Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[DEBATE] Renda Variável: Ações e FIIs
#21
@"Reale", qualquer um pode começar a investir em ações na bolsa de valores, independente da idade.
O objetivo da diversificação é justamente atenuar os riscos e não colocar todos os ovos em uma cesta só, como vejo muitos fazerem por meio de especulações em criptomoedas, por exemplo.
Toda ação está sujeita a um cisne negro, por isso a importância de se manter um patamar de 5% a 10% do seu capital por ação. Uma carteira com 10 a 15 ações está de bom tamanho.
O foco do investidor de longo prazo deve ser, não em especular, mas sim em reinvestir os proventos recebidos pelo fato de ser detentor das ações (dividendos e juros sobre capital próprio).

@Bean, em alguns dias operou-se o fenômeno "circuit break", em que todas as negociações ficaram suspensas durante algumas horas, de acordo com a quantidade de queda do índice bovespa durante alguns pregões.
Responda-o
#22
Ótimo tópico.

Recentemente, comecei a ler informações básicas sobre investimentos e, por enquanto estou seguindo algumas diretrizes sobre o que li:

1° Quitar dívidas [x]
2° Construir reserva de emergência [x]
3° Aposentadoria [ ]
4° Investir [ ]

Para os que estão mais entendidos do assunto, tenho duas perguntas:

1) A reserva de emergência pode ser considerada um investimento?

2) Quais corretoras vocês recomendam?
Responda-o
#23
(06-05-2020, 01:37 AM)Goldfinger Escreveu: Ótimo tópico.

Recentemente, comecei a ler informações básicas sobre investimentos e, por enquanto estou seguindo algumas diretrizes sobre o que li:

1° Quitar dívidas [x]
2° Construir reserva de emergência [x]
3° Aposentadoria [ ]
4° Investir [ ]

Para os que estão mais entendidos do assunto, tenho duas perguntas:

1) A reserva de emergência pode ser considerada um investimento?

2) Quais corretoras vocês recomendam?


1 - Não, nunca e JAMAIS. É dinheiro para usar para quando precisar, se manter por um tempo e emergências SOMENTE.
2 - Qualquer uma das grandes, de preferência a de bancões. Esquece as taxas no longo prazo, conforme seu patrimônio cresce você vai precisar cada vez mais de segurança.
Responda-o
#24
(06-05-2020, 11:28 AM)NiDeW Escreveu:
(06-05-2020, 01:37 AM)Goldfinger Escreveu: Ótimo tópico.

Recentemente, comecei a ler informações básicas sobre investimentos e, por enquanto estou seguindo algumas diretrizes sobre o que li:

1° Quitar dívidas [x]
2° Construir reserva de emergência [x]
3° Aposentadoria [ ]
4° Investir [ ]

Para os que estão mais entendidos do assunto, tenho duas perguntas:

1) A reserva de emergência pode ser considerada um investimento?

2) Quais corretoras vocês recomendam?


1 - Não, nunca e JAMAIS. É dinheiro para usar para quando precisar, se manter por um tempo e emergências SOMENTE.
2 - Qualquer uma das grandes, de preferência a de bancões. Esquece as taxas no longo prazo, conforme seu patrimônio cresce você vai precisar cada vez mais de segurança.


Muito obrigado, meu nobre!
Responda-o
#25
To a pensar em investir em FII pra gerar dividendos pra 10 anos
"A critica não tem sobre a psicologia das massas o poder sugestivo que tem as crenças afirmativas, mesmo falsas." - Olavo de Carvalho

"Quanto menos inteligente um homem é, menos misteriosa lhe parece a existência." - Arthur Schopenhauer

"Se você quer namorar, ela quer ser sua amiga, se você telefona aí é que ela nem te liga, mas se você joga duro, quando cruza por ela, finge que não vê, aí ela fica de quatro, te beija o sapato, quer casar com você." - Casseta e Planeta
Responda-o
#26
Investi muito tempo em ações e FII, ainda tenho alta concentração nesses itens, porém meu plano é migrar para renda fixa no mercado secundário que tem LCI e LCA rendendo IPCA+7% fácil e boas oportunidades, cheguei a pegar algumas de IPCA+15%, isento de IR. Há também bons CDBs com IPCA+10%, entre outros. Outra opção é Tesouro Direto aproveitando oscilações para lucrar mais alto.

