Avaliação do Tópico:
  • 3 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
A real sobre o sábado
#21
Creio que seja necessário sim guardar o sábado, mas me surge a seguinte dúvida: Com as mudanças no calendário, será que o nosso sábado é realmente o mesmo sábado do passado? Sei que falou disso no tópico, mas não consegui entender direito.
Responda-o
#22
(03-03-2019, 02:28 AM)Lrszk Escreveu: A pergunta é:
Você se sente bem fazendo isso? Isso contribui para sua evolução? Apenas segue o dogma cegamente sem questionar?
Se pergunte.

Se pergunte você, se eu quisesse seguir esse dogma sem questionar, porque eu iria ter pesquisado tanto e embasado tão bem o meu texto? Não faz sentido né? Pois quem quer fazer algo "cegamente sem questionar" faz justamente o contrário, procura ao máximo fugir de questionamentos e se recusa a estudar o assunto com medo de descobrir que estava errado.

A real é que eu queria achar justificativas para não precisar guardar o sábado, pois guardar o sábado é nadar contra a maré, é cansativo, te atrapalha no emprego e na faculdade. Então, fiz uma boa pesquisa bíblica sobre o sábado para guardar o sábado só se realmente fosse necessário e questionei bastante o assunto durante as minhas pesquisas, e no fim, só consegui encontrar evidências cada vez mais embasadas de que Deus ordena sim a guarda do sábado pelos Seus filhos e como é importante para quem se diz cristão obedecer esses preceitos.

(03-03-2019, 04:35 PM)Digons Escreveu: ^ O foco do tópico é visivelmente NÃO direcionado para aqueles que não acreditam no sábado para se guardar. Se você não acha o sábado sagrado, que bom pra você, mas não incomode quem não concorda com você.

Valeu pelo apoio, mas o foco do tópico não é só para quem acredita no sábado, mas também para todos aqueles que acreditam em Deus e que a Bíblia é a Sua palavra e querem realmente fazer o que Deus ordena. Ou seja, todos que se denominam cristãos, no sentido correto da palavra. Segue o trecho que coloquei no início do tópico:

"Estes são alguns requisitos para você ler o tópico:
Acreditar que Deus existe.
Ter a intenção de seguir o que Deus manda.
Acreditar que a bíblia é inspirada por Deus."

(26-03-2019, 08:54 PM)Davi da Real Escreveu: Creio que seja necessário sim guardar o sábado, mas me surge a seguinte dúvida: Com as mudanças no calendário, será que o nosso sábado é realmente o mesmo sábado do passado? Sei que falou disso no tópico, mas não consegui entender direito.

Davi, eu postei isso no texto. Mas vou repostar aqui para você o trecho exato do texto e da minha resposta ao outro realista.

(03-03-2019, 08:19 PM)Libertador Escreveu:
(02-03-2019, 02:17 PM)Libertador Escreveu: Veja só o que Jesus fazia regularmente no sábado. Ali fala "segundo o seu costume", ou seja, algo que se faz por muito tempo, rotineiramente.

Jesus trabalhava com José, era carpinteiro, mas no sábado, sua loja estava fechada pois ele estava na igreja, na sinagoga, conforme o seu costume. Ele não trabalhava aos sábados.

Alguns dizem que o sábado, talvez não fosse o sétimo dia da criação, que com o tempo talvez o dia da semana se perdeu, mas Jesus o criador do mundo, o criador do sábado, estava guardando o sábado, o sétimo dia, e assim, nos dizendo que é este o dia certo para guardarmos e que até ali o dia não havia sido mudado. Ele é Deus, ele sabe qual é o dia certo que criou. Então, até este dia, o dia continuava correto. E depois disso sabemos que não mudou também. O ciclo semanal permanece intacto.

Depois do período de Jesus, você pode se perguntar do porque eu afirmo que o ciclo semanal não mudou, já que há registro de que mais de 70 calendários diferentes já foram usados no mundo! Alguns deles ainda são adotados pelo mundo hoje, em diferentes países ou por diferentes religiões. O interessante é que a maioria absoluta desses calendários em uso ou em desuso emprega uma semana de sete dias.

Judeus e alguns grupos cristãos têm guardado o sábado desde os tempos bíblicos. É incrível como esses grupos de religiosos, muitos dos quais permaneceram séculos sem contato uns com os outros, nunca perderam a contagem do sábado do sétimo dia! Cristãos sabatistas na Índia, na Armênia, na Rússia, na Etiópia e na Europa Central guardaram o sábado desde os primeiros séculos da era cristã, sempre no mesmo dia da semana, apesar de um grupo não ter contato um com o outro. Judeus chineses permaneceram até o século 19 sem contato com outros judeus, mas observavam o mesmo sábado do sétimo dia de um ciclo semanal, o mesmo dia que, no final do século 20, descobriu-se que o povo sul-africano lemba observava havia mais de mil anos sem contato com outros povos observadores do sábado. E note que esses grupos viveram cada um em uma cultura em que se usava um calendário civil diferente, mas todos guardavam o mesmo sábado do sétimo dia.

Portanto, os adventistas do sétimo dia e vários outros cristãos de outras igrejas que guardam o sábado fazem-no com a segurança histórica de que observam como santo o mesmo dia que Jesus Cristo, Paulo, os apóstolos e Maria, mãe de Jesus, guardaram, segundo o Novo Testamento. O mesmo dia de um ciclo que vem desde a criação do mundo. Um dia que, independentemente do calendário adotado, é o sétimo dia da semana.

Se quiser se aprofundar no assunto, te indico estes dois livros:
O Sábado na Bíblia
Do Sábado para o Domingo

Eles são bem baratos, menos de 30 reais cada um.

Só para complementar: Uma boa documentação sobre o sábado como o sétimo dia da semana em diferentes povos encontra-se em: Stein Júnior, Guilherme, Sábado ou o Repouso do Sétimo Dia, Brasília: Sociedade Criacionista Brasileira, 1995.

Para mim com essas evidências está bastante claro que o dia de sábado do nosso calendário permanece intacto como o dia de sábado dos tempos bíblicos.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#23
(04-03-2019, 07:36 AM)gRILO Escreveu: É nisso que acredito , nos benefícios do dia do descanso , nos 6 dias trabalhado e no 1 de folga , seja ele sábado , domingo , segunda
como o diamante falou , nossa cultura , esse dia é o domingo , então que seja ele o dia do descanso.




Este video é muito bom. Valeu por postar.

Eu também concordo que a guarda do sábado ou outro dia da semana tem benefícios físicos, mentais e espirituais. Como já visto pela ciência como o "Bioritmo Circaseptano" também conhecido como "ritmo do sétimo dia" que é quando algo ocorre em nosso corpo em certas circunstâncias no sétimo dia do evento, seja uma cirurgia, transplante ou liberação de hormônios.

Mais detalhes em spoiler:

Spoiler Revelar
Dr. Halberg do Laboratório de Cronobiologia da Universidade de Minesota, nos Estados Unidos, é um líder na pesquisa de biorritmo naquele país. Em colaboração com outros cientistas de várias nações ele documentou o Ritmo do Sétimo-Dia no ser humano (Halberg F., and E. Halberg. Conceptualization and Validation of a Circaseptenary Clinospectral System. Abstracts, Second International Conference on Immunopharmacology, Sheraton Park, Washington, D.C., July 5-10, 1982, 340-341).

Monitoraram os batimentos cardíacos de um homem durantes vários meses enquanto ele permanecia em um ambiente totalmente isolado com todas as condições controladas e nada do mundo exterior poderia interferir com seus ritmos internos corporais. Quando os dados foram analisados, seu coração mostrou claramente um Ritmo do Sétimo Dia (McCluskey, E.S. Light-Dark Cycle Entrainment of Circadian Rhythms in Man. The Biologist 65:17-23, 1983).

Usando-se poderosos métodos de computadores, um grupo de cientistas analisou cuidadosamente modelos de produção de hormônios esteróides coletados da urina de um homem saudável durante um período de 15 anos. Os resultados das análises hormonais mostraram que a excreção desses hormônios também ocorria num Ritmo do Sétimo Dia (Halberg, F., M. Engeli, C. Hamburger, et al. Spectral Resolution of Low-Frequency, Small-Amplitude Rhythms in Excreted 17-Ketosteroids; Probably Androgen-inducced Circaseptan Desynchronization. Acta Endocrinológica. Suppl. 103:5-53, 1965).

Outro grupo de pesquisadores estudou mais do que 70 homens jovens que tiveram um ou mais dentes molares extraídos. Cada dia após a cirurgia, suas faces e maxilares foram medidos cuidadosamente. É de se supor que o edema (inchação) na face diminuiria nos próximos dias após a cirurgia para a extração dos dentes. Mas isso não ocorreu. Verificou-se a presença de um Ritmo do Sétimo Dia quanto à inchação local (Pollman, L. and G. Hildebrandt. Long-Term Control of Swelling After Maxillo-Facial Surgery: A Study of Circaseptan Reactive Periodicity. Inter. J. Chronobiology, 8:105-114, 1982).

Observou-se também que em várias cirurgias de transplante de rim ocorre este ritmo de sete dias, já que se verificou que a rejeição ocorria após sete dias da operação (De Vecchi, A., F.Halberg, R.B. Sothern, et al. Circaseptan Rhythmic Aspects of Rejection in Treated Patients with Kidney Transplants. Inter. J. Chronobiology, 5:432, 1978).

Esse tipo de biorritmo é chamado de “circaseptano”, também encontrado em macacos, cachorros, ratos e outros organismos. Isso parece revelar que o Ritmo do Sétimo Dia é um mecanismo normal existente na fisiologia de organismos vivos.

Alguns cronobiologistas crêem que esse tipo de biorritmo – o do sétimo dia – pode revelar que os organismos precisam de uma certa pausa como um estímulo para seguirem vivendo.

Durante a Revolução Francesa (1789-1799), cientistas seculares tentaram revolucionar a semana de sete dias, instituindo uma semana de dez dias. Foi um caos. O matemático e senador La Place teve um papel importante em restaurar o modelo anterior dos sete dias na semana. Simplesmente não funcionou!

Na Bíblia, em Gênesis capítulo 2, versículos 1 a 3, está escrito: “Assim os céus, a
terra e todo o seu exército foram acabados. E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.”

E Moisés, pioneiro em medicina preventiva e melhoras sociais, escreveu: “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou” (Êxodo 20:8-11). Aliás, este é o quarto mandamento da Lei de Deus. O único que descreve quem é o Deus dos outros nove mandamentos.

Que paralelo fantástico entre as Escrituras Sagradas e a moderna ciência! Sabemos hoje que um dos componentes para redução do estresse é o descanso semanal, a ênfase na importância da dimensão espiritual do ser humano e as práticas naturais de saúde. Jesus foi totalmente científico quando disse: “O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado” (Marcos 2:27). Ele falava desse biorritmo há 2 mil anos, e do amor de Deus em preparar um dia de descanso, de reflexão, de serviço espiritual especial e de culto ao Criador dos céus e da Terra.

(Bernell Baldwin, Ph.D., professor de neuro-fisiologia e fisiologia aplicada no Wildwood Lifestyle Center and Hospital, pesquisador e articulista do The Journal of Health and Healing. http://www.wildwoodlsc.org)

O sábado é uma benção em um mundo que vive em uma corrida alucinante de trabalho. Os japoneses até criaram recentemente uma palavra, karoshi, para designar morte por excesso de trabalho. O nosso organismo realmente precisam de um dia de descanso para se recuperar e continuar a funcionar de forma saudável.

Mas, focar nos benefícios de guardar o sábado em vez de focar em obedecer a lei de Deus é um erro. Seria a pessoa fazer a coisa certa pelos motivos errados. O que não faz sentido e perde todo o propósito da lei de Deus. Por isso o meu tópico não focou em benefícios.

Se a pessoa vai obedecer a Deus só porque ela tem benefícios, então ela não se preocuparia em guardar o sábado conforme Deus ordenou, mas em guardar qualquer dia pois o que importa é colher o benefício do descanso semanal e não em fazer a vontade de Deus. E se aparecesse algum problema ou dificuldade na carreira ou na vida por conta do sábado, simplesmente abandonaria os princípios bíblicos. Esse é o perigo de fazer o certo pelo motivo errado. A pessoa não tem base para se sustentar.

