Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Reserva de Emergência
#41
Qual o mínimo para investir em ações ?
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#42
(26-10-2017, 07:07 PM)Bean Escreveu: Qual o mínimo para investir em ações ?

R$5.000,00 é o valor que interpreto como o valor mínimo necessário para que você consiga fazer essa diversificação e ter uma boa relação risco X retorno. Ou seja, para que você consiga diversificar seus investimentos, ter um lucro maior que seu custo operacional e seguir um correto manejo de risco.
Responda-o
#43
Como aprender a investir em açoes? Qual site o senhor sugere pra começar?

EDIÇÃO: achei varias dicas boas de sites neste topico: https://legadorealista.net/forum/showthr...0#pid47410
"A paixão é como o álcool. Entorpece a consciência, elimina a lucidez, impede o julgamento crítico e provoca alucinações, fazendo com que o ser amado seja visto como divino." Como lidar com Mulheres - Nessahan Alita
Responda-o
#44
(27-10-2017, 02:36 PM)Melâncton Escreveu: Como aprender a investir em açoes? Qual site o senhor sugere pra começar?

Não é zueira: google.com. Basta você digitar: 'como investir em ações' e aparecerão vários sites com dicas básicas sobre isso. Você precisa estudar sobre análise fundamentalista para diversificar sua reserva e análise técnica para especular com seu capital de investimento. Demora muito tempo até aprender sobre o mercado e ter confiança para começar, enquanto isso você poupa e estuda, daqui dois anos quando tiver lido de tudo, você entra no mercado sabendo de todos os prós e contras e com um capital mínimo necessário.
Responda-o
#45
(26-10-2017, 07:07 PM)Bean Escreveu: Qual o mínimo para investir em ações ?

Bean.

entrei em contato com a xp investimentos hj.

em ações não tem mínimo. o minimo é o preço de 1 ação a qual vai investir, se custa 20 reais, esse é o minimo, porém, obviamente vc vai pagar por uma ordem de compra desse valor, o que não valeria a pena. eu estou fortemente inclinado a começar com 1k, pra ver coé
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#46
Você aporta 1k, se tiver 1,5% (o que é muito) de lucro no mês você ganha 15,00, além disso não vai mudar nada na sua vida e se você se desfazer da sua posição vai pagar uma corretagem mais cara do que isso na XP. Porque não entender toda a dinâmica do mercado e depois entrar com o mínimo necessário para não sofrer impacto de custos operacionais? Se quer fazer testes poderá usar os simuladores. Infelizmente o conceito de que a Real é na rua não funciona no mercado de ações, nesse mercado não existe amadorismo, primeiro estuda, depois pratica em simuladores e depois entra pesado pra ganhar.
Responda-o
#47
(27-10-2017, 03:03 PM)O Homem Invisível Escreveu: Você aporta 1k, se tiver 1,5% (o que é muito) de lucro no mês você ganha 15,00, além disso não vai mudar nada na sua vida e se você se desfazer da sua posição vai pagar uma corretagem mais cara do que isso na XP. Porque não entender toda a dinâmica do mercado e depois entrar com o mínimo necessário para não sofrer impacto de custos operacionais? Se quer fazer testes poderá usar os simuladores. Infelizmente o conceito de que a Real é na rua não funciona no mercado de ações, nesse mercado não existe amadorismo, primeiro estuda, depois pratica em simuladores e depois entra pesado pra ganhar.

vc está certo no seu conceito, sem dúvida, poderia formular melhor onde achamos simuladores, nele deve ter as taxas de custódia, custo por ordem de compra/venda, pelo jeito vc entende, poderia deixar mais "mastigado", caso tenha tempo. esse é um tema que muito me interessa também, até agora pensei em usar a xp mesmo e começar com valor baixo
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#48
(27-10-2017, 02:44 PM)O Homem Invisível Escreveu:
(27-10-2017, 02:36 PM)Melâncton Escreveu: Como aprender a investir em açoes? Qual site o senhor sugere pra começar?

