Avaliação do Tópico:
  • 2 Voto(s) - 4 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[DESENVOLVIMENTO PESSOAL] Como deixar de ser um "morto"
#1
Nesta publicação vamos tentar identificar e solucionar problemas tanto de "novinhos" quanto de "veteranos" da real, a "morte existencial".

1. Causa: Fadiga, rotina, tribulações, situações que te levam a duvidar, as vezes um término de relacionamento, ou a desconfiança exagerada de tudo e de todos, algum tipo de revolta pela realidade ou até mesmo pelo confronto lógico que a própria real te traz no dia a dia,  procrastinação de objetivos, frustração de planos, etc.

2. Sintomas: Assim como um morto, sua vida pode estar com sintomas, com cheiro de morte, uma pessoa morta não sente sabor, não tem sentidos, não sentimentos, ela não vê nas coisas simples sentido e para ela nada importa mais, ela está morta.
No máximo é um monte de ossos empilhados. Então o principal sintoma de alguém que está morto é nada mais, nada menos do que NÃO VER SENTIDO EM VIVER, não sentir mais prazer em aproveitar a vida, traçar planos ou alcançar objetivos. Outras coisas vem com isso, depressão, revolta física contra outros e contra si mesmo, entre outros que podem até levar a um extremismo.

3. Solução:
  • Reunir os ossos: O esqueleto humano é base da nossa sustentação, assim como um alicerce é o que nos mantém rigidos.
Você também precisa de BASE, ou seja, conhecimento para mudar de vida. Você precisa ser a extensão do verbo, portanto, reúna seus ossos.
  • A carne que liga: O esqueleto humano como dito anteriormente é nosso sustento, porém, sem a carne, as cartilagens, os ligamentos, nossos ossos são apenas como pedaços de madeira morta batendo uma na outra.
Assim como a carne nos dá mobilidade e força, precisamos de não só uma base, mas uma prática que nos mantenha em MOVIMENTO.
  • Renovar o espírito: Esse é o principal, se você não cuidar desse, sua carne e ossos ainda serão morte e você padecerá.
    Uma pessoa que cuida da sabedoria, do movimento, mas não cuida do espírito é apenas um robô. Cuide para que suas virtudes humanas sejam atentamente observadas e cuidadas. Coisas como fé, esperança, bondade, bom testemunho, mansidão, honestidade, etc,  sem esses conhecimento e ação não são nada.
  • Sempre tenha consigo uma fortaleza emocional e esteja preparado para o dia ruim.
  • Renove e busque sempre por sabedoria.
  •  Seja apegado e tenha interesse pelo conhecimento/ciência.
  • Seja um bom conselheiro e jamais deixe de acolher aquele que lhe pede para mostrar o caminho.
  • Mais do que sabedoria, precisamos de entendimento para que a nossa inteligência não supere nossa capacidade de imaginar e sentir as coisas que vão além da compreensão.
  • Piedade, sempre quando puder ajude aos que necessitam REALMENTE de ajuda.
  • Tenha respeito por tudo que lhe foi concedido, jamais trate sua vida com desperdícios, cuide e proteja tudo aquilo que lhe foi oferecido durante sua vida. Tenha zelo, isso é o máximo que você pode fazer. Tenha consideração e respeito por sua própria vida.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#2
Tá para nascer tópico com mais foco que este.

Muito bom, confrade! Foi tão conciso que realmente não tem muito a acrescentar, você se focou em cada ponto do desenvolvimento pessoal e da estabilidade emocional.

Se o indivíduo focar em somente um dos pilares, a casa também desmorona, é importante todos estes pontos serem observados e estabilizados concomitantemente.
'A Real me deu muito e eu estou pagando de volta.'
Meu Ask

"Ajudou muito a construção deste fórum,membro de honra" 


General Ragnarok.

Responda-o
#3
Obrigado pelo prestígio, confrade. Em breve estarei postando mais.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#4
óticas dicas meu amigo, eu atualmente convivo com uma pessoa que está no estado: morto, e é realmente muito triste ver uma pessoa perder a fome de viver, mas eu estou tentando ajuda-la pois eu mesmo já estive em seu lugar.
Oitavo anjo do apocalipse
Responda-o
#5
Ótimo texto Awaken, gostei muito das considerações finais. Continue postando.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#6
Tamo junto Diamante! Smile

War, cara... eu já tentei ajudar muita gente, mas ao tentar ajudar eu tava vendo que eu tava é me atrasando.