Pessoas que fazem o certo pelo motivo certo agem como o Desmod Doss que guardou o sábado mesmo durante a segunda guerra mundial, conforme relatado no filme Hacksaw Ridge. E como o goleiro Vitor que era titular do Londrina Esporte Clube que decidiu guardar o sábado e não jogar nem treinar sexta a noite e sábado mesmo que a maioria dos jogos fossem nesse período, não temendo as consequências dessa escolha.

O interessante é que por causa de sua fé e disposto a sacrificar sua carreira no auge em prol do que é certo ele recusou a proposta de disputar a série A do Campeonato Brasileiro pelo Chapecoense e seu contrato com o time que jogava não foi renovado, mas se ele tivesse aceito, possivelmente hoje estaria morto no acidente aéreo que matou os jogadores do chapecoense. Há males que vem para o bem.




Comentário de um dos blogueiros da globo: “Não sou religioso, mas me emociono com a escolha de Vitor. O goleiro do Londrina não vai atuar em jogos da Série B às sextas e aos sábados por causa da religião: ele é adventista. Por conta da religião, Vitor não assinou contrato com a Chapecoense. A fé falou mais alto. Em um mundo cada vez mais capitalizado como o do futebol, Vitor fecha portas para outros, mas fica mais perto de si mesmo. Na vida é o que importa. E pelos tantos milagres que já fez pelo Londrina convém não desdenhar da fé de Vitor.”

Muitos estão dispostos a fazer o que é o certo se isso for trazer benefícios para eles. Mas poucos são os que permanecem dispostos a fazer o que é o certo quando isso trás malefícios para eles. É aí que se encontra a grande diferença.

O Vitor vai vir aqui na minha cidade em breve para fazer uma palestra na igreja para sobre a guarda do sábado, a recusa e o acidente do chapecoense e sobre tudo isso que aconteceu na vida dele. Aí vou saber contar a história com mais detalhes. 

Sei que tem benefícios na guarda do sábado, mas o grande motivador a guardar o sábado deve ser obedecer a Deus e não em obter benefícios materiais. Por isso o tema do tópico é focado em entender biblicamente o que Deus quer que façamos, comparando passagens com passagens, e não nos benefícios disso.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#24
@Libertador quais atividades você faz no dia do descanso e quais atividades evita fazer? Por exemplo, assistir um filme ou série seria uma quebra do descanso?
Responda-o
#25
Tarantino e Awaken, que bom que fizeram comentários bem embasados na bíblia para debate no tópico. Agradeço a participação e vou responder vocês com calma quando eu tiver um tempo livre para elaborar uma boa resposta.

(10-05-2019, 05:40 PM)Davi da Real Escreveu: @Libertador quais atividades você faz no dia do descanso e quais atividades evita fazer? Por exemplo, assistir um filme ou série seria uma quebra do descanso?

Depende. Se for um filme ou série com temática cristã acredito não haver problema. Agora assistir outros tipos de filmes eu acredito que seria sim uma quebra desse mandamento. O objetivo do sábado é ter o foco em Deus.

Deus nós dá uma diretriz, mas na questão dos detalhes cada pessoa guarda da forma que considera melhor, o objetivo é fazer coisas que te aproximem de Deus nesse dia.

Sobre quais atividades devemos fazer e evitar fazer eu comentei sobre isso recentemente. Mas, é importante se levar em conta que no texto eu juntei o descanso do sábado ao jejum de dopamina. Me abstendo de qualquer tipo de mídia eletrônica. Não há necessidade de fazer isso. Eu só fiz porque pessoalmente considero melhor pois eu estava passando muito tempo logado nesses eletrônicos durante a semana. Foi uma decisão pessoal.

Eu vou te enviar aqui o texto que fiz no meu tópico Diário de Desenvolvimento Pessoal - Libertador 

Observação: Se você é visitante ou recruta e nunca viu o tópico, fique tranquilo pois só realistas e legionários conseguem acessar, então faça logo o seu cadastro e comece a participar mais do fórum para ser promovido e ter acesso gratuito a conteúdos exclusivos.

Spoiler Revelar
(28-01-2019, 11:38 AM)Libertador Escreveu: A Bíblia uma vez mais explica: “Se te abstiveres de violar o sábado, de cuidar dos teus negócios, chamando ao sábado ‘deleitoso’ e ‘venerável’ ao dia santo do Senhor, se o honrares, abstendo-te de viagens, de correres atrás dos teus negócios, de fazeres planos, então de deleitarás no Senhor...” (Isaías 58:13 e 14). “É, por conseguinte, lícito fazer bem aos sábados” (Mateus 12:12).

É isso mesmo. Devemos nos abster de qualquer atividade secular (trabalho, estudos, leitura, TV) e nos dedicar ao serviço do Mestre, ajudando as pessoas, indo à Igreja e etc.

Então, eu tenho 6 dias para fazer o que eu quiser, mas no sábado eu não invisto, não faço negócios, não trabalho, nem estudo neste dia, aí vou aproveitar o descanso sabático para aderir ao jejum de dopamina, acrescentando alguns itens da seguinte forma:

Sem televisão, computador, videogame, filme, fórum e qualquer coisa que utilize uma tela brilhante. (Se tiver algo urgente no fórum para resolver os administradores e moderadores tem o meu contato pessoal e me avisam, então não preciso ficar acompanhando neste dia)
Sem whatsapp, facebook, instagram, youtube, email. (Porém uma ou duas vez no dia vou olhar rapidamente para ver se tenho alguma mensagem urgente para responder no whastapp (um acidente, hospital, etc), mas conversas normais e grupos, só vou ver e responder depois do jejum).
Sem o uso de smartphones, incluindo todos os aplicativos do mesmo. (Isso não me impede de receber ligações de familiares e amigos, obviamente).
Sem músicas mundanas e sem podcasts.
Sem o uso de computador.
Sem exercícios físicos, incluindo futebol, natação, corrida, etc (é o dia de descanso total do corpo).
Sem mexer com negócios.
Sem estudar.
Sem sair para comprar algo (E nem comprar pela internet).
Sem shoppings, restaurantes, cinema e etc.
Sem trabalho de qualquer tipo (é o dia de descanso total da mente).
Sem refrigerante.

Eu não inclui o álcool, café e cigarro, porque eu já não uso em dia nenhum da semana mesmo. Mas se eu usasse, tiraria desse dia também.

Coisas que farei nesse dia:

Ouvir e cantar músicas religiosas (eu vou ao culto no sábado, então obviamente, vou cantar e ouvir músicas lá).
Frequentar a igreja e socializar lá.
Leitura da bíblia e de livros relacionados a temas religiosos reflexivos.
Passeios e piqueniques em lugares livres de comercio, como parques, cachoeiras e natureza em geral.
Atividades de ajuda ao próximo (Visitar pessoas carentes, lar de idosos, moradores de rua, projetos da igreja).
Visitar amigos e passar o dia colocando a conversa em dia.
Dormir depois do almoço ou a tarde toda do sábado se quiser.
Passar o dia com a família, conversando, caminhando juntos, fazendo um piquenique, em um passeio no rio, e etc. (Sem o uso de celulares, e sem celular por perto, é conversar olhando no olho e ouvindo a outra pessoa de fato)

Esse jejum de dopamina é só por 1 dia na semana, nos outros dias a rotina volta ao normal. Vai ser um dia de descanso quase total da mente e do corpo. Um dia desconectado totalmente desse mundo louco. Assim meu corpo e mente restauram as energias para voltar com força total no início da semana.

Não é impossível fazer o descanso sabático aliado a um jejum de dopamina. Para se ter ideia a filha do Trump, a Ivanka Trump, é vice presidente executiva nas organizações Trump, e dona de outras empresas próprias, administra um império, e mesmo assim, do por-do-sol de sexta ao por-do-sol de sábado ela também guarda o sábado bíblico e não atende whatsapp, email, telefone, nem nada, fica inacessível. Então, eu que sou um pobre plebeu e não administro nenhum império não tenho desculpas para dizer que não consigo ficar só um dia totalmente desconectado desse mundo acelerado.

Para complementar, sabe-se que para várias funções orgânicas existe o que os cientistas chamam de “Ritmo do Sétimo Dia”. Conhecido como circaseptano. Mostrando claramente que nosso corpo segue um ciclo de 7 dias e por isso um dia de descanso total a cada 7 dias é o ideal para a restauração e manutenção da saúde mental e física. Leia mais aqui: http://www.criacionismo.com.br/2008/05/b...o-dia.html

Tem outros estudos, como o de Loma Linda na California (Link aqui) (e aqui), que é uma cidade de adventistas, onde todos guardam o sábado (e também são vegetarianos), mostrando que os que guardam o sábado bíblico (e também alguns outros fatores), vivem mais do que toda a população dos EUA, lá é o local que tem proporcionalmente o maior número de centenários e com baixíssimos índices de doenças, e alguns com mais de 100 anos nem sequer tomam remédios, outros com mais de 100 anos pedalam mais de 10 km por dia e ainda levantam pesos. Mostrando que o descanso de um dia na semana também é essencial para o nosso corpo.

Lembrando que os itens eletrônicos eu estou tirando por conta do jejum de dopamina, acho que talvez eles não precisariam ser retirados para o descanso sabático se forem usados para fins cristãos nesse dia. Como, por exemplo, a TV Novo Tempo que está no canal aberto que tem excelentes programas cristãos como músicas e pregações para se assistir no sábado. E tem a série Origens que acho muito boa que poderia ser assistida no dia de sábado sem problemas por ser de temática cristã: https://www.youtube.com/channel/UCfGAEWt...4_BfWqR_1w

Poderia também acessar o fórum e priorizar em frequentar a seção de desenvolvimento espiritual nesse dia. Existem muitas possibilidades boas sem a necessidade de fazer um jejum de dopamina. Esse jejum é só um complemento que optei por fazer porque considero melhor.

Tem um texto oficial em que a Igreja Adventista compilou várias passagens bíblicas com orientações sobre a guarda do sábado, vale a pena você ler também:

Spoiler Revelar
A Igreja Adventista do Sétimo Dia reconhece o sábado como sinal distintivo de lealdade a Deus (Êx 20:8-11; 31:13-17; Ez 20:12, 20), cuja observância é pertinente a todos os seres humanos em todas as épocas e lugares (Is 56:1-7; Mc 2:27). Quando Deus “descansou” no sétimo dia da semana da criação, Ele também “santificou” e “abençoou” esse dia (Gn 2:2, 3), separando-o para uso sagrado e transformando-o em um canal de bênçãos para a humanidade. Aceitando o convite para deixar de lado seus “próprios interesses” durante o sábado (Is 58:13), os filhos de Deus observam esse dia como uma importante expressão da justificação pela fé em Cristo (Hb 4:4-11).

A observância do sábado é enunciada em Isaías 58:13, 14 nos seguintes termos: “Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no Meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então, te deleitarás no Senhor.” Com base nesses princípios, a Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia reafirma neste documento seu compromisso com a fidelidade à observância do sábado.

Vida de santificação. A verdadeira observância do sábado se fundamenta em uma vida santificada pela graça de Cristo (Ez 20:12, 20); pois, “a fim de santificar o sábado, os homens precisam ser santos” (O Desejado de Todas as Nações, p. 283).

Crescimento espiritual. Como “um elo de ouro que nos une a Deus” (Testemunhos Para a Igreja, v. 6, p. 352), o sábado provê um contato mais próximo de Deus. Como tal, não devemos permitir que outras atividades, por mais nobres que sejam, enfraqueçam nossa comunhão com Deus nesse dia.

Preparação para o sábado. Antes do pôr do sol da sexta-feira (cf. Lv 23:32; Dt 16:6; Ne 13:19), as atividades seculares devem ser interrompidas (cf. Ne 13:13-22); a casa deve estar limpa e arrumada; as roupas, lavadas e passadas; os alimentos, devidamente providenciados (cf. Êx 16:22-30); e os membros da família, já prontos.

Início e término do sábado. O sábado é um dia de especial comunhão com Deus, e deve ser iniciado e terminado com breves e atrativos cultos de pôr do sol, com a participação dos membros da família. Nessas ocasiões, é oportuno cantar alguns hinos, ler uma passagem bíblica, seguida de comentários pertinentes, e expressar gratidão a Deus em oração. (Ver Testemunhos Para a Igreja, v. 6, p. 356-359.)

