The following warnings occurred:
Warning [2] count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable - Line: 895 - File: showthread.php PHP 7.2.34 (Linux)
File Line Function
/showthread.php 895 errorHandler->error




Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[RELATO] O que aprendi contabilizando cada centavo gasto em um ano.
#1
Sabemos que ter controle na vida é essencial em qualquer aspecto, e partindo desse princípio e com o objetivo de criar o hábito de ter uma vida financeira equilibrada eu resolvi colocar em prática os conhecimentos que adquirir fazendo um curso de Gerenciamento de Finanças Pessoais do Canvas que é um ótimo curso e gratuito. Dividir esse artigo em três partes, a primeira eu conto um pouco do porque eu decidir contabilizar os meus gastos, a segunda eu falo quais os recursos eu utilizei para fazer esse controle e, por fim, uma análise do que mudou depois de um ano colocando em prática, afinal é melhor prática vivida que teoria entendida, não é?
                                                            [Image: Ze7n.jpg]

Porque contabiliza os meus gastos?


Quem é ou já foi universitário sabe o aperto que é ficar sem grana, a quantidade de dinheiro que entra tem que ser igual à quantidade que sai, e no meu caso estava gastando mais que eu ganhava. Minha renda basicamente vem de uma bolsa que eu recebo da faculdade e de uns bicos que faço na minha área de formação, com o passar do tempo isso virou uma bola de neve e com isso as vezes eu tinha que recorrer a amigos para pegar dinheiro emprestado, isso só piorava a situação. Eu não tinha ideia com o que eu gastava a pouca grana que eu ganhava a não ser a do valor do aluguel, foi quando eu parei para pensar e que seu eu continuasse com essa mesma mentalidade e esse hábito ruim, daqui a pouco quando eu tiver formado o prejuízo poderia ser bem maior, foi a partir dai que eu decidir que eu contabilizaria cada centavo que eu gastasse.

                                                           [Image: Ze7O.jpg]

Como eu contabilizo?

Meu objetivo era fazer com que o hábito de contabilizar as minhas despesas e receitas fossem o mais fácil e prático possível para que o hábito não morresse, para isso eu uso um aplicativo chamado Gastos Diários, no começo eu usei a versão grátis e depois de um tempo eu gostei do app e decidir comprar a versão completa. O app e bem simples de usar, basicamente tem duas opções de entrada, a de gastos e de despesas você entra com o valor e diz se é gasto ou receita e informa também a descrição, por exemplo fui ao supermercado e fiz uma compra e gastei um determinado valor lá mesmo na hora eu coloco o valor gasto, qual foi a forma que eu fiz o pagamento se eu paguei em dinheiro ou cartão. O app já registra a hora e o dia do gasto ou receita isso me fez enxergar de forma bastante detalhada em que tipo de gasto eu estava comprometendo mais minha renda.

                                                         [Image: Ze7Z.jpg]

Outra ferramenta que me ajudou muito nesse período foi a velha e boa planilha do excel, para isso eu utilizo uma planilha de orçamento doméstico do Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor e você pode baixá-la aqui caso queira utilizá-la (recomendo) essa foi a planilha mais completa que encontrei e que divide os gastos em categoria, por exemplo, na categoria moradia, você tem os gastos com água, energia, aluguel etc. E no final de cada mês você tem um resumo detalhado em gráficos dos seus gastos, além de você poder colocar uma previsão dos gastos que você tera no decorrer do mês, isso ajuda a você além de controlar os gastos ter uma noção de quando você vai gastar mais do que deve, com esse feedback e possível controlar os gastos de coisas que não são essenciais.

[Image: Ze74.jpg]

No último dia de cada mês eu pego os dados das despesas que eu guardei no celular durante o mês e exporto em uma planilha do excel e coloco tudo na planilha do Idec. Assim eu tenho tudo em um só lugar mês a mês o que me permite ter uma visão global dos gastos e das previsões de eventuais despesas que possam surgir ou extrapolar o que foi planejado para o mês. Esse hábito de anotar o que eu gasto me fez perceber que alguns gastos que normalmente não damos tanto valor ao final de um ano faz muita diferença quando se tem noção da quantidade que é gasta.

[Image: Ze7B.jpg]


O que mudou com o hábito?

Como aquela famosa frase do filme de Alice no país das maravilhas em que o gato diz: Se você não sabe para onde vai qualquer caminho serve, isso também vale para as finanças ter noção para onde é investido/gastos os seus recursos financeiros faz uma enorme diferença, e depois desse período que tive anotando e observando como eu gastava o dinheiro conseguir até chegar ao final de alguns meses com saldo, sem contar que é visível a diferença que eu dou ao gastar com algo que as vezes não tem tanta necessidade. Com o tempo você aprende que, ou você controla seus atos, ou eles o controlarão… É isso, criar esse hábito me fez mudar a maneira como eu gasto e enxergar a importância de criar hábitos saudáveis. Meu próximo objetivo é organizar e pagar alguns débitos que tenho, mas primeiro tive que organizar a casa. Mas isso é outra história fica para outra hora.


Abraço.
Responda-o


Mensagens neste Tópico
O que aprendi contabilizando cada centavo gasto em um ano. - de Mazzaropi - 20-04-2019, 08:43 PM

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)