Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
A IMPORTÂNCIA FUNDAMENTAL DA LITERATURA!
#4
(29-12-2022, 09:09 AM)Wild Escreveu: Confra, agradeço os trechos, eles fizeram me lembrar pela qual motivo continuo lendo, estudando, escrevendo. O Olavo pode não ter sido o melhor escritor que já tive pude ler, mas foi um dos que melhor me deu direção na formação intelectual. 

Enquanto quase tudo que sai hoje escrito é basicamente a lógica binária e reductionista marxista de opressor e oprimido, ou besteirol similar, ele me abriu os horizontes para bem mais, um mundo muito mais complexo e interessante.

Para uma verdadeira formação intelectual ao invés de uma simples "educação" que diz promover liberdade, mas na verdade promove a prisão da consciência nas ideologias vigentes. Ele foi um dos caras que me mostrou que a gente pode ser atemporal, muito além da picuinha diária, não só um fruto do seu tempo, mas um fruto de toda a história da consciência humana. 

Independente do que digam aqui, continue a ler e a incentivar os outros também. Há correntes anti-intelectuais correndo mundo a fora e por incrível que pareça até aqui dentro (sob um suposto pragmatismo como pretexto) , que subestimam ou julgam a leitura desnecessária. Não caia nessas armadilhas. Vá na onda do pessoal do Clube do Livro e pegue recomendações lá.

Há inúmeros boas coisas pra se ler, por isso vou alfinetar o @A6M Zero um pouco. Sim, Olavo está longe de ser o melhor escritor de todos os tempos, mas é um ótimo ponto de partida. Jardim das Aflições é uma obra-prima, Olavo é o cara que consegue ser super culto, mas também popular e acessível, seus textos tem muitas camadas do latim clássico ao palavrão crasso. 

Na minha visão o principal legado do velho não é o que ele deixou de livro escrito, mas sim seus artigos e aulas e com elas inúmeras indicações de outros livros e autores incríveis.

Leiam Olavo ou não, mas leiam, caros confras. Ler não ter contra indicação.

Força e honra,

Muito obrigado pelo seu comentário caro amigo @Wild foi o que aconteceu comigo ao descobrir o Olavo, ele me fez a amar a verdade, e possibilitou um amplo caminho para a vida intelectual verdadeira que comecei agora a trilhar.
E eis que finalmente compreendi o que o apóstolo queria dizer com o:
 - "Justo Viverá pela Fé!"
Responda-o


Mensagens neste Tópico
RE: A IMPORTÂNCIA FUNDAMENTAL DA LITERATURA! - de Euvoltarei - 29-12-2022, 01:08 PM

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)