Avaliação do Tópico:
  • 3 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Otimismo: Uma qualidade que pode ser aprendida
#1




Otimismo: Uma qualidade que pode ser aprendida


O otimismo é uma qualidade essencial para se viver hoje em dia. Sem ele não há como sentir-se fortalecido para cumprir metas. Pessoas que veem as coisas pelo lado positivo, geralmente, são mais queridas e mais procuradas do que as pessoas que enxergam o mundo pelo lado negativo. Além disso, pessoas otimistas tem mais sucesso, são mais saudáveis e mais felizes.


As pessoas que veem sempre o lado bom, em geral, são mais dedicadas ao trabalho, ou seja, engajam-se mais facilmente nas “coisas”, relacionam-se mais com as pessoas e conseguem encontrar mais sentido e significado naquilo que fazem. Por esse motivo, também são pessoas mais comprometidas e, frequentemente, obtém mais sucesso naquilo que realizam.


Uma pesquisa revelou que dez minutos de emoção negativa afeta a produção de imunoglobulinas, que são anticorpos do nosso organismo, por seis horas diminuindo assim sua capacidade imunológica. E, cada dez minutos de emoção positiva afeta a produção de imunoglobulinas por seis horas aumentando a capacidade imunológica. Isso pode explicar porque as pessoas que encaram a vida com mais leveza ficam menos doentes.


Ok. Mas o evento acontece, e quem está certo?! O otimista ou o pessimista?


É improvável saber o que vai acontecer de fato, então chegamos a um ponto de que na verdade tudo é fantasia e você pode escolher a fantasia que mais lhe agrada. Dependendo do que você escolher começará a ter ações que condizem com a sua escolha.


Se você escolher a fantasia do dramático, de que você é perseguido, de que não vai dar certo, suas ações serão voltadas para esta escolha, pois seu cérebro procura fatos para que prove que está certo.


Agora se você ficar na posição do otimista, algo você pode fazer para melhorar a situação, suas ações serão voltadas para a solução.


Mesmo que não consiga mudar toda a situação, porque na verdade muitas vezes as coisas não dependem apenas de nós, algo você irá fazer, nem que seja um detalhe, mas fará em busca de solução e pode ter certeza de que vai melhorar, porque você está buscando a melhora e quando se muda por dentro algo muda por fora, sempre é assim.


Primeiro ponto a observar é a personalização do problema. O otimista sabe que ele é responsável por 1/3 da solução, o pessimista sempre culpa alguém ou algo e isso é irreal. Se quiser se tornar um otimista aprenda a ver qual a sua parte na situação, pessoas bem sucedidas pensam assim. 


Segundo ponto é a permanência do problema. Otimistas sabem que a situação não vai durar para sempre em toda sua vida, ele sabe que isso é temporário, pessimistas acham que vai durar por um longo tempo, que ele é azarado. Este tipo de pensamento também é irreal.


Terceiro ponto é a propagação do problema. O quanto este problema vai afetar a sua vida. O otimista sabe que esta situação não vai afetar sua vida familiar, sua vida com os amigos, saúde, etc. Pessimistas acreditam que o problema afetará todas as áreas de sua vida. Isso também é irreal, é ele quem cria este pensamento.


Se você prestar atenção nestes três pontos, personalização, permanência e propagação, e, observar como fala e sente a situação, já saberá se tem tendência a ser otimista ou pessimista. 


Se o seu desejo é sair do pessimismo, deixar de ser vitima e buscar soluções através de ações para resolver seus problemas é uma ótima forma.


Citação:"Os pessimistas são meros espectadores: Os otimistas são os que transformam este mundo".




A diferença da Perspectiva Otimista e a Perspectiva Pessimista na qualidade de vida:



Perspectiva Otimista: Pessoas otimistas acreditam que podem controlar seu futuro. Elas não veem motivo para que o dia de amanhã seja pior que o de hoje e, na verdade, eles têm razão. Circunstâncias e possibilidades de fracasso não importam para eles.

