Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Quanto custa ter um filho?
#1
Economista calcula quanto custa ter um filho
(por C.O.B.R.A)

[Image: bhK58XR.jpg]
Esse tópico é para aqueles que querem ter um filho sem planejamento; assumir uma mãe solteira; ou até mesmo adotar uma criança:


Reportagem original: Simone Magalhães - O Globo Online
RIO - Confira abaixo qual é o custo de um filho para uma família de classe média intermediária, com renda mensal na faixa de R$ 4 mil, R$ 5 mil.

Para um único filho:
0 a 3 anos - R$ 26 mil (média de R$ 6,5 mil por ano)
Despesa pré-natais, gravidez, carrinho, parto, remédios, vacinas, pediatra, babá ou creche, plano de saúde... e fraldas!

Fraldas descartáveis: cada pacote R$6, R$ 7 (a noturna é mais cara). Com quatro pacotes por semana, cerca de 18 por mês, são R$ 3.900,00 nos 3 anos.

Nem todas as vacinas são dadas nos postos de saúde: algumas custam 220,00 e R$ 190,00.


4 a 6 anos - R$ 45 mil (média de R$ 15 mil por ano)
Divulgação Além das despesas comuns, a creche ou escola levam a gastos maiores, com material escolar, uniformes, transportes, festinhas com presentes e clubes etc.


7 a 10 anos - R$ 70 mil (média de R$ 17,5 mil por ano) 
A escola sendo particular pesa muito no orçamento. Material escolar mais caro, cursos de inglês, esportes, roupas melhores 

(estima-se que as meninas iniciem um custo 25% maior com itens de vaidades femininas), games e outros brinquedos caros.


11 a 14 anos - R$ 86 mil (média de R$ 21,5 mil por ano)
Colégios particulares e o material mais caro, acrescidos a roupas, festinhas. Os celulares para os filhos são um cupim no orçamento E as mesadas?


15 a 17 anos - R$ 66 mil (média de R$ 22 mil por ano)
Período de plena adolescência e as demandas mais sofisticadas com shows e festas pagas, namoros e telefonemas intermináveis, mesadas reforçadas com fins de semana fora, excursões e atividades extras, além até de optar por cursinho pré-vestibular para tentar faculdade gratuita.


18 a 23 anos - R$ 125 mil (média de R$ 25 mil por ano)
Caso a faculdade seja particular esse será o valor médio do custo nessa fase, conforme o curso o material escolar e os livros, que encarecem muito o orçamento, bem como refeições fora de casa. Se for possível, um carrinho usado com manutenção cara, mesada maior, fins de semana e excursões mais caras, férias e feriados fora (com campings e barracas), festas e shows.


Conclusão: Essa soma resulta em R$ 418 mil. Mas como deve-se considerar que o dinheiro gasto e consumido tem um custo de oportunidade e poderia ser aplicado mensalmente em taxas reais de juros (reais que quer dizer sem inflação...) que neste país são altíssimas. Logo:

A 0,5% ao mês da poupança: R$ 695 mil.

A 0, 7% ao mês de Fundo de Investimento: R$ 909 mil.

A 1,0% ao mês se as taxas forem altas: R$ 1,415 milhão.

As informações foram colhidas em entrevista com Luiz Carlos Ewald, professor de finanças dos cursos MBAs da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

--------------------------------------------

Detalhe #1: Fora a pensão que terá que pagar caso se separe.
Detalhe #2: Reportagem de 2006. Hoje os custos devem estar bem maiores.

Portanto pensem bem se vão casar e com quem vão casar pois hoje mulher nenhuma é doutrinada pra ficar com você nem 10 anos, quanto mais a vida inteira. 

Este texto faz parte do projeto: Segunda das Relíquias Perdidas.
Responda-o
#2
Realmente, é loucura o que se gasta para se ter e criar um filho, não dá nem para chamar de investimento tendo em vista que hoje em dia, com os valores invertidos e modernidade pode ser que só receba desgosto de volta, mãe pode te largar, meter um processo de pensão, usar seu dinheiro pra vagabundear, não importa o quanto você tente influenciar, mas quem forma é o mundo, só resta torcer pra não virar um desgosto e te trazer problemas.

