Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Reserva de Emergência
#61
A reserva de emergência ideal é de 6 a 12 meses de salário líquido num investimento de liquidez imediata, tipo Poupança ou um CDB com liquidez diária. Eu deixo no Tesouro Selic, mesmo pagando IR ainda é superior que a Poupança.
"Escola? E o aprendizado com os próprios erros? A experiência te faz professor de si próprio".
Responda-o
#62
Reserva de emergência tem que estar num lugar que você consiga sacar o dinheiro NA MESMA HORA que você precisar, porque emergências não tem hora nem dia para acontecerem.

É por isso que eu acredito que a poupança seja o melhor local para guardar a RE. Faça o teste, se você não conseguir resgatar sua RE na mesma hora que solicitou, então está no lugar errado. Não adianta nada você só conseguir sacar no dia seguinte, por exemplo, porque aí já pode ser tarde demais.
Responda-o
#63
(10-02-2019, 06:38 PM)007 Escreveu: Reserva de emergência tem que estar num lugar que você consiga sacar o dinheiro NA MESMA HORA que você precisar, porque emergências não tem hora nem dia para acontecerem.

É por isso que eu acredito que a poupança seja o melhor local para guardar a RE. Faça o teste, se você não conseguir resgatar sua RE na mesma hora que solicitou, então está no lugar errado. Não adianta nada você só conseguir sacar no dia seguinte, por exemplo, porque aí já pode ser tarde demais.

Olha @007, pensando assim é melhor ter o dinheiro em espécie guardado embaixo do colchão mesmo, pois dependendo da situação nem a Poupança irá resolver, por exemplo se você precisar do dinheiro a noite e o banco estiver fechado.
"Escola? E o aprendizado com os próprios erros? A experiência te faz professor de si próprio".
Responda-o
#64
(10-02-2019, 06:47 PM)Bilidequedi Escreveu:
(10-02-2019, 06:38 PM)007 Escreveu: Reserva de emergência tem que estar num lugar que você consiga sacar o dinheiro NA MESMA HORA que você precisar, porque emergências não tem hora nem dia para acontecerem.

É por isso que eu acredito que a poupança seja o melhor local para guardar a RE. Faça o teste, se você não conseguir resgatar sua RE na mesma hora que solicitou, então está no lugar errado. Não adianta nada você só conseguir sacar no dia seguinte, por exemplo, porque aí já pode ser tarde demais.

Olha @007, pensando assim é melhor ter o dinheiro em espécie guardado embaixo do colchão mesmo, pois dependendo da situação nem a Poupança irá resolver, por exemplo se você precisar do dinheiro a noite e o banco estiver fechado.

Se essa reserva estiver disponível pra ser usada a qualquer momento, não vejo problemas.
Responda-o
#65
(22-03-2018, 10:49 AM)Emperor Escreveu: Bom dia amigos.

Gostaria da opinião de vocês, para quem ta começando nesse mundo de finanças, sobre a Nuconta e Banco Inter.

Minha dúvida é em relação a colocar a % de emergência, sobre o salário, na Nuconta, pois, pesquisando, vi que o dinheiro ali colocado, diretamente, é investido no tesouro direto.

Em relação ao Banco Inter, ele possui várias opções de de investimento. Para quem está começando nesse mundo, seria uma boa opção de começar a investir?

Por fim, quero agradecer pela gama de informações presentes no fórum e a disponibilidade de todos por estarem compartilhando muitas informações.

A NuConta da um retorno de 100% da CDI é uma ótimo lugar para deixar a reserva de emergência tendo em vista que rende mais que a poupança. Hoje a CDI está 6,40 a.a. enquanto a poupança está 0,37% a.m. que dar 4,44 a.a. Entretanto na NuConta e com o investimento na CDI provavelmente eles investem em CDB's ele está sujeito a taxas de Imposto de Renda e IOF (30 dias, após retornam o valor cobrado caso não seja retirado).

Obs: O I.R é sobre o lucro, ou seja, retorno dos investimentos.
Obs2: Para sacar no caixa a NuBank cobra uma Taxa, o mais recomendo é fazer um TED para um Banco e sacar, os TED's são gratuitos na Nu.

                Passei, vi e, ao contrário deles, venci.
Responda-o
#66
(10-02-2019, 06:47 PM)Bilidequedi Escreveu:
(10-02-2019, 06:38 PM)007 Escreveu: Reserva de emergência tem que estar num lugar que você consiga sacar o dinheiro NA MESMA HORA que você precisar, porque emergências não tem hora nem dia para acontecerem.

