The following warnings occurred:
Warning [2] count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable - Line: 895 - File: showthread.php PHP 7.2.34 (Linux)
File Line Function
/showthread.php 895 errorHandler->error




Enquete: Homem Honrado de Julho
Esta enquete está fechada.
Jim Lovell
40.00%
4 40.00%
Colombo
10.00%
1 10.00%
Roald Amundsen
10.00%
1 10.00%
Wright Brothers
0%
0 0%
Santos Dumont
40.00%
4 40.00%
Total 10 voto(s) 100%
* Você votou neste item. [Exibir Resultados]

Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Homem Honrado do Mês de Julho - 2019
#1
Homem Honrado do Mês de Julho - 2019


Vamos à votação mensal para os Homens Honrados de 2019. A cada mês, até novembro será eleito um HH, que no final concorrerá com os demais para o título de HH de 2019, na votação a ser realizada em dezembro/19. Qualquer usuário com patente de soldado ou superior poderá organizar os tópicos, com liberdade para escolher os candidatos, abrir o tópico a indicações de candidatos, ou criar temas para as votações caso seja de seu interesse. Caso dois ou mais usuários manifestem interesse em criar um tópico, os usuários com maior reputação e patente terão prioridade.


Vencedor de 2018 foram os Pracinhas da FEB. Vejam o tópico criado pelo Fernando_R1 para mais detalhes de sua história.

O Vencedor de Junho de 2019 foi Nessahan Alita.


Neste mês de Julho de 2019 comemora-se os 50 anos de um dos maiores feitos da Humanidade, a chegada do Homem à Lua em 20 de Julho de 1969. Portanto neste mês teremos o tema "grandes exploradores, desbravadores e homens da ciência, que arriscaram suas vidas em prol do bem maior da civilização".


Minha indicação pessoal para HH deste mês é:


James Arthur Lovell Jr ou simplesmente Jim Lovell




[Image: Lovell-800x450.jpg]



Jim Lovell nasceu em Março de 1928 em Cleveland, Ohio, filho único de Blanche e James Lovell. O pai faleceu quando ele ainda tinha 5 anos de idade, num acidente de carro e sua mãe o criou em Milwaukee, Wisconsin, fazendo muitos sacrifícios. Em sua juventude ele conseguiu se tornar um Eagle Scout, que é o nível mais alto da organização dos Boy Scouts, ou escoteiros mirins. Curiosamente a grande maioria dos astronautas da era de ouro da corrida espacial também se tornaram Eagle Scouts quando crianças. Parece que ensinar meninos a se virar no mato e trabalhar em equipe forma bons cidadãos, que diria.


Quando ainda era garoto, Jim se interessava em construir modelos de avião e se interessava por foguetes. Quando completou o colegial, não tendo dinheiro para ingressar na universidade, ele optou por usar o programa "Flying Midshipman" da marinha americana, onde você recebia educação superior em troca de se alistar e receber treinamento. Com isso conseguiu cursar engenharia na University of Wisconsin de 1946 à 1948 de onde foi aplicando e finalmente selecionado para a Academia Naval dos Estados Unidos. Lá, na Naval Academy ele terminou seu bacharelado em ciências, como engenheiro.


Na escola de aviação da marinha, onde ficou por 14 meses, ele se formou entre os 50 melhores cadetes de um grupo de 783 graduados. Em seguida foi enviado para uma base da marinha perto de San Francisco, na California, onde fez parte de um grupo chamado Composite Squadron Three, que era um grupo de aviadores que faziam voo noturnos e pousavam em porta-aviões em todas as condições climáticas. No final de 1957, Jim já tinha a patente de capitão.


No começo de 1958 ele entrou em um curso de treinamento de seis meses para ser piloto de testes na U.S. Naval Test Pilot School (escola de pilotos de testes) na famosa Naval Air Station Patuxent River (ou simplesmente Pax River como gostavam de chamar). Lá foi onde se encontrou pela primeira vez com Pete Conrad e Wally Schirra que mais tarde seriam seus colegas na NASA. Em Pax River ele se tornou instrutor e ajudou no desenvolvimento do F4H Phantom Fighter.


