The following warnings occurred:
Warning [2] count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable - Line: 895 - File: showthread.php PHP 7.2.34 (Linux)
File Line Function
/showthread.php 895 errorHandler->error




Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[RELATO] Road trip na California
#1
[Image: 4IHNoAK.jpg]


Como eu já citei em alguns artigos, comentários, email e Facebook do PFL, uma das coisas que eu mais gosto de fazer na vida é sentar atrás de um volante, pegar a estrada e sair para explorar, fazer fotografias, etc. Também já citei várias vezes nesses mesmos artigos e comentários sobre as road trips e mochilões que fiz aqui na América do Sul, nos EUA/Canadá e na Europa, mas nunca tive saco para escrever sobre elas, pois eu gosto de detalhar bem e isso dá um trabalho danado.


Pra falar a verdade continuo sem a paciência, mas... como Segunda Feira é feriado, eu vou ficar tranquilo em casa nesses dias e mesmo com a mulher passando o fim de semana aqui em casa, ainda dá pra escrever no anonimato (nem ela sabe que escrevo o PFL), então por que não? E também estou tendo poucas ideias para o blog nesses últimos dias. Portanto hoje achei paciência para escrever sobre a primeira road trip que fiz no oeste americano, mais precisamente explorando o interior do belíssimo estado da California. Peguei parte dessa paciência para fuçar em um dos meus HDs para procurar fotos legais dessa viagem e ajeitá-las para o blog (para não me identificar e para não ficarem pesadas ao carregar). Aliás, este artigo será dividido em duas partes para não ficar tão cansativo, pesado para carregar e extenso.


Essa road trip ocorreu no fim de Setembro de 2011. Fui eu e meu irmão. Durou apenas 12 dias, mas foi sensacional. Para poder lembrar de certos detalhes, como quanto gastei (estimativa), itinerários, onde nos hospedamos, etc, eu precisei resgatar (além das fotos que armazeno num HD externo) a “pasta” dessa viagem.


Toda viagem internacional que faço, reservo uma pasta para guardar a papelada da viagem. Passagens, tickets de atrações, planos de itinerários e mapas, listas com orçamento, entre outros papéis diversos que vou acumulando durante a viagem. Serve como informação para futuras viagens e serve como lembrança também.


Tanto é que quando abri essa pasta para procurar os itinerários que fizemos, encontrei uma pequena surpresa, provavelmente algum dinheiro de troco que ficou no meio da papelada esses últimos quatro anos...



[Image: ghCxwz8.jpg]


Agora mais feliz sabendo que estou US$ 3 dólares mais rico (ou menos pobre), posso continuar a contar sobre essa viagem.


O planejamento


Nessa época (final de 2011) a minha empresa já estava começando a engrenar e dar uma certa grana, os tempos difíceis do começo já estavam quase que totalmente superados. Aconteceu que meu irmão iria pegar 15 dias de férias no trabalho dele (última metade de Setembro daquele ano) e decidimos ir viajar, eu não namorava nessa época e ele também estava solteiro, então decidimos ir juntos. Tomamos essa decisão lá pelo fim de Agosto.


Ele já conhecia os EUA, eu também, mas nunca tínhamos dirigido nas estradas lá do oeste, na California. A vontade inicial era na verdade alugar um carro para sair de Los Angeles ou San Francisco, cruzar o estado da California até o estado de Nevada, ir até Las Vegas, passar pelo norte do estado do Arizona e talvez dirigir até Phoenix e depois voltar para Los Angeles.


O problema desse itinerário? Dois. O maior deles: grana. Tínhamos a grana contada para ir e quase nada de reserva para emergências. Esse itinerário ia custar mais em hospedagem, refeições e combustível. E aliado à esses problemas: tempo. Ele tinha só 15 dias e eu não queria deixar a empresa na mão de funcionário tanto tempo.