É por isso que eu acredito que a poupança seja o melhor local para guardar a RE. Faça o teste, se você não conseguir resgatar sua RE na mesma hora que solicitou, então está no lugar errado. Não adianta nada você só conseguir sacar no dia seguinte, por exemplo, porque aí já pode ser tarde demais.

Olha @007, pensando assim é melhor ter o dinheiro em espécie guardado embaixo do colchão mesmo, pois dependendo da situação nem a Poupança irá resolver, por exemplo se você precisar do dinheiro a noite e o banco estiver fechado.


Porque você precisaria utilizar a reserva de 6 a 12 salários líquidos seus no meio da noite?

Para emergências: guarde de 500 a 1000 reais em espécie na sua casa e tenha uma folha de cheque (as vezes te salva).

Sua reserva de emergência deve estar aplicada rendendo grana.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#67
(11-02-2019, 01:45 PM)Trglodita Escreveu:
(10-02-2019, 06:47 PM)Bilidequedi Escreveu: Olha @007, pensando assim é melhor ter o dinheiro em espécie guardado embaixo do colchão mesmo, pois dependendo da situação nem a Poupança irá resolver, por exemplo se você precisar do dinheiro a noite e o banco estiver fechado.


Porque você precisaria utilizar a reserva de 6 a 12 salários líquidos seus no meio da noite?

Para emergências: guarde de 500 a 1000 reais em espécie na sua casa e tenha uma folha de cheque (as vezes te salva).

Sua reserva de emergência deve estar aplicada rendendo grana.

Essa reserva é pra médio prazo, especialmente pra cobrir as despesas mensais quando se está desempregado por isso esse valor de 6 a 12 meses.
Mas você tem razão, para imprevistos o cheque é excelente, por mais que esteja em desuso.
"Escola? E o aprendizado com os próprios erros? A experiência te faz professor de si próprio".
Responda-o
#68
(11-02-2019, 02:17 PM)Bilidequedi Escreveu:
(11-02-2019, 01:45 PM)Trglodita Escreveu: Porque você precisaria utilizar a reserva de 6 a 12 salários líquidos seus no meio da noite?

Para emergências: guarde de 500 a 1000 reais em espécie na sua casa e tenha uma folha de cheque (as vezes te salva).

Sua reserva de emergência deve estar aplicada rendendo grana.

Essa reserva é pra médio prazo, especialmente pra cobrir as despesas mensais quando se está desempregado por isso esse valor de 6 a 12 meses.
Mas você tem razão, para imprevistos o cheque é excelente, por mais que esteja em desuso.

Sim. Pra isso tambem serve a reserva de emergência. A questão era sobre guardar todo esse dinheiro em casa. Eu acho que 6 meses de salario é o suficiente pra essa reserva.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#69
Tópico altamente pertinente para o momento atual que estamos vivendo. Leiam e releiam.