Para os otimistas não há período mais promissor que o amanhã. E, por isso, todas as suas ações presentes são voltadas para o melhor futuro que eles puderem alcançar.

Pessoas otimistas acreditam que podem superar qualquer obstáculo imposto pela vida e seguir em seu caminho rumo ao sucesso. 

A pessoa positiva enxerga uma gama de possibilidades e se pergunta o que deve fazer em seguida. Para elas, os problemas são parte da vida e é mais lucrativo se ater ao que pode ser conquistado a partir da resolução deles. 



Perspectiva Pessimista: Pessoas pessimistas sentem que não têm o menor controle sobre sua vida. E se eles tivessem essa sensação, certamente pensariam em resultados negativos para suas ações.

Os pessimistas, não têm perspectiva. Para eles o futuro é algo sombrio. Isso acontece porque eles estão presos ao passado, em momentos que eles mesmos consideram mais felizes.

Os pessimistas perdem tempo sentindo-se vítimas das circunstâncias.

Os pessimistas têm por hábito se ater ao próprio problema e não às lições que ele pode ensinar.





Todo Realista (A Real), deve ser um otimista legítimo. Pois a Real, exige do homem, tomar uma postura de AÇÃO. E ação é sucesso. Sucesso é otimismo.

Fracasso é inércia. É o inverso da ação. É um estado de letargia grave, que resulta o pessimismo.

Citação:Não tomarei uma atitude para resolver, pois eu "sei" mesmo que não vai dar certo... nada do que eu fizer dará certo...
Responda-o
#2
- Mandrake, e para quem é realista? Não digo realismo do fórum. Digo realismo no modo de ver as coisas no seu modo técnico.

- Exemplo: Alguns me vêm como uma pessoa negativa. Respondo da seguinte maneira: "Sou otimista, ao mesmo tempo sou realista com a situação. Caso dê certo, blz! E caso não dê, me preparo para o plano alternativo para contornar o problema. Você está preparado para uma alternativa?"

* OBS: Vejo muitos se dando mal pelo otimismo exagerado.

- Deu para entender, confrade? Gostaria de sua opinião técnica a respeito. Acredito que deva ter outros neste fórum na situação que me encontro.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#3
Eu me encaixo 100% como otimista na sua definição.
Mas eu me considero mais esperançoso do que otimista.

Ao meu ver, o esperançoso acredita que algo é possível e reconhece suas dificuldades, enquanto o otimista acredita em milagres. Esperança é algo racional enquanto otimismo é algo emocional. Quem aposta na mega sena é otimista, quem dedica sua vida em prol de um projeto é esperançoso.
Responda-o
#4
(22-03-2016, 01:56 PM)Diamante Escreveu: - Mandrake, e para quem é realista? Não digo realismo do fórum. Digo realismo no modo de ver as coisas no seu modo técnico.

- Exemplo: Alguns me vêm como uma pessoa negativa. Respondo da seguinte maneira: "Sou otimista, ao mesmo tempo sou realista com a situação. Caso dê certo, blz! E caso não dê, me preparo para o plano alternativo para contornar o problema. Você está preparado para uma alternativa?"

* OBS: Vejo muitos se dando mal pelo otimismo exagerado.

- Deu para entender, confrade? Gostaria de sua opinião técnica a respeito. Acredito que deva ter outros neste fórum na situação que me encontro.


Diamante, entendi sim seu raciocinio.

E eu digo que a sua visão é uma visão Otimista, sim. 

O otimista que o artigo fala é do individuo acreditar que é capaz de conseguir seus objetivos, mesmo se acontecer alguns fracassos durante a jornada, ter a certeza da superação. Ao invés de se entregar à severas criticas sobre si mesmo e sobre o contexto da situação.

