Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Sucesso = Planejamento
#1
Boa noite confrades, eu perdi o primeiro texto, então vou tentar ser breve nesse para não ser deslogado do fórum.

Bom, eu sei que muita gente aqui pensa em ser rico, ter aquela vida boa de reis árabes do petróleo, mas infelizmente não nascemos em berço de ouro.

Então tudo o quanto fizermos deve ser planejado, para que se não o auge, possamos alcançar pelo menos alguma meta.

Veja o que diziam os antigos:
Citação:"Quem de vós, com efeito, querendo construir uma torre, primeiro não se senta para calcular as despesas e ponderar se tem com que terminar? Não aconteça que, tendo colocado o alicerce e não sendo capaz de acabar todos os que virem comecem a caçoar dele." Evangelho de São Lucas 14:28-29 

Eu vejo muitos sonhando alto e metendo os pés pelas mãos, e isso não é nem somente aqui no entorno realista, mas em todo o lugar.

Vou dar um exemplo bem claro de má administração. Na localidade onde moro um prefeito construiu um mega hospital, tipo dos grandes pra caralho mesmo, esse hospital é municipal, então a prefeitura deve manter uma grana forte para disponibilizar atendimento a todos.

O grande problema é que esse hospital arruinou todo o planejamento da saúde do município, pois com o dinheiro que se mantém um hospital gigantesco como aquele, postos de saúde, clínicas e até mesmo maternidades foram fechadas, assim, uma rede que era distribuída, ficou centralizada e menos acessível.

Isso não é só um sinal de má gestão, mas como também de péssimo planejamento estratégico.

E isso não foi a única coisa planejada com o "vai fazendo", outras coisas também, como uma praça com chafariz que funcionou no dia da inauguração apenas.

Essas e outras coisas mostram para nós o quanto nós temos que ser organizados para fazer qualquer coisa na nossa vida.
Para isso, sugiro você seguir as seguintes etapas em qualquer projeto que fizer.
  • Defina primeiro se o projeto que você vai realizar é temporário ou de longo prazo. Ex: Uma viagem para um lugar, ou comprar o apartamento dos sonhos.
  • Defina para você mesmo o que você ganha ou quer trasmitir através do seu planejamento.
  • Se houver mais pessoas envolvidas no projeto, considere os participantes e/ou os beneficiados pelo projeto.
  • Avalie os riscos, sem otimismo, utilize sempre uma mentalidade realista sobre o assunto, afinal de contas, tudo tem seus prós e seus contras.
  • Avalie o desenvolvimento do projeto antes da conclusão, pois vários dos seus projetos podem simplesmente não sair do papel logo no início por conflitos existentes. Para isso, tente dividir seu projeto em pequenos pedaços, veja se você tem condição de cumprí-los, avaliando todos os quesitos inseridos acima, se tudo estiver OK, após a conclusão do projeto, você terá atingido sua meta e já terá informações suficientes para as próximas, pois qualquer entendimento como imprevistos podem ser corrigidos.
Bom e como podemos dividir o nosso planejamento?

Pense em uma casa, você tem que construir uma porção de coisas, certo?

Vou botar alguns itens aqui embaralhados, tente organizar na sua cabeça:

  1. Telhado
  2. Alicerce
  3. Planagem do terreno
  4. Muros
  5. Levantar as paredes
  6. Fazer as sapatas
  7. Embolso
  8. Energia elétrica
  9. Piso
  10. Encanamento e esgoto
  11. laje.
E aí? Conseguiu fazer uma ordem na cabeça? É mais ou menos assim que você deve fazer seu planejamento, por partes.

Só que isso começa muito além.
  • Início - É quando tudo ainda é uma idéia, nem sempre você tem opinião formada de tudo, então tente fazer um brainstorm sozinho mesmo ou peça opinião de outras pessoas sobre o assunto.
  • Planejamento - É quando você pensa no agora e no futuro, você avalia suas necessidades, envolvimentos, riscos, atividades a serem realizadas, custos, etc. Essa é a parte mais importante, pois daí pra frente você vai dar o passo se prossegue ou não com seu projeto.
  • Execução, monitoramento e controle. - Bom, a execução é a parte mais arriscada, mas como você já planejou tudo, espero que esteja certo. Então o próximo passo é monitoramento e controle, onde você vai verificar se as etapas estão dando certo e se tem algo que precisa melhorar, ou que não estava previsto no projeto. Claro, que todo o esforço deve ser empregado para não haver imprevistos, mas se houver, aí é que você deve estar preparado.
    Se for um planejamento longo, tipo a aquisição de uma casa, por exemplo, você já tem que contar que uma hora da sua vida uma manutenção deve ser feita no local, reformar, trocar os móveis, etc. Então o monitoramento das condições do que você tem, vai ajudar na manutenção do seu projeto.
  • Encerramento, bom se for um temporário, defina quanto tempo você quer passar com tal coisa, como por exemplo um carro, se você quer andar de plastimóvel e não quer ter prejuízos futuros, já tem que contar com manutenção da vida útil do carro, então vamos por que uns 5 anos o carro já está velho demais, além de não valer nada na revenda, então quanto mais planejado for, melhor para você andar de 0km.
Não quero deixar o texto muito grande, mas daí para frente eu posso criar outros tópicos para continuação desse.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#2
- Confrade, quando for criar um texto, crie com calma no Word primeiramente. Evitará uma certa correria na postagem. A fonte certa para a criação no Word é esta: Calibre (corpo) nº 11.

- Sobre o seu texto: Infelizmente o Planejamento basicamente não existe no dicionário de muitos brasileiros. Estes mesmos preferem remediar do que planejar. E posteriormente colocam a culpa em todos, menos nele, é claro.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#3
Definivamente, planejamento e administração financeira são coisas que o brasileiro não conseguiu assimilar bem para seu stilo de vida.

Temos um povo imediatista, consumista e que não gosta de pensar no longo prazo. Adora deixar tudo para a última hora, externar o seu "jeitinho brasileiro" e acha que é bom demais nas coisas.

Um jeito fácil de ver o resultado disso tudo é nosso futebol: técnicos que ficam por pouco tempo no cargo, torcedores imediatistas que plantam agora e já querem colher logo, além do 7x1 para uma seleção que fez um trabalho de plantar e colher em muitos anos, com disciplina e mentalidade vencedora.

Não se deve temer ao planejamento. Planeje até o fim. Não é a toa que essa frase é um Lei do Poder.
Responda-o
#4
Definivamente, planejamento e administração financeira são coisas que o brasileiro não conseguiu assimilar bem para seu stilo de vida.

Temos um povo imediatista, consumista e que não gosta de pensar no longo prazo. Adora deixar tudo para a última hora, externar o seu "jeitinho brasileiro" e acha que é bom demais nas coisas.

Um jeito fácil de ver o resultado disso tudo é nosso futebol: técnicos que ficam por pouco tempo no cargo, torcedores imediatistas que plantam agora e já querem colher logo, além do 7x1 para uma seleção que fez um trabalho de plantar e colher em muitos anos, com disciplina e mentalidade vencedora.

Não se deve temer ao planejamento. Planeje até o fim. Não é a toa que essa frase é um Lei do Poder.
"Sucesso? Eu não sei o que isso significa. Eu sou feliz. A definição de sucesso varia de pessoa para pessoa. Para mim, sucesso é paz interior" – Denzel Washington
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Tenha Planejamento Diamante 2 1,887 06-08-2016, 04:55 PM
Última Postagem: Mad Dog

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)