The following warnings occurred:
Warning [2] count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable - Line: 895 - File: showthread.php PHP 7.2.34 (Linux)
File Line Function
/showthread.php 895 errorHandler->error




Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Imóvel para Moradia - Estratégias para comprar
#1
[Image: smiling-woman-2674771.jpg]
Photo by Ana Francisconi from Pexels



1 - Introdução

Ultimamente me veio a ideia de juntar dinheiro novo por alguns anos para comprar um imóvel.

Isso, porque dentro da educação financeira o ideal seria poupar antes em Renda Fixa e, quando tiver o valor, comprar a vista.

No presente post vou elencar as dicas que coletei no fórum do Bastter, mas a sistematização é minha.


2 - Em qualquer Caso 


2.1 - Reserva de emergência - Manter reserva de emergência: pelo menos 6 meses de despesas fixas mensais em poupança


2.2 - Liquidez - nunca perder sua liquidez, ou seja, nunca gastar o patrimônio inteiro para para comprar um imóvel.


Citação:
Valor do imóvel ou reforma: não pode ser superior a 50% do seu patrimônio - esse percentual e variável, pois nunca se deve perder a liquidez para se comprar um imóvel. De qualquer forma, o imóvel deve caber no orçamento e na realidade socio-financeira do comprador.


2.3 - Dívidas - Quitar ou evitar dividas em geral



Citação:
Financiamento - evitar ao máximo, somente financiar se tiver saldo no FGTS alto e tiver um plano rápido para quitação da dívida do imóvel.


3 - Adquirir Imóvel Pronto


3.1 - Contratar um advogado: esse profissional é necessário para verificar a situação jurídica do imóvel e do vendedor, além de fiscalizar as cláusulas contratuais e demais formalidades.


3.2 - Não comprar imóvel na planta: o risco de comprar na planta é alto em razão de várias possibilidades e não necessariamente é mais barato que comprar um imóvel pronto. Pode acontecer por exemplo:


Citação:
- Justiça embargar a obra
- Terreno ter alguma irregularidade descobertas posteriormente
- Invadirem o prédio na fase final
- Morrer gente na obra e a fiscalização paralisar tudo por vários anos



3.3 - Gosto e felicidade da família - elementos subjetivos, mas importantes: agradar a si mesmo e à família é importante no momento de escolher sua moradia.


Citação:
Obs.: tenho um post sobre como escolher imóvel para alugar, mas que pode ser interessante de ler na hora de escolher um para comprar.


3.4 - Planejamento na Carteira de ativos - é interessante adquirir títulos do tesouro direito com vencimento próximo data prevista para a compra do imóvel. 

Citação:
  • O ideal seria comprar apenas tesouro IPCA, mas como nem sempre se encontra esse título com data de vencimento compatível com nosso planejamento, a solução é comprar tesouro SELIC. De qualquer forma, deve-se acrescentar 6% sobre o custo do imóvel para pagar as despesas da transação, inclusive o ITBI.


4 - Construção ou reforma


4.1 - Contratar um arquiteto - sem arquiteto não há projeto e sem projeto não há como se calcular os custos da construção ou reforma.


4.2 - Custos - além de serem calculados com base no projeto, recomenda-se fazer uma reserva adicional de  20 a 25% do valor inicialmente calculado como custo da construção ou reforma em razão de imprevistos.

Citação:
  • Obs.: creio que vale a pena criar uma planilha ou outra forma de registro para anotar as váris compras de material e o custo delas durante a reforma. A experiência do Jotabê é interessante em um momento desses.



5 - Outros Cuidados

  • Na hora de comprar a casa, compre aquela de que você gosta.
  • Apoie o síndico do seu prédio. Ele está prestando o serviço que você não quis: se tiver queixas, converse com ele, a sós, civilizadamente. Se isso não resolver, reclame na reunião.
  • Comprar a casa mais velha - ou a menor - de uma rua boa é muito mais negócio do que comprar a casa mais nova - ou a maior - de uma rua ruim
  • se for comprar um apartamento antigo, escolha um prédio sólido e em boas condições. A portaria não precisa ser luxuosa. Uma portaria simples, mas limpa, não atrai assaltantes, e o condomínio é mais baixo.
  • uma vista mais bonita melhora a qualidade de vida e valoriza a sua casa
  • se você está à frente da reforma da sua casa, trate os pedreiros como ser humanos. Sorriso, café e água fresca ajudam, mas não precisa distribuir bombons
  • o mais importante numa casa é a chamada "boa ossatura". Portanto, durante a reforma, questione se as janelas estão no lugar certo ou se a porta de entrada não ficaria melhor se fosse dupla.
  • A casa tem que funcionar para você, e não você funcionar para a casa.
  • nunca deixe um arquiteto, ou decorador, impor-lhe um estilo
  • gaste tempo resolvendo a iluminação
  • se você mora sozinho, quadros encostados em vez de pregados na parede e a ausência de armários embutidos dão ao apartamento uma sensação refrescante de impermanência
  • se você comprar um imóvel para vender, pinte de branco
  • canos: disfarce os canos aparentes, no banheiro ou na cozinha, pintando-os da mesma cor da parede. mas para dar um efeito de escultura, pinte os canos aparentes numa cor contrastante


6 - Conclusão


Monte sua reserva de emergência, quite suas dívidas, monte uma carteira de renda fixa com tesouro direto para adquirir, construir ou reformar um imóvel.


Grande abraço!




____________________________________________________________________





[Image: img20180628_23372641.png]
Tirei esse esquema do livro do Halfeld. 
Responda-o


Mensagens neste Tópico
Imóvel para Moradia - Estratégias para comprar - de Filho de Krypton - 10-02-2020, 06:01 PM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  NÃO FINANCIE UM IMÓVEL PELA CAIXA! Lixeiro 10 4,401 12-08-2019, 04:18 PM
Última Postagem: Stumm

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)