Otimismo não é esperança ou apenas pensamento positivos da "vida arco iris". Esperança é uma vontade fraca, uma vontade passiva de quem apenas espera, mas não age em prol do que quer. O Otimismo é ação, produtividade, pro atividade e busca por soluções. Otimismo não é passivo. Passividade é pessimismo porque foca no problema, apenas nisso. E Esperança sem Otimismo (ação), não vale nada.

"Eu espero ser feliz." - Não espera. SEJA! FAÇA ACONTECER!



Quase Aragons. Mas vc ta no caminho certo. Veja o q eu escrevi sobre Esperança.
Responda-o
#5
Para ser um otimista, primeiro é preciso ter auto estima elevada. Ter autoconfiança, reconhecer suas qualidades, ter segurança sobre seu talento, sua capacidade intelectual. Um otimista se prepara, antecipa varias situações.

Para ser otimista é preciso trabalhar sua liderança interior. Um Líder é otimista.

Um otimista nunca será um individuo de baixa autoestima, que não acredita em si mesmo, que não reconhece suas qualidades e seus talentos.

Por isso, um individuo pessimista vive reclamando de tudo, só pensa no problema, sempre faz criticas e ve o negativo em tudo, pelo fato do individuo ter autoestima baixa.
Responda-o
#6
E tb gostaria de dizer que o Otimismo está ligado à Determinação.

Citação:Determinação é a certeza íntima de direcionamento. Ser determinado é ter metas claras e definidas e uma convicção plena de que irá alcançá-las. A pessoa determinada possui uma vontade incansável de atingir seus objetivos e tira sua motivação dessa fonte inesgotável de energia.

Quem não tem metas não pode ser determinado, pois a determinação vem justamente do impulso para atingir algo definido e claro.

Para ser determinado, portanto, é necessário definir metas muito objetivas e claras de forma que elas possam ser explicadas em detalhes e medidas, passo a passo.

Depois das metas vem a força interior e a certeza de que o que se deseja será alcançado. Essas duas coisas juntas formam a determinação.
Responda-o
#7
Espetacular!! Muito bom...

Melhor texto sobre otimismo que já li, sem aquela frescuragem de ser otimista de auto ajuda.

Eu sou otimista pra caralho (nesta linha do Diamante), obviamente salvo exceções que fazem parte da caminhada, única maneira de sair da merda é acreditar que é possível, pessimismo deixa pros outros o que não falta é nego escroto, mediocre, mesquinho enchendo o pé do saco e atrasando vida alheia, o que fode é quando o cabra não acredita em si, melhor motivação é o otimismo.

Pensamentos negativos devem ser evitados, essa porra te faz ficar para baixo, não tem convívio pior que gente que reclama de tudo e de todos, deixa a porra do ambiente pesado e escroto pessoas pessimista são um cu.

Mandrake, tem mais material para disponibilizar ou informar, livros, artigos,para uma leitura mais profunda do assunto ?
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#8
Só uma colocação que eu deixei passar:
Diamante, Otimismo exagerado, como você citou, é pré potencia. Pré potencia é supervalorizar seus talentos e qualidades, negligenciando seu preparo para a situação, e também, subestimar seu foco.

"Quanto maior o salto, maior a queda." E a frustração será maior.
Responda-o
#9
Dois excelentes livros, Bean:

https://www.ibcshop.com.br/flow-e-psicologia-positiva

https://www.ibcshop.com.br/lancamentos/c...g-positivo
Responda-o
#10
Gostei do tópico. Bem objetivo e aborda um assunto pertinente! O poder dos hábitos de pensamento! Eu acredito que seja bem importante administrar os nossos pensamentos para reduzir queixas, reclamações, vitimismos, e estimular pensamentos sobre motivações, otimismo, gratidões, e coisas do tipo até se tornar um hábito.

É interessante constatar a plasticidade cerebral e como os hábitos podem reorganizar nossa maneira de pensar. Lembre-se de que os atos repetidos criam hábitos e que os hábitos têm o poder de construir o caráter. Faça da gratidão um estilo de vida e você será mais feliz.