Uma coisa que eu aprendi é que se você quer dar um bom exemplo a alguém, seja você o exemplo... eu to correndo atrás de sair da inércia, cara, recuperar o tempo perdido na casa dos quase 27 é complicado, mas tem que manter a casa de pé, sempre! Se você tem uma boa casa as pessoas raramente vão passar desapercebidas por ela, é esse o objetivo.

No mais ajudar essa pessoa que está "morta" é fazer com que você seja o canal de mudança dessa pessoa, senão ela jamais vai perceber um rumo...
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#7
UP, e mexam os seus cadáveres seus putos  trollface
"É o saldão das balzacas"  Minerin 
Responda-o
#8
Não tinha visto esse post na época. Muito bom Awaken. Quem não tem um objetivo na vida, está realmente morto emocionalmente. Não só concordo como cheguei a escrever um artigo inteiro de umas 5 mil palavras sobre o tema no meu finado blog.
Responda-o
#9
Eita porra.. cheiro de mofo.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#10
(20-09-2017, 05:32 PM)Gângster Escreveu: UP, e mexam os seus cadáveres seus putos  trollface

Escavando tópicos assim logo mais será necessária a britadeira de ouro.

Toma seu prêmio:

[Image: Padeouro.jpg]
Louvado seja o SENHOR, minha rocha; ele treina minhas mãos para a guerra e dá a meus dedos habilidade para a batalha. Ele é meu aliado infalível e minha fortaleza, minha torre segura e meu libertador. Ele é meu escudo, em quem me refugio; faz as nações se sujeitarem a mim. Salmos 144:1-2

強さと名誉と尊厳
Responda-o
#11
Se vc não se esforçar e der o sangue você fracassará, simples assim. Isso deveria ser o bastante para fazer qualquer um trabalhar, mais e mais. A vida é impiedosa para os juvenis, ou você entra para conseguir o objetivo ou então mais cedo ou mais tarde será pisoteado pelas circunstâncias. As coisas serão mais difíceis do que você espera. Você tem que ser rápido e certeiro.
Responda-o
#12
Que texto formidável!
"A paixão é como o álcool. Entorpece a consciência, elimina a lucidez, impede o julgamento crítico e provoca alucinações, fazendo com que o ser amado seja visto como divino." Como lidar com Mulheres - Nessahan Alita
Responda-o
#13
Estou justamente com esse problema de me sentir morto as vezes. Rotina. Estudos.
A real é que não vejo sentido em algumas coisas simples, tudo na minha vida se resume a tentar mudar de vida e mudar o quadro atual, entretanto as vezes sinto sim um vazio existencial, alem de estar a um palmo do niilismo.

Não sei como me revigorar.

O texto é MUITO bom porem subjetivo.

Pode indicar algum video, leitura ou pratica nesse sentido?
[Image: tumblr_p57e59wuF91qd2dewo1_400.gif]
Responda-o
#14
Desenterraram o tópico duas e vezes e só o conheci agora.
Excelente texto, de fato.

O meu problema não é exatamente esse, mas é bem similar.
Procrastino demais, deixo de fazer várias coisas que programei anteriormente, principalmente no que tange exercícios físicos e estudos.

E criei um hábito horripilante que é ligar uma coisa na outra, ao passo que se eu deixo de fazer uma, consequentemente deixo de fazer a outra.
Exemplo: no dia X eu teria que treinar no período vespertino e à noite, estudar. Ocorre que se eu não vou treinar (deixei de fazer algo), então eu também deixo de estudar.

Depois que você cria esse tipo de rotina procrastinadora não é fácil tomar as rédeas, todavia, não há outra solução: as rédeas só poderão ser tomadas por mim.
Estou com muita força de vontade e foco para mudar esse layout.

Enfim, parabéns ao confrade pelo belo tópico e seguimos na luta.
Responda-o
#15
(08-03-2020, 09:13 AM)Lazav Escreveu: Estou justamente com esse problema de me sentir morto as vezes. Rotina. Estudos.
A real é que não vejo sentido em algumas coisas simples, tudo na minha vida se resume a tentar mudar de vida e mudar o quadro atual, entretanto as vezes sinto sim um vazio existencial, alem de estar a um palmo do niilismo.

Não sei como me revigorar.

O texto é MUITO bom porem subjetivo.

Pode indicar algum video, leitura ou pratica nesse sentido?

