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[Carros para leigos] - Eco Direção $$
#1
Information 
Apresentação:

Rapidão, galera! Esse tópico aqui é um dos vários que vou fazer sobre mecânica.
Eu não sou mecânico profissional, mas com a vida eu fui aprendendo bastante coisa e muitas delas na força bruta.
Então, isso é só uma introdução.

O que é a eco direção?
A eco direção é o conjunto de rotinas que garantem economia e aumento da vida útil de um automóvel.

1. O manual do proprietário:

O manual do proprietário do veículo é sempre seu melhor amigo, tenha sempre um tempo para dar uma lida e anotar coisas importantes. Carros mais novos tem vindo com bastante tecnologia para quem quer economizar uma grana e acredite, até os carros mais antigos vem com dicas para economia de combustível.

Sim, o manual do proprietário do meu Fusquinha 1979 vem dizendo como economizar combustível. O seu também deve ter algo sobre, pesquise.

2. Causas do consumo elevado de combustível pode não ser você:


Todas essas condições que eu coloco como economia se dão para um carro em perfeitas condições de uso. Observe a manutenção do seu carro, troca de fluídos, e outras condições que podem favorecer também o consumo.

3. Na cidade:
  • Alta velocidade, jamais! Mantenha sempre a velocidade abaixo da casa dos 50/60km por hora no máximo. Altas velocidades dentro da cidade vão te fazer beber 6km/l. Porque? Simples! Você vai ter que esticar MUITO para alcançar velocidade alta dentro de um espaço curto.
  • Dirija suave: Agressividade, arrancadas fortes e frenagens bruscas não combinam com economia, além de acarretar em gastos maiores com embreagem, pneus, amortecedores e freio. Sim, é pra dirigir que nem uma senhora, sim, porra. Pé inchado? Lembra que a gasolina está 5 reais.
  • Deixe o carro rolar: isso é uma coisa que muita gente não faz, a técnica de antecipação se trata de prever situações e deixar seu carro ir até o lugar sozinho. Como?
*Imagem aleatória do Google.
[Image: ONATALENSE-13-620x350.jpg]
EXEMPLO PRÁTICO!
Peguei essa imagem aleatória do Google: Você está aqui, 5ª marcha a 50km/h no seu carro 1.0, o sinal fechou lá na frente, o que você faz? Tira o pé do acelerador (sem desengatar a marcha) e vai freando suavemente até chegar no sinal (se o carro pedir, reduza a marcha no tempo) mas a ideia é deixar o carro rolar.

Na dúvida, se o sinal abrir, você não parou totalmente o carro, se ainda estiver fechado você vai ter freado com segurança e economizado combustível.

Obs: Se seu carro for carburado, pise na embreagem. (Com certeza você já viu alguém fazer isso) É dica para tirar o peso do atrito do carro. (Isso não acontece hoje porque a injeção corta o consumo com o carro engatado e quem mantém o carro "vivo" é a rotação da embreagem, então essa dica não serve para carro injetado)
Obs 2: Não ponha no neutro no carro automático. Você fode seu câmbio, sua vida, sua alma e ainda consome mais.
  • A troca de marchas: 90% da sua economia está aqui!
[Image: Indicador-de-troca-de-marchas-no-painel.jpg]
(Na foto o exemplo dos carros mais modernos da Renault que vem com indicador de troca e reduzida no painel)

A troca de marchas é um item fundamental para a economia: Todo carro tem sua potência máxima descrita no manual.
Exemplo: Honda Accord 280cv 36kg/f de torque. Mas isso é o tempo todo?

A resposta é NÃO! Cavalos e torque são coisas que crescem a medida da aceleração, a medida que você sobe o giro do carro. O Fusca por exemplo tem 58cv, mas 58cv ele só alcança a 4.600rpm, antes disso ele tem MENOS.

Então já deu pra pescar, não? Menos torque, menos força = menos consumo de combustível.

O que para a cidade é ideal!

O segredo é passe a marcha o quanto antes você puder, e isso vai variar muito de carro pra carro.
O importante é que ao passar as 3 primeiras marchas (da primeira pra segunda, da segunda pra terceira) o seu giro no conta  giros caia para exatos 1.000 RPM.
Exemplo: Pega um Celta aí com conta giros, se você passar a marcha a 1.500 rpm, o giro dele vai cair pra 1.000 certinho. Pega uma Ranger 3.0 TurboDisel, a mesma coisa.*

Porque eu tô dando essa dica para as 3 primeiras marchas?