Não é zueira: google.com. Basta você digitar: 'como investir em ações' e aparecerão vários sites com dicas básicas sobre isso.
[Image: ?u=http%3A%2F%2Fp.im9.eu%2Fokay-meme-face0.jpg&f=1]
"A paixão é como o álcool. Entorpece a consciência, elimina a lucidez, impede o julgamento crítico e provoca alucinações, fazendo com que o ser amado seja visto como divino." Como lidar com Mulheres - Nessahan Alita
Responda-o
#49
(27-10-2017, 03:31 PM)Trglodita Escreveu:
(27-10-2017, 03:03 PM)O Homem Invisível Escreveu: Você aporta 1k, se tiver 1,5% (o que é muito) de lucro no mês você ganha 15,00, além disso não vai mudar nada na sua vida e se você se desfazer da sua posição vai pagar uma corretagem mais cara do que isso na XP. Porque não entender toda a dinâmica do mercado e depois entrar com o mínimo necessário para não sofrer impacto de custos operacionais? Se quer fazer testes poderá usar os simuladores. Infelizmente o conceito de que a Real é na rua não funciona no mercado de ações, nesse mercado não existe amadorismo, primeiro estuda, depois pratica em simuladores e depois entra pesado pra ganhar.

vc está certo no seu conceito, sem dúvida, poderia formular melhor onde achamos simuladores, nele deve ter as taxas de custódia, custo por ordem de compra/venda, pelo jeito vc entende, poderia deixar mais "mastigado", caso tenha tempo. esse é um tema que muito me interessa também, até agora pensei em usar a xp mesmo e começar com valor baixo


Então, você está querendo pular etapas, eu disse primeiro estuda e depois vai pros simuladores. Simulador é pra quem tem muita teoria e já quer criar uma estratégia para ir negociar no mercado real.

Você precisa de ler e ler e ler (internet). Depois de entender na teoria como tudo funciona, aí testa uma plataforma gráfica e usa o modo simulador por uns tempos, depois entra no mercado com um bom capital, conhecimento teórico básico e estratégia robusta.
Responda-o
#50
(26-10-2017, 04:26 PM)O Homem Invisível Escreveu: Tudo isso é medo?

A reserva financeira tem que ser aportada no mercado acionário, de forma diversificada para minimizar os riscos. Nos últimos 40 anos a bolsa norte-americana teve um desempenho médio de 12% a. a., então porque ter medo disso com uma enorme amostragem como essa?

A vantagem é que além dos juros compostos haverá pagamento de dividendos, e a liquidez da bolsa não deixa a desejar e vendas acima de 20 mil por mês pagam imposto que é só 15%. Bolsa só é arriscado para quem é ignorante, por favor não tenham medo da bolsa e parem de sustentar políticos comprando títulos públicos ou agiotas banqueiros emprestando dinheiro pra eles por merreca.

- Rapaz, não é medo. É questão de objetivos. O objetivo da Reserva é sua liquidez em situações de emergência. Bolsa, mesmo fazendo todo um prognóstico da empresa, é volátil. E também a liquidez, é demorada. Hoje no Brasil, se fosse seguir a ferro e fogo as análises fundamentalistas, somente uma daria para investir. (Só não lembro o nome agora).

- É o que sempre falo: "Sem uma defesa forte, não há crescimento a longo prazo." O objetivo da Reserva de Emergência, é o dinheiro está na mão em horas urgentes.

- Bolsa é só quando o cara estiver com uma vida financeira estável e um investimento a longo prazo. Se não, não adiantará nada o cara investir pesado hoje, para que daqui alguns poucos meses, resgatar os papéis.

- Sobre a política do TD: Isso já vai para uma outra área. TD é apenas uma ferramenta para investimento.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#51
Concordo com o Diamante, sem dúvida que ficar preso na renda fixa é deixar de desfrutar de GRANDES oportunidades de ganho com renda variável.

Mas se atendo ao tópico, para resumir a questão: Reserva de emergência = Liquidez imediata.
"Paulistarum Terra Matter..."
Responda-o
#52
(01-11-2017, 01:46 PM)Diamante Escreveu:
(26-10-2017, 04:26 PM)O Homem Invisível Escreveu: Tudo isso é medo?

A reserva financeira tem que ser aportada no mercado acionário, de forma diversificada para minimizar os riscos. Nos últimos 40 anos a bolsa norte-americana teve um desempenho médio de 12% a. a., então porque ter medo disso com uma enorme amostragem como essa?

A vantagem é que além dos juros compostos haverá pagamento de dividendos, e a liquidez da bolsa não deixa a desejar e vendas acima de 20 mil por mês pagam imposto que é só 15%. Bolsa só é arriscado para quem é ignorante, por favor não tenham medo da bolsa e parem de sustentar políticos comprando títulos públicos ou agiotas banqueiros emprestando dinheiro pra eles por merreca.