Acho que você fez a pergunta para o @Awaken, mas posso te ajudar indicando algo prático sim.

Primeiro quero deixar claro que buscar o desenvolvimento pessoal por si só não resolve o problema, porque não são a causa do problema, buscar a solução neles é como uma fuga, uma distração, que adia o problema, mas mais cedo ou mais tarde você vai ter que enfrentar e se deparar com você mesmo e é aí, depois do desenvolvimento pessoal alcançado, que o sentimento fica mais evidente porque é quando você percebe que as conquistas não resolvem o problema.

Para exemplificar posso citar o caso dos famosos que aparecem nos noticiários, alguns alcançam fama, sucesso, carreiras brilhantes mas sentem um vazio imenso na alma e achavam que alcançando o que o mundo dizia que é importante isso resolveria, mas buscam essas coisas em vão pois quando alcançam o auge do que achavam que era importante e não tem mais para onde ir eles percebem que isso não consegue preencher o vazio de suas almas e frustrados e desesperados se matam. Mas isso ocorre porque buscaram a solução em coisas erradas. 

As pessoas hoje fazem isso em menores escalas, nem todo mundo alcança o auge da carreira ou se torna um ícone, mas buscam subir na carreira, passar em um concurso público, montar o negócio próprio, o casamento com uma mulher específica, e etc, mas estão só buscando a felicidade em coisas externas, como os famosos fizeram antes de se matarem e quando alcançam e não resolvem também ficam grandemente desapontados e passam a procurar preencher esse vazio em outra coisa e o ciclo se repete.

Pelo pouco que você escreveu eu suponho que utiliza a meta de mudar de vida e de mudar o quadro atual como uma válvula de escape, uma tentativa de resolver esse vazio, evitando enfrentar o problema de frente. Então, o conselho prático que eu te sugiro é simples porém efetivo. Pare de focar em buscar a felicidade e um propósito de vida em fatores externos. E passe a buscar em fatores internos. Você pode fazer isso desenvolvendo a inteligência emocional e aprendendo a aproveitar as pequenas coisas da vida de forma intencional. Imagine que você está em um trem se preocupando só com o destino final e desesperado em alcançar a próxima parada e nesse frenesi não consegue aproveitar a viagem. Começar a aproveitar a viagem significa aprender a gostar do caminho, curtir a jornada da vida. As paradas simbolizam as metas de vida que você estabelece e o fim da viagem representa o fim da sua vida. 

O desenvolvimento pessoal é importante, é bom ter dinheiro, ter um corpo de respeito, ter conhecimento, porém quando você morrer não vai levar dinheiro algum, não importa o quanto tenha conseguido juntar. Não vai levar corpo nenhum, não importa o quanto tenho feito musculação. Nem vai levar conhecimento algum não importa o quanto tenha lido de livros. Então, não coloque toda a sua energia só nisso mas foque mais em aproveitar a viagem do que acumular coisas e conquistas materiais. 

Eu te sugiro a descobrir um hobby que você realmente goste. Algo que te faça se sentir realizado em fazer aquilo. Aquele sentimento de satisfação imenso. E praticá-lo enquanto vai buscando o seu desenvolvimento pessoal e outras metas de vida. Como encontrar algo assim? Vai testando um por um. Faz um mês de natação, um mês de pintura, um mês de jiujitsu, um mês de musculação, comece a ler bons livros, participar de uma comunidade como uma igreja ou clube de motociclistas, experimente surfe, tocar violão, pescar, cozinhar, participar de um grupo de amigos que pratiquem o mesmo hobby uma vez por semana como poker, teste carpintaria, desmontar um moto/carro, escrever um livro, aprender um idioma, ser missionário em outro país, corrida/trilhas, jardinagem, etc.

Vai testando com calma e uma hora você vai achar algo que realmente faz sua alma vibrar e não vai querer parar para testar o próximo hobby. Pronto, achou o primeiro. Aí você inclue ele na sua agenda e pratique regularmente, isso vai revigorar sua alma e espírito.

Se quiser saber mais dicas práticas, posso te indicar um texto que fiz no meio do ano passado em uma seção fechada aqui do fórum com vários itens, te sugiro principalmente o item 1 e o 6. Existem alguns livros interessantes cheios de pesquisas que falam de forma detalhada dos benefícios de ambos, mas colocar isso seria necessário uma postagem a parte e eu ainda não tive tempo de compilar. E o objetivo desse texto era só te mostrar a parte prática como você pediu na sua pergunta. Bom proveito.

