Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[Livro] Arrume a Sua Bagunça e Transforme a Sua Vida (2016)/ Kingston, Karen
#1
[Image: woman-in-blue-bikini-1007709.jpg]
Photo by VisionPic .net from Pexels


Introdução

Um tratado prático sobre a bagunça.

Leitura essencial sobre o tema.



B - Lições

1 - Bagunça 

Bagunça é energia estagnada. Enquanto a pessoa está pondo em ordem seu mundo exterior, mudanças também ocorrem no âmbito interior - ao mudar sua casa você também muda as possibilidades de sua vida.

Citação:
"Tudo o que é material é apenas energia em transição. Você pode pensar que possui uma casa ou que tem dinheiro no banco, mas o fato é que não é dono sequer do corpo cm o qual você se põe de pé. Ele é emprestado do planeta e, depois de expirado seu tempo, ele será automaticamente reciclado e reaparecerá sob uma forma diferente, sem você."


2 - Categorias de bagunça

  • coisas que você não usa e de que não gosta - quando sua casa está cheia de coisas de que você gosta ou das quais faz bom uso, isso se torna uma fonte inacreditável de apoio e de progresso
Citação:
  • Não se contente em dar a si mesmo o segundo lugar entre os melhores. Quando você se educa dando a si mesmo o melhor que pode, esse sinal será transmitido e também atrairá o melhor em outras áreas de sua vida. Se estiver com dificuldades financeiras e se estiver apenas "se virando" com a maior parte das coisas que possui, ame-as, seja grato pelo que tem e anime-se com  o pensamento de que logo criará recursos para substituí-las por coisas que o inspirem mais.
  • coisas que estão desarrumadas ou desorganizadas - são coisas que não tem lugar definido ou que têm, mas foram retiradas dele e ficaram misturadas a todo o resto
  • muitas coisas num pequeno espaço - a solução é mudar-se para um lugar maior ou livrar-se de grande parte de suas coisas
  • qualquer coisa inacabada - qualquer coisa inacabada, seja física, mental, emocional ou espiritual, deixa em desordem sua psique. Quando você promete a si mesmo que consertará algo, mas o faz, você perde ainda mais energia e vitalidade.
3 - Como a bagunça afeta você
  • pode fazer você se sentir cansado e letárgico
  • pode retê-lo psicologicamente no passado
  • pode afetar negativamente seu peso
  • pode impedir que você pense com clareza e perder o foco
  • pode alterar a maneira como as pessoas te tratam
  • pode fazer você adiar projetos e ambições, além de custar caro
  • pode causar desarmonia nos seus relacionamentos
  • pode deixá-lo envergonhado

Citação:
"A função do dinheiro não está em tê-lo; ele tem que ser usado. A principal razão para gerar dinheiro é comprar experiências. Você quer chegar ao fim da vida com sua conta bancária zerada, olhar para trás e dizer: 'Meu Deus, olhe a imensa pilha de experiências que acumulei', pois nenhuma de suas lembranças se perderá". (Stuart Wilde)

4 - Localize e elimine a bagunça na sua vida


A bagunça pode estar:
  • em cômodos da sua casa: sala de estar, quarto, banheiro etc

  • em móveis: carro, gavetas, prateleiras, armários etc

  • em acessórios: bolsas, carteiras, bolsos etc 

  • em outras coisas: papeis, murais, computador (bagunça virtual), etc.

  • em outros aspectos: seu corpo, seus hábitos, sua mente, suas emoções etc

Elimine a bagunça:
  • As coisas devem ter um lugar próprio e estar sempre no mesmo lugar

  • Itens do mesmo grupo devem ser armazenados juntos (todas as fotos juntas, todos os documentos juntos, etc.)

  • Não acumule objetos e roupas que não são usados

  • Não compre por impulso coisas que não terão utilidade - pense duas vezes antes de comprar e, se comprar: quando alguma coisa nova entra em sua casa ou escritório, alguma coisa velha sai

  • Armazene todos os seus pertences de maneiras lógica, para que fique fácil guardá-los quando não se precisa mais deles


