Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Aumentando a imunidade - The Wim Hof Method
#37
Vou upar esse tópico pela sua grande relevância, e também porque eu acho que o pessoal não tenta o método por achar besteira.

Vamos lá, vou falar um pouco sobre como foi a minha experiência, e se preparem pro meu primeiro Wall Text. Gargalhada

Eu comecei a tomar banho gelado simplesmente por curiosidade. Postaram esse tópico abaixo no Fórum do Búfalo, e eu resolvi testar. Passei algumas semanas tomando banho frio e quando o inverno chegou eu acabei largando de mão. http://forum.bufalo.info/showthread.php?...nho+gelado

Algum tempo depois eu me deparei com esse método Wim Hof. Na época eu estava praticando exercícios físicos (calistenia) há 1 ano e meio mais ou menos. Como eu estava com aquela sensação de que eu era capaz de fazer qualquer coisa, resolvi aderir ao hábito de fazer os meus exercícios físicos, fazer os exercícios de respiração e depois tomar um banho gelado, e outro banho gelado na parte da manhã antes de sair de casa pra rotina.

Gostei tanto do negócio que estou há mais de 1 ano praticando. O maior benefício na minha opinião é a melhora do sistema de defesa do corpo humano. Quando o frio chega, a maioria das pessoas pega uma gripe, fica doentes etc. Com esse método eu não peguei gripe alguma, e nem fiquei com sintomas de qualquer tipo, tanto que nesse período eu não passei mal, e nem peguei gripe como acontecia antigamente.

Além de praticar, eu também li alguns livros sobre o assunto. Um deles falava sobre uma oportunidade "escondida" no método Wim Hof. 

Quando você prende a respiração, você força o seu corpo a realizar algo contra a vontade dele, ou seja, você está aplicando a vontade consciente sobre a inconsciente. Quanto mais o tempo passa, maior é a vontade (inconsciente) do seu corpo de voltar a respirar, porém o que devemos fazer é justamente ir contra essa vontade, subjugando-a e não respirar. Durante esse processo existe uma dor física e outra psicológica. A física é em relação aos seus órgãos querendo voltar a funcionar da forma como foram projetados. Já a psicológica é em relação ao fato de você achar que já chegou no seu limite, que já prendeu a respiração por tempo suficiente etc.

O Wim Hof orienta as pessoas a não se forçarem demais durante o processo, e que quando sentirem dor voltarem a respirar normalmente. Ele fala isso justamente pras pessoas não se matarem e a culpa não cair no colo dele, mas o correto é sempre ir em frente. Quando você achar que chegou no seu limite, convença o seu cérebro de que é possível ir mais um pouco, só mais um pouco, só mais um pouco...e suporte a dor física. Coloque a sua vontade consciente acima da inconsciente a qualquer custo. Pague o preço.

Conforme você segue essa rotina, você vai adquirindo controle sobre determinados aspectos do corpo humano que não tinha antes. O Wim Hof mesmo consegue controlar o seu sistema imunológico, inclusive fizeram testes, nos quais colocaram uma droga pra atacar o corpo do Wim e deixá-lo doente, porém a droga simplesmente não surtiu efeito.

O livro afirma que esse controle vai se estendendo e aumentando conforme a pessoa se mantém firme no método de banho gelado + exercícios de respiração. Mas tem que sempre ir além do que você considera o seu limite.

Se isso aí que eu escrevi nem te instigou a pelo menos testar o método, então pense o seguinte: pra cada banho gelado que você tomar, tu vai economizar uma grana boa. No final do mê$ a diferença é $ignificativa.

Pra quem quiser começar é só pegar uma época do ano que faça calor na sua cidade e começar a praticar. Conforme o clima for ficando mais frio, se force a continuar na rotina do banho frio, não é fácil, principalmente no início, mas tenha disciplina e se force mesmo assim. Com o tempo, você vai ficando viciado no negócio e não vai querer largar.

Depois de ter passado 1 ano só de banhos frios eu resolvi tomar um banho quente só pra comparar a sensação. Sinceramente, pior sensação da minha vida, banho de água quente é uma merda, e só percebemos isso quando passamos muito tempo sem ele.

Só pra complementar, não iniciem a rotina achando que vocês chegarão no nível do Wim, afinal ele se expõe a temperaturas extremas e já pratica isso há muitos anos, então comece a praticar pensando na melhora da qualidade de vida, porque ela é garantida.
Responda-o


Mensagens neste Tópico
RE: Aumentando a imunidade - The Wim Hof Method - de Czar - 27-07-2019, 10:14 PM

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)