Nos meses entre 1958 e 1959, ele, Pete Conrad e Wally Schirra se inscreveram para compor o primeiro quadro de astronautas da NASA, que depois ficou conhecido como Mercury Seven. Infelizmente por causa de uma infecção no fígado Jim Não foi selecionado, Pete Conrad, que andou na Lua na Apollo 12, também não foi selecionado, simplesmente porque não quis passar por uma segunda rodada de exames médicos invasivos (provavelmente não quis sondas entrando na bunda dele uma segunda vez).


[Image: pap0011c.jpg]

Jim Lovell em 1964

Mas desistir não era e nunca esteve no dicionário de Jim Lovell, que se curou do problema no fígado, e continuou aplicando até ser selecionado para o segundo grupo de astronautas da história da NASA. O NASA Astronaut Group 2 também chamado New Nine ou Next Nine (os novos nove ou próximos nove). Para muitos historiadores em história do voo espacial, o New Nine foi o melhor grupo de astronautas já escolhido pela NASA. Nele estavam:

Jim Lovell (o nosso protagonista do texto)

Neil Armstrong (o primeiro homem a pisar na Lua comandando a Apollo 11, foi ao espaço na Gemini 8, aviador naval veterano da guerra da Coreia com 78 missões no currículo, piloto de testes que voou com o X-15, engenheiro aeronautico, etc)

Frank Borman (comandante da apollo 8, o primeiro voo tripulado até a Lua, foi ao espaço na Germini 7, piloto de combate, formado em engenharia aeronáutica depois professor assistente de termodinâmica e mecânica de fluídos na CalTech, piloto de testes, etc)

Pete Conrad (terceiro homem a pisar na Lua comandando a Apollo 12, foi ao espaço na Gemini 5 e Gemini 11, engenheiro aeronáutico formado em Princeton, piloto de testes da marinha, provavelmente o maior gozador que já pisou dentro da NASA, etc)

James McDivitt (comandante da Apollo 9, foi ao espaço na Gemini 4, piloto da força aérea com 145 missões na Guerra da Coreia, piloto de testes, engenheiro aeronáutico, etc)

Elliot See (aviador naval, piloto de testes, engenheiro aeronáutico e marinho. Foi selecionado para comandar a Gemini 9, mas morreu em um acidente com um caça T-38 antes da missão)

Tom Stafford (comandante da Apollo 10 e do Apollo-Soyuz, a primeira missão conjunta entre americanos e soviéticos, foi também ao espaço nas missões Gemini 6A e Gemini 9A, piloto de testes da força aérea, etc)

Ed White (foi ao espaço na Gemini 4 e se tornou o primeiro americano a fazer uma "caminhada" no espaço, piloto de combate da força aérea e piloto de testes, engenheiro aeronáutico, morreu no incêndio da Apollo 1 junto de Gus Grisson e Roger Chaffee)

John Young (foi para a Lua duas vezes, a primeira na Apollo 10 e a segunda comandando a Apollo 16 no qual andou na Lua, foi também ao espaço na Gemini 3 e Gemini 10, comandou o primeiro voo do Space Shuttle, o STS-1 à bordo do Columbia e voltou ao espaço na STS-9, primeira pessoa a fazer parte de 6 missões espaciais, piloto de combate e testes da marinha, bateu vários recordes de velocidade e manobras enquanto esteve voando na marinha)


Um resumo bem mal feito da minha parte, afinal são 8 caras diferentes, além do Jim Lovell, cada um com uma história de vida muito rica em feitos e conquistas. Mas provavelmente os historiadores tem razão em dizer que esse foi o all star group de astronautas durante a corrida espacial. Esta é a foto oficial dos caras:

Em pé, da esquerda pra direita: Elliot See, James McDivitt, Jim Lovell, Ed White e Tom Stafford
Ajoelhados da esquerda pra direita: Charles `Pete` Conrad, Frank Borman, Neil Armstrong e John Young

[Image: Astronaut_Group_2_-_S62-6759.jpg]



Voltando à história do Jim.


