Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[DEBATE] Decisões
#10
(19-12-2017, 11:26 AM)Leal Escreveu: Ouvi de um cara a seguinte frase: "O que você sente é real, mas o que você sente não é a realidade".
Acho que um problema muito grande desse empreendedores que nunca empreenderam e desses livros de auto-ajuda, de como empreender, etc, é que eles se esquecem desse pequeno fato: O que você sente é real.
Todos falam a mesma coisa, "você consegue", "você pode fazer", "não se sinta triste", "seja feliz", bla bla bla. Para mim isso é só punhetação mental.
As dicas financeiras que eles dão são realmente valiosas e não podem ser desconsideradas mas, ao meu ver, quando partem para a pessoa eles falham.

Acho que eles focam muito no o que você sente não é a realidade e usam isso com premissa para te dizer para ignorar seus sentimentos e seguir sempre uma lógica. O problema nessa situação é que ao ignorar o sentimento, ele acaba se acumulando e uma hora ele vai estourar. Com isso, tudo que você conquistou, ignorando o sentimento, pode ir por água abaixo.

Então acho importante essa ponderação "O que você sente é real, mas o que você sente não é a realidade". Deve sempre se ter em mente que o que você está sentido é real e deve, por isso, ser levado em conta. Mas você também deve saber que sentimento não é a realidade.

Devo salientar que não decidir é uma decisão. É a decisão de não tomar partido com relação a um assunto/tema, é a decisão de postergar sua deliberação sobre algo.

Então acho importante se conhecer bem, ter consciência do seu estado normal e saber quando está sob influência de um sentimento. Saber que aquele sentimento é real e pode te levar à uma decisão precipitada. E saber também que aquele sentimento não é a realidade e que após ele, você poderá enxergar a realidade com mais clareza.

Para melhorar seu auto-conhecimento recomendo psicólogos. Mas não os charlatões, que prometem melhorar sua alegria, auto-estima ou qualquer aspecto da sua vida. Recomendo os que se dedicam a te ajudar a se conhecer, mesmo que para isso você vá ficar triste.

Como já disse, é necessário conhecer seu estado natural de ser para então saber se você está ou não sob influência de um sentimento.

Extremamente perspicaz as sua colocações!

Isso é coencidentemente algo que eu estava estudando agora.
O primeiro passo para tomar decisões em momentos de conflito é a aceitação dos fatos, principalmente aqueles que você provavelmente não conseguira alterar. 

Esses fatos que a gente não consegue mudar, geralmente trazem consigo varias cargas emocionais como a ira, a revolta, a tristeza ou até mesmo a esperança. Sentimentos esses que geralmente nos faz dar um loop no problema. Em alguns casos, movidos pela raiva, sua decisão pode te levar a fazer uma besteira, porém, a esperança também. Por exemplo, movido pela esperança de ganhar milhões você decide arriscar uma bela quantia em bitcoins e acaba tomando no cú tentando fazer um trade (não estou dizendo que isso vai acontecer é um exemplo). 

A aceitação da realidade vai clarear a sua mente para tomar decisões mais coerentes com o valor intrínseco da indagação. 
Então antes de tomar decisões após algum conflito emocional um dos primeiros passos é aceitar a realidade, não ser negativo, raivoso ou esperançoso, ser apenas realista.
Responda-o


Mensagens neste Tópico
Decisões - de lyonheart - 16-12-2017, 09:12 AM
RE: Decisões - de Ermac - 16-12-2017, 09:40 AM
RE: Decisões - de lyonheart - 16-12-2017, 10:20 AM
RE: Decisões - de Dallas - 16-12-2017, 10:11 AM
RE: Decisões - de John Cold - 16-12-2017, 12:07 PM
RE: Decisões - de Roland - 16-12-2017, 01:42 PM
RE: Decisões - de Aragons - 16-12-2017, 11:36 PM
RE: Decisões - de lyonheart - 18-12-2017, 11:36 AM
RE: Decisões - de Leal - 19-12-2017, 11:26 AM
RE: Decisões - de lyonheart - 21-12-2017, 04:28 PM

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)