Pessoas caem na ladainha que é investimento no futuro, que vão cuidar de você quando ficar velho, mas quando criam asinhas esquecem que você existe, vão curtir, vão cuidar das suas vidas e esperar ansiosamente pela sua velhice pra quando você virar estorvo, te internar, interditar, te jogar em um asilo e tomar conta de tudo que você conquistou.

Filho hoje em dia é seguro desemprego pras mamães irem badalar, tendo em vista que relacionamentos hoje em dia não duram nada.

Vou quotar aqui minha opinião sobre o fenômeno das M$ols.

(27-10-2019, 11:59 PM)Crow Escreveu: Mas não esquenta, com o fenômeno das M$ols, fruto da degeneração, degradação moral, cultural e da libertinagem fomentada pela mídia, elas viram santas.

"A Mãe solteira, mãe guerreira ou mãe solo ou seja lá qual for o eufemismo do momento. Achou que parir um Enzo ia ser o suficiente para acorrentar o antigo parceiro, mostrou sua verdadeira personalidade arrogante e prepotente e o cara largou. Virou a clássica marmita que critica a masculinidade dos homens alfas que a comem e largam. Depois dos 30 e tantos vai caçar um beta passivo e bundão para sustentar ela e o príncipe enquanto o trai com os mesmos caras que criticou."

É padrão, aproveitam a flor da idade pra vadiar em busca de emoção e só querem sossegar o facho quando a responsabilidade da vida bate na porta, quem ainda tem algum resquício de beleza vai atrás de um bundão, quem não tem vai trabalhar, enquanto a sociedade trata esse fenômeno como guerreiras, iluminadas, exemplo de conduta, quando na real isso só torna o problema social do país cada vez mais insolúvel pois diretamente nós pagamos a conta dessa putaria toda através dos benefícios sociais que recorrem, bolsa família, leite, gás, creche, enfim que é pago com nosso dinheiro.

Então não pensam duas vezes, se não achar um trouxa que paga, joga no sistema público e faz todo mundo pagar por sua irresponsabilidade, enquanto cria a criança projetando nela todas as frustrações do que os cafas lhe fizeram, nascendo assim mais um bundão mangina.

Maioria dessas mulheres declaram que a gravidez não foi desejada "mas aceita", muitas nome do pai nem aparece na certidão de nascimento.

Quando já não conseguem enganar mais nenhum trouxa em seus meios de convívio pois todos já conhecem a peça, partem pros aplicativos de encontro, badoo, tinder, pagando de mulher exceção mãe de um príncipe, em busca de algum trouxa que não a julgue.

https://observatorio3setor.org.br/carros...-mulheres/
https://labedu.org.br/realidade-das-maes...no-brasil/
https://www.msn.com/pt-br/noticias/other...vi-BBTgqW0

E daí por diante... só pesquisar as estatísticas sobre mães solteiras no Brasil, vai achar números mais confiáveis.
Responda-o
#3
Ter filhos atualmente é só para que tem uma estrutura moral forte, pois benefícios tem poucos.
Responda-o
#4
(28-10-2019, 08:11 PM)Mike Stonza Escreveu: Ter filhos atualmente é só para que tem uma estrutura moral forte, pois benefícios tem poucos.

Estrutura moral forte?

A mídia, as escolas, faculdades, internet fomentando libertinagem e doutrinando convencendo a pirralhada que valores morais são sinônimo de opressão, não importa o quanto você tenha valores, não importa a influência que você tenta transmitir, quando vão pro mundo, o mundo fala mais alto e eles "escaparem pelos vãos dos seus dedos" é questão de tempo.

Isso quando não a própria mamãe que te deu um pé na bunda já não se encarrega disso.
Responda-o
#5
Hoje em dia, a partir da idade escolar do ensino fundamental 1, a conta mensal (ao meu ver) seria por volta de uns R$4000,00/R$5000,00 (custo com escola, cursos por fora, plano de saúde). Se acham esse valor alto, só pesquisar o valor de uma boa escola particular em cidades grandes ou capitais.