Pessoas sob nossa influência. O quarto mandamento do Decálogo orienta que, no sábado, todas as pessoas sob nossa influência devem ser dispensadas das atividades seculares (Êx 20:10). Isso implica os demais membros da família, bem como os empregados e hóspedes; que também sejam estimulados a observar o sábado.

Espírito de comunhão. Como dia por excelência de comunhão com Deus (Ez 20:12, 20), o sábado deve se caracterizar por um prazeroso e alegre compromisso com as prioridades espirituais, com momentos especiais de leitura da Bíblia, oração e, se possível, de contato com a natureza (cf. At 16:13). Esse compromisso deverá ser mantido na escolha dos assuntos abordados também em nossos diálogos informais com familiares e amigos.

Reuniões da igreja. Somos admoestados a não deixar “de congregar-nos, como é costume de alguns” (Hb 10:25). Portanto, as programações e atividades regulares da igreja aos sábados devem ter precedência sobre outros compromissos pessoais e sociais, mesmo que estes sejam pertinentes para o sábado.

Casamentos e festas. O convite para deixar de lado nossos “próprios interesses” no sábado (Is 58:13) indica que casamentos e festas, incluindo seus devidos preparativos, devem ser realizados fora desse período sagrado. Casamentos e algumas festas mais suntuosas não devem ser planejados para os sábados à noite, pois seus preparativos envolvem expectativas e atividades não condizentes com o espírito de comunhão com Deus.

Mídia secular. A mídia secular, em todas as suas formas, deve ser deixada de lado durante as horas do sábado, para que este, rompendo com a rotina da vida, possa ser um dia “deleitoso e santo” (Is 58:13).

Esportes e lazer. Muitas atividades esportivas e de lazer, aceitáveis durante a semana, não são condizentes com a observância do sábado, pois desviam a mente das questões espirituais (Is 58:13).

Horas de sono. A Bíblia define o sábado como dia de “repouso solene” (Êx 31:15), e não como dia de recuperar o sono atrasado da semana. Ricas bênçãos advirão de levantar cedo no sábado, dedicando esse dia ao serviço do Senhor. (Ver Conselhos Sobre a Escola Sabatina, p. 170.)

Viagens. A realização de viagens por questões de trabalho ou interesses particulares é imprópria para o sábado. Existem, porém, ocasiões excepcionais em que se torna necessário viajar no sábado para atender a algum compromisso religioso ou situações emergenciais. Sempre que possível, os devidos preparativos, incluindo a compra de passagens e o abastecimento de combustível, devem ser feitos com a devida antecedência. (Ver Testemunhos Para a Igreja, v. 6, p. 359, 360.)

Excursões e acampamentos. A realização de excursões e acampamentos pode promover a socialização cristã (cf. Sl 42:4). Mas seus organizadores e demais participantes devem chegar ao devido local antes do início do sábado e montar sua estrutura, incluindo suas barracas, de modo que o santo dia possa ser observado segundo o mandamento. Além disso, as atividades durante as horas do sábado devem ser condizentes com o espírito sagrado desse dia.

Restaurantes e alimentação. A recomendação de que o alimento deve ser provido com a devida antecedência (Êx 16:4, 5; 22-30) significa que ele deve ser comprado fora das horas do sábado, e que a frequência a restaurantes comerciais nesse dia deve ser evitada.

Medicamentos. A compra de medicamentos durante o sábado é aceitável em situações emergenciais (cf. Lc 14:5), e imprópria quando a pessoa já os necessitava, e acabou postergando sua compra para esse dia.

Estágios e práticas escolares. O quarto mandamento do Decálogo (Êx 20:8-11) desabona a realização de atividades seculares no sábado, que gerem lucro ou benefício material. Envolvidos em tais atividades estão os programas de planejamento e preparo para a vida profissional, incluindo a frequência às aulas e a participação em estágios, simpósios, seminários e palestras de cunho profissional, concursos públicos e exames seletivos. Em caso de confinamento para a prestação de exames após o término do sábado, as horas desse dia devem ser gastas em atividades espirituais.

Escolha e exercício da profissão. A estrutura da sociedade em geral nem sempre favorece a observância do sábado, e acaba disponibilizando profissões e atividades que, embora sejam dignas, dificultam essa prática. Os adventistas do sétimo dia devem escolher e exercer profissões condizentes com a devida observância do sábado. Somos advertidos de que, se alguém, “por amor ao lucro, consente em que o negócio em que tem interesses seja atendido no sábado pelo sócio incrédulo, esse alguém é tão culpado quanto o incrédulo; e tem o dever de dissolver a sociedade, por mais que perca por assim proceder” (Evangelismo, p. 245).

Instituições de serviços básicos. A orientação de não fazer “nenhum trabalho” durante o sábado (Êx 20:10) indica que os observadores do sábado devem se abster de trabalhar nesse dia, mesmo em instituições seculares de serviços básicos. Instituições denominacionais que não podem fechar aos sábados (cf. Jo 5:17), incluindo os internatos adventistas, devem ser operadas nesse dia por um grupo reduzido e em forma de rodízio.

Atividades médicas e de saúde. Existem situações emergenciais que os profissionais da saúde devem atender, com base no princípio de que “é lícito curar no sábado” (Lc 14:3). Os hospitais adventistas necessitam dos préstimos de uma equipe médica, de enfermagem e de outros serviços básicos para o funcionamento nas horas do sábado. Mas os plantões rotineiros, tanto médicos quanto de enfermagem, em hospitais não adventistas, são impróprios para as horas do sábado. (Ver Ellen G. White Estate, “Conselhos de Ellen G. White Sobre o Trabalho aos Sábados em Instituições Médicas Adventistas e Não Adventistas”, em http://www.centrowhite.org.br.)

Projetos assistenciais. Cristo disse que “é licito, nos sábados, fazer o bem” (Mt 12:12). Isso significa que “toda atividade secular deve ser suspensa, mas as obras de misericórdia e beneficência estão em harmonia com o propósito do Senhor. Elas não devem ser limitadas a tempo ou lugar. Aliviar os aflitos, confortar os tristes, é um trabalho de amor que faz honra ao dia de Deus” (Beneficência Social, p. 77). Portanto, é lícito nas horas sagradas do sábado visitar enfermos, viúvas e órfãos, encarcerados e compartilhar uma refeição. Ações sociais que podem ser realizadas em outro dia não devem tomar as sagradas horas do sábado.

Atividades missionárias. O apóstolo Paulo usava o sábado para persuadir “tanto judeus como gregos” acerca do evangelho (At 18:4, 11; cf. 17:2), demonstrando a importância de se reservar um tempo especial nesse dia para atividades missionárias. Sempre que possível, os membros da família devem participar juntos dessas atividades, para desfrutar a socialização cristã e desenvolver o gosto pelo cumprimento da missão evangelística.

Como adventistas do sétimo dia, somos convidados a seguir o exemplo de Deus ao descansar no sétimo dia da semana da criação (Gn 2:2-3; Êx 20:8-11; 31:13-17; Hb 4:4-11), de modo que o sábado seja, para cada um de nós, um sinal exterior da graça de Deus e um canal de Suas incontáveis bênçãos.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#26
Muito interessante o tópico.
Responda-o
#27
Tarantino Escreveu:A argumentação acerca da  obrigatoriedade de os gentios (os não judeus) guardar o sábado após o evangelho de Cristo é difícil de tragar porque é feito muito malabarismo interpretativo para justificá-la. Os versículos que ordenam de forma expressa  a se preservar o sábado se encontram no Antigo Testamento e foram direcionados  aos israelitas. Você tentou "tirar leite de pedra" para nos convencer que a Lei mosaica foi ordenada a todos os homens, e não somente aos judeus. A falta de um mandamento explícito para os gentios estabelecendo o dever de guardar o sábado estando debaixo da graça torna esse entendimento muito subjetivo e, portanto, inseguro.

Tarantino, na verdade, se eu tivesse feito algum malabarismo, eu teria me baseado em um texto ou dois e feito várias conjecturas em cima deles, ignorando os mandamentos, o velho testamento, o novo testamento, as falas de Jesus e tudo mais. Como fazem com a justificativa de guardar o domingo, quando na verdade a bíblia inteira fala de guardar o sábado. E como você pode ver no meu texto, eu usei versículos do antigo testamento e do novo e de vários livros diferentes. E todos se complementam em uma única direção.

No texto principal eu mostrei vários trechos diferentes que mostram que o gentios tanto quanto os judeus devem obedecer os mandamentos de Deus. Vou te mostrar alguns trechos do que falei sobre isso no texto principal porque talvez você possa ter pulado na leitura. Primeiro sobre o perigo da teologia de um verso só:

Libertador Escreveu:Depois de tudo que estudamos até aqui, quer dizer que por causa desse único versículo o sábado deve ser então abolido? Será que Paulo quis dizer isso? Isso é conhecido como teologia de um verso só. Quando temos mais de 100 versos de vários trechos da bíblia que apontam para uma doutrina, mas o cristão prefere abandonar tudo e fazer uma doutrina baseado em um único versículo bíblico. E fora do contexto. Ignorando todos os outros muitos versículos que apontam juntos para uma direção contrária ao que ele deseja.

Nós não podemos criar todo uma teologia contra um mandamento de Deus ainda por cima com base em um único verso. Nós temos que fazer uma pergunta, nesse versículo, em que contexto foi escrito? E Paulo guardava algum dia enquanto escreveu esse texto? Observava o sábado ou outro dia?

Se observarmos o livro de Atos 16:13, vemos que o próprio Paulo continuava guardando o sábado mesmo depois de décadas da morte de Jesus. Em Atos 17:2, fala isso também. Mesmo em território pagão ele guardava o sábado.

Nesses trechos abaixo eu já refutei a ideia e mostrei que o sábado e a graça de Deus abrange todas as nações e povos da terra, não só o judeus.

Spoiler Revelar
Libertador Escreveu:o Sábado não foi dado para o povo judeu no Monte Sinai, pois não existiam povos ainda. Só existia Adão e Eva. O sábado foi criado na criação, para que Adão e sua descendência que engloba toda a humanidade guardassem o sábado. Então, com este versículo já derrubamos a primeira dúvida de que o sábado seria só para os judeus e percebemos que é para toda a humanidade.

Lembre-se: O sábado é o memorial da criação. E ele foi criado antes que houvessem nações sobre a terra.

Libertador Escreveu:Alguns dizem que a ideia de guardar o sábado é bonita mas foi criado por Deus só para os judeus obedecerem. Já refutei essa ideia um pouco mais acima. Mas, mesmo assim, vamos olhar esse ponto um pouco mais a fundo para não restar dúvidas.

“Teme a Deus e guarda os Seus mandamentos, porque este é o dever de todo homem” (Eclesiastes 12:13).  Aí não está escrito que é o dever de todo o judeu, mas sim o dever de todo homem.

Lá em Marcos 2:27 nós lemos assim: O sábado foi estabelecido por causa do judeu e não o judeu por causa do sábado.
Opa, brincadeira, não é isso não, lá está escrito assim:

Citação:E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Marcos 2:27

Quem disse isso foi Jesus. A palavra homem no original significa "ser humano", homem e mulher, no original. Ou seja, o sábado é um presente para você SER HUMANO.

Aliás, quando o sábado foi dado para Adão e Eva, havia algum povo na terra? Havia algum judeu na terra? Havia algum brasileiro? Algum adventista? Não. Não tinha nenhuma igreja, nenhum povo.

O sábado foi dado para o homem, não para o judeu.

Aqui neste trecho abaixo eu citei o quarto mandamento de Êxodo 20 um pouco antes de escrever:

Spoiler Revelar
Libertador Escreveu:Olha que interessante como termina o mandamento. Ele está remetendo o motivo de guardarmos o sábado lá pro Gênesis, à origem do mundo, à origem de toda a humanidade, e não à origem do povo judeu. Porque em seis dias Deus fez os céus e a terra, e tudo que neles há, o sábado é o memorial da criação, remete a criação do mundo. Reforçando: Não é para os judeus apenas.

(...)

É importante ressaltar que Deus nunca quis que suas verdades e suas bênçãos fossem exclusivas de ninguém, Deus escolheu os judeus para levar a luz da verdade para toda a humanidade, e não para guardarem para si.

