Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[Carros para leigos] - Eco Direção $$
#10
Vou dar uma explicação de leigo sobre freio motor, pelo menos nos caminhões é assim.

O chamado freio motor é um mecanismo de frenagem auxiliar que age junto ao motor gerando o chamado calço pneumático, o que causa este calço pneumático é uma válvula anexa ao motor que captura ar no trabalho dos pistões.

Ao acioná-lo esta válvula manda ar para a cabeça do pistão no motor criando esse calço pneumático, que é um bloqueio de ar em cima do pistão que vai retardar a velocidade em cima das rodas, sem consumo de combustível, mesmo em giros mais altos.

Alguns sistemas de freio a motor possuem 3 estágios de abertura na válvula (25% - 50% - 75%), quanto maior a abertura da válvula no pistão mais forte vai ser a ação do motor na frenagem.

A função disso é clara, manter o veículo em uma velocidade constante na descida evitando o uso dos pedais de freio e dos balões de ar (que gera trabalho no motor diesel, consumindo mais combustível).

Na foto do painel da Scania que o @Awaken postou a faixa azul no conta-giros indica a área recomendada para o uso do freio motor.

Responda-o


Mensagens neste Tópico
RE: [Carros para leigos] - Eco Direção $$ - de Fernando_R1 - 13-04-2018, 10:43 AM

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)