Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Fé e a maior descoberta matemática de todos os tempos
#2
(14-05-2020, 05:06 AM)Indomável Escreveu: Gödel criou sua prova começando com o “Paradoxo do Mentiroso” — que é a afirmação:

“Eu estou mentindo.”

“Eu estou mentindo” é autocontraditória, já que, se é verdade, eu não sou um mentiroso, e, se é falsa, eu sou um mentiroso, então é verdade.

Então Gödel, em um dos movimentos mais engenhosos da história da matemática, converteu o Paradoxo do Mentiroso em uma fórmula matemática. Ele provou que qualquer afirmação requer um observador externo.

Achei bem interessante essa parte. Realmente esse paradoxo do mentiroso é autocontraditório. Não importa a resposta, sempre quebrará a lógica da frase.

Se levar em conta a ciência, acho que não tem como convencer um ateu que Deus existe. Porque nós temos dois tipos de realidade, aquelas que são autoevidenciaveis e não são necessariamente testadas pelo método cientifico e aquelas que são testáveis pelo método cientifico. É a diferença entre Teorema e Axioma.

O Teorema é algo que você pode provar pela linguagem da matemática ou pelo método cientifico. Como o teorema de Pitágoras.

Já o Axioma você enuncia porque ele é autoevidenciavel, mas você não prova. Exemplo: As retas paralelas de Euclides, são infinitas, jamais se cruzam. É algo autoevidenciavel, mas não é provavel. Pois pra você provar que duas retas são paralelas e infinitas e jamais se cruzam, você teria que ter uma régua do tamanho do infinito. E quem tem uma régua dessas para conseguir provar que as retas paralelas de Euclides são infinitas e jamais se cruzam? Isto é um axioma. Não é um teorema. Porque teoremas podem ser provados.

A diferença filosófica entre ambos é que o Teorema pode ser provado porque ele cabe dentro do meu poder de verificabilidade. Mas o axioma está acima da minha capacidade de verificabilidade. É muito maior do que eu. Por isso ele é lógico, autoevidente, mas não é cientificamente comprovado.

Aí que entra o ponto, se Deus pudesse ser comprovado pela ciência, ele seria um teorema, e se ele fosse um teorema seria muito pequeno para ser Deus, como ele é maior que o próprio universo ele não pode ser evidenciável através de teoremas ou através de ciência, mas através de axiomas, faz sentido dizer que Deus existe, por isso o fato de não conseguir provar cientificamente a existência de Deus é do ponto de vista filosófico a maior evidência da existência de Deus.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o


Mensagens neste Tópico
RE: Fé e a maior descoberta matemática de todos os tempos - de Libertador - 22-05-2020, 10:15 AM

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)