Em Isaias 56:2-8 fala assim: Bem aventurado o judeu que fizer isto, e o filho do judeu que lançar mão disto; que se guarda de profanar o sábado, e guarda a sua mão de fazer algum mal.

Opa, peraí, não é isso não. Lá não fala judeu e sim homem, usa a mesma palavra que no original indica SER HUMANO.

Citação:Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto; que se guarda de profanar o sábado, e guarda a sua mão de fazer algum mal.
E não fale o filho do estrangeiro, que se houver unido ao Senhor, dizendo: Certamente o Senhor me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que sou uma árvore seca.
Porque assim diz o Senhor a respeito dos eunucos, que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo em que eu me agrado, e abraçam a minha aliança:
Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.
E aos filhos dos estrangeiros, que se unirem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, e para serem seus servos, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança,
Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.

Isaías 56:2-7

Opa, está falando do estrangeiro também e não só do judeu. Está falando de todos. Deus chama a todos para guardar o sábado. Esse é um privilégio para todos.

Aqui vocês podem observar uma aliança universal simbolizada pelo sábado. E os benefícios da aliança não eram exclusivos  a Israel: estrangeiros e mesmo eunucos, que, pela lei, eram excluídos da assembléia do senhor, poderiam ser integrados ao povo, se demonstrassem fé e lealdade a Deus ao se guardarem da prática do mal e observarem o sábado, não o profanando.

A passagem reforça uma verdade, que os propósitos divinos vão além do povo da aliança, Israel, e incluem os não israelitas. Ou seja, toda a humanidade é chamada por Deus a guardar o sábado.

Peço que leia o texto todo pois já esclareci esses pontos de maneira detalhada e lendo no contexto facilita o entendimento.

Tarantino Escreveu:Por outro lado, quem pegar o Novo Testamento para dar uma lida, principalmente o livro Atos dos Apóstolos e as cartas apostólicas, vai perceber facilmente a intenção de Deus, por meio dos apóstolos, de não lançar sobre os não judeus a observância da Lei de Moisés. Vou citar apenas um trecho aqui de Atos de Apóstolos, por achar que é claro o suficiente, mas tem vários  outro nesse sentido, inclusive citados no texto que iniciou o tópico:

24. Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras e transtornaram a vossa alma (não lhes tendo nós dado mandamento),
28. Na verdade, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:
29. Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Bem vos vá.
Atos dos Apóstolos, 15- 23:29.

Esses foram os mandamentos que os apóstolos, guiados pelo Espírito Santo, deram aos gentios, ou seja, não foi lhes foi ordenado que guardassem o sábado. Não é possível que eles tenham se esquecido de tão importante questão, nem é admissível  que eles tenham se equivocado, vistos que estavam sob a guia de Deus.

Também não foi ordenado que honrem aos pais, que não furtassem, que não tomem o nome do Senhor em vão, que não dessem falso testemunho contra o próximo, que não cobiçassem a mulher e coisas do próximo e várias outras coisas. Se você quer usar esse trecho específico para justificar a anulação do sábado para os gentios, então é coerente justificar a anulação desses outros mandamentos que eu também citei, pois eles, assim como o sábado, também não foram detalhadamente especificados nesse trecho. E é óbvio que não seriam já que esse trecho não está dando mandamentos novos aos gentios como você supôs.

Sugiro que leia no texto principal a parte que eu falo da lei e da graça.

Eu resumi acima o meu ponto para não ficar grande, pois a resposta já está grande. Mas abaixo está detalhado em spoiler o motivo real desse Concílio de Atos 15 e do porque o sábado não foi abolido nele:

Spoiler Revelar
O capítulo 15 de Atos dos Apóstolos narra um concílio em Jerusalém envolvendo os apóstolos e outras lideranças da Igreja primitiva. O assunto do Concílio era deliberar sobre a necessidade ou não de gentios (não-judeus) conversos a Cristo serem circuncidados e seguirem todas as regras da Torá para serem salvos. Após muita discussão, o concílio chegou à conclusão de que não era necessário os gentios se submeterem ao rito, mas absterem-se de relações sexuais ilícitas, coisas sacrificadas aos ídolos, carne de animais sufocados e sangue.

Muitos cristãos usam esse texto para sustentarem que a distinção de alimentos puros e impuros da Torá e o sábado não são mais válidos para os cristãos (ou, pelo menos, para os cristãos gentios). O argumento é que tais coisas não são citadas pelos apóstolos como essenciais.

O problema do argumento

O problema fundamental desse argumento é bastante óbvio: uma porção de abstenções essenciais para a vida de um cristão não é citada no texto. Por exemplo, não é dito pelos apóstolos que os conversos gentios devem se abster de bebedeira. Também nada é dito sobre glutonaria. E sabemos que tais posturas eram comuns entre gentios. Da mesma forma, o texto não fala a respeito de aborto, abandono de crianças, desonra aos pais, uso do nome de Deus em vão, cobiça, furto, homicídio, inveja, vingança, divorcio, violência aos servos, autoflagelação, adulteração da Palavra de Deus.

Saindo do rol das abstenções, o texto tampouco cita práticas positivas que deveriam ser realizadas pelos cristãos, tais como dízimos, ofertas, batismo e santa ceia. Nem mesmo as bases da lei – amor a Deus acima de todas as coisas e amor ao próximo como a nós mesmos – são mencionadas em Atos 15.

Devemos concluir que os gentios estavam livres de todas essas abstenções e práticas positivas apenas porque elas não constam na lista apostólica do Concílio de Jerusalém em Atos 15? Claro que não! Então, por que usar essa lógica para o sábado e a distinção entre alimentos puros e impuros? Não faz sentido. Dois pesos, duas medidas. Ou nós entendemos que os princípios impostos no Concílio eram um resumo de algo maior e que já pressupunha a guarda de outros mandamentos pelos gentios, ou entendemos que eram só aqueles mesmos e mais nenhum outro.

Como fica claro, a grande dificuldade aqui é que muitos intérpretes cristãos querem usar o texto de Atos 15 para jogar fora da vida do cristão apenas aquilo que não desejam mais ver como válido. É uma postura self-service (pego só o que quero da Escritura) e, ademais, raciocínio circular: o Concílio prova a abolição do sábado e da distinção entre alimentos porque o sábado e a distinção entre alimentos foi abolida, logo o Concílio o aboliu. Percebe? A conclusão já é o pressuposto.

Paradoxalmente, a maioria daqueles que tenta usar Atos 15 para dizer só aqueles quatro princípios devem ser guardados pelos cristãos não teriam esse escrúpulo para rejeitar os animais sufocados, o sangue e os alimentos sacrificados aos ídolos (três dos quatro princípios deixados pelos apóstolos). E no caso de cristãos moderninhos que justificam divórcio por incompatibilidade de gênios ou até mesmo sexo antes do casamento e homossexualidade, o princípio sobre imoralidade sexual também vai para o ralo. Em suma, as únicas quatro coisas que os cristãos deveriam se abster na vida (segundo essa interpretação errônea) também não são levadas muito a sério pelos cristãos.

Mas deixando a questão da fidelidade e da coerência de cada um de lado (já que é uma questão entre o indivíduo e Deus), precisamos entender o que o texto realmente quer dizer, a fim de entender a doutrina.

Entendendo o texto

A lista apostólica de Atos 15, evidentemente, não é uma lista completa para o proceder do cristão. É, antes disso, um resumo didático para cristãos gentios que já mantinham diversas práticas judaicas, como irem a sinagogas, lerem/ouvirem as Escrituras judaicas e guardarem o sábado. Eram estes que estavam sendo incomodados a ser circuncidados e talvez guardarem leis ritualísticas de distinção. A imposição criava um preconceito muito grande contra os gentios conversos e os atrapalhava até mesmo a permanecerem nas sinagogas. Esses gentios não estavam sendo considerados cristãos verdadeiros.

A compreensão apostólica para o problema foi que os gentios conversos já estavam fazendo o básico que se esperava de um crente em Cristo. Eles aceitaram Jesus como Messias, aceitaram as Escrituras judaicas como Palavra de Deus, se abstinham de seus trabalhos para irem às sinagogas aos sábados e procuravam viver uma vida justa. Como resultado dessa fé obediente e viva dos conversos, Deus estava cumprindo sua promessa de dar a eles o Espírito Santo. Ora, o Espírito não seria dado a não conversos. Então, ali estava um sinal claro de que a conversão acontecera.

Dado esse contexto, pareceu aos apóstolos que não faria sentido julgá-los como crentes falsos e não salvos apenas por não se circuncidarem e seguirem outros mandamentos puramente cerimoniais/contextuais da Torá. Isso não significava, no entanto, que a Torá deveria ser descartada. E é aqui que está o grande x da questão. Os apóstolos escolhem alguns tipos de mandamentos da Torá que iam além do mero simbolismo para deixar claro que a Torá não estava sendo revogada, mas sua essência permanecia em todos os domínios. Note: a abstenção da idolatria se referia ao domínio da relação com Deus; a abstenção da promiscuidade ao domínio da relação com o próximo; a abstenção de animais sufocados e sangue ao domínio da relação com o próprio corpo.

Aqui temos, portanto, um resumo de domínios da Torá. Isso não é incomum na Bíblia. Paulo faz isso em suas cartas resumindo toda a Torá no amor ao próximo (Rm 13:8-10 e Gl 5:14). João faz isso (I Jo 3.23). O próprio Jesus faz isso (Mt 22:36-40; Mc 12:28-34; Lc 10:25-28; Jo 13:34-35). Isso era comum entre judeus e nunca significou a abolição das demais leis, mas meramente um resumo. E resumos são feitos sempre com as partes mais importantes do todo, ou mais impactantes, ou mais representativas ou aquelas que, por alguma razão, precisam ser enfatizadas (por exemplo, quando são partes não muito conhecidas ou não muito cumpridas). As quatro leis impostas pelos apóstolos foram consideradas importantes, impactantes, representativas e necessárias o suficiente para servirem de resumo dos domínios básicos da Torá.

O resumo também sempre pressupõe a guarda de outros princípios, motivo pelo qual não é necessário citar tudo. Os apóstolos não precisavam mencionar todas as regras e princípios judaico-cristãos para os conversos gentios. Eles já conheciam e guardavam, senão tudo, a maior parte. Aquilo que não foi citado e os gentios já faziam se tratava de obviedade. Isso lembra algo importante: os textos têm contexto. Havia um problema específico relacionado à circuncisão e outros mandamentos de caráter puramente rituais da Torá. Não devemos estender o problema a qualquer parte da lei que queiramos.

A decisão do Concílio de Jerusalém não termina ali nas leis básicas deixadas pelos apóstolos. Na conclusão da reunião, o presidente do Concílio, Tiago, afirma: “Porque Moisés tem, em cada cidade, desde tempos antigos, os que o pregam nas sinagogas, onde é lido todos os sábados” (Atos 15:21).

Esse “porque” é uma explicação da decisão. Não se deveria impor a circuncisão (e outros mandamentos puramente rituais) ao gentios conversos porque a Torá já era ensinada todos os sábados nas sinagogas. Ou seja, se os gentios conversos já criam nas Escrituras Sagradas (o que inclui a Torá) e frequentavam as sinagogas aos sábados, então já seguiam a maior parte da Torá e aprendiam mais dela toda semana. Não era preciso impor rituais antigos como requisito para serem bons crentes. Eles já estavam recebendo a essência da lei.

Pela mesma razão, segundo Tiago, se deveria escrever apenas um breve resumo de leis para os gentios. Se os gentios já estavam na sinagoga em contato com o que lhes era aplicável da Torá, um resumo era mais que suficiente. Não fosse o ensino da Torá nas sinagogas habitualmente, Tiago diria o oposto: “Escrevam-lhes um compêndio detalhado, pois estão totalmente alheios à Torá e não têm onde aprender”. Não era o caso. Nesse sentido, portanto, as leis básicas colocadas pelos apóstolos são (1) o mínimo que se esperava de um converso e (2) uma representação apropriada de todos os mandamentos da Torá aplicáveis aos gentios, os quais eles podiam aprender, aos sábados, nas sinagogas que já frequentavam.