A Real começa pela forma como pensamos.
Só para complementar o seu tópico, eu vi recentemente uma pesquisa sobre como a gratidão modifica o cérebro:


Expressar gratidão pode mudar seu cérebro

Pesquisadores da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, chegaram à conclusão de que ser grato pelas pequenas coisas da vida pode causar grandes mudanças – inclusive cerebrais. Um artigo publicado no jornal científico NeuroImage atesta que, depois de poucos meses exercitando sua gratidão por meio da escrita, seu cérebro passa a se sentir ainda mais condicionado a ser grato. E isso traz benefícios. Para a experiência, foram chamados 43 voluntários que passavam por terapia para tratar depressão e problemas relacionados à ansiedade. Todos foram recrutados para uma terapia em grupo semanal, porém apenas 22 deles foram chamados para a “sessão de gratidão”, por assim dizer: nos três primeiros encontros, os participantes passaram vinte minutos escrevendo cartas em que revelavam gratidão pelo destinatário (e poderiam escolher se enviariam ou não a carta). O outro grupo não participou desse exercício.

Três meses depois desses encontros, todos passaram por um escaneamento cerebral, que ocorria simultaneamente a outro exercício: eram exibidas fotos de pessoas que, em tese, teriam feito grandes doações de dinheiro à pesquisa. Os participantes precisavam agradecer a eles pelo investimento, enquanto seus cérebros eram examinados. Todo mundo sabia que era apenas um exercício, mas foi dito a cada um deles que as doações realmente seriam feitas em algum momento.

O teste foi claro: quem escreveu as cartas, três meses antes, demonstrou mais atividade cerebral nas áreas relacionadas ao sentimento de gratidão. Vale ressaltar que essas áreas responderam de forma ímpar: ações como se colocar no lugar do outro ou demonstrar empatia não reverberam da mesma forma no cérebro. É um sentimento único. E o mais empolgante é que o efeito de “exercitar a gratidão” é realmente duradouro: seja duas semanas ou três meses depois da experiência, é como se a massa cinzenta se “lembrasse” do comportamento carinhoso e passasse a agir mais dessa forma. A pesquisa compara esse treinamento a como exercitar um músculo: quanto mais você pratica a gratidão, mais propenso estará a senti-la espontaneamente no futuro. Isso ajuda a diminuir a depressão e passar mais tempo com aquele calorzinho bom de se sentir feliz com a ajuda de alguém.

Essas investigações sobre os efeitos de se sentir grato ainda são bastante primordiais – e os próprios pesquisadores admitem isso. Há muito a aprender em termos de efeitos desse sentimento no cérebro e se realmente podemos relaciona-los a efeitos de longo prazo na forma como pensamos e agimos no cotidiano. Mas enquanto isso, talvez seja mesmo bom espalhar #gratidão por aí – e não apenas em uma hashtag.

Link: http://www.sciencedirect.com/science/art...1915011532
http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/...rebro.html
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#11
Definitivamente a questão do otimismo abordada influencia diretamente na nossa vida..

Obviamente, se ater a exageros, pra não se perder em arrogância, o que seria bem prejudicial. Otimismo exagerado, como relatado.

Essa linha do otimismo realista é bem mais útil, conforme:

Pré potencia é supervalorizar seus talentos e qualidades, negligenciando seu preparo para a situação, e também, subestimar seu foco.
"Quanto maior o salto, maior a queda." E a frustração será maior.


De nada adianta ser um 'otimista cego', sem noção do real, aí seria mais para sonhador.