A pior parte, é ver que as pessoas que tem filhos sem condições financeiras adequadas não se tocam pra vida e quando você fala algo sobre a educação financeira, a pessoa fica brava e fala que "no caixão não tem gaveta", "tem que aproveitar a vida mesmo", situação complicada.

Infelizmente, em subempregos é cheio de gente assim.
Figlio di Milano
Responda-o
#6
Custo duma criança hoje pagando escola particular boa e plano de saúde bom custa entre 3k e 4k/mês, já incluindo alimentação, vestuário, lazer, cursos e custos extras, que tem todo mês. Pra custar mais do que isso só colocando em escola internacional ou período integral.

Se colocar em escola pública e depender do SUS e de parentes/vizinhos pra cuidar da criança no contra turno 400 pila/mês e passando alguma necessidade ou outra.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#7
Tenho uma gata. 

Custa uns R$ 60,00 por mês.

R$ 10,99 a areia sanitaria (4kg), da pra uns 8 dias.

A ração sai a R$ 15,00 o kilo, comprando a de 3kg, que dura quase 3 meses.

Veterinário 1 vez por ano, sai uns R$ 150,00.

Vermifugo é uns R$ 5,00 a cada seis meses.

Filho nem debaixo de tortura.
Pelo poder da verdade, eu, ainda vivo, conquistei o universo

Responda-o
#8
(07-12-2022, 02:15 PM)Trglodita Escreveu: Custo duma criança hoje pagando escola particular boa e plano de saúde bom custa entre 3k e 4k/mês, já incluindo alimentação, vestuário, lazer, cursos e custos extras, que tem todo mês. Pra custar mais do que isso só colocando em escola internacional ou período integral.

Se colocar em escola pública e depender do SUS e de parentes/vizinhos pra cuidar da criança no contra turno 400 pila/mês e passando alguma necessidade ou outra
No Bostil, nem a pau dá pra confiar em SUS e escola pública, no mínimo dos mínimos, tem que se garantir: uma boa escola particular, um bom curso de idiomas, um bom plano de saúde e um curso pra aprender algum instrumento musical.
Figlio di Milano
Responda-o
#9
Esse papo de ter medo de filhos ou ficar super preocupado em quanto custa um filho é mais um assunto doentio da ideologia progressista que visa separar homens e mulheres.

A verdade é que não dá pra viver calculando tudo e os filhos não são um negócio empresarial.

Nossos ancestrais botavam filhos no mundo unicamente pelo impulso sexual e os criavam com base na fé que a vida ia dar certo.

Se você não tiver essa fé mínima que as coisas vão se resolver e a vida vai se ajeitar, não vai conseguir ter cabeça pra criar uma família.

Crianças podem dar todo tipo de erro, você pode ter um filho foda e ele morrer de leucemia quando fizer 10 anos de idade. Isso por acaso seria um desperdício de dinheiro?
Responda-o
#10
(07-12-2022, 09:29 PM)Vincent Escreveu: Esse papo de ter medo de filhos ou ficar super preocupado em quanto custa um filho é mais um assunto doentio da ideologia progressista que visa separar homens e mulheres.

A verdade é que não dá pra viver calculando tudo e os filhos não são um negócio empresarial.

Nossos ancestrais botavam filhos no mundo unicamente pelo impulso sexual e os criavam com base na fé que a vida ia dar certo.

Se você não tiver essa fé mínima que as coisas vão se resolver e a vida vai se ajeitar, não vai conseguir ter cabeça pra criar uma família.

Crianças podem dar todo tipo de erro, você pode ter um filho foda e ele morrer de leucemia quando fizer 10 anos de idade. Isso por acaso seria um desperdício de dinheiro?