Estou fazendo a mudança gradativamento para não levar preju e fazer alocações inteligentes. Só não levei prejuízo porque sou muito sangue frio, se isso não é pra mim, acho que nem 1 em 10 mil pessoas tem jeito nisso. Fiquei rico muito mais pelos aportes que pelos rendimentos e só estou esperando sairmos do atoleiro geral para começar a vender forte (talvez demore mais 10 anos, mas eu espero), porque não vejo futuro em renda variável. Não existe mais isso de longo prazo, é crise atrás de crise, na melhor das hipóteses andando de lado, vide a bolsa do Japão. 

Se você fica parado e não vende da alta você não sai do lugar, não existe mais longo prazo, empresas sólidas somem de um dia para o outro. Nos últimos 10 anos a bolsa não corrigiu nem a inflação na média, ou seja, só tem como ganhar se você acertar muitos ativos (e vender enquanto é tempo, vide, magalu, facebook, etc, subiram e desceram - mesmo empresas que "dão certo" se você não liquidar você perde e os dividendos são risíveis). Os FII também são pessimamente administrados, há um descolamento dos ganhos dos gestores e dos acionistas (os conflitos de interesses estão cada vez mais claros).

O motivo: após 10 anos investindo percebi que renda variável não é nada confiável, você deixa a administração do seu dinheiro na mão de idiotas ou aloprados, vale mais como uma aposta e precisa ser muito bem analisada e diversificada, porém toda a análise não vale o esforço se você não tiver uns 10 milhões no mínimo. Pretendo deixar 10 a 20% em renda variável como aposta de longo prazo.

Você deixaria seu dinheiro na mão dessa que cai igual bosta? Além de ser uma esquerdola de merda.





e desse maconheiro de merda que só sabe falar merda e chamar atenção? Fora que é mau caráter que passa os outros pra trás na cara dura.




Entre outros... há empresas boas, porém a maioria é lixo, não temos como saber, é pura especulação, esse povo não tem mérito nenhum, a maior parte apenas teve sorte ou roubou alguém (ou muitos).
"Only women, children, and dogs are loved unconditionally. A man is only loved under the condition he provide something." -Chris Rock
Responda-o
#27
@Mr. Mike Gostaria de sua opinião, como faço para começar a investir com pouco dinheiro? Nessa crise é bom ir dolarizando ou não? O que vc acha?
Responda-o
#28
Mermão, trabalho no mercado financeiro tem 12 anos e já passei por banco, corretora e escritório de agente autônomo. Segue abaixo algumas percepções minhas:

1- Nego que passa a vida ganhando salário razoável e consegue investir no máximo 20% da renda, chegará na velhice no máximo com uma pequena renda extra e na pior das hipóteses perderá tudo em algum golpe do tipo pirâmide, filho, trade com alguma ação de petroleira, mineradora ou metalurgia; ou com empresa má administrada e tem participação societária (tipo entrar com 50% no capital de uma sorveteria ou restaurante de um amigo que não saber fazer o serviço, mt menos entende a diferença entre lucro e caixa). 

Não adianta falar coisa do tipo "ah mas o juros compostos começam a fazer efeito depois de não sei quantos anos". Mermão, conto nos dedos da metade de uma mão quem conheci que fez fortuna investido uma pequena parcela do salário e aportando na bolsa durante anos seguidos. E quem conseguiu, não sabe nem o que é praia. Criou raíz dentro de casa.

2- Trabalhei por 2 anos em 3 escritórios de agente autônomo. Os caras que tem grana, não to falando milionário, to falando de cara que tem uma grana razoável e não tem família e Enzo para comprar leite. Esses caras tiravam uma grana boa do negócio que tinham ou eram empregados mt bem remunerados, mas tb sem enzo e perva no cangote, no máximo uma namorada. Sei do que estou falando, pq como agente autônomo vc precisa conhecer mt bem seu cliente. E qt mais rico, mais vc precisa se aproximar e conhecer sobre como ele gera renda. 

Já no banco, trabalhei no comercial e no crédito. E de novo, nego rico faz renda de negócio próprio e bem administrado. São poquíssimos aqueles que tem grana na bolsa. A maioria põe em qualquer porcaria, pq o cara n se importa que os 5-10 milhões esteja rendendo abaixo do CDI.

