À época eu acabei não dando meus centavos de contribuição para o tema proposto pelo Callahan.
Para tanto, vou aproveitar que o confrade acima desenterrou o tópico e fazer um breve comentário sobre adquirir o hábito da leitura, apesar de que contribuições completas já foram postadas aqui.
Eu acredito que o pilar principal para pegar gosto de ler é começar com livros simples e em temas do interesse do camarada.
Uma trilogia (de cinco livros
) que me ajudou demais a tomar gosto foi o Guia do Mochileiro das Galáxias. O volume 1 (todos são curtos, mas vou falar só das características do primeiro) é simples, engraçado, curto e a história é excelente, prende demais o leitor. Uma excelente ficção científica. Nisso o camarada vai querer ler os próximos volumes, depois obras semelhantes, e aí pronto. Quando menos esperar, já estará lendo os grandes clássicos atemporais da literatura.
Outro exemplo que posso dar: Bukowski. O primeiro livro que li dele foi Misto Quente. Gostei tanto que li todos os romances que ele escreveu e mais uns 3 ou 4 livros de contos avulsos. Isso me levou à literatura russa (pelo tom melancólico e solitário da escrita). Li Tolstóil, Dostoiévski, e por aí vai.
O que eu acho contraproducente é o camarada querer adquirir o hábito da leitura e já de cara mandar um Vidas Secas, Memórias Póstumas de Brás Cubas, O Cortiço, e por aí vai... não há quem aguente.