Avaliação do Tópico:
  • 2 Voto(s) - 3.5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Tu es o EMPRESÁRIO
#1
Boa noite confrades.


Hoje estarei iniciando um debate com vocês sobre a vida de um empreendedor, por razões óbvias todos nos estamos cansados de ouvir sobre a atual conjectura política econômica do nosso país, estamos em uma decadência total.


Todos nós fomos instruídos na escola e por nossos pais a ter um diploma, e arrumar um emprego para se fazer uma bela carreira e com um retorno financeiro legal, claro isso é uma máxima , ter um bom emprego, independência financeira pra ajudar você e sua família, vejo muita gente querendo concluir qualquer curso para depois cair e passar em um concurso público. 


Poxa, bacana , legal e um objetivo bom porém TODO mundo em um emprego público acaba que saturando a máquina publica o estado fica "travado" , em resposta a isso o país deveria incentivar o empreendedorismo pois só assim para um país prosperar claro que no Brasil a alta carga tributária desanima qualquer cidadão. Porém uma empresa aberta é menos um pai de família desempregado.




Isso é apenas para iniciar um debate sobre projetos para se empreender não precisa ser um gênio, se tiver um projeto legal e conhece bem algum confrade no grupo , compartilhe sua idéia, tente elabora-la e tocar um projeto.... Claro que não se inicia assim , porém saia da zona de conforto e seja o patrão da sua vida. 


Espero que dessa iniciação tenha início algumas ideias legais, pois só assim nosso país vai para frente.



E só uma observação, um diploma não garante um emprego mais passará uma imagem mais profissional sua, então não abra mão disso....
Responda-o
#2
Algo que venho observando atualmente é que se o cara tem grana para bancar o negócio na crise, ele pode ter o sucesso mais facilmente. Por exemplo aquele que abre um comércio e indústria e por meses as pessoas somente passam na frente e não entram, ngm compra nada.

Obviamente, se não tiver grana ele baixará as portas. Mas se tiver...pra manter o negócio ali existente e o tempo passar, parece que as pessoas passam a confiar mais e começam a dar crédito ao produto/ serviço dele.

Responda-o
#3
Na crise é que conhecemos os fortes. Toda crise tem um lado bom e um lado ruim, e o lado ruim todos nós sabemos. Basta sabermos qual o lado bom e investir. Para mim o lado bom dessa crise é a estimulação a criatividade para sobrevivência. Como assim ? São nesses tempos de dificuldade onde ás pessoas mais produzem, coisas boas, para a sociedade.

São nesses tempos que pessoas começam a abrir pequenos negócios, barraquinhas de comidas, carrinhos de pipocas, vendendo comida na rua etc. São esses tipos de negócios onde o Estado não consegue colocar a mão, tributação, que vai tornando as pessoas autônomas. Deixam de trabalhar outros e agora trabalham para si próprio.
Spoiler Revelar

[Image: gaara_gif__for_gaara_week__by_animeandml...8dnle6.gif]

Responda-o
#4
(15-05-2016, 09:18 AM)Alberto Santos Escreveu: Algo que venho observando atualmente é que se o cara tem grana para bancar o negócio na crise, ele pode ter o sucesso mais facilmente. Por exemplo aquele que abre um comércio e indústria e por meses as pessoas somente passam na frente e não entram, ngm compra nada.

Obviamente, se não tiver grana ele baixará as portas. Mas se tiver...pra manter o negócio ali existente e o tempo passar, parece que as pessoas passam a confiar mais e começam a dar crédito ao produto/ serviço dele.
O grande problema dos jovens brasileiros da minha idade é achar que apenas gênios, ou pessoas com alta formação podem se dar bem nesse ramo, sempre participei de diversas feiras de engenharia no ensino médio e com 2 ideias bem simples , fui representar o país fora.


Seja vendendo picolé com um sabor exótico, ou abrir uma lojinha de cds piratas na Rua , o importante é ter uma segunda fonte de renda.... Pois emprego nenhum é garantia de vida mais tranquila.


E referente a manter um negocio próprio sei que nessa atual crise , é bem complicado mesmo, pois o dinheiro vai pelo ralo igual água, mas se souber aplicar o dinheiro nos locais certos , nos momentos certos creio eu que o cara terá boa sorte.... Estou em um ramo de atividade financeira que vai na contramão de grande a bancos , pois os mesmos grandes bancos estão efetuando diversos cortes e ao contrário minha empresa consegue contratar um funcionário novo a cada 2 semanas , o que ao meu ver o dono esta sabendo melhor que ninguém administrar o negócio dele.
Responda-o
#5
(15-05-2016, 10:32 AM)Forthmax Escreveu: Na crise é que conhecemos os fortes. Toda crise tem um lado bom e um lado ruim, e o lado ruim todos nós sabemos. Basta sabermos qual o lado bom e investir.  Para mim o lado bom dessa crise é a estimulação a criatividade para sobrevivência. Como assim ? São nesses tempos de dificuldade onde ás pessoas mais produzem, coisas boas, para a sociedade.  

