Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
A Destruição da Cultura - Partes 1 e 2
#4
Texto muito bom no geral, mas que precisa ser propriamente adaptado para o contexto mais localizado, com referências menos ao próprio blog e termos do autor original, para que tenha um maior aproveitamento. Mas como tradução está muito bom o trabalho. Falo isso pois a pessoa tem que ter o trabalho cognitivo de filtrar e ligar as referências, pra gente boa parte delas não são óbvias.

Mas vamos lá...

O texto equaciona o declínio cultural como uma constante a povos e civilizações que simplesmente se acomodaram ao longo da história (o velho provérbio "Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis geram homens fracos"). Acredito que isso seja meio que um consenso por aqui.

Antes de responsabilizar fatores externos, o texto fala primeiro da degradação interna de uma civilização, que é o que chamamos de destruição cultural aqui. E muito dessa é ativa, possui agentes bem definidos, muito dinheiro sendo gasto para que isso aconteça. Ao menos uma vez espero que todo mundo aqui já tenha ouvido falar na Escola de Frankfurt ao menos uma vez...

No fim isso cai na também citada pelo texto equação da liberdade vs. conforto. Hoje em dia estamos cada vez mais abrindo mão das nossas liberdades em troca de prazer e sensação de conforto. Troca o conhecimento pela facilidade de obter informações. Prefere ao invés de dominar (e todo o trabalho que decorre se fazer disso responsavelmente), serem dominados. Governos autoritários parecem especialmente encantadores para algumas pessoas, pois tira completamente as responsabilidade do individual de agir e pensar por si mesmo, todo mundo vive numa mente de colmeia.

Se pode se trocar liberdade por conforto e segurança, essa eu vou deixar para vocês. É inegável que na corrida desesperada pela sobrevivência, qualquer coisa que alivie o pesado fardo existencial ou ao menos nos distraia dele, costuma ser bem vindo. A sobrevivência é uma equação complicada onde queremos sempre conseguir o máximo com o mínimo gasto energético, pois desperdícios costumam significar morte em tempos de vacas magras. Por isso vivemos numa sociedade hedonista onde o rush de dopamina é a norma e o importante é "ser feliz agora", do que batalhar e fazer sacrifícios para um futuro melhor.

Só que isso apenas nos torna mais moldáveis aos grandes projetos de poder, que tira nossas individualistas e capacidade de reação, para sermos massa de manobra, força de trabalho descerebrada que visa apenas a manter os privilégios da casta dominante. Que sem surpresa nenhuma coincide em boa parte com "O Partido", justamente aquele pensamento que jurou te proteger de relações sociais abusivas onde você é dominado e oprimido, é sem ironia o modelo de sociedade onde você MAIS É dominado e oprimido, e ainda vai achar isso maravilhoso.

Se formos seguir pelo caminho da liberdade há riscos, há conflitos sem cessar, embates de interesses e opiniões que ninguém poderá filtrar. Será uma selva, uma selvageria, afinal os humanos que são realmente racionais e civilizados são bem poucos. Mas é também justamente o único caminho que faz a gente crescer, nos fortalece, o caminho que realiza todos as potencialidades da alma humana. Mas é aquela coisa, quem quiser lutar pelo lado da liberdade vai ter que estar assumindo os riscos, vai ter que estar preparado para morrer por isso, abrir mão da sua vida para que outros desfrutem dessa liberdade.

Quem dos nossos recém-chegados homens, nossos queridos juvenas, está pronto pra isso? Nessa sociedade cada vez mais feminilizada (sendo que as mulheres são justamente guiadas instintivamente pelo que pode ser providenciado a elas enquanto os homens de verdade ao que eles podem fazer por si próprios?)

Há outro vieses pra lidar, como a relativização e desconstrução e como isso é daninho para a cultura, as ideias e um atentado contra a inteligência humana em geral, mas isso vou comentar em outro momento. Força e honra,
Citação:“Fortuna Perdida? Nada se perdeu... Coragem perdida?
Muito se perdeu... Honra perdida? Tudo se perdeu...”

(Provérbio Irlandês)
Responda-o


Mensagens neste Tópico
RE: A Destruição da Cultura - Partes 1 e 2 - de Wild - 01-11-2020, 03:27 AM

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)