The following warnings occurred:
Warning [2] count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable - Line: 895 - File: showthread.php PHP 7.2.34 (Linux)
File Line Function
/showthread.php 895 errorHandler->error




Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Arm Wrestling - Queda de braço.
#1
Boa noite seus estrogenados ociosos. Segue o tópico sobre arm-wrestling.
Apesar de eu ter um mínimo de conhecimento a mais do que os usuários daqui se tratando desse assunto, quero deixar devidamente esclarecido que sou um miserável INICIANTE nesse esporte. Pois estou nessa há apenas pouco mais de 1 ano e meio, e de treino sério mesmo foi só desde o começo desse ano.
Num esporte que tem uma longevidade fudidamente incrível e tem milhões de detalhes a serem aprendidos, um ano e pouco de experiência é um nada. Então o que vou postar aqui vem do aprendizado e da pratica de um curto período de tempo, não é 100% correto, e ainda tem tudo a ser aperfeiçoado.

 
Arm wrestling - Luta/Queda de braço

 [Image: maxresdefault.jpg]

PARTE 1: O ESPORTE - REGRAS - TÉCNICAS UTILIZADAS
 
O arm wrestling, popularmente conhecido como queda de braço, existe desde os primórdios da humanidade. Existem registros da prática do arm-wrestling no Egito antigo, com pinturas características encontradas em tumbas milenares no meio do deserto, também existem registros de prática por indígenas da America do norte, além de outros povos da antiguidade.
Essa competição entusiástica sempre existiu, e você, jovem paspalho que está lendo isso agora, provavelmente também ja deve ter "brincado" disso desde a infância com o objetivo de tentar provar que é o mais forte do grupo local de orangotangos modernos. Se nunca tirou uma queda de braço séria, por mais amadora que seja, caia fora do meu tópico imediatamente seu verme insolente.
Eu mesmo ja disputava isso diariamente na sala de aula com outros colegas, enquanto a professora explicava assuntos os quais eu julgava desnecessários e que não mereciam minha atenção, e, sempre buscava ser mais forte para vencer aqueles que eu ainda não conseguia, isso desde o ensino fundamental. Mas no ensino médio a parada começou a ficar séria, e foi por esse motivo que entrei pra "musculação" aos 16 anos.
 
O arm wrestling como modalidade esportiva, iniciou lá pelos anos 50 ou 60 nos EUA. Mas começou a ganhar grande popularidade - não só lá, mas no mundo inteiro - nos anos 80 e 90, onde surgiram nomes lendários como Allen Fisher, Travis Bagent, e é claro, o mito John Brzenk, o GOAT. A partir daí começou a surgir um verdadeiro batalhão de atletas russos, ucranianos, búlgaros, canadenses, americanos e etc, atletas de nivel impressionantemente alto, o que elevou o esporte à outro patamar.

[Image: arm-wrestling-manual-feat.jpg]
Cena do filme "Over the Top", com rambo Silvester Stallone, anos 80.
 
Ao contrário do joguinho popular amador, o esporte arm wrestling é disputado em pé, numa mesa com dimensões aproximadas de 92x66cm, e aproximadamente 102cm de altura. Nesse topo da mesa existem 2 pads (onde o cotovelo fica) que tem em torno de 17,5x17,5cm com 5cm de altura, e 2 touch pads (ou linha, dependendo da mesa) de 30 cm de comprimento e 10cm de altura, que é o que delimita até aonde precisa levar o braço/mão do oponente para vencer. Existem 2 pinos de 15cm de altura na lateral da mesa usados pra fazer a pegada com a outra mão, não só por se obrigatório nas regras, mas também pra ter maior estabilidade e impulsão.

[Image: new2454__hero@1x.jpg]
 
É o fato de ser praticado em pé que torna o esporte incrivelmente foda. Porque dessa forma é possível introduzir milhares de variáveis, alavancas, técnicas e táticas usando o peso do corpo, ganhando torque empurrando a mesa com a perna, e muito mais.
Ja ouvi falar que existem algumas competições de armwrestling sentado. Mas isso seria como comparar corrida de kart com fórmula 1, futebol feminino com futebol de verdade, campeonato de supino de academia bambi-fit com campeonato de powerlifting. Seria como homem mijar sentado. Ou ir na zona e ficar tocando punheta num canto. Simplesmente um nivel ridículo impossível de assistir ou querer praticar, nem tem como chamar isso de esporte. Apesar de que, até xadrez é considerado "esporte" (deixe seu riso aqui).