5 - A desordem dos papéis

    Livros - para a maioria das pessoas uma ou duas estantes bastam. Acrescente alguns livros de referência que você usa no dia a dia, dê-se ao luxo de possuir alguns outros livros simplesmente porque gosta deles ou porque gosta de sua relação com ele, e se desfaça do restante. (Obs. minha: a autora perdeu uma ótima oportunidade de indicar o uso de livros eletrônicos e do kindle)
  • Revistas, jornais e recortes - se você guardar recortes, crie um sistema de arquivamento para eles e mantenha-os atualizados. Faça triagens periódicas e livre-se de informações que não tenham mais validade. Se voê tem uma pilha de recortes à espera de arquivamento estabeleça um prazo razoável para fazer isso (digamos, até o final do mês) e se não forem organizados até então: doe para conhecidos ou estabelecimentos como asilos, hospitais, consultórios etc.
  • Objetos de valor sentimental - Conserve o melhor e jogue fora o restante.
Citação:
  • Se tiver particular afeto por coisas que remontam a seus anos de tenra infância: fotografe-as para a posteridade e, então, desfaça-se delas. As fotos reterão para sempre essas memórias cheias de afeto e poderão ser guardadas numa pequena fração do espaço que os objetos ocupavam.
  • Fotos - conserve apenas aquelas que o fazem sentir-se bem e desfaça do resto.
  • Escrivaninha ou Mesa de Trabalho - manter somente o que é de fato essencial, como um computador, um telefone, uma caneta, um bloco de anotações. Materiais suplementares, tais como grampeadores, furadores, clipes para papel, bichinhos de pelúcia, saquinhos de bala, e assim por diante, podem ocupar uma prateleira vizinha ou gaveta da escrivaninha
  • Desordem Virtual - delete os arquivos antigos que estão entulhando seu computador ou guarde-os num sistema externo de armazenamento de informações. Depois reorganize o sistema de arquios do PC.
Citação:
  • Mesmo que não custe muito aumentar a capacidade de armazenamento de seu computador e ela aumente exponencialmente a cada ano, isso não é tão necessário assim: invista em um sistema que tenha só a capacidade de que você precisa e desenvolva ferramentas de busca para que possa encontrar o que quer quando necessário.
    Emails - desative qualquer dispositivo pra avisá-lo a chegada de um novo e-amil e nunca verifique os seus e-mails logo de manhã cedo: só verifique à tarde.
  • Outras sugestões:
Citação:
  • Adquira o hábito de descartar impiedosamente tanta papelada supérflua quanto possível
  • nunca anote mensagens para si mesmo em pedaços soltos de papel. Mantenha-as todas em um caderno e, de tempos em tempos, transfira as informações importante para o celular ou computador
  • Use o quadro de avisos somente para assuntos que estão em andamento



6 - Bagunça no uso do tempo
Citação:
Citação:
  • "Se todas as máquinas e utensílios que mantemos ao nosso redor realmente economizassem tempo, haveria mais tempo disponível para nós hoje que em qualquer época da história. Mas, curiosamente, parece que temos ainda menos tempo do que alguns anos atrás. É de fato muito divertido ir a algum lugar em que não haja eletricidade, porque, quando você faz isso, você acha que tem tempo de sobra. Em outros lugares, você está muito ocupado trabalhando para pagar as máquinas que o ajudam a poupar tempo, de modo que não tenha que trabalhar tanto". (Benjamin Hoff)

Citação:
Priorização como prática diária - A vida só funciona se você estabelecer suas prioridade primeiro e depois encaixar o resto em torno delas:


Citação:
Citação:
  1. Faça todos os dias uma lista de "coisas a fazer"
  2. Dê prioridade a tudo o que estiver nessa lista
  3. Resolva as coisas seguindo uma ordem decrescente de resultado e nada de adiamentos


7 - Elimine a desordem no seu corpo

  • Limpeza do Cólon - faça semestralmente com a ajuda de um médico ou fitoterapeuta

  • Ingestão e excreção - se você usa uma privada do tipo ocidental, quando for cagar sente-se com o corpo ereto e levante os braços bem acima da cabeça - isso abre o trato intestinal de uma maneira semelhante à posição agachada.

  • Jejum - faça ao final de meses de trabalho intenso e depois da limpeza do cólon. Espirulina ajuda bastante a eliminar a fome. Comece nos primeiros dias com sucos de frutas frescas e espirulina ou hortaliças frescas e orgânicas e água pura. Diminua gradativamente a quantidade de alimentos até poder ingerir apenas água.

  • Rins - melhor ingerir líquidos cerca de meia hora antes de comer e esperar cerca de uma hora e meia ou duas horas depois de comer antes de fazê-lo novamente para não diluir os sucos digestivos

  • Pulmões - a respiração correta não é aquela superficial da parte superior do tórax, mas a profunda, a partir do diafragma, que permite aos órgãos internos serem massageados a cada respiração.

  • sistema linfático - faça caminhadas, natação, exercícios suaves, saltos e trampolim e escovação seca da pele. Evite roupas apertadas.

  • pele -  tome saunas ou banhos turcos. Evite o uso de tecidos sintéticos (látex, náilon, poliéster e outros) e use tecidos naturais como algodão puro (o melhor) e tecidos de linho, seda e lã (bons) e evite lavá-los com sabão biológico, cujos resíduos são absorvidos pelos poros. Faça escovação seca pela manhã diariamente, antes do banho, sempre escovando em direção ao coração e use uma escova de cerdas naturais (encontrável em lojas de produtos naturais).

