Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[DEBATE] Vale a pena fazer Direito?
#1
Visto que o Brasil possui um alto número de estudantes de Direito e advogados, e várias pessoas formadas nessa área fora do mercado de trabalho, será que vale a pena fazer Direito pra poder advogar, ou somente concurso público poderá trazer estabilidade na área? Apesar de querer fazer Direito, essa situação é preocupante e eu penso bastante também em seguir carreira no Exército pela AMAN. O que os senhores acham, o exército seria mais viável para ter estabilidade ou ainda é possível conseguir uma boa estabilidade profissional trabalhando como advogado?
"Courage is being scared to death, but saddling up anyway" (John Wayne)
Responda-o
#2
Do jeito que o país tá, daqui a pouco não sei nem se medicina irá compensar.
Mas se eu resolvesse entrar em direito, seria já pensando em virar algo alto lá na frente, um juiz, desembagador, essas coisas, advogar seria interessante por uma época, só para ver se realmente tem vocação para isso, porque tem que ter, e para ter os 2 anos advogando para poder ocupar esses altos cargos.

Mas é tudo uma questão de ter visão e ser acima da média.

Porque direito realmente está saturado demais pelo que ouço por ai.
Responda-o
#3
Pense bem: o Brasil produz todos anos milhares de novas, leis, normas e regulamentações, portanto a demanda para advogados vai ser ad-eternum.

É impossível conceber a existência sem ter que precisar de um advogado na vida, seja para defendê-lo do governo, ou de portentos financeiros, de abusos de poder,ou de gente fdp ... conhecer um bom advogado é como ter um mecânico ou pedreiro de confiança. E se quiser empreender adicione um contador nessa prosa, pois o governo trata suas empresas como uma meretriz de 20 reais.

A área militar é diferente, é outra vibe: Você tem vocação? Curte a vibração do militarismo? Tem que estudar! pois a Aman não é passeio no parque.

Se não conseguir ser Oficial, paciência, conheço muito praça feliz da vida, com o burro na sombra.

Responda-o
#4
Desde 2016 eu penso em ser militar(especificamente do Exército), cheguei a fazer a prova da ESPCEX ano passado só que eu vacilei na redação e não passei. Sobre empreender, eu também queria aprender mais sobre, só que pelo que vi é muito complicado empreender aqui no Brasil, é imposto e burocracia toda hora.
"Courage is being scared to death, but saddling up anyway" (John Wayne)
Responda-o
#5
Não vale a pena! Não há mais leis no Bostil, quem legisla aqui é o STF e pronto!

Só valeria a pena pra algum concurso público específico, que necessite do diploma em Direito, mas na minha opinião nem assim vale a pena, melhor fazer um tecnólogo de 2-3 anos EAD, só pra não precisar lidar com playboy e patricinha que tão ali só pra trabalhar na firma do papai.
Responda-o
#6
Só faça alguma coisa.

Vá pro exército ( se conseguir) pela AMAN, porque se for mais um(outra forma de entrar) você não quer né ? quer logo o topo né danadinho ? Parece que você só quer o exército na vida boa pela ESPCEX o resto não está ao seu alcance., praça ? Imagina ser praça... tenho potencial para mais só patinei na redação...

Mas no fundo o que você quer é ser estável, típico de cagão, mas se esconde atrás de uma roupa camuflagem que não empreende porque é "muita burocracia e imposto"

Mas quem sabe direito não ?

Ta desde 2016 sonhando e até agora nada.

Faça qualquer coisa, entre no exército, advogue, empreenda... porque essa dicotomia ?

Para o @Realistic Man tente sair na rua e mate alguém e veja se não tem lei no Brasil, olhe torto para uma feminista do suvaco cabeludo e veja se não tem lei a favor das mulheres... o que mais tem nesse huebr é lei.

E por fim faça qualquer coisa, fazendo o mínimo bem feito já é garantia de estabilidade.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#7
Já não tem um tópico sobre isso aqui? Tem mais de 40 paginas
Responda-o
#8
(16-11-2021, 07:18 PM)Bean Escreveu: Só faça alguma coisa.

Vá pro exército ( se conseguir) pela AMAN, porque se for mais um(outra forma de entrar) você não quer né ? quer logo o topo né danadinho ? Parece que você só quer o exército na vida boa pela ESPCEX o resto não está ao seu alcance., praça ? Imagina ser praça... tenho potencial para mais só patinei na redação...

Mas no fundo o que você quer é ser estável, típico de cagão, mas se esconde atrás de uma roupa camuflagem que não empreende porque é "muita burocracia e imposto"

Mas quem sabe direito não ?

Ta desde 2016 sonhando e até agora nada.

Faça qualquer coisa, entre no exército, advogue, empreenda... porque essa dicotomia ?