Spoiler Revelar
(06-09-2019, 02:21 AM)Libertador Escreveu:
Desenvolvimento Holístico
Parte Prática

Como vocês viram nos meus textos, o desenvolvimento pessoal não se resume apenas ao desenvolvimento físico e financeiro como a maioria quer acreditar. O desenvolvimento pessoal engloba várias áreas fundamentais e interdependentes. Negligenciar uma área vital pode custar muito caro, apesar de relatos frequentes ao nosso redor poucos aprendem a lição e os que aprendem não sabem por onde começar a resolver o problema.

Então, fiz esse texto focado na parte prática do que eu me esforço pra fazer para me desenvolver em outras áreas e para servir como um manual, direto ao ponto, para quem quiser um norte. Esse é um material que contribuirá principalmente para o desenvolvimento da sua inteligência emocional, para o seu desenvolvimento espiritual, para a sua sabedoria, para o desenvolvimento do seu caráter, para sua maturidade mental e resiliência, ver as coisas com clareza e que te ajudará a ter sanidade mental em um mundo que hoje é um hospício a céu aberto. Áreas extremamente importantes mas que poucos sabem como desenvolver.

Eu vou fundamentar cada item em um tópico a parte, de forma bem elaborada, mostrar alguns estudos feitos sobre cada um dos pontos, mas não agora, porque eu preciso de tempo para explanar cada um e não sei quando terei essa disponibilidade. Então, nesse texto atual eu vou direto para o que vai mudar a sua vida, sem teorias nem nada. Só a prática bruta com toda a sua força.

Eu vou te passar alguns exercícios para ajudar. Eles podem parecer simples e são simples mesmo, mas são muito eficientes e PODEROSOS. E lembre-se sempre que cada um deles está aqui na lista por um motivo importante. Não negligencie nenhum. 

Eu sugiro que faça como teste 30 dias seguidos dos exercícios que eu vou te passar e depois me mande uma MP contando os resultados.

Exercícios Práticos

1. Você vai praticar a gratidão por 10 minutos todo dia. Estabeleça um horário específico, ao acordar ou antes de dormir, é importante fazer sempre no mesmo horário para consolidar o hábito e assim você não perder nenhum dia. E todo dia você vai pegar um papel novo e escrever durante uns 10 minutos os motivos que te fazem ser grato, procure não repetir frequentemente as coisas que colocou no dia anterior, pode até acabar postando elas com outras palavras sem querer, mas escreva coisas que realmente te fazem ser grato e procure motivos profundos. Não precisa pensar antes de começar a cronometrar, vai pensando no que escrever durante o tempo já contando. Mas coloque o cronometro ao lado para não te deixar parar de escrever antes dos 10 minutos acabarem. Isso vai reconfigurar o seu cérebro pois somos transformados pela contemplação. Depois do exercício pode jogar o papel fora se quiser pois o benefício está na execução do exercício e no seu efeito posterior e não em ficar guardando e lendo papéis.

2. Você vai praticar a revisão mental. Você vai no final do dia, na hora que deitar na sua cama para dormir, fechar os seus olhos e repassar todo o seu dia mentalmente, você vai se ver em terceira pessoa levantando de manhã fazendo o exercício de gratidão, sentado estudando, comendo, trabalhando, até chegar na hora que se deita novamente para dormir, vai ver tudo, quando estiver fazendo isso, se vendo em terceira pessoa, você vai observar as suas atitudes, como você agiu e vai pensar se agiu certo, se poderia ter agido melhor, respondeu errado uma pessoa em determinado momento do dia? Então, durante esse exercício pense em como você poderia ter respondido. Procrastinou em vez de estudar, então se imagine como seria se tivesse cumprido as suas metas de estudo e como proceder na próxima vez para evitar cometer esse erro novamente. Você vai relembrar tudo o que fez e ao mesmo tempo vai mentalmente imaginar como consertar cada erro que cometeu no dia. É como uma auto-analise profunda que será feita diariamente.

