Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
O Mito da Concorrência
#1
Apesar desse texto tratar de empreendedorismo, eu achei a idéia central dele muito interessante e nao é muito difícil fazer um exercício de imaginação e perceber que seus conceitos podem ser aplicados em diversas outras áreas da sua vida.

Citação:
O Mito da Concorrência
Por Corey

Após a rápida postagem que fiz sobre o caso do veterinário impedido de trabalhar de graça pelo CRMV surgiram vários comentários interessantes, entre eles a tal da concorrência predatória. Decidi escrever esse post para falar um pouco da minha opinião sobre concorrência.

Já escrevi sobre vários assuntos que considero mitos, coisas que as pessoas deturpam e repetem como verdades absolutas e que racionalmente falando não fazem o menor sentido. Foi assim com o mito do capital de giro e o mito do retorno do investimento. A concorrência na minha opinião é mais um mito enraizado na cabeça das pessoas.

Quando se fala em concorrência predatória então... tenho uma opinião muito simples sobre concorrência predatória: ISSO NÃO EXISTE. É bem simples entender: você tem uma loja de grampeadores, cada um é vendido a 10 reais. Um concorrente chega e monta uma loja vizinha a sua e começa a vender os mesmos grampeadores a 5 reais. Isso é concorrência predatória? Não, não é. Você também conseguiria vender a 5 reais se quisesse, bastaria sair da sua zona de conforto, melhorar a eficiência do seu negócio, diminuir a margem, aumentar o volume e se bobear após certo tempo você estaria lucrando mais vendendo grampeadores a 5 reais que a 10... Agora a pergunta do milhão: Você está disposto a fazer isso? Provavelmente não, eu mesmo não estaria e acharia mais fácil criticar o concorrente dizendo que ele destruirá meu negócio quando na verdade a incompetência é toda minha.

A grande maioria das pessoas (me incluo nisso) monta negócios buscando ganhar dinheiro e ter certa estabilidade, elas não querem ter que lutar pro resto da vida melhorando processos e produtos. As pessoas se acomodam e sinceramente não acho isso 100% errado. Aí vem um concorrente melhor e a tira do negócio. A culpa foi do concorrente?

Nos Estados Unidos dos anos 50 o varejo era dominado por lojas de variedades do tipo preço único, as chamadas Five and Dime Stores (algo como nossas lojas de 1,99), as margens de lucro eram altas, as pessoas eram sempre atendidas por funcionários que pegavam os produtos atrás do balcão. Um jovem empreendedor chamado Sam Walton comprou uma dessas lojas, uma franquia, e começou a fazer coisas malucas como cortar preços pela metade, comprar toneladas de produtos e oferece-los a preços pouco superiores ao custo. A loja de Sam se tornou um sucesso e a figura dele bem quista na pequena cidade do oeste americano, os outros comerciantes não gostaram nada daquilo e deram um jeito de expulsa-lo da cidade. Ele quebrou? Não, muito pelo contrário, achou uma nova praça, montou outra loja, e mais outra, e outra... Montou uma super loja no formato "discount store" onde mercadorias eram oferecidas por preços muito menores que em outras lojas. A rede cresceu e graças a aviões monomotores, a pouca interferência estatal, uma economia vibrante e poder de compra elevado a empresa do Mr Walton se tornou uma empresa que "talvez" você já tenha ouvido falar: o Wal Mart.

[Image: Walton%2527s_Five_and_Dime_store%252C_Be...kansas.jpg]
O Wal Mart foi talvez o primeiro grande "concorrente desleal" que se tem notícia, chegou chegando, quebrando empresas familiares, quebrando fábricas ao redor dos EUA, destruindo cargos de trabalho nessas fábricas ao mesmo tempo que criava milhares de postos de trabalho a salário mínimo (ou menos que isso). Graças ao Wal Mart criancinhas chinesas estão trabalhando nesse momento, adultos em Bangladesh estão trabalhando 16 horas por dia, 7 dias por semana dentro de fábricas abafadas, ganhando centavos de dólar por hora... Milhares de mercadinhos, lojas de conveniência, lojas de ferragens, pequenas farmácias, oficinas mecânicas fecharam suas portas desde a chegada do Wal Mart.

Tudo isso é culpa do capitalismo opressor e de uma grande corporação malvada, certo? ERRADO! A culpa do fechamento das empresas familiares não é do Wal Mart e sim da demanda por produtos mais baratos. A esmagadora maioria das pessoas quer pagar menos por um produto e já que a matemática é exata só existe um meio pra isso: corte de custos. O Wal Mart soube fazer isso muito bem, desde os baixos salários e pesadíssimas carga de trabalho dos executivos que jamais voam de primeira classe e sempre se hospedam em hotéis de beira de estrada (4 executivos por quarto), desde a exploração do trabalho semi-escravo dos asiáticos. O Wal Mart é eficaz e ponto final. A eficácia permite que essa empresa venda produtos a preços baixos e obtenha lucro sempre. O Wal Mart não é mal, ele é eficaz.

Empresas familiares quase sempre são ineficazes, aliás tudo o que envolve família a possibilidade de dar merda é muito grande. Na maioria das empresas familiares não existe meritocracia, os membros da família vivem num ambiente socialista onde ninguém tem salário nem funções pré definidas. O patriarca das duas uma: ou leva a empresa nas costas centralizando decisões ou é um estorvo que tira mais dinheiro que todo mundo, não faz nada a não ser reclamar. Não existe busca por eficácia e redução de custos, as decisões são tomadas na "orelhada" e na base do achismo. Sinceramente você acha que uma empresa assim é mais merecedora de mercado que uma corporação de capital aberto, onde as decisões são tomadas por profissionais, onde o salário é compatível com a função?