Aliás, quando eu saio para viajar, quem fica meio expediente na empresa é meu pai. Mas mesmo assim, meu pai só olha, para ver se o povo não esta sem fazer nada. Ele não teria condições de resolver os problemas que surgem quase todos os dias, não tem o know how da coisa. Isso mesmo que você leu, meu pai nunca trabalhou de verdade na minha empresa. Vez ou outra aparecem uns haters aqui ou no email dizendo que sou playboy e herdei empresa do papai. Coitado do meu pai, se soubessem. Meu pai sempre foi empregado na vida, nunca foi empresário. Eu tenho o que tenho porque tive os bagos roxos de empreender nessa merda de país, não herdei absolutamente nada do meu pai a não ser boa educação (de berço, porque nem escola particular eu tive) e honestidade. O choro dos haters é livre. Quer chorar? Tem blog certo pra isso e não é aqui.


Então tinha o problema do tempo e da grana. Pela minhas anotações aqui, naquela época o dólar estava na casa de R$ 1,70. Muito baixo comparado com hoje, então era bem possível dar essas escapadas de 10 dias sem se arrebentar financeiramente. Infelizmente hoje em dia a história é outra. Lacra o 13 ai paspalhão.


Como citei, no fim de Agosto sabendo que meu irmão iria sair de férias, sentamos, conversamos e decidimos. Eu arranjei os esquemas com meu pai para ele ficar na empresa para mim, conversei com um funcionário que fica encarregado quando saio e essa parte estava resolvida.


Já que eu estava mais acostumado com essas coisas, ficou a meu cargo escolher o itinerário da viagem, fazer reserva de carro e passagens aéreas, pesquisar hospedagem, etc. Em relação à vistos de turista foi fácil, pois ambos já possuíamos o visto de 10 anos.


A cidade “base” onde iríamos começar e terminar a road trip ficou sendo San Francisco, que pra mim é de longe a melhor cidade grande da California e uma das melhores dos EUA. Poderíamos dar uma volta por lá antes de pegar a estrada.


E foi nessa brincadeira, pesquisando carros para alugar, além da experiência de dirigir naqueles lugares fantásticos que a California proporciona, percebi que cortando aqui e ali nas despesas com passagem e hospedagem, daria pra realizar outra experiência marcante.


O carro


Como eu ensino no Guia PFL de Viagens, pesquisei bastante as opções mais baratas de hospedagem e passagens. Sempre tentando equilibrar o menor custo com a maior qualidade possível, o famoso custo benefício. E isso incluía aluguel de carros também. Já que obviamente se você vai fazer uma road trip, precisa de um veículo.


Descobri que a agência de aluguel de carros Hertz, alugava (e provavelmente aluga ainda hoje) carros esportivos. Eu tenho hoje aqui no Brasil (e naquela época já tinha) um Ford Fiesta 99. Um carrinho bem simples, diga-se de passagem, serve para me levar de A à B, mas não é nenhum prazer de dirigir, é apenas um meio de transporte. Bem sem graça mesmo.


Aqui no Brasil o esquema é ser low profile mesmo, mas lá fora, onde não é caro e ninguém vai ter fuzilar de graça por causa de um carro, dirigir um carro legal uma vez ou outra é um prazer que eu me dou sempre que posso (como o Mustang que aluguei durante o meu intercâmbio em Seattle).


Vi lá na agência que um Chevrolet Corvette Stingray saia por US$ 205 dólares por dia (sem contar o combustível). Liguei pro meu irmão e...


Mano, tá afim de fazer a viagem de Corvettão V8 mais envenenado que a cobra?”

Porra, Corvette? Quanto vai ficar por dia?”

Vai ficar duzentão. A gente racha e cada um dirige um pouco por dia, que tal? Fechou?”

Fechou.”


