Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
A FÓRMULA MÁGICA
#1
A FÓRMULA MÁGICA
Postado por: Batman. No blog Homens Realistas. 18/11/2012.

Como o ultimo topico que eu postei fez sucesso. Trouxe mais um do Batman. O topico anterior: https://legadorealista.net/forum/showthr...p?tid=4726
Agora o texto:

P.S : Esse texto, como a maioria dos que escrevo, é direcionado aos mais jovens ( 14 aos 25 anos ) e aos novatos no fórum, mas se for útil aos demais, tudo bem.

Lembra daqueles desenhos, seriados e filmes que normalmente havia bruxas, magos, cientistas e feiticeiros (a) que faziam poções mágicas para dar certos poderes, forças sobre humanos a quem lhes pedia, para destruir as fraquezas de algum inimigo ou para fazer com que alguém ame uma pessoa que antes não sentia nada pelo seu objeto de desejo ? lamento informar, mas na vida real essas fórumlas não existem.

Com certeza todos aqui já são”adultos” o suficiente para perceberem que a vida não é como a ficção, não existem porções mágicas, experiências científicas para te transformar em um homem musculoso e indestrutível como nas histórias do capitão América, não espere que ficará desapegado, bem fisicamente e com toda a força emocional do mundo de maneira repentina, sua evolução espiritual, emocional, física e financeira não ocorrerá do dia para noite.

O que vem acorrendo , ou pelo menos a impressão que querem passar, é que o simples fato de lerem todos os conteúdos do fórum, os back up, livros e postagens dos mestres da real será o suficiente, sentem- se como se fossem invencíveis, como se tivessem tomado aquela poção mágica como no desenho do Astérix, entretanto, ao se depararem com as dificuldades da vida, são aniquilados de forma tão bruta que demoram a se levantar.

Você não está totalmente imune à paixão, você ainda poderá ser enganados pelos seus amigos, provavelmente ficará escravo do seu ego por um longo tempo, mesmo tendo os conhecimentos da Real, irá se sentir sozinho às vezes, em algum momento poderá estar cansado de lutar e perplexo com a atitude das pessoas que nunca te valorizam, se sentirá desanimado e até mesmo questionará se o caminho que está seguindo é o certo, no final, estará super deseperado, pois com todo o conhecimento que adquiriu, todos os relatos que leu, apesar de anos depois de ter se tornado um homem realista ainda se sente fraco, as vezes se ludibria com alguma “exceção “ou fica entristecido com suas fraquezas não superadas e as adversidades da vida.

Eis o problema : mesmo estando a caminho de ser adulto, ainda está a procura da fórmula mágica, tem um desejo intimo de beber algum líquido poderoso que o torne confiante repentinamente, que o faça ser mias firme e direto nas palavras, mais sedutor, sociável e senhor de suas emoções, sonha no dia em que vai receber super poderes que o torne num garoto super popular, querido e respeitados por todos. Quer passar por experiências cientificas que te deixe imune a manipuladores, medos, a sedução feminina e o seu desejo de possuí-las.

Essa busca inconsciente por fórmulas mágicas, soluções rápidas e menos dolorosas para os seus problemas é inútil, mas você faz isso pelo fato de não querer sofrer, quer se ter um bom porte físico sem fazer dieta e os rigorosos treinos da academia, quer se tornar desapegado mas não quer passar pelos testes de fogo, não quer sentir na pele a força de seus instintos primitivos, quer se tornar respeitado, porém não quer enfrentar aqueles que te humilhame te despreza pois teme o que pode vir a acontecer, quer se sentir forte emocionalmente sem ter que passar pelas inúmeras reflexões, obstáculos e testes que a maioria dos homens com mais de 30 ( ou menos ) já passaram.

Querendo ou não, a vida vai te testar e haverá momentos que você será pego desprevenido, vai cair e terá que reunir forças para se levantar, existem coisas que somente o tempo, a experiência de vida, o sofrimento, esforço, quedas e longos períodos de reflexões irão te dar forças para superá-las.

A busca pela poção mágica é a vontade de fugir da dor, é querer as recompensas sem se esforçar e pagar o preço, contudo, não há como se alcançar o êxito de modo fácil e rápido. Tudo é questão de tempo, treino, desenvolvimento e aprendizado. Caso ainda se sinta fraco, apegado, sensível com as coisas do cotidiano não se sinta inferior por causa disso, faz parte da evolução e amadurecimento.

Citação:Não existe poder sem grandes responsabilidades;
Não existe conhecimento sem horas massantes de leituras e estudos;
Não há musculos e habilidade sem muito tempo de treino e dedicação;
Não há desenvolvimento emocional sem grande reflexões e testes da vida;
Não existe prosperidade sem tempo de planejamento e longos perídos de execução;
Não existe sedutores sem grandes rejeições;
Não há grandes empreendedores sem grandes derrrotas ;
Não há bons comunicadores sem muita conversação.

Ficar ai sentado o dia todo na frente do computador não vai te tornar confiante, sedutor, com o corpo dos seus sonhos e nem com os autos níveis de melhoras desejados, é bom permanecer sentado lendo e aprendendo com as experiências e sabedoria dos outros, mas isso não é o suficiente para chegar no ponto que deseja e saiba que todas aquelas pessoas que você vê lá fora que são comunicativas, bem sucedidas e fortes não ficaram assim repentinamente, elas passaram por anos de aperfeiçoamento, treinamento, dificuldades e fracassos para chegarem ao nível de vida desejado. Você, como qualquer outro, também poderá chegar no ponto em que eles estão.