São nesses tempos que pessoas começam a abrir pequenos negócios, barraquinhas de comidas, carrinhos de pipocas, vendendo comida na rua etc. São esses tipos de negócios onde o Estado não consegue colocar a mão, tributação,  que vai tornando as pessoas autônomas. Deixam de trabalhar outros e agora trabalham para si próprio.
Em SP o que mais se vê é boteco de esquina, não que todos devemos ser donos de bar, mas vejo bares até que legais bem organizados e pra essa gente não existe crise, pois estão tocando o negócio tão normal quanto antes.
Responda-o
#6
Falando em crise, lembrei-me deste texto que recebi por email.

"Não pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar 'superado'.

Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas do que às soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a esperança de encontrar as saídas e soluções fáceis. Sem crise não há desafios, sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la."

(Albert Einstein)
"Agora todos estão tomados de terror, porque Deus está presente a favor dos justos."
Salmos 14:5
Responda-o
#7
(15-05-2016, 02:41 PM)Pilsier Escreveu: Falando em crise, lembrei-me deste texto que recebi por email.

"Não pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar 'superado'.

Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas do que às soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a esperança de encontrar as saídas e soluções fáceis. Sem crise não há desafios, sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la."

(Albert Einstein
Faço essas palavras a minha. Incrível.
Responda-o
#8
Se você pensa em importar produtos estrangeiros, mais precisamente eletrodomésticos pra venda, é melhor pensar bem no negócio, o custo é alto, a crise faz com que o preço fique só pra quem pode e ainda você tem que pagar uma licença todo o ano para uma certificadora do INMETRO.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#9
(15-05-2016, 07:26 PM)Cristiano Ronaldo Escreveu: O cara não precisa ter muito dinheiro pra manter um negócio nessa crise e eu vou te dizer porque:

O aluguel é barato.
A mão de obra exigirá um salário menor.
Hoje existe a possibilidade de ser MEI e pagar menos impostos.

Agora vamos ao segundo passo:

O faturamento será baixo porque a crise impede pessoas de comprar. Vamos lá, você não vai querer vender regata no inverno, a escolha do setor será fundamental para manter um faturamento mínimo.

O setor de atividade e tipo de produto e tamanho de negócio irá influenciar no tamanho e tipo de estoque e durabilidade, o sistema de gestãoe a forma como irá começar (começar de baixo) que você irá utilizar será fundamental para manter o fluxo de caixa.

Terceira coisa:

Pouco movimento, menos mão de obra, e ao mesmo tempo mão de obra barata. Aluguel mais barato vide a quantidade de comércios fechando (comércios que já estavam com problemas porque boas empresas se preparam para o pior), com a diminuição do preço do aluguel e gastos operacionais seu capital de giro será menor, isso implica em menores custos para sustentar um negócio em meio a uma recessão.

Muito mais fácil empreender em tempos de crise:

- Menor concorrência
- Necessidade menor de capital de giro
- É vital saber escolher o setor que irá empreender
- Maiores oportunidades de fazer parcerias com outros empresários.
- Muitas ofertas de fornecedores, logo, preço mais baratos
Boa contribuição confrade.
Responda-o
#10
(15-05-2016, 07:52 PM)LordOnork Escreveu:
(15-05-2016, 07:26 PM)Cristiano Ronaldo Escreveu: O cara não precisa ter muito dinheiro pra manter um negócio nessa crise e eu vou te dizer porque:

O aluguel é barato.
A mão de obra exigirá um salário menor.
Hoje existe a possibilidade de ser MEI e pagar menos impostos.

Agora vamos ao segundo passo:

O faturamento será baixo porque a crise impede pessoas de comprar. Vamos lá, você não vai querer vender regata no inverno, a escolha do setor será fundamental para manter um faturamento mínimo.

O setor de atividade e tipo de produto e tamanho de negócio irá influenciar no tamanho e tipo de estoque e durabilidade, o sistema de gestãoe a forma como irá começar (começar de baixo) que você irá utilizar será fundamental para manter o fluxo de caixa.