É interessante: a conclusão de Tiago pressupõe justamente a crença na Torá por toda a comunidade, a sua leitura pública, a frequência às sinagogas por judeus e gentios e, claro, a guarda do sábado.

A base da decisão apostólica

O que pode parecer estranho aqui é o apostolado ter, aparentemente, partido a lei a seu bel prazer. Com que base escriturística eles poderiam simplesmente decidir que uma das leis de Deus não precisava ser imposta aos conversos? A decisão se baseava apenas em conveniência humana? Como os apóstolos podiam se julgar autoridade para aplicar ou não a lei de Deus? E não impor a circuncisão não era uma maneira de quebrar a lei, abolir a Torá? Eis um ponto crucial para entender Atos 15.

A decisão dos apóstolos não foi arbitrária, não se baseou em mera conveniência, tampouco quebrou a lei e aboliu a Torá. Embora todos os mandamentos da Torá, os 613 (de acordo com os rabinos), fossem de Deus e, portanto, sagrados, nem todos eram aplicáveis à todas as pessoas e contextos. E os judeus sabiam disso. Por exemplo, alguns mandamentos eram só para nazireus. Outros só para sacerdotes. Alguns apenas para os reis de Israel. Havia leis aplicáveis só para homens e só para mulheres. Algumas eram específicas para quem era estrangeiro. As leis civis só eram válidas, claro, para quem vivia em Israel e num contexto de autonomia nacional e vigência da teocracia. Ou seja, era perfeitamente possível que a circuncisão não fosse aplicável, como imposição, aos gentios. Isso explica a convocação do concílio. A discussão não era se a Torá deveria ser abolida ou não, mas se a circuncisão e outros mandamentos puramente rituais da Torá eram aplicáveis aos gentios ou não.

Ora, a circuncisão fora dada a Abraão para simbolizar a aliança de Deus com o futuro povo de Israel. Era uma aliança étnica, não de salvação, já que a mesma não se dá por etnia, mas de eleição funcional. Israel foi formado por Deus para carregar suas verdades até a vinda do Messias e ser a ferramenta divina para o anúncio do evangelho ao mundo. A benção a todas as famílias, conforme a promessa em Gênesis 12:1-3 e as profecias em Isaías e Zacarias (Is 43:6, 56:1-8 e 66:19; Zc 8:20-23). Se no contexto da nova aliança, isso continua sendo requerido de Israel, não é tema do concílio.

O tema central do concílio se resumia na seguinte pergunta: sendo a circuncisão um rito que firma uma aliança étnica com Israel, talvez de duração determinada, e não relacionado à salvação, faria sentido impor isso aos gentios? Sobre isso, o apóstolo Paulo escreveria mais tarde que os gentios se tornam filhos espirituais de Abraão por meio da fé, não da circuncisão física (Rm 4:10-18 e Gl 3:29). Da mesma forma, um judeu circuncidado fisicamente precisava ter o coração circuncidado (Rm 2:25-29). Em suma, para a salvação, o que importava era a fé – uma fé verdadeira, viva, obediente. E a eleição étnica, funcional, era algo que pertencia (ou pertenceu) ao Israel étnico, não aos gentios. Assim, não fazia sentido impor isso aos gentios, muito menos vincular o rito à salvação.

Nas próprias escrituras não há uma imposição da circuncisão como requisito para o gentio se achegar ao Deus de Israel. Ao menos, não explicitamente. Em Isaías 56:1-8, os requisitos são fazer o bem e guardar o sábado. Claro, um fariseu poderia argumentar que a circuncisão poderia estar pressuposta e que o texto também fala em abraçar a aliança (vs. 6), o que poderia incluir a circuncisão. Fato. Mas a falta de um texto com imposição explícita somado ao sentido da circuncisão como símbolo para descendentes étnicos de Abraão e ainda à descida do Espírito Santo sobre os gentios acabava comprovando que o rito não deveria ser imposto aos últimos.

A teologia apostólica era mesma de Paulo: Israel é a oliveira natural e os gentios estão sendo enxertados a ela (Rm 11:17-24). Todos esses, portanto, são judeus espiritualmente. Contudo, nem todos o são etnicamente. Então, não haveria razão para impor a circuncisão aos gentios.

O Concílio de Jerusalém e a Lei/Torá

Não há, em Atos 15, qualquer discussão no sentido de abolir a Torá, mas apenas de decidir a aplicabilidade da circuncisão aos gentios e, talvez, outras leis ritualísticas menores. A tentativa de incluir na discussão o sábado e os alimentos puros e impuros vai além do que o texto realmente diz. É uma tentativa baseada em argumento do silêncio somado à uma comparação um tanto descabida entre circuncisão, sábado e distinção entre alimentos.

A circuncisão, como explicado, era um símbolo de uma aliança étnica de Deus com a nação de Israel. Representava uma eleição corporativa funcional, não a salvação. Surgira exclusivamente para isso. A salvação, tanto de judeus, como de gentios era pela graça, mediante a fé – uma fé viva, obediente, produtora de boas obras (Rm 3:9-31; Ef 2:8-10; Tg 2:14-26). Já o sábado havia sido instituído no princípio do mundo, ao fim da criação, antes de haver pecado e, obviamente, Abraão, Israel e judeus (Gn 2:1-3). Não tinha a ver exclusivamente com judeus (e Isaías 56 deixa isso bem claro).

Ademais, devemos nos ater ao contexto histórico e considerar os destinatários da carta apostólica. A maior parte dos cristãos gentios daquele período eram pessoas que já iam às sinagogas, ouviam as Escrituras e guardavam o sábado. Outros tinham conhecimento do Deus de Israel e alguns dos princípios essenciais seguidos pelos judeus. Quando, então, aceitavam a Jesus, iam para as sinagogas. Por isso Paulo pregava nelas (At 18:1-4). Não era, portanto, o sábado que estava servindo de muro entre judeus legalistas e gentios. O sábado já era guardado. Não havia razão para entrar na discussão (e, de fato, não é citado no texto). O que servia de muro era, evidentemente, algo ao qual os gentios não haviam se submetido: a circuncisão.

A distinção entre alimentos puros e impuros, por sua vez, surgira à época do dilúvio, quando o consumo de carne foi liberado por Deus (Gn 7:2-9), ou seja, também muito antes de Abraão, Israel e judeus. Da mesma forma, as quatro leis básicas citadas como exemplo pelos apóstolos também estavam todas fincadas em princípios anteriores Abraão, Israel e judeus (como em Gn 9:4). Isso estabelece enorme distinção entre circuncisão, sábado e alimentos puros e impuros. As duas últimas leis não eram só para judeus. Eram leis gerais.

A Bíblia não dá detalhes, mas além da circuncisão, possivelmente fariseus tentavam impor mandamentos como o de não cortar o cabelo em redondo, nem danificar a barba (Lv 19:27), não usar lã e linho juntamente (Dt 22:11), andar com borlas nos quatro cantos do manto que nos cobrir (Dt 22:12), não cozinhar carne de cabrito no leite da própria mãe (Êx 23:19; 34:26; Dt 14:21), não tomar para si o passarinho-mãe quando achar um ninho com ela e os filhotes (Dt 22:6-7), etc. Esses mandamentos não foram dados antes da Torá, com um intuito geral, sendo incorporados depois na lei. Eram mandamentos mosaicos para o povo étnico de Israel, os quais visavam o afastamento de atividades que poderiam se confundir com rituais pagãos, ensinos éticos na forma de parábolas práticas e a distinção aparente entre o povo étnico de Yahweh e os demais.

Muito possivelmente também os fariseus impunham tradições que não eram bíblicas, referentes ao modo de guardar os mandamentos. Era comum os líderes da época tratarem aquilo o que estava escrito na Torá em pé de igualdade com as interpretações e tradições rabínicas. Daí os costumes de lavar as mãos ritualisticamente (Mt 15:1-11 e Mc 7:1-13), não entrar em casas de gentios (At 10:27-29), não comer com gentios (Gl 2:11-21), não efetuar curas aos sábado (Mt 12:9-14), não colher frutos para comer em dia de sábado (Mt 12:1-8), etc. Tudo isso era tratado, pelos líderes fariseus como parte do judaísmo. A esse judaísmo, distorcido, legalista, repleto de tradições de homens, Paulo rechaçava (Gl 1:13-14).

É pouco provável que já nesse concílio a liderança da Igreja ali reunida já tivesse maturidade também para entender as festas e sacrifícios como antítipos de Jesus. Mas as conclusões da reunião certamente abriam as portas para esse descobrimento. E, talvez, dentre as imposições farisaicas estivessem também as peregrinações dos gentios que moravam fora de Israel à cidade de Jerusalém para as festas judaicas. Tudo isso, porém, se estava incluso nas ordens farisaicas, era secundário. A tônica das imposições dos fariseus legalistas era a circuncisão. Tanto que o Novo Testamento fala sobre isso em 14 ocasiões diferentes (At 15, 16:3 e 21:21; Rm 2:25-29, 3:30, 4:9-12; I Co 7:18-19; Gl 2:12, 5:2-11 e 6:12-15; Fl 3:2-5; Cl 2:11-13, 3:11; Tt 1:10), mostrando que esse era o maior dos problemas que criava discórdia à época – de forma alguma o sábado ou a distinção de alimentos puros e impuros.

Portanto, usar o texto de Atos 15 para deslegitimar a guarda do sábado e a distinção entre alimentos puros e impuros é descontextualizar a narrativa. O que o Concílio de Jerusalém nos ensina é que (1) a Lei continua válida, com suas aplicações devidas a cada grupo e tempo; e que (2) há uma distinção entre ritos exclusivos para um grupo e/ou período e mandamentos gerais. A circuncisão fora dada aos judeus. O sábado e a distinção entre alimentos puros e impuros, assim como não assassinar, não furtar, não adulterar, não idolatrar, honrar pai e mãe, não usar o nome de Deus em vão, não se embriagar, etc. são gerais – vão além dos judeus.

Texto escrito por Davi Caldas
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#28
Primeiro, muito bom e elaborado tópico, confrade, parabéns pelo tempo a escrever e dissertar sobre.

No entanto, sem intentar qualquer polemização, é importante salientar que sempre na história da cristandade, os cristãos não-judeus celebram o Dia do Senhor no domingo.

O sábado se refere mais ao sétimo dia para descanso (descrito em Gen.) e menos para o shabbat atualmente celebrado pelos credos adventista e judeu.

"Só os canalhas precisam de uma ideologia que os absolva e justifique." (Rodrigues, Nelsson)
Responda-o
#29
(08-06-2019, 10:38 PM)Baralho Escreveu: Primeiro, muito bom e elaborado tópico, confrade, parabéns pelo tempo a escrever e dissertar sobre.

No entanto, sem intentar qualquer polemização, é importante salientar que sempre na história da cristandade, os cristãos não-judeus celebram o Dia do Senhor no domingo.

O sábado se refere mais ao sétimo dia para descanso (descrito em Gen.) e menos para o shabbat atualmente celebrado pelos credos adventista e judeu.

Obrigado, Baralho. Deu trabalho mesmo. kkkk

Dá uma lida no texto na parte com o título "Principais questionamentos" e "O sábado e a paixão de Cristo" que eu mostro pela bíblia qual dia eles guardavam no início da cristandade, ali dá pra ver pelas passagens bíblicas que não era o domingo, mas sim o sábado. Se discorda, gostaria que mostrasse nas passagens da Bíblia porque o sábado foi abolido e porque devemos guardar o domingo agora.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#30
Não esperava um tópico desses por aqui, completo, bem fundamentado, valeu o trabalho!
Responda-o
#31
Atenção

Continuando o nosso estudo bíblico, vou complementar o tópico agora com muitos detalhes nas próximas postagens, mesmo que não precise já que a bíblia é clara nesse ponto, mas para refutar qualquer possível questionamento ou dúvida que ficou em aberto. E principalmente porque esse tema "Sábado X Domingo, qual dia guardar?" será um tema de interesse mundial em poucos anos, sendo debatido em todas as classes sociais, em todos os países e em todas as mídias. Será um momento muito importante para você decidir qual lado escolher. Então, estou me esforçando para compilar estudos de diferentes autores que encontrei para dar munição e respaldo bíblico para os cristãos sinceros terem como base nesse momento crucial que está por vir.