Em Dezembro de 1965 veio o primeiro voo espacial na Gemini 7 junto com Frank Borman. Dos vários objetivos dessa missão, os principais foram fazer uma aproximação com Tom Stafford e Wally Schirra na Gemini 6A, e quebrar o recorde de duração de órbita para sanar as dúvidas de que o corpo humano aguentaria tanto tempo no espaço. Lovell e Borman ficaram sentados dentro da apertada Gemini por 330 horas, ou quase duas semanas inteiras. Abaixo a Gemini 7 fotografada a partir da Gemini 6A.

[Image: Gemini_6_7.jpg]


Em Novembro de 1966, Lovell e Buzz Aldrin (que viria a se tornar o segundo homem a pisar na Lua, na Apollo 11) fizeram a missão final da Gemini, a de número 12. O maior dos objetivos dessa missão de 4 dias foi realizar manobras de acoplamento com o módulo de acoplagem Agena e realizar atividades extra-veículares, ou seja, caminhada no espaço, que foi feita pelo Buzz Aldrin.


Com os sucessos e aprendizados da Gemini, o projeto Apollo ia de vento em popa e Lovell foi escolhido para formar uma tripulação com o Frank Borman e Bill Anders, para compor a primeira viagem do Homem até a Lua na Apollo 8. Nesta missão de 6 dias, Lovell serviu como piloto do módulo de comando e navegador, enquanto Borman serviu como comandante. Esta também foi a primeira vez que uma nave Apollo foi levada para o espaço pelo foguete Saturn V. Eles completaram 10 órbitas lunares, testaram muitos componentes, mapearam a superfície da Lua para futuras missões e voltaram para casa. Abaixo um bom vídeo sobre essa missão histórica (uma pena a definição baixa do vídeo).






Como era muito respeitado entre seus colegas e superiores, e é claro, muito capaz, já veterano, ganhou o comando da Apollo 13, que seria a terceira missão lunar, para alunissar nas montanhas de Fra Mauro. Esta seria a primeira missão Apollo totalmente dedicada à ciência. Pois o intuito da Apollo 11 foi fazer a coisa pela primeira vez "do jeito que desse", a Apollo 12, foi conseguir pousar no ponto exato planejado e recuperar parte da sonda Surveyor (tiveram êxito em ambos objetivos) além de testar componentes/experimentos para as missões posteriores.


Portanto a Apollo 13 seria a primeira missão com objetivos totalmente científicos, já que o know how de como pousar na Lua e voltar em segurança estava definido.


[Image: 4-14-Lovell-and-Haise.jpg]

Jim Lovell e Fred Haise estudando geologia no deserto texano em 1970, aprendizado que usariam na superfície da Lua durante a missão da Apollo 13

A primeira tripulação era composta por Lovell, o comandante, Ken Mattingly seria o piloto do módulo de comando e Fred Haise, seria o piloto do módulo lunar. Lovell e Haise pisariam na Lua. Mas infelizmente ou felizmente (pra eles todos, como vão ler abaixo), Ken Mattingly foi diagnosticado como possível infectado por sarampo, contraído de um dos seus filhos. Então o piloto do módulo de comando da tripulação "titular" passou a ser Jack Swigert. Mattingly iria para a Lua mais tarde na Apollo 16.


A história da Apollo 13, provavelmente alguns aqui devem saber, pois já devem ter visto o filme Apollo 13 de 1995 com o Tom Hanks. Este filme ficou bem perto da realidade do que aconteceu. O diretor Ron Howard é um cara que sempre gosta de se ater aos detalhes históricos dos seus filmes. Vide o que ele fez no Rush, contando a história da rivalidade do Niki Lauda e James Hunt na Formula 1.


