The following warnings occurred:
Warning [2] count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable - Line: 895 - File: showthread.php PHP 7.2.34 (Linux)
File Line Function
/showthread.php 895 errorHandler->error




Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Orçamento Doméstico Prático
#1
[Image: woman-wearing-black-tank-top-leaning-on-...927811.jpg]
Photo by Luriko Yamaguchi from Pexels



1 - Introdução

Citação:"A vida não dá pra colocar numa planilha de excel ou numa calculadora financeira." (Frugal Simples)


Você só pode controlar o que pode ser medido. O orçamento é uma técnica utilizada para medir despesas e receitas para que elas possam ser controladas.

Citação:Controlar o orçamento doméstico consiste na prática de usar um meio físico ou eletrônico para registrar despesas e receitas ocorridas em um determinado período de tempo, normalmente de um mês (a maioria das pessoas recebem seus ganhos mensalmente).

Como é importante prever para prover, ter consciência de valores gastos útil para gerir uma família ou a vida de solteiro.

2 - Leis do Fracasso Financeiro

Citação:
Citação:
  • Gaste mais do que ganha e ache que o dinheiro é a raiz de todo o mal;
  • Não estude sobre investimentos e siga dicas dos outros, sem a mínima noção do que está fazendo;
  • Entre em financiamentos que não pode pagar, mas faça empréstimos e faça empréstimos para pagar empréstimos;
  • Tenha cartão de crédito e pague sempre o mínimo da sua fatura;
  • Compre um carro de luxo e também financie essa compra;
  • Ostente: Compre presentes caríssimos (para toda a família, agregados e colegas de trabalho);
  • Esqueça a aposentadoria ou que o desemprego existe;
  • Não tenha reserva financeira, mas entre no cheque especial todo mês;
  • Não busque outras formas de renda e ache que seu salário estará ali para sempre;
  • Ache também que vai ter saúde para sempre ou que nunca envelhecerá;
  • Não seja frugal ou humilde, afinal, com todo esse crédito que os bancos te dão, você não precisa disso.


3 - Onde registrar?
3.1 - Meio Físico


[Image: IMG_4763.jpg]

Foto: bolsablindada.com.br
  • Caderno ou Agenda: tradicionalmente é o meio mais utilizado e barato. O problema desse método é a impossibilidade de aplicação automática de fórmulas matemáticas, gráficos e outras facilidades que a tecnologia traz, mas para pessoas não afetas à informática é um bom sistema.


3.2 - Meio Eletrônico



[Image: microsoft-money.gif]

Foto: microsoft money

  • Planilha (excel, google planilhas e outros);
  • Aplicativos ou softwares (money care, KmyMoney etc),
Citação:Para Download:

Citação:>> Planilha do Site Valores Reais - Clique aqui.

>> Software Microsoft Money 99 do Site Viagem lenta - Clique aqui.


4 - Como Fazer?


  • Escolha o meio físico ou eletrônico para registar.
  • [b]Registre as duas categorias básicas (despesas e receitas);[/b]
  • [b]Divida as despesas em despesas fixas e eventuais;[/b]
Citação:
Obs.: Despesas fixas - idealmente devem estar limitados ao menor percentual possível da renda ou, na falta de percentual menor, a 50% da renda.

Citação:Exemplos de gastos fixos: supermercado, água, luz, telefone, condomínio, escola, plano de saúde , condomínio, escola etc. 

Citação:
Obs.2: Limite Geral - Se possível, limite todas suas despesas (fixas e eventuais)a, no máximo, 70% de sua renda líquida ativa anual


  • Calcule o valor monetário de tudo isso;
  • Divida as despesas em categorias (moradia, alimentação, educação, saúde etc);
Citação:
  • Em caso de saldo negativocorte despesas supérfluas e/ou procure uma nova fonte de renda;

Citação:
  • Revise sua planilha regularmente: de uma a três vezes por semana e foque nos gastos mensais fixos e nas suas prioridades.

A ideia não é anotar "cada bala" que você compra, mas ter ideia de para onde o dinheiro está indo. 


Sabendo disso, você poderá determinar para qual área da vida o excedente poderá ser gasto ou poupado (investido em ativos)


5 - Minha Experiência

Quando saí da casa de meus pais 8 anos atrás, só tinha uma reserva de emergência e nenhuma experiência em administrar uma família. Ganhava nessa época 3 mil reais líquidos.


Citação:
Nos primeiros 1 ou 2 anos, alimentei uma planilha do excel com  ajuda de minha mulher e anotava quase tudo que gastava, não usava cartão de crédito para não perder o controle (pagava tudo no boleto), não aportava, não tinha dinheiro para viajar nem nas férias e apenas conseguia guardar 300 reais por mês na poupança.


Atualmente, tenho um orçamento mais folgado: controlo meu orçamento pela fatura do cartão de crédito, faço meu aporte (me pago primeiro), tenho dinheiro para viajar. 

Hoje me preocupo bem menos com o orçamento doméstico, mas o começo regrado foi o que me deu conhecimento sobre meus hábitos para poder organizar minhas finanças.


6 - Conclusão

Como se pode ver, a ideia de um orçamento doméstico é simples  e ele pode ser um excelente instrumento de autogestão.


Enfim, use-o para aumentar seu autocontrole e evitar uma dos maiores males que assola as famílias brasileiras: o excesso de endividamento.



Grande abraço!
Responda-o


Mensagens neste Tópico
Orçamento Doméstico Prático - de Filho de Krypton - 10-02-2020, 05:52 PM
RE: Orçamento Doméstico Prático - de Lelouch - 27-08-2020, 02:20 PM
RE: Orçamento Doméstico Prático - de Cafamante - 20-08-2020, 03:09 PM
RE: Orçamento Doméstico Prático - de Héracles - 21-08-2020, 09:14 AM
RE: Orçamento Doméstico Prático - de Héracles - 21-08-2020, 11:24 AM

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)