The following warnings occurred:
Warning [2] count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable - Line: 895 - File: showthread.php PHP 7.2.34 (Linux)
File Line Function
/showthread.php 895 errorHandler->error




Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como Estudei Português para Concursos
#1
[Image: black-and-white-blur-book-76752.jpg]


Introdução

Como todo mundo, estudei durante anos português na escola, mas em concursos não me dava bem nessa matéria e nas outras.

Cheguei a fazer um cursinho (fraco) visando melhorar meu nível, mas mesmo assim não fez muita diferença. Nessa época não havia vídeo-aulas pela internet (eu nem tinha internet em casa ainda) e, mesmo que tivesse, não teria dinheiro para isso.

Destaco que cursos online com Rodrigo Bezerra ou Flávia Rita não eram uma opção na época.


Método


Assim, tive que criar meu próprio método que era baseado em três pilares:

  • 1 livro de provas comentadas da banca alvo. Na época usei o Décio Sena, que ainda era pela Editora Ferreira, mas hoje a coleção sai pela Impetus;
  • 1 livro de gramática completo (usei o do Ernani Terra, versão do professor, que comprei em uma feira de livros usados)
  • Centenas e centenas de exercícios da própria banca e sem comentários: eu fazia os exercícios pela tela do computador ou imprimia. Eles podem ser obtidos no site da própria banca, pelo PCI Concursos ou por outros sites.

Nos meu caso, li e reli a gramática e o livro de questões comentadas sempre com muita atenção. 

Fiz mais de 1000 exercícios de português e fiquei bom em três bancas NCE/ UFRJ, CESPE/UNB e FCC. Tinha época que fazia uma prova inteira de português por dia, durante o mês inteiro.

Além disso, sempre que errava uma questão, procurava a página na gramática que tinha a parte da teoria que explicava meu erro. Eu revisava os livros até no banheiro durante aqueles momentos sagrados.

Bem no final da minha preparação resolvi comprar um livro do Rodrigo Bezerra só para me aprofundar em análise sintática: ajudou mais um pouco, mas não considero essencial.


Conclusão

Depois de muita labuta fiquei muito bom em português, nunca fazendo menos 75% de acertos da prova em casa e na hora dos concursos fazia entre 80% e 90%.

Enfim, funcionou bem para mim e hoje, anos depois, quando faço alguma prova dessa bancas ainda consigo um bom aproveitamento mesmo enferrujado.

Grande abraço!
[Image: Sem%2Bt%25C3%25ADtulo.png]
Responda-o


Mensagens neste Tópico
Como Estudei Português para Concursos - de Filho de Krypton - 05-04-2019, 02:14 PM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  [Concursos] [005]: Um ciclo se encerra para começar outro. Ares 10 3,976 29-05-2020, 09:00 PM
Última Postagem: Lazav
  [Concursos] [006]: Algumas dicas de sovinagem com impressão para concurseiros. Ares 0 1,029 28-05-2020, 09:08 PM
Última Postagem: Ares
  Coach Básico para Concursos Filho de Krypton 16 5,838 30-04-2020, 12:21 AM
Última Postagem: Filho de Krypton
  [Concursos] [001]: O que você realmente precisa saber para começar seus estudos. Ares 28 14,762 08-07-2019, 02:08 PM
Última Postagem: Ares
  [Livro] Preparo Emocional Para Passar Em Provas e Concursos (2011)/ Alexandre Maia Filho de Krypton 0 1,045 26-04-2019, 06:59 PM
Última Postagem: Filho de Krypton

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)