Terceira coisa:

Pouco movimento, menos mão de obra, e ao mesmo tempo mão de obra barata. Aluguel mais barato vide a quantidade de comércios fechando (comércios que já estavam com problemas porque boas empresas se preparam para o pior), com a diminuição do preço do aluguel e gastos operacionais seu capital de giro será menor, isso implica em menores custos para sustentar um negócio em meio a uma recessão.

Muito mais fácil empreender em tempos de crise:

- Menor concorrência
- Necessidade menor de capital de giro
- É vital saber escolher o setor que irá empreender
- Maiores oportunidades de fazer parcerias com outros empresários.
- Muitas ofertas de fornecedores, logo, preço mais baratos
Boa contribuição confrade.
Falar é facil, quero ver na pratica. Temos pequenas empresas grandes negocios aqui no forum agora??, Porque o que é mostrado lá dá a entender que tudo é muito lindo maravilhoso e dá certo, sei. Acredito que sim pode ter uma ou outra empresa que pode dar certo sim. Mas duvido se de 10 empresas 7 ou 8 sobreviva pra contar historia eu duvido. 

Vamos ser realistas, ser empresario no BR o cara só leva no meio do Rabo, porque com estes tributos estratosfericos que temos por aqui, o cara nao vai muito longe nao, duvida ?? faça uma pesquisa e vao ver. A media de sobrevivencia de uma empresa por aqui, se nao for muito, nao chega a 1 ano.  

Se caso alguem tiver com nesta ideia, pense bem, planeje bem e tenha um plano de negocio, porque nao é tao simples assim.
Responda-o
#11
Como eu vi na série Gigantes da Indústria (uma ótima série por sinal mostrando como grandes homens pensantes alcançam seus objetivos) e nele existe referência a um barão amigo do pai de JP Morgan dizendo que a melhor hora de se comprar é quando se tem sangue nas ruas. Quem soube se preparar para a crise, pode se dizer que tem a faca e o queijo na mão para se barganhar nos negócios se preparando novamente para o crescimento da economia.

Como disse o confrade acima, é muito difícil empreender no Brasil, para se criar uma empresa pode demorar meses, e grande parte não passa do primeiro ano de vida, e as que declaram falência para se reestruturarem, em torno de 5% apenas, se reerguem.

No Brasil tudo é difícil, inovar no Brasil quase impossível, mas não podemos nos deixar abater, pois somos humanos, aprendemos a nos adaptar, o erro foi conforme o tempo, as maiorias de empreendedores em si entram em rotina e esquecem-se de buscar a tão almejada eficiência, pois todo dia é um dia novo, não devemos nos esquecer de inovar sempre. O grande mérito é daqueles que produzem mais com menos, a eficiência.

Semper Fidelis
Citação:Semper Fidelis

"Seu coração deve ser como uma espada, assim você não perderá. É um longo caminho construído com o valor de muitas vidas, nunca se esqueça..." El Cid de Capricórnio para Tenma de Pegáso
[Image: latest?cb=20130329182556&path-prefix=pt]
Responda-o
#12
Tem empresa se dando bem no BR... e empresa fechando as portas nos EUA.

Eu não posso falar do tipo de comércio comum, que vende coisas normais sem diferenciais(Padaria, mercado, farmácia, etc).

Eu gosto de coisas que dá para vc vender algo que todo mundo precisa e consegue colocar um diferencial.


Recomendo a leitura do: O livro negro do empreendedorismo.
E ouvir este podcast: GVCast #024 - Ingredientes Para Construir Uma Empresa de Sucesso
Bode velho gosta de Capim Novo.
Responda-o
#13
Um nicho que está crescendo bastante é a venda de produtos usados.

Mas um problema inicial que observo seria a validação de tais produtos para a venda. Ter a certeza de que tais produtos não apresentem dor de cabeça no futuro. Tais produtos mesmo estando em boas condições aparentes não se teria forma fácil de avaliar a vida útil para a revenda.
Citação:Semper Fidelis

"Seu coração deve ser como uma espada, assim você não perderá. É um longo caminho construído com o valor de muitas vidas, nunca se esqueça..." El Cid de Capricórnio para Tenma de Pegáso
[Image: latest?cb=20130329182556&path-prefix=pt]
Responda-o
#14
Deixando meu pitaco. É difícil empreender na crise? Como administrar um pequeno negócio? Quanto de dinheiro é preciso?

Todas essas perguntas são irrelevantes, não perca tempo com elas, a única pergunta que se vale fazer é qual é a oportunidade de negócio nesta região. O resto é balela.
Recomendo um estudo sobre o que é o empresário, segundo a escola de economia austríaca, tive um bom insight lendo sobre.