A real é que o custo pessoal não compensa o risco a longo prazo por fatores que fogem ao seu controle, nessa sociedade fodida que puxa e doutrina seu filho para tudo que não presta e a lei que beneficia a mulher pra usar seu fiho como ferramenta para foder e infernizar sua vida e te arrancar dinheiro para usar de "seguro putaria". Além disso está cada vez mais difícil achar uma mulher digna para assumir esse risco.

Você cria seu filho, investe na educação dele e nada impede que num futuro próximo ele não esteja dando o CU ou sua filha apareça com cabelo azul fazendo o L ou grávida de um marginal desempregado.

Generalizando? Talvez... Hoje em dia a sociedade e a lei colabora para a maior probabilidade de dar merda do que você ter uma família viril e honrada trollface

Se você tem fé que é possível vai fundo, eu tô pouco me fodendo com o que se parece minha mentalidade, passarinho que come pedra sabe o cu que tem.
Responda-o
#11
(07-12-2022, 02:15 PM)Trglodita Escreveu: Custo duma criança hoje pagando escola particular boa e plano de saúde bom custa entre 3k e 4k/mês, já incluindo alimentação, vestuário, lazer, cursos e custos extras, que tem todo mês. Pra custar mais do que isso só colocando em escola internacional ou período integral.

Se colocar em escola pública e depender do SUS e de parentes/vizinhos pra cuidar da criança no contra turno 400 pila/mês e passando alguma necessidade ou outra.

Já pensou que sensacional investir tudo isso além de dar uma boa criação e seu filho virar um viado, maconheiro, marginal e te renegar quando virar adulto ou sua filha virar uma militonta, marmita de marginal? Não quero nem imaginar Yaoming

E quando você ficar velho olhar na sua cara e falar que não vai cuidar de você porque tem uma vida trollface
Responda-o
#12
Por isso só uso camisinha, não sigo a burrice do brasileiro em fazer sexo sem caminha e "interromper o coito " e dane-se quem interrompa kkk
"A critica não tem sobre a psicologia das massas o poder sugestivo que tem as crenças afirmativas, mesmo falsas." - Olavo de Carvalho

"Quanto menos inteligente um homem é, menos misteriosa lhe parece a existência." - Arthur Schopenhauer

"Se você quer namorar, ela quer ser sua amiga, se você telefona aí é que ela nem te liga, mas se você joga duro, quando cruza por ela, finge que não vê, aí ela fica de quatro, te beija o sapato, quer casar com você." - Casseta e Planeta
Responda-o
#13
Enquanto isso...

Citação:Globalmente, mulheres muçulmanas tem cerca de 3,1 filhos

Bora tirar o nosso DNA de fora da competição.
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
#14
(08-12-2022, 02:31 PM)Sasquatch Escreveu: Enquanto isso...

Citação:Globalmente, mulheres muçulmanas tem cerca de 3,1 filhos

Bora tirar o nosso DNA de fora da competição.

Mais vai a mulher muçulmana desonrar o marido e a família pra ver Yaoming

Quem quiser tentar salvar o ocidente só posso desejar boas sorte trollface

Apesar que as mulheres periféricas fazem 5.5 filhos, um de cada pai Yaoming o 0.5 é o aborto trollface
Responda-o
#15
(07-12-2022, 04:15 PM)MacGyver Escreveu: Tenho uma gata. 

Custa uns R$ 60,00 por mês.

R$ 10,99 a areia sanitaria (4kg), da pra uns 8 dias.

A ração sai a R$ 15,00 o kilo, comprando a de 3kg, que dura quase 3 meses.

Veterinário 1 vez por ano, sai uns R$ 150,00.

Vermifugo é uns R$ 5,00 a cada seis meses.

Filho nem debaixo de tortura.

Imagine o custo desse povo que tem papagaio, cachorro, gatos e outros em casa, fora a responsabilidade de cuidar.
Figlio di Milano
Responda-o
#16
Me sentir representado pelo comentário acima. kkkk

Tenho um papagaio. Inclusive muitos aqui quando participavam dos antigos grupos do fórum, já o viram. Sobre os cuidados: Super tranquilo. Nesses 23 anos, só precisei levá-lo uma vez ao veterinário. OBS: Esse lance de comparação entre ter animais domésticos com filhos. Meo Deos, Realistas...