- Rapaz, não é medo. É questão de objetivos. O objetivo da Reserva é sua liquidez em situações de emergência. Bolsa, mesmo fazendo todo um prognóstico da empresa, é volátil. E também a liquidez, é demorada. Hoje no Brasil, se fosse seguir a ferro e fogo as análises fundamentalistas, somente uma daria para investir. (Só não lembro o nome agora).

- É o que sempre falo: "Sem uma defesa forte, não há crescimento a longo prazo." O objetivo da Reserva de Emergência, é o dinheiro está na mão em horas urgentes.

- Bolsa é só quando o cara estiver com uma vida financeira estável e um investimento a longo prazo. Se não, não adiantará nada o cara investir pesado hoje, para que daqui alguns poucos meses, resgatar os papéis.

- Sobre a política do TD: Isso já vai para uma outra área. TD é apenas uma ferramenta para investimento.

Isso não é problema, é só criar uma carteira específica para reserva de emergência, para isso basta selecionar ativos com baixa volatilidade e bons fundamentos (para isso, estudo e mais estudo sobre esse mercado). A diversificação também é importante para manter o equilíbrio da carteira.

Você comprando ações com boa liquidez, faz com que no horário do pregão consiga vender com facilidade a ponto de no horário bancário conseguir enviar da corretora para o banco.

Vocês tem que entender que a reserva de emergência dificilmente será usada, o princípio por trás disso é que ela nunca deve ser usada, então a ideia é deixar ela rendendo mais e mais. Mas se tiver, um dia a mais ou a menos não faz diferença porque todo mundo sabe que é bom ter um dinheiro vivo em mãos num cofre, algo por volta dos R$2,500 já é suficiente para dar sinal em qualquer coisa.

Quem possui uma boa reserva dificilmente não irá conseguir solucionar os problemas caso surja algum imprevisto, provavelmente é alguém que não tem dívidas e tem nome limpo e crédito, portanto, pode assumir uma obrigação DE EMERGÊNCIA de no máximo o valor da reserva e depois é só quitar com calma, sem euforia.

Não quero convencer ninguém, estou passando informação.
Responda-o
#53
(02-11-2017, 12:25 AM)O Homem Invisível Escreveu:
(01-11-2017, 01:46 PM)Diamante Escreveu: - Rapaz, não é medo. É questão de objetivos. O objetivo da Reserva é sua liquidez em situações de emergência. Bolsa, mesmo fazendo todo um prognóstico da empresa, é volátil. E também a liquidez, é demorada. Hoje no Brasil, se fosse seguir a ferro e fogo as análises fundamentalistas, somente uma daria para investir. (Só não lembro o nome agora).

- É o que sempre falo: "Sem uma defesa forte, não há crescimento a longo prazo." O objetivo da Reserva de Emergência, é o dinheiro está na mão em horas urgentes.

- Bolsa é só quando o cara estiver com uma vida financeira estável e um investimento a longo prazo. Se não, não adiantará nada o cara investir pesado hoje, para que daqui alguns poucos meses, resgatar os papéis.

- Sobre a política do TD: Isso já vai para uma outra área. TD é apenas uma ferramenta para investimento.

Isso não é problema, é só criar uma carteira específica para reserva de emergência, para isso basta selecionar ativos com baixa volatilidade e bons fundamentos (para isso, estudo e mais estudo sobre esse mercado). A diversificação também é importante para manter o equilíbrio da carteira.

Você comprando ações com boa liquidez, faz com que no horário do pregão consiga vender com facilidade a ponto de no horário bancário conseguir enviar da corretora para o banco.

Vocês tem que entender que a reserva de emergência dificilmente será usada, o princípio por trás disso é que ela nunca deve ser usada, então a ideia é deixar ela rendendo mais e mais. Mas se tiver, um dia a mais ou a menos não faz diferença porque todo mundo sabe que é bom ter um dinheiro vivo em mãos num cofre, algo por volta dos R$2,500 já é suficiente para dar sinal em qualquer coisa.

Quem possui uma boa reserva dificilmente não irá conseguir solucionar os problemas caso surja algum imprevisto, provavelmente é alguém que não tem dívidas e tem nome limpo e crédito, portanto, pode assumir uma obrigação DE EMERGÊNCIA de no máximo o valor da reserva e depois é só quitar com calma, sem euforia.

Não quero convencer ninguém, estou passando informação.

- Estou ciente. Foi o que mencionei. É apenas questão de objetivos.

- Sobre o terceiro parágrafo, varia de pessoa para pessoa.