Porque essas são marchas de FORÇA e não de velocidade, então quanto mais rápido você se livrar delas, mais cedo você chega nas que realmente interessam que são da quarta marcha pra cima. (Falo isso porque tem alguns carros que já tem 6 ou 8 marchas)

*Em todos os casos também só reduza a marcha para a anterior quando chegar perto de 1.000rpm. (Todas a marchas)

*Considero aqui estrada plana, não serra. A redução em serras depende do quão íngreme a ladeira é.Mas também não precisa chegar a tanto, assim que melhorar, já passa.

  • Aceleração constante: Você sabia que você não precisa pisar fundo no pedal para o carro ganhar velocidade? A aceleração constante se trata de manter o pé parado no pedal, só encostado em uma faixa de aceleração constante para que o carro só se desenvolva dentro daquela faixa de ganho. O giro vai subir, você vai ganhar velocidade e vai ter bastante economia.
4. Na estrada:

Na estrada valem todas as dicas anteriores se você aproveitar, claro que agora tudo depende do carro que você tem e isso você deve observar também.

Vamos lá!
  • Velocidade constante: Não adianta resmungar que na estrada as coisas são diferentes, alta velocidade é uma coisa, velocidade inconstante é prejuízo do mesmo jeito, é o que você faz na cidade, logicamente você não vai ter economia. Então, se você vai a determinado lugar, marque uma velocidade e vai nela.
  • A rotação também é importante: Sim, aqui vale a mesma coisa que anteriormente falei sobre rotação, quanto menos rotação, menos potência, menos consumo você tem.
    Só que aí vem um exemplo que depende do seu carro.

    Eu já dirigi um Chevrolet Celta 2012 1.0 8v sem ar condicionado. Um carro na faixa, só pra trabalho simples.
    No álcool o carro chegava a 90km/h rodando a quase 3.000rpm, se eu rodasse a uns 100, 110, eu já estaria a uns 4.000, 4500 rpm. Uma faixa de torque plena, mas consumindo mais combustível.
    Uma média de consumo? Cerca de 13km/l na viagem.Eu também já dirigi uma Ranger 3.0 Turbodisel, tá que o disel consome bem menos, mas pense no motor 3x maior, o peso 3 vezes maior e mais a carga que vinha atrás. A 5ª Marcha se engata a 80km/h e 110km/h você está a incríveis 2000rpm. Incrível não?O que eu quero dizer com isso é um desânimo pra quem sonha em ter seu carro para ter "independência" e acha que carro é tudo igual ou que quanto mais potente melhor só pra mostrar que tem.Você compra o carro por UTILIDADE.Se você compra um Celta para fazer viagens longas, ele vai aonde os outros vão, mas ele SOFRE com isso se você não souber guiar direito.Já se você compra uma Ranger (como tá na moda hoje o cowboy de condomínio que compra sua SUV ou sua 4x4 para ir na padaria) e você anda só na cidade, amigo!!! VOCÊ TÁ TOMANDO NO CU.
5. Tipo de estrada afeta? Sim.

Estradas simples: Existe muita gente que gasta combustível à toa em estradas de mão dupla. Lógico que você não vai ficar andando atrás de caminhão a 40km/h, mas você não vai ficar brincando de Need for Speed em uma estrada com carros contrários bem próximos, curvas mais fechadas (quebra molas) que as estradas duplicadas e variação de velocidade diferente por causa do trânsito. Faz aquele macete, mantém uma velocidade não muito alta, anda na casa dos 80km/h, 90km/h no máximo.

Estradas ampliadas: Já falei de velocidade constante demais, o que eu não falei até agora é da praga do motorista que tem 3 pistas e anda a 80km/h na esquerda. Não fique muito perto de gente lenta, nem muito menos freando na traseira deles, isso só faz você dar mais retomadas e gastar mais. Preveja as situações e ultrapasse sempre com velocidade constante e aceleração constante.

Serra: O macete da serra é simples. aceleração constante na subida, velocidade baixa! Prefira reduzir que pisar mais fundo.
Na descida engata o carro e deixa ele descer, nada de ficar acelerando pra correr mais rápido.
Se você subiu a serra a no máximo 60km/h, também é ideal descer na mesma velocidade para não esforçar seus freios.
The absence of virtue is claimed by despair






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[Carros para leigos] - Eco Direção $$ - de Awaken - 10-02-2018, 07:48 PM

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