Assim como no powerlifting, existem várias federações mundiais no arm wrestling, então as regras podem variar alguma coisa entre uma e outra. Sim, existe muita coisa "bizarra e estranha" pra quem não é familiarizado com o esporte, e provavelmente vcs ja devem ter visto algo nada convencional em algum video de competição, onde o nivel é assombroso. Como tem muita coisa que acontece, não teria como eu explicar tudo aqui, por isso não vou entrar nessa questão. Então se alguém ver algo fora do padrão e quiser perguntar, pode mandar aí. Vou colocar só as principais regras:

* Para a posição de saída: Os ombros devem estar alinhados paralelamente à mesa (um não pode ficar à frente do outro); o punho deve ficar reto, no centro da mesa; não é permitido cobrir o dedão inteiro com os dedos (a junta deve estar aparecendo); tem que haver uma mão fechada de distância entre o ombro e a mão na angulação inicial. Quem vai conferir tudo isso é o árbitro principal e o assistente. Até que não estiver tudo nos conformes, a luta não começa. A luta começa quando o juiz disser "Ready....GO".

[Image: Dd8LrwZ.jpg]
Prestem atenção no set-up inicial, manginas.
 
*O cotovelo NÃO pode sair do pad durante a luta. Pode movimentar como quiser arrastando ele, mas não pode levantar por nenhum momento, nem sair do limite do pad. Se sair, é falta e recomeça a luta. Duas faltas é desclassificação.

*Se as mãos escaparem, a luta recomeça e terá o "strap match". Um strap será enrolado nos punhos e mãos dos oponentes impedindo que escape novamente. Esse "slip", escapada, NÃO pode ser proposital, se ficar muito evidente que foi de propósito só pra ir pro strap, é um warn ou falta. Quem tem punho mais fraco muitas vezes se beneficia dos straps, por isso a intenção de escapar.

[Image: T4iqqnn.jpg]
Luta com straps (ao centro da imagem).
 
*Não há regra para as pernas, pode situá-las onde quiser, desde que não atrapalhe o espaço do oponente.
Tem muito mais regras e detalhes, mas coloquei só essas básicas pra dar uma ideia.

[Image: hqdefault.jpg]
Marcio Barboza (D), um dos poucos brasileiros nivel elite.
 
QUAIS SÃO OS MÚSCULOS MAIS IMPORTANTES NO ARM-WRESTLING?

NÃO, o principal não é o biceps, e nem passa perto de ser. Quando eu digo músculos digo conjuntamente com os tendões envolvidos naquela área, porque tendões são praticamente o aspecto mais importante desse esporte. Os músculos são o motor, mas os tendões são o que liga tudo, então a força vai até onde os tendões permitirem. Por isso a necessidade de tendões fodas e descomunais, feitos de adamantium. Segue a ordem de importância:

1- Mão e dedos;  2-  Punho: Ambos tem o mesmo grau de importância pra estarem no top 2, tanto faz a ordem. O conjunto de tudo isso deve ser extremamente forte se quiser ter alguma chance de vencer em competição. 
Resumindo: O CONTROLE DA MÃO É O PRINCIPAL no arm wrestling.
Não adianta ter uma potencia fudida no braço se não vai conseguir transmiti-la. Seria como ter um Mustang com motor v8 chevy, bloco grande, 8.1, bi-turbo com 1600cv de potência, e não conseguir passar isso pro chão, a potência não será usada. E no arm wrestling é assim também, se perder o controle da mão ja era, fío, não vai conseguir aplicar força nenhuma e será esmagado como uma barata imunda.

3- Antebraço: É o que permite executar a pronação ou supinação da mão, back pressure, side pressure, conforme a técnica que vai usar.

[Image: jwuJtZo.jpg]
Oleg Zhokh: Made in Chernobyl. 2 antebraços em 1.

4- Ombros: É o que conecta tudo ao corpo, se esse elo for fraco, o atleta não terá alavanca nenhuma.

5- Biceps: Aqui que entra o biceps. Serve como ligação pra manter o angulo do braço numa posição vantajosa. Arm wrestling é um esporte de puxar. O objetivo é o braço ficar sempre na mesma posição, o que se move é o tronco. Por isso é imprescindível manter o ângulo da posição de saída pra poder aplicar a força.

6- Triceps, dorsais e outros músculos: O triceps poderia estar na quinta posição se estivéssemos falando de só usar a técnica de press, mas como é mais difícil de aplica-la na luta, fica em sexto mesmo.

É óbvio que todos esses grupamentos precisam ser descomunalmente fortes pra ser competitivo, mas a hierarquia é essa. Os elos começam a quebrar de cima pra baixo. Se os de cima forem fracos, os de baixo nem terão oportunidade de serem usados.