Quem quiser ter filhos. Show! Quem não quiser, show também. Agora esse lance de "salvar o ocidente", "DNA", como motivo principal para ter filhos... É um convite perfeito para à "Lei de Murphy". Yaoming

No mais, quem foi casar, estou aqui para ser padrinho. Só enviarem o convite. Taça
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#17
(09-12-2022, 10:12 AM)Diamante Escreveu: Me sentir representado pelo comentário acima. kkkk

Tenho um papagaio. Inclusive muitos aqui quando participavam dos antigos grupos do fórum, já o viram. Sobre os cuidados: Super tranquilo. Nesses 23 anos, só precisei levá-lo uma vez ao veterinário. OBS: Esse lance de comparação entre ter animais domésticos com filhos. Meo Deos, Realistas...

Quem quiser ter filhos. Show! Quem não quiser, show também. Agora esse lance de "salvar o ocidente", "DNA", como motivo principal para ter filhos... É um convite perfeito para à "Lei de Murphy". Yaoming

No mais, quem foi casar, estou aqui para ser padrinho. Só enviarem o convite. Taça

Você tem outro bicho além do papagaio?
Figlio di Milano
Responda-o
#18
Já tive 3 cachorros para vigiar o quintal. 3 pastores. Um clássico, o pastor alemão. Um canadense e o outro belga. Ambos já se foram porque o tempo os chamou.

Custo: Se for para ter cachorro de raça (não importa o porte do animal); terá que desprender um bom dinheiro. Seja com veterinário, seja com alimentação. Para ter um cachorro de raça e fazer do bicho uma "lata de lixo" o alimentando com sobras... será melhor não ter. E ração é cara a beça.

PS: São animais que terão que ser constantemente levados ao veterinário para cuidados prévios e vacinas. E lá se vai mais dinheiro...

Se precisar ficar um grande período ausente, esqueça.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#19
Eu gasto bastante, mas é um gasto que não "faz falta", não sei explicar. A relação de pai para filho, é algo divino, quando o filho realmente é seu. Pior é o cara que cria filho dos outros e quando este está grande, adolescente, começa à escrachar o padrasto com frases como "você não é meu pai", aí é humilhante.
Responda-o
#20
(09-12-2022, 08:49 PM)Joxokhanurs Escreveu: Eu gasto bastante, mas é um gasto que não "faz falta", não sei explicar. A relação de pai para filho, é algo divino, quando o filho realmente é seu. Pior é o cara que cria filho dos outros e quando este está grande, adolescente, começa à escrachar o padrasto com frases como "você não é meu pai", aí é humilhante.

Acredito que não "faça falta" pois um pai sempre quer o melhor pro seu filho, e como para oferecer o melhor custa bastante (seja tempo, dinheiro, dedicação, etc), o pai não sente o "gasto/prejuízo", pois na concepção dele (e minha também) "investir" em um filho não é "mal negócio".

(09-12-2022, 08:37 PM)Diamante Escreveu: Já tive 3 cachorros para vigiar o quintal. 3 pastores. Um clássico, o pastor alemão. Um canadense e o outro belga. Ambos já se foram porque o tempo os chamou.

Custo: Se for para ter cachorro de raça (não importa o porte do animal); terá que desprender um bom dinheiro. Seja com veterinário, seja com alimentação. Para ter um cachorro de raça e fazer do bicho uma "lata de lixo" o alimentando com sobras... será melhor não ter. E ração é cara a beça.

PS: São animais que terão que ser constantemente levados ao veterinário para cuidados prévios e vacinas. E lá se vai mais dinheiro...

Se precisar ficar um grande período ausente, esqueça.

Se eu tivesse um sítio/chácara, ia querer ter uns 6/8 filas brasileiros pra evitar roubos, eu ía gastar uma bala kkkkk.
Figlio di Milano
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)