3. Você vai agir com excelência em tudo até isso se tornar um hábito natural. Tudo o que te vier a mão para fazer você vai fazer o melhor que puder. Se tem que estudar por 1 hora, você vai estudar o melhor que puder, estudar pra valer mesmo, esquecer tudo mais ao seu redor e se entregar de corpo e alma nisso. Se tiver que lavar a louça, vai lavar louça com perfeição, vai arear as panelas com bombril, vai limpar cada prato e copo com perfeição, vai limpar o fogão e a pia quando concluir, colocar todas as coisas no lugar quando terminar, vai fazer perfeito. No trabalho vai fazer o serviço da melhor forma que puder, vai fazer tudo que estiver ao seu alcance, vestir a camisa mesmo, não vai esperar seu chefe mandar, vai fazer bem feito até as coisas que ninguém saberá mas que você sabe que precisavam ser feitas. Dê o seu melhor. Não deixe nada por fazer. Faça isso pra tudo, não importa se é algo importante ou algo simples como só arrumar a sua cama. Faça o melhor que puder.

4. Você vai ser totalmente organizado. Todo dia ao levantar você vai arrumar toda a sua cama. Vai manter as prateleiras e superfícies como mesas, escrivaninhas, sempre organizadas e arrumadas, dentro do seu armário, suas roupas, cuecas, meias, todas organizadas, você vai abrir suas gavetas e organizar todas elas. Até mesmo as pastas e arquivos do computador você vai organizar. Emails acumulados, aplicativos soltos no celular. Vai organizar e vai manter tudo organizado. Usou um lápis, quando terminar vai colocar ele no lugar exato a qual ele pertence. Cada coisa na sua casa tem um lugar especifico, então mantenha elas lá depois do uso. Um lugar para deixar as chaves do carro, um lugar para deixar as contas, você não vai deixar mais nada espalhado pela casa. Tudo o que você gastar no dia você vai anotar. Anote quantos reais você gasta em cada dia e com o que está gastando. Pagou uma conta, anote. Comprou algo na padaria, anote. Recebeu o salário, anote. Registre tudo que entra e o que sai. Faça uma planilha financeira. Seja organizado fisicamente, financeiramente, no trabalho, nos estudos, nos horários, em tudo.

5. Você vai orar de forma correta. Vai cronometrar todo dia antes de deitar 10 minutos de oração. Nessa oração você vai conversar com Deus. Eu não sei qual a sua relação com Deus, mas mesmo que ache que Deus não exista, você vai fingir que Ele existe só para cumprir o exercício que te passei. Você vai conversar com Deus em oração, pode ser em pensamento ou falando, mas não precisa ser falando alto, pode ser falando baixo, sussurrando, porque é mais fácil de se concentrar e manter a oração no início. Eu prefiro orar em pensamento mas sei que é mais difícil para quem está começando. E também procuro orar durante os afazeres do dia. Enquanto estou dirigindo, na fila do banco, no trabalho, em casa e onde tenho oportunidade. Procure conversar com Deus em pensamento ao longo do dia também, isso ajudará sua mente a estar sempre refletindo sobre temas importantes e a prática leva a perfeição, quanto mais se usa a mente, mais forte ela fica. E quanto mais você reflete em pensamento mais sábio se tornará.

Nessa oração da noite você vai contar sobre seus sonhos para Deus, quais as coisas que mais almeja nessa vida e como pretende alcança-las, também vai falar quais são os seus maiores medos, aqueles que você sente lá no fundo da sua alma e nunca contou para ninguém, vai contar seu dia, as dificuldades que não sabe como superar, também vai agradecer pelas coisas que tem. Converse com Deus como se tivesse conversando com o seu amigo mais íntimo da terra. Porque é isso que Deus é, Ele te conhece antes mesmo de você nascer, ele viu você dando o seu primeiro passo, ele sabe qual foi a sua primeira palavra e até mesmo o seu primeiro pensamento, ele tem os cabelos da sua cabeça contados. Ele te conhece melhor do que você mesmo se conhece. Então, abra o seu coração para Ele em oração. Cronometre 10 minutos e não pare de orar antes dos 10 minutos terminarem. Se sentir que ainda precisa terminar uma ideia ou raciocínio que estava falando com Deus depois do tempo acabar, não se preocupe, fale tudo o que precisar mesmo que o tempo já tenha acabado. O importante é não parar antes para consolidar o hábito e assim fortalecer seu lado emocional e espiritual. Se possível leia algum versículo bíblico para reflexão no dia, principalmente algum de Salmos, Provérbios ou Eclesiastes.