Alguns estudos que postarei agora no tópico soarão repetitivos em muitos trechos, enquanto outros serão completamente exclusivos por trabalharem muitos pontos não trabalhos nos anteriores, por isso, analise com calma. Bons estudos.

A mudança do Sábado para o domingo

1. De que faz parte o mandamento do sábado?

Da lei de Deus. Ver Êxodo 20:8-11

2. Qual, segundo a profecia, seria a atitude de Cristo para com a lei?

"O Senhor Se agradou à causa da justiça dEle: engrandecerá Ele a lei e a fará ilustre." Isaias 42:21

3. Em seu primeiro discurso registrado, que disse Cristo da lei?

"Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir." Mateus 5:17

4. Quanto tempo vigorará a lei?

"Porque em verdade vos digo que até que o céu e a Terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido." Mateus 5:18

5. Que disse Ele dos que quebrassem um dos menores mandamentos divinos, e ensinassem os homens a assim proceder?

"Qualquer pois que violar um destes mais pequenos mandamentos, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos Céus." Mateus 5:19

Deduz-se daí que todo o decálogo (10 mandamentos) é obrigatório na dispensação cristã, e que Cristo não tinha em mente trocar qualquer deles. Um deles ordena a observância do sétimo dia como dia de repouso. Muito diversa, porém, é a prática de muitos cristãos; em vez disso guardam o primeiro dia da semana, crendo muitos que Cristo mudou o sábado. Mas, pelas próprias palavras de Cristo, vemos que Ele não veio para tal propósito. Deve buscar-se, pois, em qualquer outra parte a responsabilidade dessa mudança.

6. Que disse Deus, pelo profeta Daniel, que o poder representado pela "ponta pequena" cuidaria em fazer?

"E proferirá palavras contra o Altissimo, e destuirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei." Daniel 7:25. "Imaginará de si que pode mudar os tempos e a lei" (Tradução de Figueiredo)

7. Que, disse o apóstolo Paulo, faria "o homem do pecado"?

"Porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição; o qual se opôes, e se levanta contra tudo e que se chama Deus, ou se adora." 2 Telassonicenses 2:3 e 4

Só existe um meio pelo qual qualquer poder pode exaltar-se acima de Deus, e esse é pretender mudar a lei de Deus, e exigir obediência à sua própria lei em lugar de à de Deus.

8. Que poder se atribui autoridade para mudar a lei de Deus?

O papado.

"O papa é de tão grande autoridade e poder que ele pode modificar, explicar ou interpretar mesmo as leis divinas... O papa pode modificar uma lei divina, visto seu poder não provir de homem, mas de Deus, e ele age como representante de Deus na Terra." Lucius Ferraris, Prompta Bibliotheca, "Papa", art. 2

9. Que parte da lei de Deus especialmente cuidou o papa em mudar?

O quarto mandamento.

"Eles (os católicos) alegam que o sábado foi mudado para o domingo, o dia do Senhor, contrariamente ao decálogo, como é evidente; nem existe exemplo algum de maior jactância do que a mudança do dia de repouso. Grande, dizem eles, é o poder e autoridade da Igreja, visto haver dispensado um dos Dez Mandamentos." Augsburg Confession, Art. XXVIII.
"Ela (a igreja católica, Romana) subverteu o quarto mandamento, dispensando o sábado da Palavra de Deus e substituindo-o pelo domingo, como dia santificado." N. Summerbell, em History of the Christians, página 418.

10. Por que ordenou Deus que Israel santificasse o sábado?

"E santificai os Meus sábados, e servirão de sinal entre Mim e vós, para que saibais que Eu sou o Senhor vosso Deus." Ezequiel 20:20.

Como o sábado foi dado para que o homem se lembrasse de Deus como seu Criador, pode perceber-se imediatamente que um poder que buscasse exaltar-se acima de Deus, procuraria primeiro cobrir ou remover aquilo que chama a atenção do homem para seu Criador. Isto não poderia ser feito com mais eficiência do que pondo de parte a memória divina - o sábado do sétimo dia. A esse trabalho do papado fez Daniel referência, ao dizer: "Ele cuidará em mudar os tempos e a lei". Daniel 7:25.

11. Reconhece o papado haver ele mudado o sábado?

Sim.

"Pergunta: - Como podeis provar que a Igreja possui poder de ordenar festas e dias santos?
"Resposta: - Pelo próprio ato da mudança do dia de descanso para o domingo, o qual todos os protestantes aceitam; e portanto contradizem-se positivamente, observando estritamente o domingo, e violando  a maioria dos outros dias de festas ordenados pela mesma igreja." - Abridgment of Christian Doctrine, pelo Rev. Henry Tuberville, D. D., do Douay College, França (1649), pág. 58.

“Pergunta: - Tendes qualquer outra maneira de provar que a Igreja tem poder de instituir festas por preceito?

“Resposta: - Não tivesse ela esse poder, e não poderia haver feito aquilo em que concordam todos os religionistas modernos -- não poderia haver substituído a observância do sábado do sétimo dia da semana, pela do domingo, o primeiro dia, mudança para a qual não há autoridade escriturística.” - Um Catecismo Doutrinal, pelo Rev. Stephan Keenan, pág. 174.

“A Igreja Católica, por sua própria infalível autoridade criou o domingo como dia santificado para substituir o sábado, da velha lei.” - Kansas City Catholic, de 9 de fevereiro de 1893.

A Igreja Católica... em virtude de sua divina missão, mudou 0 dia de sábado para domingo.” - Catholic Mirror, órgão oficial do cardeal Gibbons, de 23 de setembro de 1893.

“Pergunta - Qual é o dia de descanso?

“Resposta -- O dia de descanso é o sábado.

“Pergunta - Por que observamos o domingo em vez do sábado?

“Resposta _ Observamos o domingo em vez do sábado porque a Igreja Católica, no Concílio de Laodicéia (336 A. D.), transferiu a solenidade do sábado para o domingo." - The Comvert's Catechism of Catholic Doctrine, pelo Rev. Peter Geierman, C. SS. R., pág. 50, terceira edição, 1913, obra que recebeu a “bênção apostólica” do papa Pio X, em 25 de janeiro de 1910.

O que se fez no concílio de Laodicéia não foi senão um dos passos por meio dos quais se efectuou a mudança do sábado. Ver as perguntas 17-21. A data geralmente citada para esse concílio é a de 364 A. D.

12. Reconhecem as autoridades 'católicas não haver na Bíblia mandamento algum para a santificação do domingo?

Sim.

“Podereis ler a Bíblia de Génesis ao Apocalipse, e não encontrareis uma única linha que autorize a santificação do domingo. As Escrituras ordenam a observância religiosa do .sábado, dia que nós nunca santificamos.”  Cardeal Gibbons em The Faith of Our Fathers, edição de 1892, pág. 111.

“Em parte nenhuma figura o domingo como dia do Senhor ....

“Nós, católicos, romanos, guardamos o domingo, em lembrança da ressurreição de Cristo, e por ordem do chefe da nossa igreja, que preceituou tal ordem do sábado ser do Antigo Testamento, e não obrigar mais no Novo Testamento.” - Padre Júlio Maria, em Ataques Protestantes, pág. 81.

É interessante recordar a este propósito que a observância do domingo, que é o único culto do protestantismo, não só não tem fundamento na Bíblia, mas está em contradição flagrante com a letra da Bíblia, que prescreve o descanso do sábado.

“Foi a Igreja Católica que, por autoridade de Jesus Cristo, transferiu esse descanso para o domingo, em memória da ressurreição de nosso Senhor; de modo que a observância do domingo pelos protestantes, é uma homenagem que prestam, independentemente de sua vontade, à autoridade da Igreja.” _ O Monitor Paroquial de 26 de Agosto de 1926, Socorro, Estado de São Paulo.

“O domingo é uma instituição católica, e sua observância só pode ser defendida por princípios católicos. De princípio a fim das Escrituras não é possível encontrar uma única passagem que autorize a mudança do culto público semanal, do último para 0 primeiro dia da semana.” --Catholic Press (Sidnei, Autrália), de 25 de Agosto de 1900.

13. Reconhecem isso, os escritores protestantes?

Sim.

O Dr. Edward T. Hiscox, autor do Manual Batista, fez perante um grupo de pastores, a seguinte sincera admissão:

“Havia e há um mandamento que manda santificar o sábado, mas esse sábado não era o domingo. Dir-se-á, entretanto, e com alguma demonstração de triunfo, que o sábado foi transferido do sétimo para o primeiro dia da semana, com todos os seus deveres, privilégios e sanções. Sinceramente desejoso de informação sobre esse assunto, que estudei por muitos anos, pergunto: Onde é possível encontrar-se o registo de uma tal mudança? Não no Novo Testamento, absolutamente não. Não existe prova escriturística da mudança da instituição do sábado do .sétimo dia para o primeiro dia da semana.

“É claro,” continua ele, “que sei perfeitamente ter o domingo entrado em uso, como dia religioso, na primitiva história cristã, o que sabemos através dos pais da Igreja e de outras fontes. Que pena, porém, que ele nos venha assinalado com a marca do paganismo e baptizado com o nome do Deus do Sol, em seguida adoptado e sancionado pela apostasia papal, e legado ao protestantismo como uma doação sagrada.” De um discurso feito em 13 de Novembro de 1893.

Presbiterianos: _ “O sábado cristão (domingo) não se encontra na Escritura, e não era pela Igreja primitiva chamado o sábado."  Tratado de Teologia de Dwight, Vol. 4, pág. 401.

Congregacionalistas _ “Não existe na Bíblia mandamento que requeira de nós a observância do primeiro dia da semana como sendo o sábado cristão.”  Mode and Subjects of Baptism, por Fowler.

Episcopais: _ “A festa do domingo, como todas as outras festividades, foi sempre uma ordenança simplesmente humana, e estava longe das cogitações dos apóstolos estabelecer a este respeito uma ordem divina _ longe deles e da primitiva igreja apostólica transferir para o domingo as leis do sábado.” _ The History of the Christian Religion and Church, Neander, pág. 186, tradução de John Rose, B. D. Filadélfia: James M. Campbell & C.°, 1843.

Metodistas: _ “É certo não haver mandamento positivo para o baptismo infantil .... Tampouco o há para santificar o primeiro dia da semana.” Theological Compend (1902), Rev. Amós Binney, pags. 180 e 181.

Luteranos: _ “A observância do dia do Senhor (domingo) não se baseia em nenhum mandamento de Deus, mas sim na autoridade da Igreja.” _ Augsburg Confession of Faith, citado em Corfs Sabbath Manual, pág. 287.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#32
A mudança do Sábado para o domingo
Continuação...


14. Como se processou essa mudança na observância dos dias?

Subitamente ou gradualmente?

Gradualmente.

“A igreja cristã não operou transferência formal de um dia para o outro, mas sim gradual e quase inconscientemente.” _ The Voice from Sinai, pelo Archdeacon F. W. Farrar, pág. 167.

Esta fé, em si mesma, uma prova de não ter havido mandamento divino para a mudança do sábado.

15. Por quanto tempo foi o sábado observado na igreja cristã?

Por muitos séculos. Efectivamente, sua observância jamais cessou inteiramente na igreja cristã.

Diz o Sr. Morer, ilustrado clérigo da Igreja da Inglaterra: “Os primitivos cristãos tinham grande veneração pelo sábado e passavam o dia em devoção e sermões. E não é de duvidar-se que os próprios apóstolos tenham seguido essa prática.” _ Diálogos Sobre o Dia do Senhor, pág. 189.

“O sábado foi religiosamente observado na Igreja do Oriente, durante mais de trezentos anos depois da paixão do Salvador.” _ Learned Treatise of the Sabbath, pelo Prof. E. Brerwood, do Gresham College, Londres (Episcopal), pág. 77.

Lyman Coleman, criterioso e .sincero historiador, diz:

“Retrocedendo mesmo até ao quinto século, foi continua a observância do sábado judaico na igreja cristã, mas com rigor e solenidade gradualmente decrescentes, até ser de todo abolida.” -- Ancient Christianity Exemplified, cap. 26, seção 2.

Diz o historiador Sócrates, que escreveu cerca de meados do quinto século:

“Quase todas as igrejas do mundo celebram os sagrados mistérios no sábado de cada semana; não obstante os cristãos de Alexandria e de Roma, em vista de alguma antiga tradição, recusaremse a fazê-lo.” -- Ecclesiastical History, Livro V, cap. 22.

