The following warnings occurred:
Warning [2] count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable - Line: 895 - File: showthread.php PHP 7.2.34 (Linux)
File Line Function
/showthread.php 895 errorHandler->error




Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
CNH - Dicas & Experiências
#1
CNH - Dicas & Experiências

[Image: CNH2.jpg]

Saber conduzir um veículo automotor proporciona maior conforto, independência e liberdade na locomoção, podendo o indivíduo ir e vir sem depender de terceiros, seja carona ou prestadores de serviços de transportes. Além do mais, conduzir veículos automotores é exigência para o exercício de diversas profissões.

No entanto, para se poder dirigir ou pilotar, legalmente, faz-se necessária a autorização do Estado, concedida por meio do processo de habilitação. No Brasil, esse processo é considerado caro, burocrático e até amedrontador, para alguns, envolvendo exame médico e psicológico, curso e prova teórica, curso e prova prática.

A dificuldade de aprovação varia de Estado para Estado, pois alguns Detrans são mais rigorosos, outros menos.

Este tópico é para os confrades compartilharem dicas e experiências sobre o processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação - CNH, que poderão ser úteis para quem pretende habilitar-se.

Minha Experiência

Estou tentando tirar minha primeira habilitação, categoria B. Sou de Minas Gerais, aqui o processo é difícil, pois os examinadores são rigorosos no exame de direção. Todos são policiais civis. O pessoal que tem mais dificuldade até vai para outros Estados tentar, inclusive dizem que alguns compram a carteira na Bahia.

Na prova de legislação passei tranquilo. Fiz 28 de 30. Então fui fazer as aulas práticas... Aqui quero falar sobre uma mentira que me contaram:

"Para tirar habilitação, é melhor aprender a dirigir na autoescola, pois já se aprende a dirigir da maneira correta".

Bullshit. A quantidade de horas-aula mínima exigida (20h) não é suficiente para o aprendiz adquirir prática de dirigir com desenvoltura. Aí é necessário comprar mais aulas na autoescola, para aperfeiçoar. Além de que, o nervosismo que é comum na hora do exame de direção afeta ainda mais quem não tem experiência no volante, aumentando as chances de reprovação. Ou seja, aprender a dirigir na autoescola pode tornar o processo mais caro e com maior desgaste emocional.

É o que está acontecendo comigo. Nesta semana fiz o exame de direção, pela primeira vez. Consegui passar na baliza, com erros. No percurso, logo de início tive que dar uma ré para sair, situação que não estava acostumado nas aulas de direção. Daí já esqueci de baixar o freio de mão, que estava só meio puxado. O carro morreu. Deu trabalho para o carro pegar de novo. Saí com o freio de mão ainda puxado. Já estava apavorado e me atrapalhei todo no percurso. Fui reprovado.

Minha autoestima tá lá no chão, porque não imaginei que iria dirigir ruim assim...

Quem inicia o processo de habilitação já sabendo dirigir pode ter hábitos incorretos, como não dar seta para desviar de obstáculos na pista, não posicionar o veículo corretamente ao fazer conversões etc. Mas, com certeza é mais fácil corrigir esses erros do que aprender a fazer controle de embreagem, adquiri noção de espaço etc., o que acontece com quem está aprendendo a dirigir. Por isso, digo que é balela falar que aprender a dirigir na autoescola é vantagem.

Bem, vou tentar novamente em janeiro ou fevereiro. Desejem-me boa sorte.
Responda-o


Mensagens neste Tópico
CNH - Dicas & Experiências - de Ministro - 22-12-2019, 04:06 PM
RE: CNH - Dicas & Experiências - de Daredevil - 22-12-2019, 06:39 PM
RE: CNH - Dicas & Experiências - de Dallas - 22-12-2019, 09:19 PM
RE: CNH - Dicas & Experiências - de Fernando_R1 - 22-12-2019, 11:23 PM
RE: CNH - Dicas & Experiências - de Awaken - 23-12-2019, 09:56 AM
RE: CNH - Dicas & Experiências - de Ministro - 23-12-2019, 04:47 PM
RE: CNH - Dicas & Experiências - de VOLVO - 24-12-2019, 02:23 PM
RE: CNH - Dicas & Experiências - de Fairchild - 26-05-2020, 04:52 PM
RE: CNH - Dicas & Experiências - de Ministro - 28-08-2020, 11:14 PM
RE: CNH - Dicas & Experiências - de Carl Johnson - 29-08-2020, 08:19 AM
RE: CNH - Dicas & Experiências - de The Duke - 14-01-2023, 02:41 PM
RE: CNH - Dicas & Experiências - de Gangster - 14-01-2023, 09:43 PM
RE: CNH - Dicas & Experiências - de The Duke - 14-01-2023, 11:27 PM
RE: CNH - Dicas & Experiências - de BarbaNegra - 16-01-2023, 08:36 AM
RE: CNH - Dicas & Experiências - de Vincent - 16-01-2023, 07:10 PM
RE: CNH - Dicas & Experiências - de The Duke - 16-01-2023, 07:24 PM
RE: CNH - Dicas & Experiências - de BarbaNegra - 17-01-2023, 08:25 AM
RE: CNH - Dicas & Experiências - de Penoso - 17-01-2023, 04:41 PM
RE: CNH - Dicas & Experiências - de BarbaNegra - 17-01-2023, 05:00 PM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  [FIXO] Motos - Dicas & Experiências Merdingo 262 82,727 05-11-2023, 11:12 AM
Última Postagem: Trglodita

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)