E assim, eu e meu irmão decidimos que íamos por a mão em um Corvette pela primeira vez na vida. Cada um ia dirigir um dia da viagem. Pra quem não gosta de carros, isso é só um detalhe, talvez um detalhe caro e insignificante. Mas se você gosta de carros como eu, por favor, alguma vez na vida, se tiver oportunidade, se dê o presente de dirigir um Corvette, nem que for por alguns poucos quilômetros, VALE A PENA. Eu não escondo que minha paixão por carros são Mustangs, mas o Corvette é um clássico também, é um carrão.

[Image: AfdEJWR.jpg]

Eis a viatura.


O Corvette que pegamos era um modelo ano 2009 conversível. Para aqueles que se interessam, o vídeo abaixo mostra um “walkthrough” em um Corvette ano 2011. Como não achei um vídeo legal do modelo que guiamos, este se assemelha bastante. A diferença é que o que guiamos era câmbio manual (6 marchas) e não tinha borboletas atrás do volante. E claro, era conversível, esse do vídeo não é. Mesmo assim vai dar pra você ter ideia do que é esse carro.






Bom, citado o carro, posso me concentrar na viagem em si.


A ida


Saímos de Guarulhos na noite de sexta, 16 de Setembro. Não me lembro se estava muito calor ou não, mas lembro que tinha muita gente naquele aeroporto (e quando não tem?), fila interminável no check in e no checkpoint de segurança. Pegamos um voo classe econômica da American Airlines com destino à Dallas, Texas (aeroporto Dallas/Ft. Worth). E de lá pegamos um voo da Southwest Airlines para San Francisco. Nesse voo da Southwest demos sorte, porque a passagem não estava comprada (assim como não compramos antes pra voltar de San Francisco até o Texas) e pudermos pegar dois assentos bem baratos de última hora. Não ficamos nem duas horas no aeroporto do estado da estrela solitária.


Antes do fim da manhã de sábado estávamos na ensolarada California.


Dias 1 e 2: San Francisco



Antes de pegar o carro na agência e ir pra estrada, tínhamos que conhecer pelo menos o centro da cidade e alguns pontos turísticos. Então decidimos aproveitar a tarde e noite que nos restava daquele dia da chegada (sábado), explorar a cidade durante o domingo inteiro, dormir e pegar o carro na segunda de manhã.


Para quem está planejando visitar San Francisco, sempre opte por hostels ao invés de hotéis. É muito mais barato e alguns são bem confortáveis. O hostel em que passamos aquelas duas noites foi um chamado Amsterdam Hostel, bem localizado no centro da cidade, perto da Union Square e não tão longe do The Embarcadero e do distrito financeiro. O quarto que dividi com meu irmão era bem cuidado, limpo e tinha duas camas de solteiro bem confortáveis, um banheiro com chuveiro e wifi. Uma barganha pelo preço (pagamos US$ 25 por noite, cada). O único desconforto foi que ele, apesar de ser magro, roncava pra caralho (e continua roncando). Esse foi um dos únicos pontos negativos da viagem, pois durante toda viagem dividimos o quarto. 


Não vou estender muito a descrição de San Francisco, senão o artigo vai ficar gigantesco mesmo dividido em duas partes. Posso simplesmente dizer que é uma cidade fantástica. Update: Era.


Para usufruir e conhecer tudo é preciso de mais de um mês por lá, com toda certeza. Nós só formos visitar locais como a Union Square, The Embarcadero, Lombard Street, Baker Beach, entre alguns outros pontos turísticos e comer uns frutos do mar no Fisherman’s Wharf. Afinal, apenas 36 horas na cidade (nem isso se contar as horas de sono), não deu pra quase nada e andamos de ônibus e táxi apenas, nada de alugar carro pra rodar por ali. Abaixo algumas fotos da cidade feitas por mim.