- E para quem nunca mexeu com mercado acionário, mexer com algo tão complexo para muitos, só dificulta ainda mais a questão.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#54
Spoiler Revelar
(27-10-2017, 03:03 PM)O Homem Invisível Escreveu: Você aporta 1k, se tiver 1,5% (o que é muito) de lucro no mês você ganha 15,00, além disso não vai mudar nada na sua vida e se você se desfazer da sua posição vai pagar uma corretagem mais cara do que isso na XP. Porque não entender toda a dinâmica do mercado e depois entrar com o mínimo necessário para não sofrer impacto de custos operacionais? Se quer fazer testes poderá usar os simuladores. Infelizmente o conceito de que a Real é na rua não funciona no mercado de ações, nesse mercado não existe amadorismo, primeiro estuda, depois pratica em simuladores e depois entra pesado pra ganhar.

Você entende alguma coisa de opções? Gostaria de aprender como funciona esse mercado. Na internet as explicações que eu procurei ou são rasteiras ou são vídeos de 2 horas de duração em que os caras falam, falam e não explicam nada. Eu já entendo basicamente o que é (sei o que call e put), sei que tem prazo de vencimento e tudo. Mas queria aprender melhor sobre isso.
Spoiler Revelar
A morte é certa, a vida não.      [Image: tumblr_mgk3h53KQS1rqv473o1_1280.jpg]
Responda-o
#55
Bom dia amigos.

Gostaria da opinião de vocês, para quem ta começando nesse mundo de finanças, sobre a Nuconta e Banco Inter.

Minha dúvida é em relação a colocar a % de emergência, sobre o salário, na Nuconta, pois, pesquisando, vi que o dinheiro ali colocado, diretamente, é investido no tesouro direto.

Em relação ao Banco Inter, ele possui várias opções de de investimento. Para quem está começando nesse mundo, seria uma boa opção de começar a investir?

Por fim, quero agradecer pela gama de informações presentes no fórum e a disponibilidade de todos por estarem compartilhando muitas informações.
Responda-o
#56
(22-03-2018, 10:49 AM)Emperor Escreveu: Bom dia amigos.

Gostaria da opinião de vocês, para quem ta começando nesse mundo de finanças, sobre a Nuconta e Banco Inter.

Minha dúvida é em relação a colocar a % de emergência, sobre o salário, na Nuconta, pois, pesquisando, vi que o dinheiro ali colocado, diretamente, é investido no tesouro direto.

Em relação ao Banco Inter, ele possui várias opções de de investimento. Para quem está começando nesse mundo, seria uma boa opção de começar a investir?

Por fim, quero agradecer pela gama de informações presentes no fórum e a disponibilidade de todos por estarem compartilhando muitas informações.

reserva de emergência é para emergências, eu gosto de deixar o dinheiro da forma mais fácil possível pra acessá-lo, inclusive tive uns contratempos mês passado (resolvidos, ainda bem), que se não fosse minha reserva teria me complicado.

deixo em cdb, liquidez diária.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#57
@Emperor

Reserva de emergência tem que ser seus gastos atuais vezes 6.
Caso fique desempregado, isso te mantém tranquilo por 6 meses.

Se quiser mais tranquilidade, multiplique os gastos atuais por 24.

Pode fazer como o @Trglodita e deixar em CDB LD. O ruim é que não tem como usar em fins de semanas e feriados (Só permite movimentação em dias úteis).
Para reserva de emergência, o ideal é poupança mesmo. Ou deixar uma parte em CDB e outra em poupança.
Responda-o
#58
(22-03-2018, 10:56 AM)Trglodita Escreveu:
(22-03-2018, 10:49 AM)Emperor Escreveu: Bom dia amigos.

Gostaria da opinião de vocês, para quem ta começando nesse mundo de finanças, sobre a Nuconta e Banco Inter.

Minha dúvida é em relação a colocar a % de emergência, sobre o salário, na Nuconta, pois, pesquisando, vi que o dinheiro ali colocado, diretamente, é investido no tesouro direto.

Em relação ao Banco Inter, ele possui várias opções de de investimento. Para quem está começando nesse mundo, seria uma boa opção de começar a investir?

Por fim, quero agradecer pela gama de informações presentes no fórum e a disponibilidade de todos por estarem compartilhando muitas informações.

reserva de emergência é para emergências, eu gosto de deixar o dinheiro da forma mais fácil possível pra acessá-lo, inclusive tive uns contratempos mês passado (resolvidos, ainda bem), que se não fosse minha reserva teria me complicado.

deixo em cdb, liquidez diária.