Enviado de meu E2363 usando Tapatalk
Responda-o
#15
Quero empreender com pouco e ganhar muito dinheiro, o que dá pra fazer? Como transformo 500,00 em 5.000, e este em 50.000,00, em pouco tempo?

Como conseguir captar recursos?

Como ter boas ideias e colocá-las em práticas?
Responda-o
#16
(17-05-2016, 09:05 PM)Paladino Escreveu: Quero empreender com pouco e ganhar muito dinheiro, o que dá pra fazer? Como transformo 500,00 em 5.000, e este em 50.000,00, em pouco tempo?

Como conseguir captar recursos?

Como ter boas ideias e colocá-las em práticas?

Nao querendo ser pessimista mas as vezes eu acho que pra ganhar muito dinheiro, primeiro voce tem que ter muito dinheiro.  Big Grin

Eu sei, conclusao genial, mas eh que eu fico vendo esses grandes empresarios e eles apenas fazendo o "feijao com arroz" do empreendedorismo e lucrando insanamente, apenas por que ja tem muito dinheiro para investir.

Eles nao tem "boas ideias", nem inovam muito. O verdadeiro desafio eh comecar do zero ate chegar a uns 200, 300 mil. 

Eu tenho pra mim que eh mais facil transformar 300 mil em 10 milhoes (basta ter tempo e paciencia) do que pegar milzao e transformar em 300 mil.

Criar algo do "nada" soh Deus e alguns poucos sortudos conseguem.
Responda-o
#17
Acho que a primeira base para você se tornar um empreendedor é construir-se a si mesmo.

Quando tiver alcançado um nível sólido de conhecimento, as portas iriam se abrir naturalmente.

Semper Fidelis
Citação:Semper Fidelis

"Seu coração deve ser como uma espada, assim você não perderá. É um longo caminho construído com o valor de muitas vidas, nunca se esqueça..." El Cid de Capricórnio para Tenma de Pegáso
[Image: latest?cb=20130329182556&path-prefix=pt]
Responda-o
#18
(17-05-2016, 09:05 PM)Paladino Escreveu: Quero empreender com pouco e ganhar muito dinheiro, o que dá pra fazer? Como transformo 500,00 em 5.000, e este em 50.000,00, em pouco tempo?

Como conseguir captar recursos?

Como ter boas ideias e colocá-las em práticas?

Primeira coisa é você conseguir transformar $100 em $200.

Como fazer isso? Use sua criatividade.

Captar recursos = Saber vender sua ideia e planejamento para investidores

Para ter boas ideias = Meditar, observar as coisas. Leia: Quem pensa enriquece

Colocar em prática = Vontade maior de ganhar do que o medo de perder.
Bode velho gosta de Capim Novo.
Responda-o
#19
(19-05-2016, 01:06 AM)Cristiano Ronaldo Escreveu:
(16-05-2016, 02:51 AM)Artaius Escreveu: Como eu vi na série Gigantes da Indústria (uma ótima série por sinal mostrando como grandes homens pensantes alcançam seus objetivos) e nele existe referência a um barão amigo do pai de JP Morgan dizendo que a melhor hora de se comprar é quando se tem sangue nas ruas. Quem soube se preparar para a crise, pode se dizer que tem a faca e o queijo na mão para se barganhar nos negócios se preparando novamente para o crescimento da economia.

Como disse o confrade acima, é muito difícil empreender no Brasil, para se criar uma empresa pode demorar meses, e grande parte não passa do primeiro ano de vida, e as que declaram falência para se reestruturarem, em torno de 5% apenas, se reerguem.

No Brasil tudo é difícil, inovar no Brasil quase impossível, mas não podemos nos deixar abater, pois somos humanos, aprendemos a nos adaptar, o erro foi conforme o tempo, as maiorias de empreendedores em si entram em rotina e esquecem-se de buscar a tão almejada eficiência, pois todo dia é um dia novo, não devemos nos esquecer de inovar sempre. O grande mérito é daqueles que produzem mais com menos, a eficiência.

Semper Fidelis

 Barão de Rothschild  banqueiro.

Valeu pela resposta confrade.
Citação:Semper Fidelis

"Seu coração deve ser como uma espada, assim você não perderá. É um longo caminho construído com o valor de muitas vidas, nunca se esqueça..." El Cid de Capricórnio para Tenma de Pegáso
[Image: latest?cb=20130329182556&path-prefix=pt]
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)