[Image: maxresdefault.jpg]
 
TÉCNICAS UTILIZADAS

Na queda de braço popular, um macaco fica sentado de frente para o outro, colocam os bracinhos em cima da mesa e juntam as mãozinhas de forma suave e delicada, ficando com o tronco reto e o ângulo do braço mais aberto do que a xoxota da Bruna Surfistinha. Depois que esse maravilhoso set-up está feito, começam a fazer a pouca força que tem com o biceps, ombro e peitoral na tentativa de empurrar o braço do oponente no vetor lateral até encostar na mesa. Tudo muito legal e lindo, não é?
NÃO FAÇAM ISSO EM HIPÓTESE ALGUMA!

[Image: two-young-men-arm-wrestling-side-view-pi...?s=612x612]
Forma certa....De fazer merda.
 
Além de ser a ""técnica"" mais ineficiente possível pra aplicar algum tipo de força, ainda há um grande risco de lesionar o manguito rotador e de quebrar o úmero (quem ta perdendo). Quando a linha do cotovelo ultrapassa a linha do ombro, ocorre uma rotação externa excessiva e o úmero fica na pior posição possível. E não precisa de muitos kg de força pra causar uma fratura espiral no osso. Arm wrestling é um esporte de PUXAR, e não de empurrar. É por isso que tem tantos videos de retardados quebrando o bracinho nesse tipo de brincadeira amadora. Os leigos que tem ossinhos mais fracos se fodem prontamente. Como escrevi acima, o braço vai permanecer sempre no mesmo ângulo, o que vai se mover é o tronco. E ÓBVIO que o ângulo do braço vai abrir e vai ser forçado lateralmente contra um oponente mais forte, mas aí é questão de ajustar o corpo de forma defensiva. Nesse caso se perde sendo puxado, com o tronco acompanhando o braço até em baixo, até não poder mais segurar o ataque do oponente.

[Image: ShellbrookStreetFair_ArmWrestling2_Bryan...k=x5F6vOPa]
 
Muito bem, mas, afinal o que é "técnica"? Vejo uma horda de frangos por aí que fazem o próprio cu ficar com inveja, de tanto que defecam pela boca. E uma das premissas defecadas é "ae bródi, luta di braçu profissionau num eh forssa naum, eh soh tecnica huebrhuebrhuebr".

TÉCNICA nada mais é do que força aplicada de forma eficiente. São alavancas que permitem que menos esforço produza mais resultados. Sempre há força em tudo. Num nível de competição pró ou elite, TODOS tem a técnica, todos conhecem os atalhos e estratégias, vence quem for mais forte mesmo, quem tiver os tendões mais condicionados, quem for capaz de neutralizar o oponente e impor seu jogo, quem tiver o melhor conjunto.

[Image: c97a19_dsc-6305.jpg]
Khadzimurat Zoloev, o matador de gigantes.
 
É sempre questão de levar o braço do oponente até o touch pad (o que se chama "pin"), não importa como. Mas existem 3 principais técnicas que envolvem a maior eficiência mecânica possível. E, embora existam variações de cada uma delas, vamos tratar apenas do overall.
 
TOP ROLL

[Image: DSC_7305.jpg]

O top roll é uma técnica que envolve muito mais alavancagem do que força bruta. Com essa técnica, indivíduos menores e mais leves podem vencer adversários maiores e mais fortes, se tiverem um punho forte e o controle da mão durante a luta.
O movimento consiste em usar a pronação da mão, arrastar o braço do oponente na sua direção - fazendo ele ficar com o braço longe do corpo - ao mesmo tempo em que se projeta o quadril pra de baixo da mesa e exerce a pressão lateral. Ou seja 3 vetores de força ao mesmo tempo. A trajetória do cotovelo normalmente é uma diagonal. No set up, vc começa com o cotovelo na parte superior direita do pad (para luta de direita) e a intenção é arrastar até o extremo esquerdo inferior sem perder a angulação do braço e muito menos perder a pronação da mão. Caso vc perca a mão tentando "pinar" o braço do oponente, estará sujeito a um contragolpe fulminante de um hook, sem muitas chances de defesa, então o mais importante é sempre cuidar pra não perder o domínio da mão. Se não foi possível levar o braço do adversário ao pin no primeiro hit, reposicione o corpo novamente, ajuste a pegada e lance um ataque explosivo com mais ênfase na mão.

