Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Reserva de Emergência
A reserva de emergência ideal é de 6 a 12 meses de salário líquido num investimento de liquidez imediata, tipo Poupança ou um CDB com liquidez diária. Eu deixo no Tesouro Selic, mesmo pagando IR ainda é superior que a Poupança.
"Escola? E o aprendizado com os próprios erros? A experiência te faz professor de si próprio".
Responda-o
Reserva de emergência tem que estar num lugar que você consiga sacar o dinheiro NA MESMA HORA que você precisar, porque emergências não tem hora nem dia para acontecerem.

É por isso que eu acredito que a poupança seja o melhor local para guardar a RE. Faça o teste, se você não conseguir resgatar sua RE na mesma hora que solicitou, então está no lugar errado. Não adianta nada você só conseguir sacar no dia seguinte, por exemplo, porque aí já pode ser tarde demais.
Responda-o
(10-02-2019, 06:38 PM)007 Escreveu: Reserva de emergência tem que estar num lugar que você consiga sacar o dinheiro NA MESMA HORA que você precisar, porque emergências não tem hora nem dia para acontecerem.

É por isso que eu acredito que a poupança seja o melhor local para guardar a RE. Faça o teste, se você não conseguir resgatar sua RE na mesma hora que solicitou, então está no lugar errado. Não adianta nada você só conseguir sacar no dia seguinte, por exemplo, porque aí já pode ser tarde demais.

Olha @007, pensando assim é melhor ter o dinheiro em espécie guardado embaixo do colchão mesmo, pois dependendo da situação nem a Poupança irá resolver, por exemplo se você precisar do dinheiro a noite e o banco estiver fechado.
"Escola? E o aprendizado com os próprios erros? A experiência te faz professor de si próprio".
Responda-o
(10-02-2019, 06:47 PM)Bilidequedi Escreveu:
(10-02-2019, 06:38 PM)007 Escreveu: Reserva de emergência tem que estar num lugar que você consiga sacar o dinheiro NA MESMA HORA que você precisar, porque emergências não tem hora nem dia para acontecerem.

Olha @007, pensando assim é melhor ter o dinheiro em espécie guardado embaixo do colchão mesmo, pois dependendo da situação nem a Poupança irá resolver, por exemplo se você precisar do dinheiro a noite e o banco estiver fechado.

Se essa reserva estiver disponível pra ser usada a qualquer momento, não vejo problemas.
Responda-o
(22-03-2018, 10:49 AM)Emperor Escreveu: Bom dia amigos.

Gostaria da opinião de vocês, para quem ta começando nesse mundo de finanças, sobre a Nuconta e Banco Inter.

Minha dúvida é em relação a colocar a % de emergência, sobre o salário, na Nuconta, pois, pesquisando, vi que o dinheiro ali colocado, diretamente, é investido no tesouro direto.

Em relação ao Banco Inter, ele possui várias opções de de investimento. Para quem está começando nesse mundo, seria uma boa opção de começar a investir?

Por fim, quero agradecer pela gama de informações presentes no fórum e a disponibilidade de todos por estarem compartilhando muitas informações.

A NuConta da um retorno de 100% da CDI é uma ótimo lugar para deixar a reserva de emergência tendo em vista que rende mais que a poupança. Hoje a CDI está 6,40 a.a. enquanto a poupança está 0,37% a.m. que dar 4,44 a.a. Entretanto na NuConta e com o investimento na CDI provavelmente eles investem em CDB's ele está sujeito a taxas de Imposto de Renda e IOF (30 dias, após retornam o valor cobrado caso não seja retirado).

Obs: O I.R é sobre o lucro, ou seja, retorno dos investimentos.
Obs2: Para sacar no caixa a NuBank cobra uma Taxa, o mais recomendo é fazer um TED para um Banco e sacar, os TED's são gratuitos na Nu.
  O desenvolvimento pessoal é uma maratona de uma vida inteira e não um tiro de 100 metros.
 - Libertador
Responda-o
(10-02-2019, 06:47 PM)Bilidequedi Escreveu:

Porque você precisaria utilizar a reserva de 6 a 12 salários líquidos seus no meio da noite?

Para emergências: guarde de 500 a 1000 reais em espécie na sua casa e tenha uma folha de cheque (as vezes te salva).

Sua reserva de emergência deve estar aplicada rendendo grana.
Spoiler Revelar
"Facts don't care about your fellings!"

Responda-o
(11-02-2019, 01:45 PM)Trglodita Escreveu:
(10-02-2019, 06:47 PM)Bilidequedi Escreveu: Olha @007, pensando assim é melhor ter o dinheiro em espécie guardado embaixo do colchão mesmo, pois dependendo da situação nem a Poupança irá resolver, por exemplo se você precisar do dinheiro a noite e o banco estiver fechado.

Porque você precisaria utilizar a reserva de 6 a 12 salários líquidos seus no meio da noite?

Para emergências: guarde de 500 a 1000 reais em espécie na sua casa e tenha uma folha de cheque (as vezes te salva).

Essa reserva é pra médio prazo, especialmente pra cobrir as despesas mensais quando se está desempregado por isso esse valor de 6 a 12 meses.
Mas você tem razão, para imprevistos o cheque é excelente, por mais que esteja em desuso.
Responda-o
(11-02-2019, 02:17 PM)Bilidequedi Escreveu:
(11-02-2019, 01:45 PM)Trglodita Escreveu: Porque você precisaria utilizar a reserva de 6 a 12 salários líquidos seus no meio da noite?

Essa reserva é pra médio prazo, especialmente pra cobrir as despesas mensais quando se está desempregado por isso esse valor de 6 a 12 meses.
Mas você tem razão, para imprevistos o cheque é excelente, por mais que esteja em desuso.

Sim. Pra isso tambem serve a reserva de emergência. A questão era sobre guardar todo esse dinheiro em casa. Eu acho que 6 meses de salario é o suficiente pra essa reserva.
Spoiler Revelar
"Facts don't care about your fellings!"

Responda-o

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)