12-12-2025, 08:24 PM
(31-10-2025, 04:25 PM)Spextro Escreveu: Não lembrava desse tópico.
Enfim eu acabei virando ateu, mas não fico querendo provar que Deus não existe, eu só mantenho uma neutralidade quanto a fé, não ligo pro assunto, mas também não fico rezando, lendo bíblia nada disso.
É apenas um assunto que ignoro e não ligo. Por isso respeito os que entendem, sei que os argumentos de vocês são infinitamente melhores que os meus. E os saúdo pela fé em Cristo, esse que busquei e no fim era só um hamster gitando na cabeça pra acreditar em algo que não está em mim.
Você já era ateu, só não tinha formalizado.
Individualmente um indivíduo ou outro pode se tornar ateu, mas a sociedade em si não, porque uma sociedade crente dificilmente se tornará ateia do dia pra noite, é por isso que o estado apregoa tanto esse negócio de estado laico, e parece contraditório incentivar o ateísmo com variedades de religiões, porque ao transformar a relação do ser humano com o transcendente como uma mera escolha sentimental, você acaba por tornar a visão de quem está do lado de lá, procurando a verdade, que esse negócio que nossos pais tanto defendiam não é lá grandes coisas, afinal, existem por aí outras culturas que apresentam outras religiões com um código de conduta um tanto quanto diferentes...
No fim, falar de experiência religiosa se torna uma coisa tão pessoal, e tão íntima quanto o sexo, que se chega a achar de mal gosto falar disso em público.
Aí o sujeito desconfia até da mãe que levou ele na Igreja, odeia a coitada por tê-lo batizado criança, acha um absurdo terem levado o sujeito a catequese, ele vai lê um pouco sobre budismo, depois se encanta pelo zoroastrismo, pelo estoicismo, pela umbanda, até que cai no niilismo e numa indifernça.
E como nada é certo ou errado, só dependendo do ponto de vista cultural em que o meio te criou, o fim último das coisas, o certo ou errado, direito ou não, verdadeiro ou falso é o... Estado, que na prática é qualquer um que influencia com poder militar/econômico/social. Largaram a transcendência e a razão filosófica mais de 5 mil anos pra mamar bolas de burocrata.
Parabéns.
The absence of virtue is claimed by despair