Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Reserva de Emergência
#21
HaGargalhada, é que eu tô juntado grana para comprar um Ferrari Gargalhadaha...
Responda-o
#22
Eu tbm sou meio mão de vaca. Tem um banco do meu carro (que é uma carroça véia) que tem um rasgo no tecido e está escapando espuma. Aliás, estava rasgado. Mandei um silvertape e boa. Dura mais 5 anos.  Big Grin
Responda-o
#23
Eu penso que mesmo o adepto do sovina way of life, deve de vez em quando se premiar (e caso as finanças permitam) com algo que seja seu desejo, o que vai desde comer aquela gp top de 600 pilas até um show da banda que ele curta ou uma viagem, etc.

Mas óbvio, é apenas a minha opinião pessoal. Como cada escolha, ela acarreta em consequências.
Responda-o
#24
(06-10-2015, 10:25 PM)Loki Escreveu: Eu penso que mesmo o adepto do sovina way of life, deve de vez em quando se premiar (e caso as finanças permitam) com algo que seja seu desejo, o que vai desde comer aquela gp top de 600 pilas até um show da banda que ele curta ou uma viagem, etc.

Mas óbvio, é apenas a minha opinião pessoal. Como cada escolha, ela acarreta em consequências.



Eu acho que essa é uma ótima maneira de ser seguro financeiramente e ainda poder usufruir do dinheiro de maneira prazeroza. Eu por exemplo, ando de carro velho por aqui, um carro que me custa muito pouco para manter. Ai quando vou viajar pra fora, alugo carros mais caros para dirigir, pra matar meu tesão por dirigir carros legais. Nessa brincadeira já dirigi Mustang, Corvette, SUVs que custam uma cacetada aqui, etc. 


Fica mais barato do que comprar um carro caro e ter que mante-lo aqui na realidade do Brasil, por exemplo. 


O confrade citou shows. Eu dificilmente saio pra comer e nem peço comida em casa. Eu geralmente faço em casa. Pizza mesmo é uma coisa que faço em casa, até a massa. Fica mais barato, economizo um monte com comida, combustível, estacionamento, etc. Mas quando tem um show legal, que acontece só uma vez por ano (tipo Foo Fighters ou Paul McCartney) eu vou. 


Dessa maneira, economiza-se muito e ainda da pra realizar certos hobbies/plano. No meu caso eu não me considero frugal, pois gasto algum dinheiro com meus hobbies. Prefiro chamar de low profile. Gasto pouco dinheiro com coisas e mais com experiências. Só botar na ponta do lápis e ver como dá diferença.
Responda-o
#25
Eu considero GP de luxo o meu "prêmio por sovinagem", pego 1 uma vez por mês em média e gasto de 200 R$ a 300 R$ no máximo...se eu morasse em Curitiba, já teria passado o rodo em todas do 041vip Gargalhadah...
Responda-o
#26
Se eu não estivesse namorando, uma puta top de vez em quando tbm seria algo que eu consideraria na categoria "hobby". (como já fiz antigamente)
Responda-o
#27
- Um novo Up neste texto.

- Ano novo! Com ele vem o reajuste do salário mínimo em 11,6%, e junto com ele o reajuste dos preços e impostos.

- Consequentemente você também terá que reajustar sua Reserva de acordo com o seu ganho salarial.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#28
Até um certo tempo eu não dava importância pra essas coisas, tinha uma poupança e só.

Depois virei pai, ai a perspectiva muda.

Imprevistos acontecem

é sempre bom ter de 2 a 5 salários guardados na poupança.

Se uma mulher faz de tudo com um cafa e depois paga de santinha, é óbvio que ela está agindo de má fé e prejudicando alguém.
Responda-o
#29
Ótimo tópico. Eu mesmo faço isso e vou dizer que realmente vale muito a pena. Essa atitude já me livrou de muitos imprevistos. Desde cedo, eu já tinha recebido esse tipo de educação por parte dos meus pais. Agora também penso em investir parte do meu dinheiro em outros tipos de coisas que possa dar um retorno legal ( não necessariamente a curto prazo). Alguém  teria alguma dica de como eu poderia proceder?
"A evolução do homem passa, necessariamente, pela busca do conhecimento." - Sun Tzu
Responda-o
#30
(15-06-2016, 08:41 AM)John Prosbauch Escreveu: Ótimo tópico. Eu mesmo faço isso e vou dizer que realmente vale muito a pena. Essa atitude já me livrou de muitos imprevistos. Desde cedo, eu já tinha recebido esse tipo de educação por parte dos meus pais. Agora também penso em investir parte do meu dinheiro em outros tipos de coisas que possa dar um retorno legal ( não necessariamente a curto prazo). Alguém  teria alguma dica de como eu poderia proceder?

John, eu investiria no Tesouro Direto, mais precisamente no Tesouro Selic, pela relativa fácil liquidez.

Confrades, meu plano da reserva de emergência, é tb meu maior investimento. Guardar/investir 70% do salário de forma regressiva: Começa com 70% , e vai caindo à medida que o rendimento desse investimento é reincorporado. Dps explico, mas como diz o Thoth lá atrás é preciso ganhar bem ou ser o Rei da Sovinagem. Mas completamente compensador... Se nao puder 70%, puder 40%, otimo, mas use a renda pro proprio fundo.
"O auto-respeito é a raiz da disciplina; a noção de dignidade cresce com a habilidade de dizer não a si mesmo" (Abraham Lincoln)
Responda-o
#31
Ser sovina para sempre não é bom.

