Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[FIXO] Como salvar alguém engasgado.
#1
Manobra de Heimlich

[Image: heimlich3.bmp]
O que é a Manobra de Heimlich?


A manobra de Heimlich é uma técnica de emergência que consiste na realização de uma série de compressões a nível superior do abdómen, mais precisamente abaixo do esterno.



Quando é usada?

Esta manobra é usada em caso de asfixia ou sufocação, provocada por um pedaço de comida ou um corpo estranho entalado nas vias respiratórias, impedindo a vítima de respirar.

Situação em que deve ser utilizada:

[Image: heimlich2.bmp]Imaginemos que um grupo de amigos foi almoçar. Subitamente, um deles engasga-se! Tenta tossir, mas parece estar seriamente em apuros. Levanta-se e fica agitado e leva as mãos à garganta. Não consegue falar. Parece ter dificuldade em respirar. A pele muda de cor, ficando arroxeada, indicando, assim, a baixa oxigenação do sangue.

Quando algo bloqueia a passagem de ar, não há tempo suficiente para esperar pela chegada de um socorro médico. A pessoa mais próxima precisa de agir rapidamente!




O que fazer?

[Image: asfixia2.jpg]





  • socorrista deve actuar de imediato, aplicando 5 palmadas entre os ombros.
  • Se não surgir efeito deve aplicar a MANOBRA DE HEIMLICH!
Como efectuar a Manobra de Heimlich?

1. Coloque-se atrás da vítima com um pé ao lado e outro ligeiramente atrás da mesma e com os braços a envolver o abdómen da vítima;
2. Coloque a sua mão fechadaabaixo do esterno e ligeiramente acima do umbigo, com o polegar para dentro, contra o abdómen da vítima;
3. Agarre firmemente o punho com a outra mão;
4. Efectue
 5 compressões abdominaispara dentro e para cima, de modo a aumentar a pressão torácica, que irá expulsar o objecto. Note que cada compressão deve ser suficientemente forte para deslocar a obstrução, mas não agressiva de forma a causar fractura;
5. Reavalie a vítima, verificando se ainda tosse ou se já respira, verificando se o corpo estranho saiu pela boca;
6. Se não obtiver êxito, repita a manobra de Heimlich, tantas vezes quanto as necessárias.

[url=http://2.bp.blogspot.com/_3eqYl4gbvqg/SgRvY1M8ZnI/AAAAAAAAATs/Ck1lesDWolw/s1600-h/heimlich4.bmp][/url]
[Image: heimlich4.bmp]
Se as funções respiratórias não forem restabelecidas dentro de 3 a 4 minutos, as actividades cerebrais cessarão totalmente, podendo levar à morte da vítima. O oxigénio é vital para o cérebro!
Fumei 25 cigarros esta noite e você sabe da cerveja.

Buwkoski.

Buceta não machuca e não se faz sexo com a bunda.

Leg. Bean, fórum mundo realista.
Responda-o
#2
Desobstrução da Via Aérea - Bebés e Crianças

A maioria dos casos de obstrução da via aérea em bebés e criançasocorre durante a alimentação ou quando estas se encontram a brincar comobjectos de pequenas dimensões.

Em caso de obstrução das vias aéreas devem ser adoptados primeiros socorros adequados a cada vítima, ou seja, os procedimentos a serem tomados no caso da vítima ser um bebé (menos de 1 ano de idade) são diferentes das técnicas executadas quando a vítima é uma criança (mais de 1 ano de idade até atingir a puberdade).

Em bebés:
  • Coloque a vítima em decúbito ventral com a cabeça mais baixa do que o resto do corpo, suportando a cabeça com uma mão e apoiando o tórax sobre o antebraço e/ou coxa.
  • Aplique 5 pancadas interescapulares (entre as omoplatas, com a mão em forma de concha), para remover o objecto;
  • Se não resultar, inicie 5 compressões torácicas, em vez das 5 compressões abdominais que se efectuam caso a vítima seja um adulto, com a finalidade de deslocar o objecto;
  • Continue a executar 5 pancadas interescapulares alternando com 5 compressões torácicas, até o objecto sair ou a vítima entrar em paragem respiratória.
[/url]
[Image: babys.bmp]

Em crianças:

As técnicas utilizadas caso a vítima seja uma criança são semelhantes às efectuadas num adulto, variando apenas a força com que são aplicadas. Sendo assim:
  • Encoraje a criança a tossir;
  • Se a tosse for ineficaz, aplique 5 pancadas interescapulares;
  • Se continuar com obstrução, deve iniciar a Manobra de Heimlich (5 compressões abdominais);
  • Repita sucessivamente séries de 5 pancadas interescapulares e 5 compressões abdominais, até o objecto sair ou a criança entrar em paragem respiratória.
[Image: crian%C3%A7asheimlich.bmp]

Nota: Para executar a Manobra de Heimlich em crianças por vezes é necessário que o socorrista se coloque de joelhos atrás da vítima ou que coloque a vítima sentada no seu colo. A força deve ser adequada ao tamanho da vítima.

[url=http://2.bp.blogspot.com/_3eqYl4gbvqg/Sgs8GVGfFnI/AAAAAAAAAWU/R3bZuEdBRfo/s1600-h/heimlich4.jpg]
[Image: heimlich4.jpg]
Fumei 25 cigarros esta noite e você sabe da cerveja.

Buwkoski.

Buceta não machuca e não se faz sexo com a bunda.

Leg. Bean, fórum mundo realista.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)