A Apollo 13 sofreu uma explosão em um dos tanques de oxigênio e por muito pouco não teve falha catastrófica. O treinamento e sangue frio dos três caras à bordo e o mesmo do pessoal no controle em Houston foi o que os trouxe de volta. O exemplo da Apollo 13 serve para nós realistas. Quando a água bate na bunda, o negócio não é entrar em desespero, é respirar fundo e tentar achar uma solução, como esses astronautas fizeram. E foi uma tremenda sorte ter o Swigert à bordo, afinal foi ele que escreveu o livro de parâmetros de emergência nos sistemas do módulo de comando, isso ajudou pra cacete.






Em 2018 tive o imenso prazer de assistir uma palestra do Jim Lovell, contando com Frank Borman e Bill Anders, os colegas da Apollo 8. Hoje em dia já estão bem velhos, mas continuam dando suas 2, 3 palestras por ano (pelo menos até ano passado). Uma grande pena que nenhum dos três tenham feito uma sessão de fotos após o evento naquela oportunidade. Mas sou grato por ter ouvido pessoalmente um homem que vai estar nos livros de história daqui 500 anos.


No momento que escrevo isso, este grande homem está com 91 anos de idade.


Jim Lovell não é apenas um homem com uma carreira e história invejável, ele também criou uma bela família com quatro filhos e provavelmente muitos netos e talvez bisnetos. Casou com sua esposa Marilyn em 1952 e estão juntos até hoje, um casamento de 67 anos.



[Image: quote-there-are-people-who-make-things-h...-52-80.jpg]

"Existem pessoas que fazem as coisas acontecer, tem pessoas que observam as coisas acontecer e tem pessoas que imaginam o que aconteceu.
Para ter sucesso, você precisa ser a pessoa que faz as coisas acontecerem."

Para nós realistas ele é um belo exemplo: esse homem nunca conseguiu realizar o sonho dele que era por os pés na Lua, e ele foi pra lá duas vezes. Mesmo assim nunca baixou a cabeça, é grato por ter sobrevivido e ter tido uma vida longa e produtiva. E o sucesso dele veio através de trabalho duro, não nasceu em berço de ouro, nasceu durante a Depressão. Ele é um grande espelho pra mim, por isso que uso a foto oficial dele da Apollo como meu avatar.


Outro que poderia muito bem ser inserido nessa votação é o Neil Armstrong, outro homem brilhante. Como citado lá acima neste mês completamos 50 anos da missão histórica da Apollo 11.


Todos esses homens são brilhantes, e servem de exemplo pra todos nós aqui. 


P.S. Peço ao @Libertador  que edite o que estiver errado e/ou faltado no cabeçalho do tópico e que adicione a votação mais tarde quando os confrades indicarem outros homens inspiracionais. (e que apague esse P.S. depois)
Responda-o


Mensagens neste Tópico
Homem Honrado do Mês de Julho - 2019 - de Mr. Rover - 14-07-2019, 09:56 PM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Homem Honrado de 2020 Temujin 5 27,140 25-01-2021, 08:25 AM
Última Postagem: Temujin
  Homem Honrado do Mês de Novembro - 2020 Melancton 6 4,266 13-12-2020, 12:21 AM
Última Postagem: Melancton
  Homem Honrado do mês de Outubro - 2020 Temujin 4 2,980 20-11-2020, 03:17 PM
Última Postagem: Temujin
  Homem Honrado do mês de Setembro/2020 Temujin 9 4,147 01-10-2020, 01:04 AM
Última Postagem: Temujin
  [DEBATE] Homem Honrado de Maio - 2020 Temujin 9 4,837 01-06-2020, 03:43 PM
Última Postagem: Temujin

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)