Top roll é sobre atacar os dedos do oponente, fazer ele abrir a mão, e forçar o braço dele a ficar numa posição em que não possa defender a alavanca do peso do seu corpo. Top roll joga com o peso de quase todo o corpo, por isso os tendões são mais exigidos ainda pra transferir essa carga.
A ideia é posicionar os dedos o mais alto possível na mão do oponente. Dessa forma a pronação tem mais chances de funcionar. E também porque se torna um "pendulo" quando vc arremessa o corpo pra debaixo da mesa sincronizadamente com a "back pressure", movimento de arrastar em sua direção.
Na posição inicial, as pernas devem ficar em baixo da mesa. A direita mais a frente (luta de direita), e a esquerda mais pra trás. Ou é possível manter as duas mais à frente com os joelhos semi flexionados. E também é possível se apoiar com a perna direita no pé direito oposto da mesa, do lado do adversário. Existem diversas formas de se fazer isso, mas o que mais acontece é o que citei.

O ombro no lado que está lutando SEMPRE deve ficar mais baixo que o ombro oposto, então é questão do posicionamento do tronco. Isso na posição inicial antes de começar a luta. Além de ter maior efetividade nos grupamentos envolvidos devido as amplitudes mais fortes estarem alinhadas, facilita uma possível defesa contra um hit explosivo, e tambem permite pegar impulso pra aplicar a técnica. Esse set-up é básico e imprescindível, é de lei, em TODAS as técnicas no arm wrestling.
Nem sempre é necessário levar o adversário até o pin, as vezes dando um hit explosivo de back pressure, poderá fazer o cotovelo dele sair à frente do pad. Se ele nao for capaz de segurar a pressão imposta o cotovelo vai cair fora do pad e se torna uma falta. Então com 2 dessas vc vence a luta.
Existem variações na forma de usar o punho e a mão no top roll ofensivo, bem como é possível usar top roll defensivamente. Top Roll é a técnica que mais escapa as mãos, quando dois oponentes tem o nivel parecido. E com straps a técnica ja muda, mas isso é mais avançado e assunto pra outra feita.
 
HOOK

[Image: maxresdefault.jpg]

Ao contrário do Top Roll, o Hook envolve muito mais força muscular e menos alavanca do peso corporal, embora se use muito o tronco também. Essa técnica exige muita força no ante-braço e também no biceps, pra poder aplica-la de forma eficiente contra um oponente forte. Mas como sempre, começa pela mão.
Falando de forma básica, o hook consiste em usar a supinação da mão, cupping, e a back pressure arrastando o braço com ajuda dos músculos dorsais, isso tudo ao mesmo tempo em que se aplica a pressão lateral.
O set-up do hook é totalmente diferente do top roll. No hook trata-se de posicionar os dedos o mais baixo possível na mão do oponente pra ter mais alavanca, pegar ele no cupping e abrir seu biceps, colocando-o num ângulo terrível.
A posição das pernas vai ser normalmente a perna de apoio pra fora da mesa, e a perna concomitante ao braço lutando vai entrelaçar o pé da mesa, ou mesmo escorar na parte superior dele, pra pegar impulso na saída.

[Image: Zloty-Tur-Rumia-2017-14.jpg]

Pela regra, os ombros são obrigados a ficarem alinhados à mesa no set-up inicial. Mas logo que o juiz disser "GO", o objetivo é posicionar o ombro á frente, quase no meio da mesa, ficando com o corpo praticamente de lado. É claro que vai fazer isso se conseguir pegar o punho do oponente no hook, senão vai ter que mudar a estratégia instantaneamente.
Caso consiga o controle da mão é hora de atacar puxando e arrastando o braço junto com a inclinação do tronco, o necessário pra finalizar a luta.
 
As vezes acontece um "emboladão" no meio, quando 2 hookers fortes aplicam seu jogo. Nesse caso fica muito dificil levar o braço do outro ao pin pela força e explosão. Então, provavelmente quem tiver menos endurance e amolecer o braço primeiro, vai perder. Tem vezes que passa de um minuto nessa posição...
Existe o high hook que tem os aspectos do hook normal, mas acaba puxando meio que na posição do top roll. Existe o hook defensivo pra tentar retomar as ações contra um top roller por exemplo. E na técnica com straps, é claro que tem algumas mudanças na dinâmica.
 
PRESS

[Image: hqdefault.jpg]

O press ou shoulder roll, é uma técnica muito forte e praticamente indefensável. Mas o tanto quanto ela é de forte, também é de difícil de conseguir aplica-la de forma eficiente, quando se trata de oponentes de bom nível. É complicado assumir o controle da mão e impor a posição do corpo no ângulo necessário pra essa técnica ser fulminante. Sendo assim ela é menos vista por aí, e são raros os atletas que usam (ou tentam) ela de saída. O que pode acontecer é no meio de uma luta muito acirrada tentar mudar seu jogo de top roll ou hook, e aplicar a posição do press pra tentar finalizar um oponente forte defensivamente.