[Image: kyDuEhg.jpg]


[Image: 7v9A8W6.jpg]

Downtown com a Oakland Bridge no fundo


[Image: lle1fT2.jpg]


[Image: bevTojI.jpg]

Seals tomando um sol no Embarcadero


[Image: 5Lpnn5p.jpg]

Vista a partir do The Embarcadero


[Image: K8FNHOF.jpg]

Fisherman's Wharf


[Image: pv2Otju.jpg]

Golden Gate vista da praia no parque... que eu esqueci o nome


[Image: D9NRr59.jpg]

Chinatown


[Image: 8HZivmG.jpg]

Chinatown (a Liberdade em SP é melhor, tem puteiros excelentes)


[Image: 59Ru3Vl.jpg]


[Image: 4RcMxEF.jpg]

Lombard Street (saca só o tiozinho de vermelho, cu dando bote, sim ou sim?)


[Image: ytcRSra.jpg]

Mais uma da Golden Gate vista do parque que não lembro o nome


[Image: dktlWa4.jpg]

Almoço no Fisherman's Wharf. Custou menos de $20 doletas na época


[Image: B7Q6zqU.jpg]


[Image: xnufhCO.jpg]


[Image: aGqie1N.jpg]

"Uns puta predião legal..." Saudades dos Mamonas


[Image: U8AG1dp.jpg]

The Embarcadero ao cair da noite


[Image: vJfCUxj.jpg]

Coisa que não se vê com frequência no Brasil


[Image: pve7JxV.jpg]


[Image: wanQLXz.jpg]

Os donos de verdade do lugar


[Image: Lgedqbj.jpg]

Esqueci o nome dessa praça, mas é ponto turístico famoso (deve estar cheio de nóia hoje em dia)


[Image: P4S3qcv.jpg]


[Image: kv4N9ME.jpg]

Ocean Beach, pra mim um dos melhores lugares dessa cidade


[Image: 4Ooe4MU.jpg]

A cidade tem umas ladeiras fodidas mesmo, mas Perdizes ganha Yaoming



Update: A road trip durou 12 dias. Vou postar o relato e as fotos aos poucos aqui nesse tópico. Também devido ao limite de fotos por postagens. Todas as fotos postadas aqui, com exceção da "capa" do artigo lá em cima, são de minha autoria.


Próxima postagem será o dia 3 da viagem, já saindo da cidade e entrando no deserto em direção ao Yosemite National Park e a Sierra Nevada.
Responda-o


