Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Reconhecimento Facial Obrigatório nas redes sociais
Comissão aprova projeto que torna obrigatório o reconhecimento facial para acessar redes sociais

"A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que altera o Marco Civil da Internet para tornar obrigatório o reconhecimento facial do usuário no acesso a redes sociais.
O autor, deputado Jorge Goetten (Republicanos-SC), argumenta que o objetivo da medida é fortalecer a segurança das contas e combater a disseminação de perfis falsos, que, segundo ele, são frequentemente associados a episódios de difamação, assédio, bullying virtual e golpes financeiros em redes sociais.
Foi aprovado o substitutivo do relator, deputado Alex Manente (Cidadania-SP), ao Projeto de Lei 1380/25. A principal alteração estabelece que a verificação facial deverá ser feita via sistema operacional e não pelos provedores de redes sociais, como previa a proposta inicialmente.
Segundo Manente, a redação original resultaria na criação de bancos de dados biométricos pelas próprias redes sociais. “Isso poderia resultar em um sistema fragmentado, de difícil fiscalização e com alto potencial de vulnerabilidade no tratamento de dados biométricos”, disse o relator. “Ao centralizar a autenticação em sistemas operacionais, a responsabilidade é atribuída a empresas com capacidade técnica consolidada em segurança da informação.”
Pelo novo texto, o provedor de sistema operacional (Android, IOS) deverá exigir reconhecimento facial para o cadastro de usuários, utilizando tecnologia que assegure a correspondência entre o rosto e a foto em documento oficial. Usuários que não fizerem o recadastramento em até um ano após a lei entrar em vigor, terão a conta bloqueada.
O substitutivo também atualiza o Marco Civil da Internet ao definir claramente “dados biométricos” e “reconhecimento facial”, alinhando o texto à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Próximas etapas
A proposta será ainda analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, o texto deve ser aprovado pela Câmara e pelo Senado."

https://www.camara.leg.br/noticias/12108...s-sociais/

Considerando que tudo que prejudique a população passe direto pela nossa Câmara e Senado, não tardará muito para termos essa lei.
Responda-o
É a máquina de supressão da verdade a todo vapor.

"O Grande Irmão está de olho em você."

Responda-o
Trabalho no ramo da Segurança da Informação, e está uma palhaçada essa moda de solicitar reconhecimento facial pra tudo. Eu mesmo já deixei de fazer diversas coisas por causa dessa obrigação. E vai contra todo o protocolo de segurança.

Uma vez solicitei um banco digital para mudar o número de telefone por erro do próprio sistema deles, por fim, a atendente me solicitou o "bendito" Reconhecimento Facial. E o pior: Foto com o documento em mãos. Na mesma hora solicitei o cancelamento da conta. Yaoming
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
Se eu estivesse diante disso alguns anos atrás, seria contra.

Hoje, entendo que fakes podem tornar uma alguém relevante ou acabar com a vida de uma pessoa.

Sei que existe um pressuposto autoritário no projeto, de controle sobre a população, mas já somos controlados do mesmo jeito. Já estamos em 1984.

Acho que quem quer se esconder tem que ir pra deepweb, a surface tem que ser regulamentada e fiscalizada mesmo.
Responda-o
(31-10-2025, 03:59 PM)Crispim Soares Escreveu: Se eu estivesse diante disso alguns anos atrás, seria contra.

Hoje, entendo que fakes podem tornar uma alguém relevante ou acabar com a vida de uma pessoa.

Sei que existe um pressuposto autoritário no projeto, de controle sobre a população, mas já somos controlados do mesmo jeito. Já estamos em 1984.

Acho que quem quer se esconder tem que ir pra deepweb, a surface tem que ser regulamentada e fiscalizada mesmo.

Eu discordo deste seu ponto.

O Brasil não é um país civilizado, e não existe liberdade de opinião neste lugar. Se alguma opinião divergir muito do que agendas seguidas no país, a pessoa é destruída mesmo sendo inocente e honesta(e este perfil de indivíduo é o mais perseguido). Muitos membros importantes deste fórum seriam destruídos financeiramente e fisicamente, inclusive por familiares, se usassem o perfil real.
Acho muito temeroso expor ideias em qualquer meio digital no Brasil que tenha seu perfil real se for ir contra o sistema.

Quem irá regulamentar e fiscalizar serão o pior tipo de seres humanos que vivem neste país, e não existirá justiça ou misericórdia.
Responda-o
(07-11-2025, 02:38 PM)Juquinha Escreveu:
(31-10-2025, 03:59 PM)Crispim Soares Escreveu: Se eu estivesse diante disso alguns anos atrás, seria contra.

Eu discordo deste seu ponto.

O Brasil não é um país civilizado, e não existe liberdade de opinião neste lugar. Se alguma opinião divergir muito do que agendas seguidas no país, a pessoa é destruída mesmo sendo inocente e honesta(e este perfil de indivíduo é o mais perseguido). Muitos membros importantes deste fórum seriam destruídos financeiramente e fisicamente, inclusive por familiares, se usassem o perfil real.
Acho muito temeroso expor ideias em qualquer meio digital no Brasil que tenha seu perfil real se for ir contra o sistema.

Quem irá regulamentar e fiscalizar serão o pior tipo de seres humanos que vivem neste país, e não existirá justiça ou misericórdia.

Não sei de mais nada irmão.

A modernidade é tão caótica que a previsão do Orwell, na minha opinião, se mostra cada vez mais visionária.

Sabe por quê?

Uma hora algum grupo político muito forte vai assumir o poder e vai convencer todos de que o caos só será resolvido com uma regulação massiva na vida particular das pessoas.

Os valores se perderam completamente: família não vale mais nada, amizade não vale mais nada, não existe mais honra e virtude. Tudo que existe é o "eu" em detrimento de tudo, e que se foda o resto; que se atropele tudo que há pela frente para que o "eu" e as satisfações pessoais sejam nutridas.

Citação:"Não existirá justiça e misericórdia"

Bro, essa porra já foi pro limbo faz muito tempo...
Responda-o

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 2 Visitante(s)