overtraining – Excesso de atividade, alimentação fraca ou falta de descanso, causando efeitos negativos como o catabolismo.

Pump – Inchaço temporário, devido ao compartilhamento de sangue no músculo treinado.

Assimetria – É a diferença entre um músculo e outro seja por tamanho ou formato.

Cortisol – É um hormônio mais conhecido como hormônio do estresse, ele é liberado quando há um estresse muito grande tanto mental quanto físico, que passa a desempenhar um papel catabólico quando estamos em situação de estresse.

Proteína – Nutriente essencial para crescimento e reparo das fibras musculares.

Índice glicêmico (IG) e insulina – O índice glicêmico é um fator que diferencia os carboidratos, e está relacionado com o nível de açúcar no sangue. Sempre que ingerimos carboidratos, estes entram na corrente sanguínea com diferentes velocidades. Com base nesse fato, é possível classificá-los: quanto mais rápido o seu ingresso, maior será a libertação de insulina pelo pâncreas, pois o corpo tenta equilibrar os níveis de açúcar.



A escala, indicada em percentagens, baseia-se na ingestão do pão branco como comida padrão, assumindo-se IG igual a 100. Há também quem tome a glicose como valor de referência (100) por ser a substância com IG mais elevado. Alimentos que afetam pouco a resposta de insulina no sangue são considerados de baixo valor glicêmico, e os que afetam muito, de alto valor glicêmico.


A insulina é um hormônio que tem o poder de transportar o açúcar para dentro das células dos músculos, onde, no fígado, se deposita na forma de glicogênio; estes depósitos, entretanto, têm uma capacidade limitada, o que faz com que todo o excesso de glicose no sangue seja convertido em ácidos gordurosos e triglicerídeos, que serão armazenados sob a forma de gordura. 


Caso o indivíduo continue ingerindo alimentos de alto IG, o seu organismo começa a adquirir resistência à insulina, uma vez que o seu corpo começa a produzir uma quantidade maior de insulina.


O IG é também usado por pessoas com diabetes, pois com ele, essas pessoas podem “controlar” a liberação da insulina no corpo.



Citação:
Carboidratos – Nutriente que tem como função o fornecimento de energia.

A.D.E – Deixei esse aqui especialmente por último já que é motivo de muita confusão, O ADE é um composto das vitaminas A, D e E, usado para tratar carências e infecções em bovinos, eqüinos, suínos, caprinos e até coelhos, então parem de falar que ADE é anabolizante ou suplemento.


Para quem pensa ainda em utilizar segue abaixo os principais efeitos colaterais.



– A.D.E não promove o anabolismo, apenas o inchaço;

– A.D.E destrói algumas células o que pode catabolizar o músculo;
– A.D.E se má administrada pode dar necrose;
– Pode ser preciso fazer uma raspagem para tirar parte do músculo necrosado, e quando a raspagem não tem jeito é preciso amputar o membro.





Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)