Mensagens neste Tópico
Road trip na California - de Mr. Rover - 27-07-2019, 10:44 PM
RE: Road trip na California - de Sakyo - 28-07-2019, 07:37 PM
RE: Road trip na California - de Mr. Rover - 28-07-2019, 09:28 PM
RE: Road trip na California - de Héracles - 29-07-2019, 03:51 PM
RE: Road trip na California - de Mr. Rover - 29-07-2019, 10:46 PM
RE: Road trip na California - de Minerim - 30-07-2019, 03:04 AM
RE: Road trip na California - de Joe Lovano - 30-07-2019, 12:05 PM
RE: Road trip na California - de Minerim - 30-07-2019, 03:42 PM
RE: Road trip na California - de Mr. Rover - 30-07-2019, 09:37 PM
RE: Road trip na California - de Minerim - 30-07-2019, 11:09 PM
RE: Road trip na California - de Myers - 13-04-2023, 01:33 PM
RE: Road trip na California - de Czar - 30-07-2019, 03:58 PM
RE: Road trip na California - de Spider Moch - 31-07-2019, 02:30 PM
RE: Road trip na California - de ChumLee - 30-07-2019, 04:45 PM
RE: Road trip na California - de Per Onore - 30-07-2019, 11:24 PM
RE: Road trip na California - de Bean - 31-07-2019, 08:58 AM
RE: Road trip na California - de Slavic - 31-07-2019, 09:37 AM
RE: Road trip na California - de Escobar - 31-07-2019, 09:52 AM
RE: Road trip na California - de Merdingo - 31-07-2019, 11:49 AM
RE: Road trip na California - de Senna - 01-08-2019, 01:47 AM
RE: Road trip na California - de Minerim - 01-08-2019, 02:55 AM
RE: Road trip na California - de Sagitario - 31-07-2019, 01:45 PM
RE: Road trip na California - de Sagitario - 31-07-2019, 01:50 PM
RE: Road trip na California - de ChumLee - 31-07-2019, 04:23 PM
RE: Road trip na California - de Merdingo - 31-07-2019, 06:37 PM
RE: Road trip na California - de Gorlami - 31-07-2019, 05:31 PM
RE: Road trip na California - de SteveMcQueen - 31-07-2019, 11:14 PM
RE: Road trip na California - de Dark_Painter01 - 01-08-2019, 02:11 PM
RE: Road trip na California - de Pachad - 01-08-2019, 02:17 PM
RE: Road trip na California - de Senna - 01-08-2019, 02:18 PM
RE: Road trip na California - de Invisibleman - 01-08-2019, 02:34 PM
RE: Road trip na California - de Adam_Smith - 01-08-2019, 08:18 PM
RE: Road trip na California - de Invisibleman - 01-08-2019, 10:55 PM
RE: Road trip na California - de SteveMcQueen - 02-08-2019, 02:05 AM
RE: Road trip na California - de Guich - 09-12-2019, 05:26 PM
RE: Road trip na California - de Bastardo - 09-12-2019, 10:56 PM
RE: Road trip na California - de VOLVO - 11-12-2019, 08:41 PM
RE: Road trip na California - de Filho de Krypton - 21-03-2020, 10:02 PM
RE: Road trip na California - de Mr.Lothbrok - 24-06-2020, 04:20 PM
RE: Road trip na California - de gRILO - 24-06-2020, 05:22 PM
RE: Road trip na California - de Mr.Lothbrok - 24-06-2020, 05:50 PM
RE: Road trip na California - de Gorlami - 24-06-2020, 05:26 PM
RE: Road trip na California - de Slavic - 24-06-2020, 09:13 PM
RE: Road trip na California - de Penoso - 24-06-2020, 09:33 PM
RE: Road trip na California - de Penoso - 24-06-2020, 10:50 PM
RE: Road trip na California - de Wild - 25-06-2020, 11:05 AM
RE: Road trip na California - de Penoso - 25-06-2020, 12:44 PM
RE: Road trip na California - de Wild - 25-06-2020, 05:06 PM
RE: Road trip na California - de Mr.Lothbrok - 25-06-2020, 10:21 PM
RE: Road trip na California - de Callahan - 25-06-2020, 05:51 PM
RE: Road trip na California - de Ares - 26-06-2020, 12:45 AM
RE: Road trip na California - de Mr.Lothbrok - 26-06-2020, 10:11 AM
RE: Road trip na California - de Mr.Lothbrok - 11-09-2020, 05:06 PM
RE: Road trip na California - de Mr.Lothbrok - 15-06-2022, 12:43 AM
RE: Road trip na California - de War - 15-06-2022, 03:11 PM
RE: Road trip na California - de Penoso - 15-06-2022, 03:24 PM
RE: Road trip na California - de War - 15-06-2022, 05:06 PM
RE: Road trip na California - de Darien Gordon - 15-06-2022, 05:29 PM
RE: Road trip na California - de Fairchild - 15-06-2022, 10:21 PM
RE: Road trip na California - de Mr.Lothbrok - 15-06-2022, 11:14 PM
RE: Road trip na California - de Penoso - 15-06-2022, 11:19 PM
RE: Road trip na California - de Mr.Lothbrok - 16-06-2022, 12:12 AM
RE: Road trip na California - de War - 15-06-2022, 10:54 PM
RE: Road trip na California - de Penoso - 16-06-2022, 12:14 AM
RE: Road trip na California - de maickel - 13-04-2023, 12:23 PM
RE: Road trip na California - de Penoso - 13-04-2023, 05:50 PM

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)