Melhor ser sovina quando esta no inicio, não se tem nada.
Poupar, investir e encontrar meios para ganhar mais.

Conforme ganha mais, vai diminuindo a sovinagem ao mesmo tempo que aumenta o valor que poupa.
Bode velho gosta de Capim Novo.
Responda-o
#32
(15-06-2016, 12:07 PM)destruidor Escreveu: Ser sovina para sempre não é bom.

Melhor ser sovina quando esta no inicio, não se tem nada.
Poupar, investir e encontrar meios para ganhar mais.

Conforme ganha mais, vai diminuindo a sovinagem ao mesmo tempo que aumenta o valor que poupa.


Foi o que eu disse...
"O auto-respeito é a raiz da disciplina; a noção de dignidade cresce com a habilidade de dizer não a si mesmo" (Abraham Lincoln)
Responda-o
#33
Esse post é bom demais, as percepções financeiras compartilhadas aqui para distintos perfis, são de ótimo proveito para quem quer começar a economizar.
Responda-o
#34
(22-06-2015, 08:03 PM)Diamante Escreveu: OBS: Nada impede de você aplicar este valor, sugiro o Tesouro Direto (LFT) no máximo 50% da reserva. Mas, nada impede (dependendo da sua situação em particular) investi mais do que 50%.

Estou fazendo justamente isso. Colocando 50% na poupança devido a liquidez e 50% no Tesouro Direto (LFT), já que rende praticamente o dobro da poupança.

A poupança é a primeira linha de defesa contra uma emergência, e a segunda linha de defesa é o LFT que só vou usar se a primeira estiver acabando. Big Grin
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#35
(25-10-2017, 11:09 PM)Libertador Escreveu:
(22-06-2015, 08:03 PM)Diamante Escreveu: OBS: Nada impede de você aplicar este valor, sugiro o Tesouro Direto (LFT) no máximo 50% da reserva. Mas, nada impede (dependendo da sua situação em particular) investi mais do que 50%.

Estou fazendo justamente isso. Colocando 50% na poupança devido a liquidez e 50% no Tesouro Direto (LFT), já que rende praticamente o dobro da poupança.

A poupança é a primeira linha de defesa contra uma emergência, e a segunda linha de defesa é o LFT que só vou usar se a primeira estiver acabando. Big Grin

sugiro ao invés da poupança um cdb do seu banco msm, msm liquidez, rendimentos muito superiores atrelados ao cdi, dependendo do valor vc consegue um bom rendimento, mas garantido que é melhor que a poupança msm pagando IR.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#36
(25-10-2017, 11:09 PM)Libertador Escreveu:
(22-06-2015, 08:03 PM)Diamante Escreveu: OBS: Nada impede de você aplicar este valor, sugiro o Tesouro Direto (LFT) no máximo 50% da reserva. Mas, nada impede (dependendo da sua situação em particular) investi mais do que 50%.

Estou fazendo justamente isso. Colocando 50% na poupança devido a liquidez e 50% no Tesouro Direto (LFT), já que rende praticamente o dobro da poupança.

A poupança é a primeira linha de defesa contra uma emergência, e a segunda linha de defesa é o LFT que só vou usar se a primeira estiver acabando. Big Grin


Confrade, uma sugestão.

Para questão do resgate a qualquer momento, existem muitos bancos privados médios que oferecem (como o @troglodita falou) a opção de liquidez diária. Não menos do que 100% do CDI!
A poupança, agora que a taxa juros está inferior a 8,5%, rende 70% da SELIC... o CDI é uma taxa que acompanha a SELIC, portanto a grosso modo, podemos dizer que o rendimento é 30% maior (um pouco menos, devido ao IR).

A questão do imposto de renda, cai para 15% se manter o investimento superior a 720 dias, como o colchão de segurança não é um dinheiro que provavelmente será movimentado no curto prazo (eu espero que não), então deixar na poupança é perder dinheiro.

Quanto aos investimentos de médio longo prazo, ainda ficaria com os bancos médios. Investir no tesouro direto requer intermediação financeira o que acaba onerando um pouco seus rendimentos, já os bancos, normalmente não cobram NADA (tarifa zero), pelo fato das contas serem online. 
As modalidades são similares as Letras, notas do tesouro, na pratica só muda o nome e a rentabilidade é maior.
"Paulistarum Terra Matter..."
Responda-o
#37
Obrigado pelas dicas, vou dar uma pesquisada nisso.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#38
No banco inter está CDI 99% com liquidez diária, o mínimo é R$ 500,00 acho que vou deixar meu rico dinheirinho ali enquanto estudo mais.

Preciso de alguma coisa que me faça ganhar R$ 15,00 mensais pra pagar a corretora Yaoming
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#39
Banco Original ou então Sofisa Direto, a partir de R$ 1,00 (hum real, isso mesmo).

100% do CDI, sem tarifa! Liquidez diária.
"Paulistarum Terra Matter..."
Responda-o
#40
Tudo isso é medo?

A reserva financeira tem que ser aportada no mercado acionário, de forma diversificada para minimizar os riscos. Nos últimos 40 anos a bolsa norte-americana teve um desempenho médio de 12% a. a., então porque ter medo disso com uma enorme amostragem como essa?

A vantagem é que além dos juros compostos haverá pagamento de dividendos, e a liquidez da bolsa não deixa a desejar e vendas acima de 20 mil por mês pagam imposto que é só 15%. Bolsa só é arriscado para quem é ignorante, por favor não tenham medo da bolsa e parem de sustentar políticos comprando títulos públicos ou agiotas banqueiros emprestando dinheiro pra eles por merreca.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)