Sozomen, outro historiador do mesmo período, escreve:

“O povo de Constantinopla e de outras cidades, congrega-se tanto no sábado como no dia imediato; costume esse que nunca é observado em Roma.” - Idem, Livro 7, cap. 19.

Tudo isto teria sido inconcebível e impossível caso houvesse sido dado um mandamento divino para a mudança do sábado. As últimas duas citações mostram também que Roma iniciou a apostasia e a mudança do sábado.

16. Como se originou a observância do domingo?

“A oposição ao judaísmo introduziu a festividade particular do domingo, muito cedo, realmente, em substituição do sábado .... A festa do domingo, como todas as outras festividades, foi sempre uma ordenança simplesmente humana, e estava longe das cogitações dos apóstolos estabelecer a este respeito uma ordem divina longe deles e da primitiva igreja apostólica, transferir para o domingo as leis do sábado. Talvez no fim do segundo século, começou a surgir uma falsa aplicação dessa espécie, pois a esse tempo. Os homens consideravam pecado o trabalho aos domingos.” – Church History, de Neander, tradução de Rose, pág. 186.

“A observância do domingo foi primeiro um suplemento à observância do sábado, mas à medida que se alargou o abismo entre a Igreja e a sinagoga, o sábado se foi tornando cada vez menos importante, acabando por ser inteiramente negligenciado.” - L. Duchesne, Christian Worship: Its Original Evolution, pág. 47.

17. Quem primeiro ordenou por lei a observância do domingo?

Constantino o Grande.

“A mais antiga documentação da observância do domingo como imposição legal é o edito de Constantino, em 321 A. D., que decreta que as cortes de justiça, os habitantes das cidades e o comércio em geral, devessem repousar no domingo (venerabilii die Solis) exceptuando-se apenas os que se empenhavam em trabalhos agrícolas.”

- Enciclopédia Britânica, nona edição, artigo Domingo.

“Constantino o Grande fez uma lei para todo o império, (321 A.D.), estatuindo que o domingo fosse observado como dia de repouso em todas as cidades e vilas; mas permitindo que os camponeses prosseguissem em seus trabalhos.” - Enciclopédia Americana, artigo Sábado.

“Inquestionavelmente a primeira lei, quer eclesiástica quer civil, pela qual se sabe haver sido ordenada a observância do repouso naquela época, é o edito de Constantino, de 321 A. D.” -- Chamber's Encyclopedia, artigo Sábado.

18. A que obrigava a lei de Constantino?

“Que os juízes e o povo das cidades, bem como os comerciantes, repousem no venerável dia do Sol. Aos moradores dos campos, porém, conceda-se atender livre e desembaraçadamente aos cuidados de sua lavoura, visto suceder frequentemente não haver dia mais adequado à semeadura e ao plantio das vinhas, pelo que não convém deixar passar a ocasião oportuna e privar-se a gente das provisões deparadas pelo Céu.” -- Edito de 7 de março de 321, A. D., Corpus Jurls Civilis Cord., Liv. 3, Tit. 12, 3.

Este edito promulgado por Constantino, que foi o primeiro a unir a Igreja cristã e o Estado romano, de certo modo supriu a falta da divina ordem para a observância do domingo, e pode ser considerada a lei original do domingo, e o modelo seguido para todas as leis dominicais depois dele. Foi um dos passos importantes para alcançar o intento da mudança do sábado e estabelecê-la.

19. Que testemunho dá sobre o caso Eusébio (270-338), celebrado bispo, bajulador de Constantino, e reputado historiador eclesiástico?

“Todas as coisas, .sejam quais forem, que era dever fazer no sábado, nós as transferimos para o dia do Senhor [domingo].” -Commentary on the Psalrns, Cox's Sabbath Literature, Vol. 1, pág.361

A mudança do sábado foi o resultado dos esforços conjugados da Igreja e do Estado, e passaram-se séculos antes de ser inteiramente realizada.

20. Quando e por que concílio da Igreja foi proibida a observância da sábado e adoptada a do domingo?

“O sétimo dia, sábado, foi . . . solenizado por Cristo, pelos apóstolos e pelos cristãos primitivos, até que o Concílio de Laodicéia, de certa maneira, lhe aboliu inteiramente a observância .... O concílio de Laodicéia [364 A. D.]   estabeleceu pela primeira vez a observância do dia do Senhor.” - Dissertation on the Lord's Day Sabbath de Prynne, pág. 163. '

21. Que decretou esse concílio, em seu vigésimo nona cânon, relativamente ao sábado e aos cristãos que continuassem a observa-lo?

“Os cristãos não deverão judaizar e permanecer ociosos no sábado, mas trabalharão nesse dia .... Se, porém, forem achados judaizando, serão separados de Cristo.” - History of the Counsils of the Church, de Hefele, Vol. 2, pág. 316.

Alguns dos passos subsequentes dados por autoridades da Igreja e do Estado para a realização dessa mudança foram os seguintes:

“Em 386, sob Graciano, Valenciano e Teodósio, foi decretado que todo litígio e trabalho devesse cessar [no domingo] ....

“Entre as doutrinas prescritas em carta do papa Inocêncio I, escrita no último ano de seu papado (416), lê-se que o sábado devia ser observado como dia de jejum ....

“Em 425, sob Teodósio o Jovem, foi recomendada a abstenção de ir a teatros e circos [aos domingos] ....

“Em 538, no Concílio de Orleans, foi ordenado que tudo quanto era previamente permitido no domingo ainda fosse legal; mas houvesse abstenção do trabalho de arar a terra, ou nas vinhas, derrubadas, colheitas, debulha, plantação e cercas, a fim de que o povo pudesse mais facilmente frequentar a igreja ....

“Cerca do ano 590 o papa Gregório, em carta ao povo romano, denunciou como profetas do anticristo os que mantivessem que se não devia trabalhar no sétimo dia.” - Law of Sunday, por James T. Ringgold, págs. 265-267. 4

O último parágrafo da citação anterior indica que mesmo no avançado ano 590 A. D. havia na Igreja os que ensinavam a observância do sábado bíblico, o sétimo dia.

22. Que determina de quem somos servos?

“Não sabeis vós que a quem vós apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis?” Rom. 6:16.

23. Quando tentado a prostrar-Se em adoração a Satanás, que resposta deu Cristo?

“Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás.” S. Mat. 4:10 e 11.

24. Que dizem os católicos quanto ã observância do domingo pelos protestantes?

“Foi a Igreja Católica que, por autorização de Jesus Cristo, transferiu este repouso para o domingo, em comemoração da ressurreição de nosso Senhor. Assim, a observância do domingo pelos protestantes é uma homenagem que, contra si mesmos, prestam à autoridade da Igreja [católica].” - Plain Talk About Protestantísm of Today, por Mons. Segur, pág. 213.  

25. Como denomina o Senhor a espécie de culto que não esteja em conformidade com os mandamentos de Deus?

“Mas em vão Me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.” S. Mat. 15:9.

26. Quando Israel havia apostatado, e o culto a Baal estava quase generalizado, que apelo lhes dirigiu Elias?

“Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-O; e se Baal, segui-o.” I Reis 18:21.

Em tempos de ignorância Deus tolera o que de outro modo seria pecado; mas em chegando a luz, anuncia a todos os homens e em todo lugar que se arrependam. Atos 17:30. Expirou o período em que os santos, os tempos e a lei de Deus deveriam estar nas mãos do papado (Dan. 7 :25) ; brilham agora a luz verdadeira sobre a questão do sábado; e Deus envia uma mensagem ao mundo, convidando os homens para temerem e adorarem a Deus, e para volverem à observância de 'Seu santo dia de repouso, o sábado do sétimo dia. Apoc. 14:6-12; Isa. 56:1; 58:1, 12-14.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#33
Essas perguntas abaixo já foram todas elucidadas no estudo das primeiras postagens, inclusive respondidas de maneira similar, só estão organizadas de forma diferente aqui. Postei só para facilitar a consulta mesmo.


Instituição do Sábado

1. Onde e por quem foi feito o Sábado?

Génesis 2:1,2 - Assim os céus, e a Terra e todo o seu exército foram acabados, e havendo Deus acabado no dia sétimo a Sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a Sua obra, que tinha feito.

2. Depois de descansar no sétimo dia, que fez Deus?

Génesis 2:3 - E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.

3. Por meio de que três actos distintos, então, foi feito o Sábado?

Deus nele descansou, o abençoou e santificou.

Santificar: “Tornar Sagrado ou santo; separar para uso santo ou religioso” – Dicionário de Webster.

4. Teve Cristo qualquer participação na criação e na feitura do Sábado?

João 1:3 – Todas as coisas foram feitas por Ele e sem Ele nada do que foi feito se fez.

Efésios 3:9 - E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo;

Colossenses 1:16 - Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.

Hebreus 1:2 - A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.

Havendo Cristo sido o agente ativo na criação, deve haver descansado com o Pai, no sétimo dia. Esse é, pois, o Seu dia de descanso, tanto quanto do Pai.

5. Por causa de quem, diz Cristo, foi o sábado feito?

Marcos 2:27 - "E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado."

Não foi feito para os judeus somente. Os judeus herdaram seu nome de Judá, um dos doze filhos de Jacó, de quem são descendentes. O sábado foi feito mais de dois mil anos antes de haver um único judeu. Ao dizer S. Paulo: “Porque o varão não provém da mulher, mas a mulher do varão” (I Cor. 11:9), compreendemos querer ele dizer que o matrimónio foi instituído por Deus para todos os homens. com o sábado. Semelhantemente com o sábado. Ele foi feito para o género humano.

6. Que requer o mandamento do sábado?

Êxodo 20:8-10 - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.

7. Que razão é apresentada no mandamento para a santificação do dia de Sábado?

Êxodo 20:11 - Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.

O Sábado é a memória da criação, e o sinal do poder criador de Deus. Por meio de sua observância é o desígnio divino que o homem sempre se lembre dele como o Deus vivo e verdadeiro, Criador de todas as coisas.

8. Abençoou e santificou Deus o sétimo dia enquanto nele descansava, ou depois de haver terminado o Seu repouso nesse dia?

Génesis 2:3 - "E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele DESCANSOU de toda a sua obra que Deus criara e fizera."

Deus abençoou e santificou o sétimo dia que estava então no futuro, correspondente ao dia em que Ele acabava de descansar. Os atos de bênção e de santificação envolvem a ideia de uso futuro das coisas que são abençoadas e santificadas. O tempo transcorrido não pode ser usado. Passou para sempre. A bênção e santificação do dia, portanto, devem ter-se relacionado com o futuro - para todos os dias de sábado futuros.

Lemos em Joel 1:14: “Santificai (i. é prescrevei) um jejum, apregoai um dia de proibição, congregai os anciãos, e todos os moradores desta terra na casa do Senhor vosso Deus, e clamai ao Senhor.” Onde quer que seja usado na Bíblia, o termo santificar significa apregoar, prescrever, proclamar ou apartar (Jos. 20:7; II Reis 10:20 e 21; Sof. 1:7). Assim, quando o sábado foi santificado, e como último ato pelo qual ele foi dado ao homem, foi dele feita uma prescrição ou proclamação. Ver Êxo. 19:23.

“Se não tivéssemos outro texto além do de Gên. 2:3, não haveria dificuldade alguma para deduzir dele um preceito para a universal observância do sábado, ou sétimo dia, a ser consagrado a Deus como tempo santo, por todos aqueles para quem a Terra e sua natureza foram especialmente preparadas. O primeiro homem deve-o ter conhecido. A expressão santificou-o não pode ter outro significado. Ela nada significaria se não houvesse alguém, de quem se requeria que santificasse o dia.” - Lange's Commentary, Vol. I, pág. 197.

9. Como provou Deus a Israel no deserto?

Êxodo 16:4 - Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que Eu veja se anda em Minha lei ou não.

10. Em que dia era ajuntada porção dupla de maná?

Êxodo 16:22 - E aconteceu que ao sexto dia colheram pão em dobro, dois gômeres para cada um; e todos os príncipes da congregação vieram, e contaram-no a Moisés.