NO PAIN, NO GAIN !
"A paixão é como o álcool. Entorpece a consciência, elimina a lucidez, impede o julgamento crítico e provoca alucinações, fazendo com que o ser amado seja visto como divino." Como lidar com Mulheres - Nessahan Alita
Responda-o
#2
Podem reparar que muitos filmes trabalham nesse ponto

Harry potter um garoto sem sal e comum que era especial sem fazer esforço algum e na hora certa foi descoberto
Neo da matrix um cara comum que era o escolhido e foi resgatado por outros para sua missao
Capitao America que usam uma formula magica nele para o deixar fodão. Hulk também
Homem aranha que é picado por uma aranha e sua vida muda
Shazam que é escolhido por ser especial. Lanterna verde tambem.
Em todos sao os fatores externos que fizeram a mudança de uma vida de fracasso para uma vida gloriosa
Eles adoram trabalhar a ideia de que é melhor esperar que sua hora vai chegar, fatores externos vao agir, voce vai achar alguma formula magica, alguem vai te encontrar, voce é um escolhido, um especial nao reconhecido ainda.

Mas, e se nao for assim e voce precisar mudar de vida por si mesmo? Vai ficar esperando atoa a vida toda? Se erga por si mesmo.

Isso faz eu lembrar de outro topico do forum: https://legadorealista.net/forum/showthr...p?tid=3821
"A paixão é como o álcool. Entorpece a consciência, elimina a lucidez, impede o julgamento crítico e provoca alucinações, fazendo com que o ser amado seja visto como divino." Como lidar com Mulheres - Nessahan Alita
Responda-o
#3
Existe sim uma fórmula nestas obras de heróis e afins, estudo comunicação e vou deixar alguns materiais para quem se interessar pelo assunto.

Spoiler Revelar
[Image: a-jornada-do-heroi_1.png]





Esse vídeo faz parte de uma série de aulas do autor Brian Sanderson. Recomendo muito para aqueles que gostam de escrever e/ou ler ficção em geral.

Por isso prefiro obras que prezam pelo esforço próprio, não por acontecimentos sobrenaturais.
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
#4
(29-09-2020, 11:09 AM)Melancton Escreveu: lamento informar, mas na vida real essas fórumlas não existem.

Na verdade existem sim ... Yaoming


Na verdade ele está analisando apenas um lado da moeda, o lado do sucesso, da fama ... existem muitos caminhos pelos quais a nossa razão não tem a capacidade de perceber o que se passa.

Mas eu entendi o ponto.

A jornada do Herói não é uma fantasia ou algo criado por algum cineasta, na verdade é um arquétipo do inconsciente coletivo. Não é algo atual, nem tão pouco medieval. Está enraizado nos instintos humanos desde a nossa acensão como espécie ... entender isso explica muita coisa.

Alguém um dia falou que Deus na verdade é antes de mais nada, uma NECESSIDADE básica humana assim como o respirar. Se não existisse Deus ou os deuses, o ser humano não seria "humano"(Jung). Com o herói é a mesma coisa. O ser humano precisa vislumbrar essa jornada para não se perder completamente no vazio existencial e no niilismo patológico que leva a crueldade sem medidas.

A questão é, que como exposto no texto, o chimpa médio espera que o final da jornada caia do céu. Ele não quer passar por todas as etapas que levam ao amadurecimento da essência humana, ou seja, as etapas que nos transformam no herói. Ele quer a glória, mas a glória, no sentido que vemos hoje sendo simplesmente "VISIBILIDADE", essa sim é uma característica moderna implantada nesse arquétipo. 

Herói é e sempre significará uma jornada extensa de muitas provações para chegar finalmente e de bom grado ao entendimento de que só importa o sacrifício em prol do próximo. Os "super-poderes" são uma alegoria para demonstrar que o sujeito em si finalmente entendeu e deu fim a sua autoimportância e autopreservação, e está além dos vícios mundanos. Talvez como diria Nietzsche, você finalmente abre caminho para o "além homem" (Unbermench)  Sem ter identificações com conceitos, e sem ter fixações em vontades, você se torna livre e não há mais nada que não possa ser feito. Cristo é uma das melhores e mais completas personificação do "mito" do herói.  

Esses heróis citados talvez possam ser usados como um lembrete por nós. Que talvez, se nos mantivermos com a cabeça no lugar, sendo um veículo de algo superior, usando a nossa criatividade ativamente, sendo laborais e ativos em vez de amebas passivas... talvez a "sorte" ou o acaso simplesmente apareça. Mas enquanto tivermos essa mentalidade invejosa, de ver a "sorte" alheia como cagada, nada vai mudar. Não importa o que os outros ganharam, importa o que você faz no mundo em prol da evolução de todos a sua volta. Só isso importa.

NOTA: E o Capitão América (Steeve Roges), assim como o Lanterna Verde não foram escolhidos por acaso. Eles tinham um elemento fundamental raríssimo, que encontramos em pouquíssimos seres humanos. Eles eram, antes dos poderes, a personificação do arquétipo do Herói.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o
#5
Reflexão interessante.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)