Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[FIXO] Textos Especiais Para Recrutas - Nessahan Alita: O Sofrimento Amoroso do Homem
#18
.

O estresse emocional da paixão



Fala-se e escreve-se muita imbecilidade sobre a paixão amorosa. As concepções comuns são geralmente tendenciosas, ressaltando seu pretenso aspecto “maravilhoso” e ocultando todo seu conteúdo prejudicial. Vou abordar um aspecto destrutivo específico da paixão amorosa e o farei sob a perspectiva do pensamento amoroso dissidente. Partirei do princípio de que a paixão amorosa é, na verdade, uma situação de intenso estresse e mal estar, e não o ridículo mar de rosas que todo mundo pinta. A paixão romântica é uma instância de destruição por ser regida pelo egoísmo e por aparentar ser o contrário. O amor verdadeiro é outra coisa.



Quando nos apaixonamos, a mulher, via de regra, perde subitamente o interesse, chegando mesmo a nos bloquear totalmente. Já deve ter percebido também que as mulheres que mais o perseguiram foram justamente aquelas que não lhe despertavam muita atração e até, talvez, lhe despertassem alguma repulsa. Por outro lado, as frustrações e sofrimentos amorosos provieram da rejeição por parte daquelas que despertaram intensa atração e paixão. Qualquer homem experiente sabe do que estou falando.



Tais fatores nos indicam, claramente, que a paixão amorosa se processa de modo refratário: o ser apaixonante não se apaixona pelo ser apaixonado. O ser humano se apaixona por quem apresenta relativa autonomia emocional. Podemos mesmo dizer que o ser apaixonante desvia sua paixão do apaixonado e a direciona, inconscientemente, para outra pessoa, que por sua vez é apaixonante e não tão (ou nada!) apaixonado assim.



A frustração do apaixonado origina o estresse emocional da paixão, aquele estado negativo e horrível que atormenta e pode levar à loucura, à atitudes extremas. É imprescindível compreender este fato para se ter uma visão clara de um recorrente comportamento feminino estressante.



Analisando os casos de frustração amorosa masculina que me chegam constantemente, detectei um elemento presente na quase totalidade dos casos: a ausência ou o desinteresse súbito e inexplicado da mulher. Os casos costumam ser sempre mais ou menos iguais: um belo dia, a mulher modifica seu comportamento, torna-se distante, passa a evitar o homem. Em algumas situações, não atende mais o telefone, não retorna as ligações e não responde aos e-mails. Se for casada, simplesmente não quer mais sexo. Em suma: muda o repentinamente o teor da relação e quer cortar o contato.



Tal comportamento não seria tão estressante se não houvesse um fator adicional: a inexplicabilidade. A ausência não é acompanhada por motivos visíveis e compreensíveis. Quando muito, há algumas explicações mal dadas e desculpas esfarrapadas que não convencem ninguém. Se a relação ainda não havia se consolidado (se ambos ainda não namoravam firme e nem moravam juntos), a mulher simplesmente some, vira ar, torna-se inacessível, sem dar satisfação e nem explicação alguma.



É então quando o estresse emocional invade o homem de forma violenta e avassaladora.
A ausência é instrumentalizada pela mulher como uma arma. Não é à toa que a arma da ausência somente é usada nos momentos em que o homem está afetivamente mais preso. Primeiramente, a mulher se comporta exatamente como o homem deseja, para prendê-lo através das fantasias e dos desejos. Após aprisioná-lo bem, inverte o comportamento e se torna inacessível, originando o estresse emocional. Para instalação, manutenção e intensificação do estresse, é imprescindível que os sentimentos do homem não se resolvam, o que é conseguido quando a mulher esconde os seus sentimentos. É importante aprofundar este ponto.



O homem seria libertado das correntes que o prendem a uma mulher específica se esta lhe dissesse: “Não sinto mais nada por você, me esqueça para sempre e arranje outra”. Não obstante, não é isso que a espertinha faz, ao contrário: seus reais sentimentos e intenções são cuidadosamente escondidos e dissimulados, de modo a impedir que o apaixonado saiba o que está realmente acontecendo no plano amoroso. Ao não saber o que a mulher sente, instala-se no homem, que é mais racional, uma confusão súbita e crescente que atinge níveis insuportáveis. A partir deste ponto, o cara não consegue mais dar rumo à sua vida e perguntas sem respostas martelam em sua cabeça: “Ela gosta de mim ou não? Ela sente ainda algo ou não sente mais nada?