Para o @Realistic Man tente sair na rua e mate alguém e veja se não tem lei no Brasil, olhe torto para uma feminista do suvaco cabeludo e veja se não tem lei a favor das mulheres... o que mais tem nesse huebr é lei.

E por fim faça qualquer coisa, fazendo o mínimo bem feito já é garantia de estabilidade.

Irretocável. Se vai fazer algo, almeje o topo.
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
#9
Já passei exatamente por essa situação.

Estive entre investir em carreira militar, ou fazer um concurso básico pra pagar a faculdade de Direito e visar concursos melhores depois.

Optei pela segunda opção, e depois de formado passei num concurso excelente na área jurídica. Vale muito à pena, posso te garantir. Colegas meus que optaram pela vida militar fizeram direito posteriormente almejando cargos de destaque na área jurídica.

Me parece uma tendência, então eu encurtaria o caminho e faria Direito o quanto antes, a menos que vc realmente tenha vocação e desejo por permanência na área militar, o que não era meu caso, pois eu queria apenas estabilidade e ganhar bem.

Direito pra advogar não me parece boa opção a curto prazo, a menos que vc tenha contatos com advs já com carreira consolidada ou escritórios de família que te garantam um começo menos transtornado e mal remunerado bem comum nas carreiras em geral, mas principalmente no início e longos anos de advocacia. 

Claro que com o tempo sua carreira como adv pode se consolidar, mas num concurso de elite na área jurídica vc já entra arrebentando (Delegado de Polícia, Juiz de Direito, Promotor de Justiça, Procurador de Estado ou Defensor Público). Qualquer aprovação dessas, é colocar o burro na sombra. Com 2 anos bem estudados ininterruptamente e de forma específica pro cargo almejado praticamente garantirão sua vaga.

Fica a dica.
Pelo poder da verdade, eu, ainda vivo, conquistei o universo

Responda-o
#10
Atualiza essa bagaça ai @The Duke
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#11
Bom, eu decidi cursar Direito mesmo. Tenho estudado todos os dias para o vestibular. E dessa vez eu não esqueci de pagar e vou poder fazer Big Grin
"Courage is being scared to death, but saddling up anyway" (John Wayne)
Responda-o
#12
Não
Responda-o
#13
@The Duke, por conhecimento de causa e respondendo de forma direta a sua pergunta, vale a pena com certas ressalvas:
  • Qualquer coisa que você estude vale a pena para você... e para mais ninguém!
  • Quanto a questão no campo da atuação profissional, isso são outros 500 e só o tempo e suas atitudes frentes as oportunidades dirão se isso foi frutífero ou não.
Obs: se obtendo conhecimento jurídico no Brasil já é difícil para o contribuinte em geral, se imagine no limbo da ignorância...
"Fiat justitia, et pereat mundus..."
Responda-o
#14
DEPENDE.
Se for pra advogar, é complicado, pois prescinde, além dos ''bons q.i.'', de ter aprovação no exame da ordem.
E nem assim é garantido tirar um bom honorário mensal...

Se for pra concursos, aí é mais vantajoso.
Mesmo considerando que - felizmente - o boom dos concursos, sobretudo federais, não existe mais, o Estado brasileiro, seja na União ou estados, ainda contrata e muito.
Tem cargos que tem como pré-requisito essa formação e mesmo os cargos não concursados, como em assessorias de prefeituras, fóruns e estados, prescindem dessa qualificação.

Então fica o critério pra o op e de cada um julgar e seguir.
Claro que, se decidir embarcar no curso, quanto antes iniciar melhor - se bem que o prazo de inscrição no enem já foi...

"Só os canalhas precisam de uma ideologia que os absolva e justifique." (Rodrigues, Nelsson)
Responda-o
#15
Olha, espero que tenha valido a pena.

Estou na 10ª fase do curso, passei na OAB, só falta apresentar o TCC e colar grau.

Não pretendo advogar, fiz a OAB para não precisar correr atrás depois de velho, caso queira exercer a profissão.

Não possuo outras graduações, sou jovem e vou continuar no meu empreguinho administrativo até passar em um concurso do meu interesse (talvez advogue em uma ação ou outra, mas não será o meu ganha pão).

O cara tem que gostar de resolver pepino dos outros para ser advogado, escrever muito e estar sempre ligado em jurisprudências e etc... (não curto).

Fora que começar do zero, sem dinheiro e sem nome é muito díficil, mas se tu trabalhar bastante com o tempo certamente será recompensado.

No meu ver, meter um concursinho, mesmo fora da área jurídica é melhor, mas admiro muito meus colegas e conhecidos que advogam.
Responda-o
#16
Só o MacGyver deu uma resposta objetiva.

Como ele mesmo disse, vale a pena se for concursado.