O press consiste em usar a supinação da mão e jogar o ombro lateralmente no meio da mesa, ficando o mais alto possível pra colocar o corpo numa posição de "marreta", como se tivesse esmagando. É preciso tomar o controle da mão e abrir o biceps do oponente, trazendo a mão dele para longe do braço.
É claro que pra fazer isso funcionar tem que ter o conjunto peito, ombro triceps muito fortes. Também é possível fazer isso com o punho quebrado pra trás (flop wrist), mas aí tem que ter os tendões e ligamentos insanamente robustos. Com straps o press funciona melhor ainda.

[Image: maxresdefault.jpg]

Existe o press defensivo, que na verdade é meio que um intermédio com hook, jogando o corpo lateralmente próximo ao braço, ação que dificulta muito pro oponente conseguir um "Pin". Mas nessa técnica há um risco de quebrar o úmero (o que eu disse anteriormente), e não deve nem ao menos ser cogitada por bonobos entusiastas e iniciantes, ou mesmo intermediários. Atletas de alto rendimento, que tem ossos e tecidos moles em outra dimensão, anos luz à frente de pessoas comuns, conseguem utilizar tal técnica de forma proveitosa com menos de risco de lesão devido ao alto condicionamento.
 
King's move

[Image: DSC_0435.jpg]

E além das 3 principais técnicas citadas, existe o "King's move" que é um ponto fora da curva...Tal técnica gera muita controvérsia, haterismo, bumbuns assados e polêmicas, em todo lugar que é usada. Muitos atletas o consideram trapaça, outros no entanto tem opinião contrária. De qualquer forma, é difícil vê-lo por aí.

O movimento consiste basicamente em ir pra debaixo da mesa, deixando o braço praticamente reto, com o cotovelo apoiado no pad criando uma espécie de trava (bone lock), o que faz o ante-braço se tornar uma espécie de haste, dificultando muito o pin para o oponente. Isso na teoria, porque na prática não é simples assim. Não consigo achar isso mais vantajoso, e, não acho ruim e nem bom, é apenas parte do jogo. Existem federações que não permitem o ombro ficar abaixo do topo da mesa, e nem o braço numa angulação muito aberta quase esticado, portanto, ali não haverão "trapaceiros" usando king's move. Essas restrições de regra impedem o movimento.

A questão central é a seguinte, cada federação tem suas regras. Se vc concordou em competir em uma federação que permite que técnicas assim ocorram, então FECHA O CU, fica pianinho e apenas faça o que tem que ser feito pra vencer. Ta ali competindo porque se não concorda com isso, sua bichinha chorona? Dilema moral de cú é rola. Concordou, ta sujeito às regras e acabou. Caso contrário, tire a bunda gorda daí e vá onde tem regras diferentes. Quem é forte não fica choramingando que nem uma putinha menstruada, apenas vai lá e vence.

[Image: maxresdefault.jpg]

Mas se o King's move dá tanta vantagem assim, então porque não o usa também jovem gafanhoto? E porque não vemos todo mundo usando pra vencer? Ah sim. Porque talvez não dê vantagem, porque talvez não seja fácil de aplicar força ali, porque talvez falar é sempre mais fácil. O eguinho ferido da derrota sempre encontra justificativas pelo fracasso cor-de-rosa para cretinos insignificantes.
"IT'S ALL ABOUT WORKING BODY, MIND AND SOUL" 

"Todo mundo tem um plano....Até tomar o primeiro soco"  M. Tyson
Responda-o


Mensagens neste Tópico
Arm Wrestling - Queda de braço. - de Bill Kazmaier - 05-08-2018, 07:25 PM
RE: Arm Wrestling - Queda de braço. - de Gorlami - 05-08-2018, 08:49 PM
RE: Arm Wrestling - Queda de braço. - de hjr_10 - 05-08-2018, 09:35 PM
RE: Arm Wrestling - Queda de braço. - de hjr_10 - 11-08-2018, 11:25 AM
RE: Arm Wrestling - Queda de braço. - de Roland - 06-08-2018, 10:20 AM
RE: Arm Wrestling - Queda de braço. - de Bean - 06-08-2018, 11:08 AM
RE: Arm Wrestling - Queda de braço. - de Aragons - 07-08-2018, 10:46 AM
RE: Arm Wrestling - Queda de braço. - de Temujin - 11-08-2018, 12:55 AM

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)