Quem tem 6 meses de salário como reserva de emergência pode superar tranquilo essa situação da quarentena. Já os outros estão no desespero total porque tem contas a pagar e precisam de dinheiro para comprar comida.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#70
Esse conceito de reserva de emergência é tranquilo pra mim, pois tive uma infância/juventude bem MERDA financeiramente falando.
Classe D-, cresci em casa alugada fudida, tudo do mínimo necessário. Comida nunca faltou o básico (arroz, feijão, carne), mas refri era só nos fins de semana (e nem todo fim de semana). Sobremesa, chocolate, bolo, comida um pouco mais elaborada? Raríssimo.
Roupas? A maior parte doação de primos mais velhos e/ou tios e tias. Sim, tive que usar calça de modelo feminino quando era pré adolescente que sobrava das tias, mas nem ligava. Na realidade, ninguém ligava, pois meus amigos da escola eram tão ou mais fudidos que eu. Tinha uma calça e duas camisetas melhorzinhas pra ocasiões especiais e OLHE LÁ. Usei meia furada pra ir pra escola até conseguir meu primeiro emprego com carteira assinada, com 17 anos...
Não tinha quarto meu (dormia na sala), cama só pra mim fui ter lá para os 12 anos...
Agora que levo uma vida relativamente confortável, tenho MEDO de ficar na merda de uma hora pra outra, pois JÁ ESTIVE NA MERDA.
Então tenho o suficiente para uns 2 anos sem receber salário. Isso há muito tempo, pois me acostumei assim a colocar a cabeça no travesseiro a noite e dormir sossegado.
Responda-o
#71
Concordo e faço uma reserva de emergência, mas se o mundo acabar o dinheiro não valerá nada.
Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força. Agir com sabedoria assegura o sucesso. - Salomão em Eclesiastes 10.10.
Muito cara legal foi parar debaixo de uma ponte por causa de uma mulher. - Bukowski.
As maiores redpills ouvimos da boca de mulheres.
Responda-o
#72
[Image: 1aafb9bc-5242-4917-bf91-788ec4e784ab.jpg]
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#73
(26-03-2020, 11:57 AM)Berzerk Escreveu: Esse conceito de reserva de emergência é tranquilo pra mim, pois tive uma infância/juventude bem MERDA financeiramente falando.
Classe D-, cresci em casa alugada fudida, tudo do mínimo necessário. Comida nunca faltou o básico (arroz, feijão, carne), mas refri era só nos fins de semana (e nem todo fim de semana). Sobremesa, chocolate, bolo, comida um pouco mais elaborada? Raríssimo.
Roupas? A maior parte doação de primos mais velhos e/ou tios e tias. Sim, tive que usar calça de modelo feminino quando era pré adolescente que sobrava das tias, mas nem ligava. Na realidade, ninguém ligava, pois meus amigos da escola eram tão ou mais fudidos que eu. Tinha uma calça e duas camisetas melhorzinhas pra ocasiões especiais e OLHE LÁ. Usei meia furada pra ir pra escola até conseguir meu primeiro emprego com carteira assinada, com 17 anos...
Não tinha quarto meu (dormia na sala), cama só pra mim fui ter lá para os 12 anos...
Agora que levo uma vida relativamente confortável, tenho MEDO de ficar na merda de uma hora pra outra, pois JÁ ESTIVE NA MERDA.
Então tenho o suficiente para uns 2 anos sem receber salário. Isso há muito tempo, pois me acostumei assim a colocar a cabeça no travesseiro a noite e dormir sossegado.

E pobre ainda acha que procriar é uma "bença di deos" Yaoming

Vadia que não tem nem o cu pra cagar postando foto barriguda como se fosse a mãe do ano.

Salve-se quem puder.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#74
Comuna Vírus Heart já estão com a ideia de tomar dinheiro de terceiros....



https://valor.globo.com/politica/noticia...emia.ghtml


O líder do PL na Câmara, deputado Wellington Roberto (PB) protocolou nesta segunda-feira projeto de lei complementar que "institui o empréstimo compulsório para atender às despesas urgentes causadas pela situação de calamidade pública relacionada ao coronavírus”.

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link https://valor.globo.com/politica/noticia...emia.ghtml ou as ferramentas oferecidas na página.
Textos, fotos, artes e vídeos do Valor estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Valor (falecom@valor.com.br). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o Valor faz na qualidade de seu jornalismo.




Tomou na mão grande sem data para pagar... CONFISCO DO CHINES DORIA.

https://gazetabrasil.com.br/politica/dor...sao-paulo/

Em nome do CORONA VIRUS o estado pode tudo... Gargalhada

[Image: m%C3%A1scaras-confiscadas-Leandro-Ferrei...70x380.jpg]


“A empresa esclarece que vem recebendo diversas solicitações de respiradores, de órgãos públicos de todo o País. Especificamente com relação ao governo do estado de São Paulo, a empresa ressalta que já havia se comprometido com o fornecimento de 120 mil respiradores ao longo do mês de abril e que aprovou a expansão deste volume para 500 mil, aguardando apenas a colocação do pedido por conta do Governo. A ação do governo do Estado, portanto, causa surpresa para a empresa. A companhia reforça que aumentou sua produção e tem investido grandes esforços desde o início do surto, e trabalha para fornecer a todos dentro de sua capacidade produtiva. A empresa está comprometida a continuar apoiando e colaborando com a saúde pública no que se refere ao coronavírus.
Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Responda-o
#75
(30-09-2015, 02:08 PM)Chris Kyle Escreveu: Postando o que postei no FB:

Atualmente é no mínimo obrigação o cara diminuir os custos e economizar metade do salário (no mínimo)...muita gente pode ficar desempregada por mais de 1 ano facilmente...o país tá em recessão e se estourar algo na China, vai piorar muito mais..