3- E por último, diria para se preocuparem com 2 coisas: juntar o máximo de dinheiro que pode, invista no tesouro e em vc próprio. Primeiro, quem enriquece de verdade, investiu em negócio ou investiu em algo oportuno ou investiu no aprendizado para ir ganhando melhores posições na empresa. Mas vai do bom senso. Sejamos sinceros, nem todo mundo terá a sorte ou o tesão de ser um supervisor, coordenador, gerente ou diretor de empresa. Logo, tem que ficar de olho nas oportunidades, como, gerar renda por algum negócio próprio, seja ele físico ou pela internet. 

Segundo, jamais recomendaria achar que dá para ser igual ao Barsi (tão aclamado). Achar que dá para ser o Barsi, possivelmente vc já é chefe ou algo tipo, pq tem que ser fora da curva. Esse cara não juntou dinheiro, ele ganhou mt grana com negócio próprio e colocou na bolsa. Ou seja, vai frontalmente ao que eu disse anteriormente.

Se me perguntarem o que faço, deixo parte na poupança, parte no TD e outra está distribuída em alguns negócios pessoais. Bolsa só qd o larapo vermelho começar a detonar a economia de novo.

E, como um velho amigo do mercado me falou uma vez: "Brother, quem junta dinheiro, morre pobre. Rico enriquece ganhando grana."
Responda-o
#29
Como sempre falo: FIIs fazem a união do pior dos dois mundos: O baixo rendimento da RF + a volatilidade da RV.

Sobre o post acima: Perfeito.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#30
(04-01-2023, 08:13 PM)Leão Realista Escreveu: @Mr. Mike Gostaria de sua opinião, como faço para começar a investir com pouco dinheiro? Nessa crise é bom ir dolarizando  ou não? O que vc acha?

Investimento é diferente de aposta, portanto, com pouco dinheiro em investiria em mim mesmo para ganhar mais.

Muito dinheiro faz muito dinheiro, pouco faz pouco, a maoria vai "investir" com mentalidade de aposta, por isso a maior parte só perde, pois o problema da aposta é que pouquíssimos ganham muito e o resto perde. 

Por tudo isso, penso que renda variável (ações, FII etc), no mundo volátil de hoje, não passam de uma aposta, mesmo para quem compra e segura no longo prazo.

Vide a aposta que o Buffet fez: https://www.infomoney.com.br/mercados/wa...nos-atras/

Mesmo assim, o rendimento total da bolsa (S&P 500 - maiores empresas da bolsa america) foi de 85% em 10 anos, veja bem, apenas o IPCA (inflação) nesse período deu 80%, se você pegar algum investimento que renda IPCA+5%, mesmo após o IR (em caso de CDB ou LC), você teria um rendimento de 150% em uma década, isso com risco quase zero, já que há a garantia do FGC. Por outro lado, prefiro investimentos atrelados ao IPCA ou CDI para ter uma parte variável, porém de acordo com padrões racionais calculáveis.

Portanto, sobrando algo do investimento em si, eu colocaria em renda fixa aproveitando que somos um dos países com maior juros reais do mundo (https://einvestidor.estadao.com.br/compo...lto-mundo/). 

Nunca dolarizei nada, muito menos com o real deflacionado como hoje em dia (é o mesmo que comprar uma ação/ativo do topo, no caso o dólar), não pretendo morar no exterior, ganho e gasto aqui, além disso, aqui os juros são altos, certamente não é um paraíso, porém considero esse negócio de dolarizar mais coisa de paranóico instigado por corretores do que algo racional (posso estar errado), de toda forma isso só faz sentido para quem tem bastante.
"Only women, children, and dogs are loved unconditionally. A man is only loved under the condition he provide something." -Chris Rock
Responda-o
#31
Só de imaginar em realizar uma DARF para operar na Bolsa...

Se o investidor operar meros centavos*... automaticamente o indivíduo será obrigado a fazer a declaração anual do Imposto de Renda.




*Centavos: Meros valores simbólicos.
Responda-o
#32
Investir nos Campeões Nacionais é uma maravilha..... só o faça se a jurisdição envolvida na transação for a  norte americana Gargalhada

Investir nas Americanas, Magaku, shoppings etc....


Fundo de investimentos imobiliarios  Big Grin  varejo e prestação de serviços encolhendo pela automação, falta de industrias e arrouxo tributario e fiscal


Estacionamento de shopping e dos centros de varejos locais  mais caros que fretes de produto on line fora o custo deslocamento e risco de violência.... comprar on line virou primeira opção...



Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)