6. Você vai aprender a contemplar. Nós somos transformados pela contemplação. Você vai aprender a contemplar o simples, Quando estiver caminhando na rua você vai fotografar com os olhos as imagens que te cercam, o formato e estética das plantas, as nuvens do céu, o por do sol, o design do inseto que está vendo, o nascer do sol se você sai cedo para o trabalho. Apreciar caminhar descalço na terra, ter hobbies saudáveis que realmente gosta, se concentrar na respiração e na paisagem ao fazer caminhadas ou corridas, fechar os olhos e se concentrar na hora de beber para saborear melhor o gosto da bebida. Isso vai te ensinar a valorizar as pequenas coisas e a praticar um romantismo pela vida. Faça isso durante o dia todo. Indo pro trabalho, voltando do trabalho, na hora de comer, saboreie a comida, até mesmo em coisas absurdamente simples como curtir o prazer de beber um copo de água quando se está com muita sede. Aprecie os pequenos momentos.

7. Você vai aprofundar suas relações pessoais. Você vai conhecer melhor quem convive com você, familiares e amigos. Você vai ouvir a pessoa que está falando com você, ouvir mesmo, literalmente se concentrar no que ela está dizendo em vez de ficar pensando outras coisas ao mesmo tempo. Você vai comentar sobre o que ela está falando em vez de ficar tentando falar de si mesmo. Você vai tentar entender quais são os maiores sonhos dela, quais são os maiores medos dela, seus pesadelos, prazeres, crises, lágrimas, inclusive as que nunca foram choradas. Conheça eles de verdade. Faça isso com todos que convivem com você, seu pai, sua mãe, seu irmão, seu amigo. Isso vai fazer um bem imenso pra eles, mas vai por mim, vai fazer um bem maior ainda para você.

8. Você vai gerenciar seus pensamentos. Temos pensamentos bons e ruins ao longo do dia. As vezes, nos permitimos passar muito tempo alimentando pensamentos destrutivos que não tem utilidade nenhuma e acabamos entrando em um ciclo vicioso. Imaginando coisas ruins que nunca irão acontecer atormentando muito a sua cabeça e criando problemas mentais e emocionais. Você vai cortar esses pensamentos ruins quando perceber que está começando a alimentá-los. E pode ter certeza que você vai precisar fazer isso várias vezes. Cada pensamento negativo vai ser confrontado pela crítica e dúvida no exato momento que aparecerem. Não vai ficar com a mente fixa em preocupações sem sentido e pensamentos destrutivos. Você vai aquietar a sua mente. No início é um pouco difícil depois se torna tão natural que nem vai ser mais preciso fazer esforço. Então, se esforce bastante no início até consolidar o hábito. Ao mesmo tempo vai se esforçando em deixar fluir pensamentos de gratidão, de reflexões sobre a vida, coisas úteis e construtivas. Tome as rédeas dos seus pensamentos.

9. Você não vai reclamar de nada. Durante esses 30 dias você está proibido de reclamar, se queixar e de inventar desculpas. Não vai fazer isso nem em pensamento. Se algo pode ser feito por você para mudar a situação, então não precisa ficar se queixando, vai lá e faça. Mas se não pode ser feito por você, então de que adianta ficar reclamando? Só vai te prejudicar e o problema vai continuar lá. Se o problema está em outros, não fique jogando a culpa nos outros, pense em como você pode mudar para conseguir resolver o problema, pois você não pode mudar os outros mas pode mudar a si mesmo. Foque no que está ao seu alcance. Você não vai ficar lamentando que a matéria é muito difícil, que tem muitos concorrentes, que seu chefe é injusto, que as mulheres são hipergâmicas, não vai inventar desculpas para não manter suas coisas organizadas ou para não trabalhar direito. Sem desculpas. Sem vitimismo. Sem reclamações. Sem criticas. Não vai criticar e reclamar nem para os outros e nem em pensamento para você mesmo. Vai focar em soluções e medidas práticas. Esse item já tem um tópico interessante no fórum com bons comentários: Não reclame.

10. Você vai praticar a empatia. Vai aprender a se colocar no lugar dos outros. Quando alguém fizer alguma atitude que te chame a atenção, como fugir de casa, pedir demissão para empreender, abandonar a família para ser morador de rua, estar sempre se fazendo de vítima e acusando os outros, ter um surto psicótico, seja no trabalho, na família, na rua, você vai se colocar no lugar da pessoa e tentar entender o que fez ela agir daquele jeito. Você vai aprender a pensar sob múltiplos ângulos. Você vai questionar os seus comportamentos e se perguntar "Se eu estivesse no lugar dessa pessoa, o que me levaria a agir assim?". Você vai procurar entender o que se passa na cabeça dela. Pratique entender o comportamento de todos ao seu redor como se você fosse eles. Seja um observador nato. Existem muitas lições de vida que aprendemos só em observar as coisas que acontecem ao nosso redor.

