Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
O FIM DAS NAÇÕES - Documentário BRASIL PARALELO
#16
(16-02-2021, 12:25 PM)gRILO Escreveu:
(16-02-2021, 09:32 AM)jopevas Escreveu: O documentário mostra bem que o excesso de liberdade, pode acabar por prejudicar, pois ao mesmo tempo que dá vozes às pessoas de bem, também dá vozes em exagero aos insanos.

Antigamente, a liberdade vinha, inicialmente com o primeiro carro, e depois quando passasse a morar longe dos pais, com o próprio dinheiro, o que necessariamente te fazia sair cedo de casa e aprender a se virar sozinho.

Hoje, um celular e um login no youtube e instagram, te fazem liberto. E os jovens passaram a se acomodar por conta disso. Passaram a ter informações em exagero com base nas experiências dos outros, sem viver e sem sentir na pele como é a realidade lá fora.

Como aquele velho ditado: socialista de iphone. Os pais compram tudo que podem e transformam seus filhos em mimados, ainda que não queiram.

Qual a razão de sair da casa dos pais aos 18? Tem tudo financiado pelo papai, inclusive faculdade e depois disso, uma mesada até arranjar um emprego.

Não só nos EUA, mas nos países ocidentais sub e desenvolvidos em sua grande maioria, os jovens deixaram de ter uma vida própria. Se a nossa geração já era perdida, imagina essa nova geração. Querem muita voz e pouco suor. Querem opinar sobre tudo como se fossem os donos da razão, sem nunca ter trabalhado. Sem abdicar um feriadinho com os amigos para trabalhar. Sem abdicar uma baladinha com os putedos, para estudar gestão e empreendimento.

Os valores mudaram. Os países que se mantiveram em sistema ditatorial, sem levar a nação à falência, como é o caso da China, passam a expandir. Hábitos rígidos, disciplina. Um enorme povo já tem.

Talvez se o Brasil tivesse se mantido em regime ditatorial, poderia surfar na onda agora. Mas de fato, a liberdade em exagero mais prejudicou que ajudou.

Cara, achei que você falou bonito e concordo com você. Mas tenho que discordar em algumas coisas.

Eu acredito que esse negócio de "Liberdade demais atrapalha" é complexo.

Eu acho que ninguém em nenhum lugar do mundo gosta de ser controlado por outra pessoa, de não poder fazer oque quer.

Para mim, a decadência dos EUA está muito mais atrelada ao distanciamento da cultura que levou o país a ser a melhor nação do mundo.

Cultura esta que está muito ligado a cultura Judaico-Cristã. 

Sim a Liberdade tem sua culpa nisso, mas não acredito que se fosse uma ditadura teriamos o país que eles tem hoje.

Sobre a China estar dando certo. Eu acredito que eles estão passando por um experimento, e só o tempo dirá se realmente dá certo.

Todas as ditaduras até hoje algum dia implodiram.

Muito se fala da China ser o novo "EUA" mas a pergunta é, alguém quer ir morar lá? As melhores mentes continuam indo para os EUA.

Agora sobre essa nova geração é complicado.. porque toda nova geração é pior que anterior, mas a verdade que não é.

A verdade que quase ninguém quer ser teletransportado para 1990, 80.. 1800... porque a vida era dura, dificil, sangrenta.

Óbvio que em proporação hoje tem muito vagabundo por aí.. mas tem muito empreendedor também.

Muito mais do que tinha a 20 anos atrás..

Mas para mim está muito claro que essa proporção de vagabundos, socialistas de iphone está diretamente ligado com o afastamento da cultura cristã.

Que prega o Auto-Controle sobre si mesmo, o não pesar o próximo, todos os valores que fez o EUA se tornarem a melhor nação do mundo.

Doistovsky já dizia "Descobri que o Mal do homem se dá pelo afastamento da presença de Deus"




Último discurso de Martin Luther King antes de morrer.

Esse carai aí não poderia ter feito oque fez, se os EUA fossem uma ditadura.. até hoje teriamos escravidão lá.


Só pra esclarecer: sou a favor da liberdade e através dela mudamos muito. Pontos positivos, como exemplo citado por ti do MLK e abolição da escravidão e outros tantos negativos. No entanto, não somos condicionados a sermos livres e de bons costumes. Espero que um dia alcancemos. 

Quis tentar sintetizar minha concepção acerca do vídeo e ventilar uma possibilidade do que possa ter acontecido para estar onde estamos, pela lógica do documentário.

Quanto ao fato do citado saudosismo, creio que sim, seja uma ponta de saudosismo mas com certo fundamento. 

Creio que ninguém gostaria de voltar no tempo, pois de fato tudo era muito mais dificultoso, o que não significa que grandes valores não se perderam e que o modus operandi atual seja melhor que o passado. 

Como eu viveria hoje sem geladeira, TV, celular, computador, carro? Inimaginável. Mas como eu viveria hoje sem carro voador, teletransporte, etc? Imaginável, afinal, nunca vivi dessa forma. 

A razão do comentário foi mais voltada aos valores.  

E concordo também contigo com relação à cultura religiosa, em especial às que adotam a Bíblia de Jerusalém (confesso que muitas outras desconheço). O que não deixa de ser um modo de tolher a liberdade moderna do indivíduo, afinal, seguindo 3 mandamentos, já traria um bem danado à sociedade: "honrar pai e mãe", "amar ao próximo como a ti mesmo",  "guardar castidade". 

A única diferença é que de um lado a liberdade é tolhida por uma religião e de outra, por um Estado. 

Existe uma grande diferença entre Lei dos Homens e Lei Eterna, proposta por São Tomás de Aquino: uma deriva de um conjunto de normas criadas pelos homens, a fim de vivermos todos em sociedade, ao exemplo de matou, vai para cadeia; passou em alta velocidade pondo em risco a sociedade, toma multa. Já a outra seria aquilo de que deixamos de fazer, não por sanções, mas por nossa consciência não permitir, como por exemplo quando recebemos um troco errado e voltamos para devolver a diferença. Não seríamos presos, nem condenados pela Lei do Homem, mas sim pela Lei Eterna que em nosso âmago, não permitiria. 

Mas volta-se à origem: nem todos somos bons. 

Voltaire, por exemplo, iluminista francês e grande defensor da liberdade, trazia um ensinamento consigo: “O homem que me diz: ‘Crê como eu creio, ou Deus te condenará’, daqui a pouco me dirá: ‘Crê como eu creio ou eu irei assassinar-te’. Com que direito um ser criado livre pode obrigar um outro a pensar como ele? Um fanatismo composto de superstição e ignorância tem sido o mal de todos os séculos”.

No entanto, apesar de tudo, concordo contigo. A Liberdade é o direito mais precioso de um ser humano e os ensinamentos cristãos auxiliariam em muito o bem estar social.
Responda-o


Mensagens neste Tópico
RE: O FIM DAS NAÇÕES - Documentário BRASIL PARALELO - de jopevas - 16-02-2021, 01:29 PM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Patria Educadora - Brasil paralelo jopevas 3 1,208 03-03-2021, 12:49 PM
Última Postagem: Wild

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)