8 - Elimine a desordem mental e emocional

  • Pare de se preocupar
  • não deixe pontas soltas
  • coloque os relacionamentos em dia
  • não carregue mágoas: perdoe e siga em frente
  • libre-se de amigos pouco confiáveis
  • etc


C - Conclusão 

Citação:
A eliminação da bagunça em todas as suas formas ajuda a restaurar a clareza e a simplicidade. Quando você mantém a sua volta apenas coisas de que precisa para esta jornada pessoal, em vez de se sobrecarregar com coisas que entulham seu caminho e sua volt para Casa, torna-se muito mais fácil se conectar a seu caminho espiritual. E quando você tiver a sensação de paz e de propósito que vem com isso, nunca mais vai setor necessidade de viver na bagunça novamente.


Ler é vida.

Grande abraço!
Responda-o
#2
(05-02-2020, 05:56 PM)Scant Escreveu: 3 - Como a bagunça afeta você
  • pode fazer você se sentir cansado e letárgico
  • pode retê-lo psicologicamente no passado
  • pode afetar negativamente seu peso
  • pode impedir que você pense com clareza e perder o foco
  • pode alterar a maneira como as pessoas te tratam
  • pode fazer você adiar projetos e ambições, além de custar caro
  • pode causar desarmonia nos seus relacionamentos
  • pode deixá-lo envergonhado

É exatamente assim que me sinto com a bagunça.
Responda-o
#3
(26-05-2020, 01:08 PM)Gordo Escreveu:
(05-02-2020, 05:56 PM)Scant Escreveu: 3 - Como a bagunça afeta você
  • pode fazer você se sentir cansado e letárgico
  • pode retê-lo psicologicamente no passado
  • pode afetar negativamente seu peso
  • pode impedir que você pense com clareza e perder o foco
  • pode alterar a maneira como as pessoas te tratam
  • pode fazer você adiar projetos e ambições, além de custar caro
  • pode causar desarmonia nos seus relacionamentos
  • pode deixá-lo envergonhado

É exatamente assim que me sinto com a bagunça.

Eu idem
Responda-o
#4
Tópico absolutamente fantástico.

É o que justamente estou fazendo nestes últimos dias. Tenho procurado organizar meu quarto com o objetivo de deixá-lo o mais enxuto possível.
Esse texto é robusto e vai ajudar demais no aumento da produtividade! Obrigado, confrade.
Responda-o
#5
(27-05-2020, 06:43 PM)Goldfinger Escreveu: Tópico absolutamente fantástico.

É o que justamente estou fazendo nestes últimos dias. Tenho procurado organizar meu quarto com o objetivo de deixá-lo o mais enxuto possível.
Esse texto é robusto e vai ajudar demais no aumento da produtividade! Obrigado, confrade.

Estou fazendo o mesmo. Uma organização geral das coisas em todos os níveis, incluindo gavetas e arquivos digitais. Tudo no seu lugar exato e assim que termino de usar coloco de volta no devido lugar. Dá pra perceber que isso dá uma paz mental grande. As coisas bagunçadas como estavam antes estavam me causando stress e me atrapalhando a correr atrás de outras coisas como se fosse um freio de mão puxado.

Já tem algumas semanas que estou fazendo essa organização geral e esse tópico veio na hora certa pra ajudar com tudo isso.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#6
(27-05-2020, 06:43 PM)Goldfinger Escreveu: Tópico absolutamente fantástico.

É o que justamente estou fazendo nestes últimos dias. Tenho procurado organizar meu quarto com o objetivo de deixá-lo o mais enxuto possível.
Esse texto é robusto e vai ajudar demais no aumento da produtividade! Obrigado, confrade.

valeu!

se tiver paciência, faz um tópico narrando sua experiência

isso pode ajudar outros foristas
(28-05-2020, 10:57 AM)Libertador Escreveu:
(27-05-2020, 06:43 PM)Goldfinger Escreveu: Tópico absolutamente fantástico.

É o que justamente estou fazendo nestes últimos dias. Tenho procurado organizar meu quarto com o objetivo de deixá-lo o mais enxuto possível.
Esse texto é robusto e vai ajudar demais no aumento da produtividade! Obrigado, confrade.

Estou fazendo o mesmo. Uma organização geral das coisas em todos os níveis, incluindo gavetas e arquivos digitais. Tudo no seu lugar exato e assim que termino de usar coloco de volta no devido lugar. Dá pra perceber que isso dá uma paz mental grande. As coisas bagunçadas como estavam antes estavam me causando stress e me atrapalhando a correr atrás de outras coisas como se fosse um freio de mão puxado.

Já tem algumas semanas que estou fazendo essa organização geral e esse tópico veio na hora certa pra ajudar com tudo isso.

ajuda a otimizar a vida
Responda-o
#7
para inspirar o pessoal:

https://manualdousuario.net/home-office-...rodrigues/
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)