11. Você vai praticar o pensar antes de reagir. Sempre que acontecer algo na sua vida, você não vai agir por impulso, vai parar e pensar e depois agir. Quando for contrariado, criticado ou injustiçado, você vai se permitir parar e pensar por um tempo. Nem que pare só por alguns minutos até a mente acalmar. Ficou irritado e quer responder na hora, se puder saia, vá no banheiro, espere uns minutos e volte e depois responda a pessoa. Não responda comentários no whatsapp por impulso, pense um pouco antes de escrever e enviar. No facebook, telefone, documentos pra assinar, email e pessoalmente faça o mesmo. Você vai abandonar o bateu-levou. Você não é um animal para agir por impulso. Pense antes de agir até virar um hábito. Isso também significa ouvir mais e falar menos. Pensar antes de emitir suas opiniões aos outros.

12. Você vai praticar o domínio próprio durante os 30 dias. Você consegue. Se você estipulou que ia estudar por 50 minutos e descansar 10 minutos e depois mais 50 minutos, então siga isso a risca. Tenha palavra e cumpra o que determinou até mesmo só em pensamento para si mesmo. Acorde no mesmo horário todo dia. Vá dormir no mesmo horário todo dia. Procure fazer os exercícios no mesmo horário. Almoçar no mesmo horário. Tenha disciplina na dieta. Chegue no trabalho sempre no horário certo. Tenha constância. O fato de realizar tarefas como almoçar, dormir, acordar no mesmo horário todo dia faz um bem imenso para a mente e o corpo. 

Se você se comprometeu a seguir essa lista que te enviei, então crie um horário específico para os itens que precisam e siga a risca. Se o exercício diz 10 minutos, então pegue o cronometro e cronometre 10 minutos e só finalize o exercício quando ele apitar. Se for muito difícil, comece sendo disciplinado nas coisas fáceis e simples e se mantenha firme nelas com todas as forças. Ao consolidar o hábito de ter disciplina nas pequenas coisas isso vai fortalecer muito a sua mente e quando tiver coisas difíceis para se fazer, a sua mente já vai estar tão acostumada a te obedecer que vai ser natural pra você manter o domínio próprio. Se você ainda não consegue fazer o difícil e por isso tem medo até de tentar, então comece mesmo assim e faça metade do difícil, 5 minutos, pois fazer algo pela metade é melhor do que não fazer. Porque mesmo fazendo pela metade você está consolidando o hábito e depois fica mais fácil de aumentar o tempo. 

13. Você vai praticar exercício físico todos os dias. Nem que seja só uma caminhada de 15 minutos. Isso vai oxigenar o seu cérebro, dar uma revitalizada geral no seu corpo e te ajudar a se manter firme nos outros propósitos. Ter saúde e disposição é importante para a mente funcionar melhor. Corpo saudável mente saudável. Se o corpo está doente a mente fica fraca. Pois o corpo e a mente são interligados. Se puder, faça exercícios vigorosos, musculação, corrida, artes marciais, pedalar, mas se não tiver jeito, só 15 minutos de caminhada já vão ajudar muito no nosso propósito. E na rotina diária procure optar por usar escadas em vez do elevador, dirigir menos e caminhar mais quando for resolver algo e coisas assim no seu dia a dia.

14. Você vai proteger as vias de acesso à alma. Você vai prestar atenção em todas as vias de acesso da sua alma (a visão, o olfato, o paladar, a audição e o tato.). Não vai comer coisas que degradam o seu corpo e te enfraquecem. Vai evitar ouvir músicas sertanejas que exaltam o amor romântico e idolatram as mulheres pois isso te induz constantemente ao apaixonamento. Assim como prestar atenção nas letras de todas as músicas que ouve, algumas exaltam a criminalidade, adultério ou o uso de drogas. Vai tomar cuidado com os livros que você lê e para onde estão te influenciando. Lembre-se: Nós somos transformados pela contemplação. O que você está contemplando? Preste atenção nos programas que você assiste na televisão, as séries e os filmes. Tem séries que exaltam os piores comportamentos do homem como algo louvável e isso vai induzindo a mente ao longo do tempo, outros estão lá só para emburrecer e estupidificar. Também vai proteger seu corpo e mente ao não consumir substâncias viciantes que te tornem dependente químico pois se tornaria escravo delas. Veja se os seus círculos de amizade te influenciam negativamente ou positivamente e escolha sabiamente com quais amigos vai passar o seu tempo. Proteja as vias de acesso à alma.