Todos que estão nessa, estão visando concursos públicos. Alguns jovens mais inteligentes fazem concursos de técnicos de ensino médio, pegam o cargo e cursam Direito já com a estabilidade do cargo.

Essa é uma vida muito boa no Brasil. Fazer o concurso técnico e cursar a faculdade com salário. Dá pra fazer isso em praticamente qualquer concurso, de qualquer área.

Essa é a Real!
Responda-o
#17
Vivemos em um país muito burocrático, qualquer profissional deve entender algumas leis pra exercer bem a profissão, e até mesmo o cidadão comum precisa saber o direito pra fazer coisas como declarar imposto, transferir um carro e etc.

Aqueles que visam o concurso público entender direito é primordial, tendo em mente que a maioria dos concursos exigem um conhecimento, mesmo que básico, no direito, assim sendo, nesse caso, cursar direito já te da uma boa base, mas a faculdade por si só não vai te entregar sua aprovação, vai somente facilitar o processo.

Tenho que confessar que acho 5 anos muito tempo despendido para os que querem somente o concurso público, tendo em vista que muitas matérias estudadas provavelmente nunca serão o objeto do seu edital, como por exemplo direito cambial. Pra isso acho mais inteligente fazer um secretariado jurídico de 2 anos, o curso te entrega uma base no direito e um diploma que te torna apto a prestar concursos de nível superior.

Sempre tive o sonho de me tornar advogado, conclui o curso recentemente e só estou esperando a colação pra poder dar entrada na OAB, por mais que no começo seja uma profissão muito difícil, acho que a longo prazo serei uma pessoa mais realizada, o concurso público não me agrada.
Apreciador de cervejas, viagens e mulheres.
Responda-o
#18
@The Duke vacilão e agora pagou o boleto ?
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#19
Com conhecimento de causa, digo o seguinte:

- Se você tiver na família um escritório de advocacia ou for do ramo da política, é interessante seguir esse rumo, porque você terá como se alocar com tranquilidade, tendo bons cargos públicos comissionados;

- Para o ramo dos concursos públicos, é uma formação muito boa, mas não indispensável. Se o que se almeja é Delegado de Polícia, Promotor de Justiça, Oficial da PM ou Magistrado etc, é essencial ser formado em Direito.

Agora, o advogado que planeja construir um escritório de advocacia do zero (e não tiver familiares com o famoso "QI"), vai sofrer o pão que o Diabo amassou.

Para os desavisados, freelancers, "fiz porque não tinha outra opção" não recomendo.
Homens não são reféns das mulheres, mas reféns da própria libido.

Homem cafajeste merece mulher rodada. Ambos se completam.

Casamento nos moldes modernos é uma roleta russa, mas com todas as balas carregadas.
Responda-o
#20
Olha, vou falar com experiência de causa, sabia que rico de verdade (não é questão só de dinheiro, mas de formação) não vai pra escola?
Direito é curso de playboy, classe média que se enfia nisso só se ferra.
Ano passado aconteceu uma coisa muito doida, foi tudo ao mesmo tempo, isso não foi por acaso, foi meio aviso divino, um amigo meu perguntou no grupo do pessoal da época da escola se alguém conhecia algum menino de 14/15 anos que entendesse de computador pois ele precisava de um ajudante, esse amigo é engenheiro da computação, ia contratar como menor aprendiz, ia pagar 1800.
.
Pois bem, eu ainda estou no grupo de vagas de emprego do Mackenzie (faculdade de rico) apareceu vaga de estágio em engenharia da computação de 2.800, com VR, VA, plano de saúde, transporte, tudo que qualquer peão de fábrica ganha.
.
Agora volta lá no começo do texto e imagina alguém de 15 anos ganhando isso.
.
Sim eu fiz Direito, não, não foi ead na Anhanguera, e sim, tinha gente de 15 anos na minha sala, e sim, quebrei a cara.
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  [DEBATE] Vale a pena se esforçar para passar no enem? LostBoy 20 6,258 12-01-2020, 01:26 PM
Última Postagem: SapoCaco
  metodo kumon para passar em concurso publico vale a pena?? sobrevivente 5 2,713 17-08-2019, 01:34 AM
Última Postagem: Bilidequidi
  [DÚVIDA] (Curso de inglês) vale a pena? Machado Annihilator 72 26,807 31-05-2018, 10:39 AM
Última Postagem: Machado Annihilator
  Vale a pena ser policial civil? é uma profissão muito arriscado? electro 48 30,929 28-03-2018, 02:47 PM
Última Postagem: apollocreed
  Carreira numa PMC(private military company), vale a pena? Thanatos 5 3,946 09-04-2016, 05:49 PM
Última Postagem: Daniel Melo

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)