Pessimismo estraga a vida do ser humano. Mas um sujeito pessimista  não deve ser confundido com precavido, cauteloso, essas duas características são bem úteis.
Responda-o
#12
Bom texto, um adendo que eu não sei se é conveniente, é uma ideologia de vida que tem várias sedes aqui no brasil, se chama SEICHO NO IE.
Muito bom, é focado em gratidão,sempre agradecer, sempre reconhecer o que tem, nunca reclamar. Bem legal, eu acho muito bom.
Responda-o
#13
Abomine o pessimismo da sua vida. Simplesmente se negue o direito de pensar negativo, e com o tempo, cada vez ficará mais fácil ser otimista. E o mais engraçado, as coisas DE FATO começam a dar mais certo do que antes. Tudo fica mais leve, os problemas são facilmente superados, você se sente FODA por ter mudado sua mentalidade e ter entrado em ação, tornando sua vida melhor em vários aspectos.

Reclamar é perder tempo TOTAL. Reclamar significa 1) Você está se punindo, pois está piorando seu estado emocional 2) Você está longe de ter a mente limpa para achar SOLUÇÕES 3) Você tem a falsa ideia de que externalizando suas insatisfações, magicamente a vida ou alguém vai resolver pra você, sem nenhum esforço seu 4) Você condiciona negativamente sua mente, e tende a reclamar mais e mais 5) Passa uma péssima imagem e mensagem para si mesmo e todos ao seu redor

Não estou dizendo para virar um monge budista, é normal ter recaídas e ter nossos momentos negativos, de pensamentos não saudáveis.
Mas a partir do momento em que você entende que o pensamento positivo é um super investimento, que não custa nada e apenas nos pede um pouco de esforço e força de vontade, terá a sensação de que tudo é possível.

Sabe aquela droga do filme Sem Limites? Eu realmente acredito que o que mais se assemelha a isso na vida real é o otimismo e o pensamento positivo. Não estou nem entrando no mérito de Lei de Atração, etc, estou falando de pura lógica.

Adversidades sempre vamos encontrar, e somente aqueles que em face deles mantem a frieza e a confiança conseguem ter sucesso na vida. Fica extremamente mais fácil enfrentar QUALQUER COISA depois que sua mente está condicionada a pensar positivo, na solução, na atitude.

Pq suas ações são minudentemente previstas pelos seus pensamentos. Se você planta uma ideia de trabalho, proatividade e positividade hoje, vai colher seu fruto no futuro, com toda a certeza.

Façam uma lavagem cerebral(estou sendo extremo aqui, mas é de fato necessário abordar desta maneira), a partir de hoje só ALIMENTEM seu cerebro com comida de qualidade. Pensamento vitimista, negativo, doentio? Arranque da sua vida. Eles irão aparecer de vez em quando, mas treinando sua mente, ficará cada vez mais forte e resiliente.

Pensamentos Positivos + Consistência = QUALIDADE DE VIDA.

E quem não quiser uma vida de valor, gostosa de viver, que se foda. Você está no seu caminho, ninguém vai parar o HOMEM que tem controle sob sua mente.
The more fucks you give, the less fucks you get. But the less fucks you give, the more fucks you get. So fuck it.
Responda-o
#14
Tópico formidavel !
"A paixão é como o álcool. Entorpece a consciência, elimina a lucidez, impede o julgamento crítico e provoca alucinações, fazendo com que o ser amado seja visto como divino." Como lidar com Mulheres - Nessahan Alita
Responda-o
#15
Bom ler algo assim, saber que o otimismo pode ser adquirido. Sempre fui um cara pessimista e até burro por vincular tal pessimismo a inteligência, por conta da leitura de alguns filósofos, sem base e nem compreensão correta, caí no engodo do pessimismo filosófico, tive de apanhar bastante para finalmente ver que estive muito enganado todo esse tempo.

Não sei o pensamento dos outros confrades, mas para mim, a jornada do desenvolvimento pessoal se torna impossível sem uma grande dose de otimismo. É a atitude que busco cultivar ao perceber o tamanho do trabalho que vou ter daqui para frente.
"Tudo o que te resta é o desenvolvimento pessoal." Mr. Rover 
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)