Vou usar o meu exemplo: minhas lojas só existem graças a ineficácia dos meus concorrentes em diversos aspectos, eu consegui visualizar a falha deles e trabalhar isso a meu favor a fim de ganhar um público que valorize o que tenho de bom. No dia que um concorrente fizer o mesmo que eu e abaixar os preços em 5% (o que pe perfeitamente viável) ele me quebra em 6 meses. A pior empresa do meu ramo nos EUA é muito melhor que a minha empresa aqui no Brasil. A ineficiência brasileira como um todo é algo assustador.

A concorrência faz mais bem que mal. Os concorrentes me tornaram um empreendedor melhor. Concorro com todo tipo de gente: o barateiro, o extremamente eficaz e também com o relaxado. Aprendi um pouco com cada um deles e tenho plena consciência que há muito o que melhorar no meu ramo, como não tenho saco pra fazer essas melhorias e por saber que um concorrente pode chegar fazendo essas melhorias e roubar um pedaço do meu negócio, estou me desfazendo das empresas. É muito simples: se você tem medo da concorrência, saia do negócio e não fique de mi mi mi que o concorrente é malvado. Tenho plena consciência que o problema não está nos meus concorrentes e sim comigo que não tenho paciência pra mudar.

Agora saindo um pouco da área empreendedora... Nêgo reclama que profissão A é prostituída, que na profissão B nêgo trabalha quase de graça, que o profissional C cobra abaixo do mínimo... Engraçado que ninguém colocou uma arma na sua cabeça te obrigando a fazer a faculdade A, B ou C. Você escolheu sua profissão e se ela está uma bosta o que te impede de mudar? Preguiça de começar do zero? Pode ser, eu também teria, mas se fosse um profissional A preguiçoso preferiria ficar quieto que reclamar que o colega é um concorrente desleal... Sem contar que na profissão A, na B e também na C há inúmeros profissionais bem sucedidos... A maioria das pessoas entra na faculdade com sonho de ser o foda da categoria, mas nem 0,00001% chegará a isso, essa é a verdade... Precisamos nos contentar com nossa mediocridade, a ficha precisa cair que a grande maioria de nós jamais passará de profissionais medianos (me incluo nisso como empreendedor e como profissional licenciado).

Pra resumir digo que concorrência é algo em que as pessoas colocam muita ênfase e que é visto como um imenso monstro de 7 cabeças enquanto na verdade é só mais um fato a ser trabalhado.


FONTE: http://coreyinvestidor.blogspot.com.br/2...encia.html
Responda-o
#2
Interessante ponto de vista.

É um texto-base para ser lido por qualquer empreendedor. Ainda mais em eras competitivas como essas.

Responda-o
#3
Achei muito bom, ótimo pra quem quer montar um negócio.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#4
O blog do Corey é muito bom, se alguém pensa em abrir algo, recomendo ler as postagens dele sobre empreendedorismo.

No fim é a mesma história:
Só sobrevive quem se adapta melhor.

Este texto também é legal:
https://www.linkedin.com/pulse/por-que-o...lvestre-jr-
Bode velho gosta de Capim Novo.
Responda-o
#5
Cara, esse papo que a sociedade é opressora e má é pra fracassados, ou você se adapta, ou você morre. 

Simples assim, chega de mimimi. Só tenho pena dos socialistas de plantão que acreditam que todo mundo tem que se abraçar e viver em harmonia. O capitalismo é o melhor sistema que existe, quanto mais concorrência melhor para o consumidor e a sociedade em geral, é assim que nos vamos conseguir evoluir e viver melhor futuramente.
O pior fracasso do homem é não conseguir se levantar após uma porrada. Fight.
Responda-o
#6
Interessante o texto.
Responda-o
#7
http://coreyinvestidor.blogspot.com.br/2...lacao.html

Tava lendo isso aqui e achei engraçado, fazendo uma analogia, já pensou se as putas reclamam das civis porque elas dão "de graça'?
Responda-o
#8
(11-07-2016, 05:54 PM)vindiesel Escreveu: http://coreyinvestidor.blogspot.com.br/2...lacao.html

Tava lendo isso aqui e achei engraçado, fazendo uma analogia, já pensou se as putas reclamam das civis porque elas dão "de graça'?

Civil dando de graça????

Em que mundo vc vive fera??

Todos os dias esta aqui na REAL E AINDA SOLTA UMA DESTAS, KKKKKKKKKKK 

Seja um pé rapado pra tu ver aonde vai parar.
Responda-o
#9
Por isso que coloquei entre aspas...


G â n g s t e r' pid='20914' dateline='1468273036']
(11-07-2016, 05:54 PM)vindiesel Escreveu: http://coreyinvestidor.blogspot.com.br/2...lacao.html

Tava lendo isso aqui e achei engraçado, fazendo uma analogia, já pensou se as putas reclamam das civis porque elas dão "de graça'?

Civil dando de graça????

Em que mundo vc vive fera??

Todos os dias esta aqui na REAL E AINDA SOLTA UMA DESTAS, KKKKKKKKKKK 

Seja um pé rapado pra tu ver aonde vai parar.
[/quote]
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)