(22-03-2018, 11:06 AM)NiDeW Escreveu: @Emperor

Reserva de emergência tem que ser seus gastos atuais vezes 6.
Caso fique desempregado, isso te mantém tranquilo por 6 meses.

Se quiser mais tranquilidade, multiplique os gastos atuais por 24.

Pode fazer como o @Trglodita e deixar em CDB LD. O ruim é que não tem como usar em fins de semanas e feriados (Só permite movimentação em dias úteis).
Para reserva de emergência, o ideal é poupança mesmo. Ou deixar uma parte em CDB e outra em poupança.

Galera, obrigado pelas respostas.

Sobre a reserva de emergência, já deu pra entender o propósito da mesma.

Mas o cerne da minha dúvida é sobre as ferramentas que usarei, se vocês recomendam/usam, para aplicar tal dinheiro e a divido em dois pontos:

Primeiro, Nuconta: O dinheiro nela guardado, automaticamente é investido no tesouro direto e o Nubank só cobra uma taxa em cima do rendimento gerado e não sobre o montante. Logo, creio que seja melhor que deixar em poupança.

Segundo, Banco Inter: o mesmo oferece vários serviços de investimentos, por exemplo, o que vocês indicaram, CDB.

Logo, pensei o seguinte: coloco uma parte na Nuconta (Tesouro Direto) e outra parte no Banco Inter (CDB).

Mais uma vez agradeço pela contribuição.
Responda-o
#59
(22-03-2018, 12:34 PM)Emperor Escreveu:
(22-03-2018, 10:56 AM)Trglodita Escreveu: reserva de emergência é para emergências, eu gosto de deixar o dinheiro da forma mais fácil possível pra acessá-lo, inclusive tive uns contratempos mês passado (resolvidos, ainda bem), que se não fosse minha reserva teria me complicado.

deixo em cdb, liquidez diária.

(22-03-2018, 11:06 AM)NiDeW Escreveu: @Emperor

Reserva de emergência tem que ser seus gastos atuais vezes 6.
Caso fique desempregado, isso te mantém tranquilo por 6 meses.

Se quiser mais tranquilidade, multiplique os gastos atuais por 24.

Pode fazer como o @Trglodita e deixar em CDB LD. O ruim é que não tem como usar em fins de semanas e feriados (Só permite movimentação em dias úteis).
Para reserva de emergência, o ideal é poupança mesmo. Ou deixar uma parte em CDB e outra em poupança.

Galera, obrigado pelas respostas.

Sobre a reserva de emergência, já deu pra entender o propósito da mesma.

Mas o cerne da minha dúvida é sobre as ferramentas que usarei, se vocês recomendam/usam, para aplicar tal dinheiro e a divido em dois pontos:

Primeiro, Nuconta: O dinheiro nela guardado, automaticamente é investido no tesouro direto e o Nubank só cobra uma taxa em cima do rendimento gerado e não sobre o montante. Logo, creio que seja melhor que deixar em poupança.

Segundo, Banco Inter: o mesmo oferece vários serviços de investimentos, por exemplo, o que vocês indicaram, CDB.

Logo, pensei o seguinte: coloco uma parte na Nuconta (Tesouro Direto) e outra parte no Banco Inter (CDB).

Mais uma vez agradeço pela contribuição.

O banco que vai usar indifere. Busque um que pague de preferência o máximo do CDI, o banco original por exemplo estava pagando 110% do CDI pra investimentos acima de 20k.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#60
ressuscitando o tópico

A dica que dou não fiquei muito neurótico com a porcentagem apesar que é importante, se der pra economizar 20% faça isso, se não der tenta no outro mês.
Mas o importante é gastar menos do que vc ganha, faço isso e já vai dar um salto.
As vezes consigo economizar 50% da minha renda, mas não fico me preocupando, só gasto menos que ganho sempre, tenho 30 anos e estou bem financeiramente, tenho 24 salários na minha conta, tenho mais 24 salários em empreendimento e mais uns 24 salários em investimento. Não ganho muito, tenho salário de 2k.

Mas aqui vai o pulo do gato.
Gaste menos e aumente sua renda, crie rendas extras, estou sempre comprando algo e revendendo, empreender é a melhor forma de aumentar o seu capital, pode ter certeza que vai aumentar 10x mais que investimento.
Não faça divida, evite cartão de crédito, compre tudo a vista.
Não vai ser fácil, mas também não será impossível.

Um abraço!!!
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)