Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Lista de Matérias Básicas Federais
#1
Introdução 

Não dá para estudar para concurso sem saber as matérias básicas. 

O ideal é dominar o básico para poder se adaptar a eventuais matérias novas que apareçam com o edital do certame. 

Para isso é bom começar a estudar com 1 ano ou 2 de antecedência.

Minha Experiência 



Como meu foco foi estudar para a área jurídica e por não ser bom em exatas, só tive que enfrentar português, matérias jurídicas e, eventualmente, informática. 

Isso simplificou meu estudo, mas acho que só funcionou porque meu antigo objetivo era concursos para analista de tribunais federais, onde se exige nível superior específico em Direito e a concorrência é menor em comparação ao ensino médio.


Hoje já penso na advogacia pública, onde somente matérias jurídicas são cobradas. Isso permite o reaproveitamento do conhecimento obtido em preparações anteriores.


Matérias Básicas 

No geral, para os concursos mais visados da esfera federal, podemos elencar as seguintes:

Gerais (comuns a maioria das áreas):
  • Português
  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Informática
  • Raciocínio Lógico
  • Atualidades


Área Administrativa:
  • Administração Geral e Pública
  • Gestão de Pessoas
  • Administração/Gestão de Materiais
  • Administração Financeira e Orçamentária - AFO
  • Sustentabilidade (é basicamente direito ambiental)


Área Policial:

  • Direito penal 
  • Processual penal 
  • Legislação penal especial - lei de drogas, ECA, Estatuto do Desarmamento etc.

Área Jurídica:
  • Direito civil
  • Processual civil
  • + conteúdo da área policial
  • + outras matérias jurídicas (de acordo com o órgão ou tribunal), como eleitoral, trabalho e processo do trabalho etc


Conclusão 

Concurso é parecido com uma corrida de resistência.

O ideal é dominar o básico para poder se adaptar a eventuais matérias novas que apareçam com o edital do certame.

Grande abraço!
Responda-o
#2
Na área policial também é comum cair direito constitucional e administrativo.
Responda-o
#3
(07-04-2019, 12:56 AM)Haggar Escreveu: Na área policial também é comum cair direito constitucional e administrativo.

Eu sei. Esta no texto em materias basicas
Responda-o
#4
Recomendo que leiam o livro do Alexandre Meireles: "Como estudar para concursos".

Esse livro é sensacional, ele foi crucial para minhas aprovações. Atenção redobrada para os ciclos de estudo e dicas de como fazer uma boa prova.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)