Temos um Nostradamus no fórum.
Responda-o
#76
Tenho uns 5000 em bitcoin, esperando a valorização, ou seja, está tudo na tal reserva de oportunidade que o @Libertador postou acima, mas eu "queimei a largada" e alimentei, primeiro, a reserva de oportunidade, logo, não tenho reserva de emergência, se bem que o bitcoin foi o ativo que melhor performou em 2020, aqui no brasil, então ele é praticamente uma criptopoupança, se for parar pra pensar, e o melhor de tudo: imune e inflação.

Mas ano que vem, já com o estoque cheio na reserva de oportunidade, eu vou guardar um pouco para a dita reserva de emergência de fato.

E por fim, ainda quero saber porque o @Libertador abandonou os querido bitcoins  Yaoming 



Fico pensando em quem vive de forma hedonista e não pensa em guardar, mesmo tendo oportunidade, será que chegou a aprender algo nessa pandemia? Eu, mesmo ganhando pouco, consegui guardar, sempre, 50% todo o mês, eu não julgo quem realmente não consegue por ganhar muito pouco, mas tem muita gente que pode e não o faz por hedonismo, ou pior, porque pois filho no mundo cedo demais...
Responda-o
#77
Leia o tópico novamente.

Você está confundindo os objetivos.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#78
(02-10-2020, 09:32 AM)Diamante Escreveu: Leia o tópico novamente.

Você está confundindo os objetivos.

Eu sei. O correto seria fazer a reserva de emergência primeiro, mas enxerguei uma oportunidade, que, na minha visão, é única, e resolvi fazer uma jogada de alto risco, sei que não é a forma correta de se agir, mas me dei ao luxo de tentar fazer uma jogada arrojada. Se eu quebrar a cara, terei tempo para me recompor.

Mas sem dúvidas, não é o certo a se fazer, caso queira a segurança.
Responda-o
#79
(02-10-2020, 07:55 PM)Reale Escreveu:
(02-10-2020, 09:32 AM)Diamante Escreveu: Leia o tópico novamente.

Você está confundindo os objetivos.

Eu sei. O correto seria fazer a reserva de emergência primeiro, mas enxerguei uma oportunidade, que, na minha visão, é única, e resolvi fazer uma jogada de alto risco, sei que não é a forma correta de se agir, mas me dei ao luxo de tentar fazer uma jogada arrojada. Se eu quebrar a cara, terei tempo para me recompor.

Foi exatamente assim que eu me lasquei. Sorte que seu investimento é muito baixo.  Yaoming

Geração vem e geração vai, mas os homens insistem em cometer os mesmos erros que os outros cometeram antes deles. Só para ter certeza, com a própria experiência, que aquilo era uma má ideia.  Gargalhada

"Não há nada de novo debaixo do sol" já dizia o sábio. 

Se te serve de advertência, deixo aqui um excelente conselho que eu escrevi: Não pegue atalhos, eles demoram demais!
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#80
(02-10-2020, 07:55 PM)Reale Escreveu:
(02-10-2020, 09:32 AM)Diamante Escreveu: Leia o tópico novamente.

Você está confundindo os objetivos.

Eu sei. O correto seria fazer a reserva de emergência primeiro, mas enxerguei uma oportunidade, que, na minha visão, é única, e resolvi fazer uma jogada de alto risco, sei que não é a forma correta de se agir, mas me dei ao luxo de tentar fazer uma jogada arrojada. Se eu quebrar a cara, terei tempo para me recompor.

Mas sem dúvidas, não é o certo a se fazer, caso queira a segurança.

É e não é. Seu comentário anterior (e esse acima) ficou meio assim: "É, sei que estou errado, mas quero pagar pra ver". Yaoming

Sobre o Bitcoin; sou indiferente, vejo apenas como um mercado / negócio. Só acho meio exagerado essa esperança pós 2017 que ele vá na casa de $100k, 200k ou 1mi. Até pode chegar, mas... seguro morreu de velho.

Lembro que em 2015, aqui mesmo nesta casa, um membro falou sobre isso. Na época, como eu e "meio mundo" não via nada de concreto, útil e prático na cripto; acabamos ignorando o Bitcoin. Poderia ter ganhando muito dinheiro, mas, o oposto também. Até mesmo os entusiastas de hoje só souberam (e se interessaram de fato) após o boom de 2017. Vide vários canais no Youtube.

Como falei em um dos seus tópicos: "O que te fará ficar bem de vida será sua capacidade de gerar renda". Ou seja: Trabalho.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)