Há ainda alguma esperança de reverter a situação? O que faço da minha vida?Ela está com outro?” Essas e muitíssimas outras perguntas o atormentam dia e noite, enquanto o estresse se aprofunda.



Basicamente, o estresse emocional que descrevo aqui se origina na dissonância cognitiva, se baseia na irritação da dúvida. Não saber o que a mulher sente é muito pior do que ter certeza que ela não nos ama. E é justamente isso, a certeza amorosa, que é recusada em tais situações.



Grande parte das mulheres utiliza a ausência e a suspensão do contato como arma na guerra da paixão, sendo capazes de provocar estresse emocional violento. O motivo é que elas conhecem bem os nossos pontos fracos, enquanto nós não conhecemos muito bem os seus. As espertinhas sabem do que precisamos e sem o que não passamos...e nos prendem por aí. É por isso que nos dão aquilo que tanto queremos e depois começam a regular, racionar e até a recusar totalmente o que antes ofereciam e davam livremente. Em alguns casos, quando o homem é muito ingênuo, elas nem sequer precisam entregar e permitir que os tesouros sejam saboreados: somente oferecem e o negam.



De todas as maneiras, erramos porque não compreendemos os pontos fracos femininos e as julgamos a partir do que somos. Se conhecêssemos os seus pontos fracos, acertaríamos justamente ali e desarticularíamos as artimanhas. Mas poucos são os que são capazes de reverter o jogo e devolver o fardo que lhes foi enviado.



Sofremos por uma mulher porque dela gostamos e gostamos porque há na mesma elementos que nos prendem. As fêmeas possuem muito de bom e é justamente o que possuem de bom que nos prende. Se as mulheres não tivessem um aspecto maravilhoso, não teriam poder algum sobre nós. Nos fascinamos e ficamos presos ao aspecto agradável e prazeroso do feminino. É o aspecto agradável que acende nossa paixão e nos leva ao sofrimento na ausência. Em outras palavras: tudo o que elas possuem de maravilhoso é que nos leva à perdição! As espertinhas gostam de tocar fogo na casa e sair correndo, deixando a encrenca em nossas mãos.



A inversão deste jogo não é nada fácil. Para trazê-las de volta, nos casos em que isso é possível, temos que atingir os pontos emocionais corretos, através da fala e de atitudes certeiras. Os pontos emocionais corretos são os pontos fracos: os receios, as cobiças, a necessidade de segurança e as curiosidades. Não há outros pontos vulneráveis a bater.



Somente atingirá os pontos fracos aquele que aprender a prestar mais atenção ao impacto emocional das palavras/atitudes e deixar de se preocupar tanto com o teor lógico-persuasivo do que diz e faz. Tentar convencê-las a voltarem pela lógica é uma perda total de tempo e, o que é pior, algo contra-producente. A mulher não volta pela lógica, volta pelo impacto da emoção.



Temos, portanto, que diferenciar o lógico do emocional. Quem não faz tal diferenciação fracassa com as mulheres.



Sempre digo que vence a guerra da paixão quem a sabota, lutando contra si mesmo. A primeira coisa a fazer é recuperar a sobriedade. A segunda é aprender a observar a mulher com a objetividade de um cientista. A terceira é avaliar com imparcialidade o impacto emocional do que dizemos e fazemos. Somente assim podemos dirigir nossas atitudes e adequá-las aos momentos e necessidades circunstanciais. O comportamento rígido, em qualquer direção que seja, conduzirá sempre ao fracasso.
Responda-o


Mensagens neste Tópico
RE: Textos Especiais Para Recrutas - Nessahan Alita: O Sofrimento Amoroso do Homem - de Mandrake - 14-09-2016, 01:04 AM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Morte do Ego - Nessahan Alita Sísifo 25 8,173 02-06-2020, 06:32 PM
Última Postagem: Bastardo
  [REFLEXÃO] Aos Recrutas com problemas nos relacionamentos Merdingo 23 14,864 14-12-2019, 09:24 AM
Última Postagem: Merdingo
  [ATENÇÃO] [DEBATE] Nessahan Alita e afins AndreSantos 30 13,973 18-11-2018, 12:52 PM
Última Postagem: Sísifo
  Nessahan Alita e Paulo Ford, Yoda e Darth Vader Sidarta Gautama 29 10,418 05-09-2018, 04:59 PM
Última Postagem: Viride
  [Entrevista] Perguntas à Nessahan Alita Henry Volk 11 4,857 05-12-2016, 06:12 PM
Última Postagem: Mandrake

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)