15. Você vai ser fiel e honesto. Cumpra tudo o que disser. Honre seus compromissos. Chegue no horário. Recebeu o troco errado? Devolva. Sem falcatruas com os outros, sem mentiras, sem justificativas falsas, sem ficar criando intrigas. Se disser pra alguém que vai entregar o serviço no dia X, faça de tudo para entregar exatamente nesse dia. Só prometa o que pode cumprir. Faça com que a sua palavra seja considerada como lei. Se você falou que vai ser assim, então é assim que vai ser. Viva aquela máxima bíblica de tratar os outros como gostaria de ser tratado. Trabalhe na empresa do seu chefe como se fosse sua, evite desperdícios, não permita que colegas roubem a empresa, não minta para os clientes, negocie bons preços com os fornecedores, faça bons acordos para fidelizar clientes, cuide dos equipamentos, vista a camisa da empresa como se você fosse o dono, se esforce para fazer a empresa crescer. Honre os que estão perto de você, se aparecer uma biscate oferecendo sexo fácil, seja forte e se mantenha fiel a sua esposa que sempre está ao seu lado. Valorize e respeite quem sempre vai estar contigo. Cuide dos seus. Seja confiável. Aja de tal forma que todos que te conhecem coloquem a mão no fogo por você sem hesitar. Seja referência.

Esses são os itens. Eu coloquei um horário padrão em alguns itens para facilitar mensurar como e por quanto tempo fazer, mas fica a seu critério fazer 5 minutos, 10 minutos ou o tempo que julgar necessário em cada item. O custo para os praticar é de zero reais. Tanto ricos como pobres tem acesso a se desenvolver nessas áreas, só basta querer.

Se os exercícios fossem complicados, mas eu gastasse um tempão te mostrando cientificamente os benefícios de cada um, você não faria também? Então, não menospreze eles por serem simples demais, o fato deles serem simples tem que te servir como motivacional para não inventar desculpas para fazer.

Eu tinha colocado mais itens importantes mas depois os retirei e me esforcei para reduzir a lista até ficar só com os itens essenciais. Fiz isso para não sobrecarregar e acabar ficando tanta coisa que a pessoa desanime de ao menos tentar praticar por 30 dias. 

Eu sei que mesmo assim pode parecer muita coisa para se fazer. Mas lembre-se que são apenas 30 dias, dá até pra ir marcando os X em uma única página do calendário. Os primeiros dias são os mais difíceis mas depois que consolidar o hábito ficará muito mais fácil. Se precisar imprima essa lista e carregue no bolso para revisar e não deixar passar nenhum desses exercícios ao longo do dia. Os efeitos deles são cumulativos, como juros compostos, quanto mais tempo os pratica maiores e mais profundos vão se tornando os efeitos. Eles vão transformar a sua vida de uma forma que você nem imagina.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#16
Libertador gostei muito das suas dicas e confesso que atualmente eu realmente estou sem hobbyes em minha vida.
Já tive alguns hobbyes (vicios no meu caso) inuteis que só me fizeram perder tempo e dinheiro a pouco tempo atrás, videogames, cardgames etc...

Entretanto entendi muito bem onde vc quer chegar, já pratiquei Jiu Jitsu, já fiz natação ( que foi uma terapia pra mim na época), e relamente acho que é disso que estou sentindo falta.

Alem disso estou muito antisocial sem ver gente direito, e sem pertencer a nenhum grupo.

Valeu pelas dicas vou colocalas em pratica.
[Image: tumblr_p57e59wuF91qd2dewo1_400.gif]
Responda-o
#17
Exercicio fisico ajuda
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  [REFLEXÃO] A verdadeira militância da real é o desenvolvimento pessoal! Loki 44 19,696 16-05-2019, 02:03 AM
Última Postagem: New Adam
  Dicas para o desenvolvimento pessoal. Opie 18 9,327 25-11-2018, 02:29 PM
Última Postagem: Mr.Lothbrok
  Jeet Kune Do - Filosofia de Bruce Lee e o Desenvolvimento Pessoal Fëanor 5 4,664 10-07-2017, 11:02 PM
Última Postagem: Desmond Doss

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)