Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] Adquirindo o Hábito da Leitura
#12
(27-06-2019, 02:36 PM)Ares Escreveu:
A leitura abre nossa mente para novas realidades, eu sou um leitor voraz desde minha infância, é um habito que aprendi dentro da minha casa observando meu pai, assim como hábito de ouvir música de qualidade, principalmente música clássica, de um tempo para cá eu tenho feito uma lista no Excel para registrar o que tenho lido e também estou comprando livro por temas específicos, minha ultima lista foi com livros sagrados demorei muito lendo a Bíblia, fiquei um ano para terminar mais valeu a pena, exigiu folego, paciência e muita resiliência , meu "truque" é simples, não posso ler outro livre enquanto não terminar o que estou lendo, se não ler o que esta na fila não posso ler o próximo, isso me força a começar e terminar de ler todos os livros que seleciono.

A leitura inicialmente deve ser agradável depois ela deve ir amadurecendo, por fim deve-se ler coisas que não são tão agradáveis mas são necessárias estou nessa fase agora, odeie ler certos livros como o poder do subconsciente do Joseph Murphy, mas foi muito importante, assim como li sentindo raiva muitos livros por ser uma visão de mundo diferente da minha mas fui lendo até o final, assim me tornei um liberal, lendo coisas que eu detestava ler, me sentia mal lendo e odiava ver que o escritor tinha razão a casa frase, infelizmente a leitura só tem o poder transformador real quando o leitor abandona seus gostos e preferências e dá a cara a tapa, colocando suas crenças na berlinda, duvido que alguém consiga continuar sendo comunista lendo Napoleon Hill, duvido !

O que me coroou como leitor maduro foi a leitura de todos os livros do Robert Greene, depois de ler os livros do Greene percebi que um grande escritor só o é lendo os clássicos, os textos sagrados de várias povos, absorvendo o ponto alto de várias culturas, foi lendo o Robert Greene que decidi ler os livros sagrados, e esses livros me libertaram de tanta coisa que eu nem faço ideia de quanto, percebi que escritores que eu admirava eram leitores da Bíblia e cheguei a conclusão que teria uma existência vazia se não lesse a Bíblia, talvez se lesse antes eu teria uma visão distorcida ou não teria uma interpretação de boa qualidade, por fim, o que posso dizer é que sem os livros eu não seria quem eu sou, continuo lendo e vou ser um leitor disciplinado até minha morte, o saber liberta o homem.

Grande @Ares, obrigado pelo excelente comentário, aliás, com muito respeito e admiração, lhe digo que tenho verdadeiro gosto em ler suas postagens; sempre muito ponderado e extremamente enriquecedor com suas palavras, sempre!

A minha história e a dos meus irmãos com os livros começou muito cedo também, através de um modo muito peculiar, pois vivíamos uma vida extremamente paupérrima e me lembro que em casa, meus pais tinham um amontoado de caixas e mais caixas (...de papelão!) com livros velhos, e era o que tínhamos para nos entreter (...ao invés de brincar!). Sobre a música, víamos o pai arranhando o velho "Giannini" com os olhos vidrados e foi assim que tudo começou... enfim, isso é história para outra hora...

Assim como você, nunca conseguí ler dois livros ao mesmo tempo, seja por falta de capacidade de assimilação (...rindo de eu mesmo! rs) ou por pensar que teria que finalizar aquilo que havia começado, mesmo quando a leitura era ou ainda seja maçante.

Esta sua citação: "infelizmente a leitura só tem o poder transformador real quando o leitor abandona seus gostos e preferências e dá a cara a tapa, colocando suas crenças na berlinda, duvido que alguém consiga continuar sendo comunista lendo Napoleon Hill, duvido !" é crucial e acredito, com muita humildade, é exatamente neste ponto que cada um de nós devemos chegar com a leitura...

Infelizmente, confesso que por mais que eu tenha minha Bíblia sagrada, sou um herege por não a ler e a estudá-la como se deveria, afinal, um dos flancos a qual eu não tenho trabalhado como estabelecido e ainda estou com esta lacuna pendente, é o meu prisma espiritual.

Esta outra citação que você coloca, realmente sintetiza o âmago deste tópico: "o que posso dizer é que sem os livros eu não seria quem eu sou, continuo lendo e vou ser um leitor disciplinado até minha morte, o saber liberta o homem."

Um Abraço Fraterno!
"Fiat justitia, et pereat mundus..."
Responda-o


Mensagens neste Tópico
Adquirindo o Hábito da Leitura - de Callahan - 26-06-2019, 04:32 PM
RE: Adquiririndo o Hábito da Leitura - de Bean - 26-06-2019, 08:05 PM
RE: Adquirindo o Hábito da Leitura - de Wild - 26-06-2019, 11:05 PM
RE: Adquirindo o Hábito da Leitura - de hjr_10 - 26-06-2019, 11:33 PM
RE: Adquirindo o Hábito da Leitura - de Callahan - 27-06-2019, 09:59 AM
RE: Adquirindo o Hábito da Leitura - de Callahan - 27-06-2019, 09:41 AM
RE: Adquirindo o Hábito da Leitura - de Ares - 27-06-2019, 02:36 PM
RE: Adquirindo o Hábito da Leitura - de Callahan - 27-06-2019, 03:27 PM
RE: Adquirindo o Hábito da Leitura - de iSko - 27-06-2019, 02:37 PM
RE: Adquirindo o Hábito da Leitura - de Callahan - 27-06-2019, 03:41 PM
RE: Adquirindo o Hábito da Leitura - de Callahan - 28-06-2019, 09:47 AM
RE: Adquirindo o Hábito da Leitura - de Callahan - 28-06-2019, 10:47 AM
RE: Adquirindo o Hábito da Leitura - de Wild - 28-06-2019, 09:27 AM
RE: Adquirindo o Hábito da Leitura - de iSko - 28-06-2019, 09:50 AM

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)