Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
O morrer psicológico
#3
Discordo de praticamente todos os aspectos sobre isso, o ego é apenas um instrumento nosso em meio a isso tudo.
A consciencia não é uma verdade absoluta que nós temos imortal e constante dentro de nós.
Querer colocar o ego como um vilão apenas por referencia-lo em coisas desconexas em diversas religiões não torna esse pensamento uma verdade.

Antes de mais nada, respeito totalmente e apoio 100% quem segue uma religião. No entanto, não vejo com bons olhos pessoas que seguem uma religião cegamente e acabam por se afogar na sua própria contradição: como por exemplo religiões que falam sobre perdão e acusam o primeiro diferente que passa em sua frente.
Jesus é o melhor exemplo e uso ele apenas como meu norte e não a bíblia em si.

Deixando o meu lado pra lá vamos ao que interessa:

O ego é nada mais que um instrumento que nós temos, a psique humana. Querer matar o seu ego é a mesma coisa que querer destruir a si mesmo ou a sua sanidade mental. Nós devemos subjuga-lo ao nosso poder, controla-lo. 
A consciencia é nada mais do que uma forma de raciocinio mais elevada que algumas pessoas possuem. A autoconsciencia é uma forma de raciocinio ainda mais elevada. Muitas das vezes as pessoas que seguem nesse caminho de elevar sua consciencia, sua autoconsciencia, se tornam "despertos". A abertura do terceiro olho e coisas do genero. 

Eu colocaria a consciencia como um outro ser dentro de quem somos, e quando a nossa consciencia desperta tudo muda.

Agora, dentro de nós: 

Temos as camadas mais superficiais e que nos conectam com a "realidade" ao nosso redor e que são:
Nossos instintos/desejos/necessidades. Isso é uma programação quase que universal como comer, dormir, reproduzir e etc. Nós precisamos delas, é uma parte do processo e uma forma de se comunicar com nosso próprio corpo ou do nosso corpo se comunicar com a gente. É uma via de mão dupla que nós temos.

E conforme nos aprofundamos (não fisicamente, mas espiritualmente ou interiormente) começamos a ter outras formas que nos conectam com a "realidade" e com as coisas que ainda não somos capazes de ver. Ai entrariam o nosso raciocinio, ideias, vontades. 

O ego seria o ser que existe nessas camadas mais superficiais e a consciencia o ser que existe nessas camadas mais profundas. Normalmente olhamos para a consciencia como se fossemos o ego, e apenas utilizamos alguns de seus recursos, como se a consciencia fosse algo a parte a ser utilizado. As vezes vemos o ego como se fossemos a consciencia, e apenas utilizamos alguns de seus recursos, como se o ego fosse algo a parte a ser utilizado.

Mas ai que ta: O ego nos conecta com as pessoas, diz quem somos nesse mundo, nos dá algo para estar presente na realidade. A consciencia nos permite trazer as informações ainda maiores para essa realidade. Mas isso não é quem somos. Pessoas que possuem uma consciencia desperta são as pessoas que subjugam o ego e não o menospreza, pessoas que pensam estar conscientes tendem a querer matar o ego porque não entenderam o que realmente significa "matar o ego".

Não devemos ser nem o ser consciente, nem o ser do ego. Devemos ser algo além, devemos ser ambos e nenhum.
Mas é um assunto demasiadamente complexo e cansativo, quando eu postar o meu tópico sobre tentarei ser o mais claro possível.
Spoiler Revelar
Memento Mori 

Responda-o


Mensagens neste Tópico
O morrer psicológico - de Guardião - 24-06-2019, 12:17 AM
RE: O morrer psicológico - de Pachad - 24-06-2019, 12:19 PM
RE: O morrer psicológico - de Raynor - 26-06-2019, 01:36 PM

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)