The following warnings occurred:
Warning [2] count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable - Line: 895 - File: showthread.php PHP 7.2.34 (Linux)
File Line Function
/showthread.php 895 errorHandler->error




Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
O Ser Homem: Nobreza
#1
Desde os primórdios da civilização existe algum tipo de hierarquia social que diferencia um ser humano do outro, essa hierarquização da sociedade é baseada no poder que certa pessoas ou grupo tem acima de outra, seja ela politica, militar, religiosa, econômica etc. Não falarei da vida social no que tange ao todo, ou seja, o coletivo e sim de algo mais individual e seus de concepção mais profundo que é realmente o que difere um homem do outro.

Levando em conta o nosso caos social em que os homens¹ perderam seus valores, suas essência a perda do sentido maior da vida, essa perca pode ter derivado pela falta de referêncial de um homem superior, ou seja, no homem ideal, houve uma mudança drástica no ideário masculino, todos concepções de virilidade, bravura, patriotismo foram perdidas, claro vivemos em um mundo mais civilizado, “sem guerras²” o que não é nada ruim, mas com isso se perdeu também esses valores que eram tanto requisitadas.

[Image: charles-martel-halting-the-moorish-everett.jpg]
Carlos MARTEL, o Homem que liderou para a salvação do ocidente


A formação do caráter de um homem tem como base um ideário, aquilo que eu quero ser, esse referência muitas vezes é obtida pelo reflexo da presença masculina e feminina na família desde sua criação, ao tirar um dos dois elos está base de formação é quebrado gerando inúmeros impactos na vida de uma criança. Para os gregos e romanos, bem como se observa em outros tempos e histórias, o caráter de um homem era formada pela idealização do guerreiro que detinha inúmeras qualidades, mas o objetivo central era ganhar a honrar, que era declarada com a exaltação do mesmo pela sociedade em que ele vivia, para tanto ele devia se entregar a morte e vence-la, ir e enfrentar o desconhecido. A arete³ para os gregos é a elevação máxima de individualidade em que a gloria mundana era imprescindível, mas a busca principal era a imortalidade, ir para juntos dos deuses e ser imortalizados com as constelações.

[Image: 991556d4ef7c1222afe3ea54add2a2eb.jpg]
Constelação de Orion

Para mim como cristão a imortalidade é a busca suprema de elevação humana, bem como estar próxima do criador de tudo, a terra é passageira a eternidade não, o que não aniquila de eu querer o melhor desta terra, afinal fomos criado para o bem e não para o mal.

Após a formação do caráter do homem irá se diferenciar do outro através da nobreza. Nobreza posso dizer ser a elevação máxima da beleza, e não digo beleza somente no sentido de boniteza e sim de algo mais superior a isso como o criador de algo, o que quero dizer é, muitas vezes valorizamos mais a criação que o Criador, obviamente a criação é o reflexo da nobreza do criador, logo, quem consegue criar uma obra de arte por exemplo, é nobre porque detém o poder da criação. E os casos são diversos de homens que buscaram a Nobreza no que faziam como por exemplos, Michelangelo, Ramanujan, Santos Dumont, Dostoiévski, beethoven, ou qualquer homen que dar seu melhor para conquistar algo que ele almeje que para isso levaria tempo, espera, perca, ganho e ao todo e final a Maestria naquilo.

Hegel, na afirmação da definição da estética e beleza diz: "O belo artistico é superior a da natureza,  pois  a beleza artistica é beleza criada e re-criada pelo espirito, e a superioridade do belo artistico sobre a beleza da natureza guarda proporção com a superioridade do espiríto..."⁴ 

Assim, ele acredita que a beleza artistica seria superior a natural, o que discordo em partes, pois o mesmo desconsidera o fato com tal afirmação a existência de outro ser superior a nós, entretanto, é observavél que a beleza gerada também é tão digna da natural, pois o Homen é reflexo do meio, e a priori do meio é natural. 

A nobreza pode ser alcançada de várias formas basta buscar a perfeição (ideário) de algo e tentar ficar o melhor naquilo. Uma coisa que há de se observar é que nós (aqueles que buscam o desenvolvimento pessoal) temos essa característica de nobreza por ter um ideário de um homem superior, ou seja buscamos o melhoramento de nós mesmo.

Então a beleza aqui é definida como caráter, e caracter é a definição ou natureza do Ser, assim o Homen deve moldar suas caracteristicas com a busca maxima do aprimoramento através da potência, essa que é um caracteristica masculina que devemos ter, a explicação da potência poderia ser de biológica, psicológicas ou até mesmo divina. Mas nesse caso poderia definir potência como a atitude mental e/ou fisíca que tem o poder de ação, criação e resistência.

É a nobreza que lhe dará o diferencial, lhe tirará da mediocridade, para tanto deve-se eliminar todo tipo de mediocridade da sua vida, pessoas inúteis, coisas inúteis, deve-se dedicar e aprender algo que você seja realmente bom,⁵ o ideal é ser bom em algumas coisas e saber muitas outras, quanto mais souber melhor, deve ser forte fisicamente e interiormente (emocional), deve ser racional e saber lidar com os problemas com maestria, procure ter poder, seja econômico, militar, politico, intelectual, só não queira ser só mais um, quer ser grande junte-se com os grandes se não encontrar busque dentro de si, poucos alcançaram tal nobreza e a cada dia ela vai se perdendo, só nos resta busca nossa excelência, o mundo está descendo uma ladeira e no final há um precipício, eu escolhi ver a coisa rolando e me salvar dela, e você vai junto ou não ?

Força e honra!



Notas:
Spoiler Revelar
¹quando digo homem, cito literalmente o ser masculino.
² Claro vivemos em uma guerra e isso ocorre diáriamente, principalmente no Brasil que ocorre uma guerra não declarada, mas não vivemos como outrora a saber no século XX para trás.
³Ler o livro: Paídeia - A formação do homem grego
⁴ Tradução minha feita do livro escrito em Espanhol: Lecciones sobre la estética - G.W F. Hegel
⁵ Claro que você não vai tirar 100% qualquer tipo de besteirol em sua vida, saiba dosar as coisas.

                Passei, vi e, ao contrário deles, venci.
Responda-o


Mensagens neste Tópico
O Ser Homem: Nobreza - de Bastardo - 19-01-2023, 03:13 PM
RE: O Ser Homem: Nobreza - de Gorlami - 19-01-2023, 05:05 PM
RE: O Ser Homem: Nobreza - de Bastardo - 19-01-2023, 06:32 PM
RE: O Ser Homem: Nobreza - de Gorlami - 19-01-2023, 08:08 PM
RE: O Ser Homem: Nobreza - de Bastardo - 19-01-2023, 08:23 PM
RE: O Ser Homem: Nobreza - de Penoso - 19-01-2023, 08:54 PM
RE: O Ser Homem: Nobreza - de Gorlami - 19-01-2023, 09:05 PM
RE: O Ser Homem: Nobreza - de Vital - 19-01-2023, 08:02 PM

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)