11. Que respondeu Moisés aos príncipies?

Êxodo 16:23 - E ele disse-lhes: Isto é o que o SENHOR tem dito: Amanhã é repouso, o santo sábado do SENHOR;

Isto se deu bem um mês ou mais antes de eles haverem chegado ao Sinai.

12. Quando disse Deus isso?

No começo, quando Santificou o sábado. Génesis 2:3

No deserto de Sim, antes de Israel chegar ao Sinai, Moisés disse ao seu sogro Jetro: ...e lhes declarei os estatutos de Deus e as Suas leis. Êxodo 18:16. O que mostra que esses estatutos e leis existiam antes de serem proclamados no Sinai.

13. Que fizeram alguns do povo no sétimo dia?

Êxodo 16:27 - E aconteceu ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam.

14. Como lhes reprovou Deus a desobediência?

Êxodo 16:28 - Então disse o SENHOR a Moisés: Até quando recusareis guardar os Meus mandamentos e as Minhas leis?

15. Porque era dada porção dobrada de manã no sexto dia?

Êxodo 16:29 - Vede, visto que o SENHOR vos deu o sábado, por isso Ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, que ninguém saia do seu lugar no sétimo dia.

16. Como provou então o Senhor ao povo (v. 4) a fim de ver se guardariam Sua lei ou não?

Na observãncia do Sábado.

Vemos, assim, que o mandamento do sábado fazia parte da lei de Deus antes de essa lei ser proclamada no Sinai; pois este incidente ocorreu no deserto de Sim, antes de os filhos de Israel haverem chegado ao sinai, onde foi entregue a lei. Tanto o sábado como a lei existem desde a criação.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#34
Dois videos excelentes que explicam bem sobre como guardar o sábado.







“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#35
Alguns acham que guardar o sábado é coisa de adventista, mas é questão bíblica, tanto que diversas outras denominações também guardam o sábado após terem estudado o assunto com calma.

Quantas igrejas são adventistas do sétimo dia guargam o sábado? A LISTA DE NOME DE IGREJAS SABATISTAS NÃO É PEQUENA,

Spoiler Revelar
Igreja Adventista do Sétimo Dia
Igreja Adventista da Promessa
Igreja Batista do Sétimo Dia
Assembleia de Deus do Sétimo Dia
Congregação Cristã do Sétimo Dia
Igreja Cristã Nova Vida do Sétimo Dia
Igreja Nova Vida de Deus do Sétimo Dia
Igreja Evangélica Internacional dos Soldados da Cruz de Cristo
Igreja de Deus do Sétimo Dia
Igreja Missão Adventista da Promessa
Igreja Adventista Pentecostal
Igreja Adventista da Promessa Conservadora.
Igreja Adventista do Sétimo Dia – Movimento de Reforma
Igreja Adventista do Sétimo Dia da Completa Reforma
Igreja Adventista do Sétimo Dia da Reforma Completa
Igreja Adventista da Reforma
Igreja Adventista do Sétimo Dia “Ultima Voz de Misericórdia”
Igreja Adventista do Sétimo dia “Renovada”
Igreja Adventista do Sétimo dia “Pentecostal”
Igreja Adventista “Da Sétima Reforma Divina”
Igreja Adventista do sétimo Dia “O último remanescente de Israel”
Igreja adventista do Sétimo Dia “Alto Clamor”
Igreja adventista do Sétimo dia “Os Remanescentes”
Igreja Cristã Bíblica Adventista
Ministério Adventista Bereano
Congregação, em St. Louis
Igreja Fé inabalável Em Verdade Inc.
Abunda Life Church
Igreja Bíblica de Deus
Igreja da Comunidade Ahtanum
Assembleia casa de oração para para todos os povos
Igreja Católica Ortodoxa Americana do Sábado
American Society Missionary
Igreja Ministério Ungido Sábado
Assembleia do chamado Eterno
Ministério Templo Ungido
Assembleia Apostólico de Yahvah, inc
Igreja Apostólica de Deus do Sétimo Dia
Ministério verdade apostólica no mundo todo
Igreja Arca Internacional
Congregação Crentes reunidos
Assembléias de YaHVah
Assembléia de Elohin
Assembléia de Deus em Cristo Jesus
Assembléia do Primogênito
Assembléia de Yah
Assembleia da Jesus do Sétimo Dia
Assembléia do Senhor
Assembléia do Senhor – Nigéria
Associação das Assembléias Pentecostais do sétimo dia
Congregação Atzzehret Yeshua Hakoom messiânica
Igreja de Deus Austin
Conferência Australasian dos Batistas do Sétimo Dia
Ministério Barnabé
Igreja de Deus dos crentes em Cristo
Assembléia da Fé Apostólica Bereana
Igreja de Deus Bereana
Beth Israel Messiânico Congregação
Congregação Beth Messiah
Beth Ticva (Casa da Esperança) – Newcastle, WA
Associação dos Músicos do sábado bíblico
Igreja Bibleway
Igreja Bíblica de Deus Danville
Igrejas Unitárias de Deus Bíblicas
Igreja Bendita esperança do Sétimo Dia
Igreja Missão Bendita Esperança
Sinagoga Messiânica B’nai Yeshua
Igreja de Deus Corpo de Cristo
Branch of Jerusalem
Bread of Life Church
Bread of Life Fellowship Família
Breath of Life
Conferência Britânica de Batistas do Sétimo Dia
Igreja de Deus Britânico Israel
Igreja canadense de Deus
Caribe United Church
Igreja de Deus Celebração
Estudiosos Bíblicos Celina Independent
Igreja Ortodoxa Celtic
Capela do Sétimo Dia
Capela-in-the-Ozarks
Igreja evangélica em Charles Lindsey
Igreja Filhos da Promessa
Igreja Filhos de Yahvah
Christ Fellowship Ministries (Igreja de Deus)
Igreja Bíblica Cristã de Deus
Christian Church of God, Inc.
Igreja cristã de Deus
Igreja Cristã da Família de Deus
Christian Fellowship Ministries Church of Deus
Christian Leadership Academy
Christian Renewal Ministries
Christian Sabbath Assembly
Igreja dos Cristãos
Ministério Cristo Leão
Igreja da Verdade Bíblica
Igreja de Cristo do Sétimo Dia
Igreja de Deus
Igreja de Deus (abraâmicas Fé guardadores do sábado)
Igreja de Deus (Cristianos)
Igreja de Deus, a Comunidade Cristã
Igreja de Deus da comunidade internacional
Igreja de Deus e dos Santos de Cristo
Igreja de Deus Cristo o Cabeça
Igreja de Deus nos Países Baixos (New Moon do Sétimo Dia)
Igreja de Deus no deserto
Igreja de Deus Independente
Igreja de Deus Ministério Internacional
Igreja de Deus do Deus Eterno
Igreja de Deus de Filadélfia
Igreja de Deus proclamada
Igreja de Deus Proclamando o Reino
Igreja do Deus da Providência
Igreja de Deus da Restauração
Igreja de Deus sabatistas
Igreja de Deus do Ozarks
Igreja de Deus Unida
Igreja de Deus na verdade (anteriormente Igreja da Verdade de Deus)
Igreja de Deus Internacional
Igreja da Verdade de Deus
Igreja de Israel
Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias Renovada (Strangite)
Igreja de Jesus Cristo do Sétimo Dia
Church Adventist
Igreja do Grande Deus
Igreja do Deus Vivo
Igreja do Senhor Viver
Igreja do Senhor Jesus Cristo
Igreja da Esperança Remanescente
Igreja do Salvador em Cincinnati
Igreja do Deus Soberano
Igreja da Comunidade de Deus do Sétimo Dia
Congregacion De Yahweh
Congregação Beth Shalom
Congregação Beth Simcha
Congregação Beth Yeshua
Congregação Nascimento Hadoshah
Congregação B’nal Maccabim
Congregação de Deus do Sétimo Dia
Congregação do Senhor
Congregação de YHWH
Congregação Ohr Chadash
Cornerstone Casa de Oração
Igrejas Apostólicas, Pacto internacionais
Mission Covenant no Canadá
Congregação do Todo-Poderoso em Dallas
Igreja Discípulos de Deus
Dove Christian Fellowship
East Texas Fellowship
Ecclesia Theos No Morristown TN
Ekklesia Igreja de Deus
El Shaddai Ministérios – Tacoma, WA
Eleja Ministérios de Deus
Eliyah Mensagem
Embaixada de Deus
Igreja Embaixada do Céu
Assembléia Tempo de Deus
Igreja Eterna de Deus
Igreja dos cristãos evangélicos – Bélgica
Igreja Batista Evangélica do Sétimo Dia
Missão Batista Evangélica do Sétimo Dia
Evangelística Centre, Inc.
Igreja de Jesus Cristo Evangelística
Igreja eterna de Deus
Faith Bible and Tract Society
Casa de Deus da Fé, Esperança e Caridade, .
Igreja Família de Deus
Ministérioa fé de uma criança
Congregação Família de Yahweh
Igreja Família Keepers d Sétimo Dia
Congregação Casa do Pai do Sétimo Dia
Fellowship Church of God
Comunhão dos crentes
Fellowship of Christian Church Worriors
Fellowship of Missions
Igreja Lutadores da verdade
Ministério Horas Finais
Ministérios Encontro da Verdade
Primeira Assembléia de Yahvah
First Century Igreja de Deus
Igreja Holiness Deliverance
Igreja Primícias de Sião
Foundation For Life Fellowship
Igreja Liberdade Bíblica
Freedom Church Of God
Freedom Road Ministérios
Igreja Cristã Amigos do Sábado
Friendship 7 Day Sabbath Church of God
Associação Geral de Davidians SDA
Batistas do Sétimo Dia alemães
Gig Harbor sábado Fellowship
Dar & Sharing
Igreja Mundial de Deus do Sábado
Casa de Oração Deus cuida – We Care
Igreja de Deus em Appleton-Green Bay
Igreja de Deus para o mundo inteiro
Igreja Comunidade de Deus
Igreja Última chamada de Deus
Igreja Evangélica, o repouso sabático de Deus
Storehouse of God
Ministério Obra de Deus (Apegar-se todas as coisas)
Gospel Celebration Fellowship
Gospel Fellowship
Cowboy Grace Church
Igreja Pasto verde Diário
Igreja Guarde a Verdade
Ministérios Guardião
Fellowship Aleluia
Assembléia Halleluyah
Missão Halleluyah
Ministérios Hatikure
Fellowship Heartland
Igreja dos Israelitas
Ministério as raízes hebraicas
Os adventistas do sétimo dia históricos;
Santa Igreja de Cristo dos Mandamentos de Deus
Santa Igreja do Deus Vivo dos mandamentos
Missão Internacional Santo sábado de Cristo Rei
Sociedade de Assistência
Ministério da esperança de Israel
Casa Igreja de Jesus Cristo
Casa de Israel e Templo de Jesus Cristo
Igreja Pentecostal Casa de Deus
Casa da Igreja Eterna do Deus Vivo
House of Yeshua Ministérios
House of Yahvah
Igreja Casa do Senhor
Igreja independente de Deus do sábado
Igreja independente de Deus
Igreja independente de Deus (Yahweh)
Igreja de Deus Independente Sabatista
Assembléias de Messias – Índia
Igreja de Deus Intercontinental
Igreja interativa de Deus Interdependentes
Igreja interdependente de Deus do Sábado
Congregação Internacional de Javé
Igreja da Reforma Adventista do Sétimo Dia
Igreja de Deus na Internet
Assembléias de Javé- Israel
Ministério Messias de Israel
Assembléia de Jackson Gap de Yahweh
Igreja de Deus em Kansas City – Kansas City, MO
Katahdin Christian Community Church
Igreja Missionários Unidos
Igreja Reino na Terra de Y_H_W_H, o Soberano
Igreja de Deus da Última Era
Law and Grace Ministries
Ministérios Lifeline
Igreja de Deus LifePointe
Igreja Remanescente LifePointe do Sétimo Dia
Igreja vida na fé
Ministério Lifetime
Ministério Leão eo Cordeiro
Ministério Leão de Judá
Pequeno rebanho Internacional
Igreja de Deus Viver
Igreja Tradicional Santidade Viver a Vida
Igreja viva de Deus
Living Word 7 Day
Igreja Canção de amor ao Messias
Congregação Lyons
Ministério de Malkaynu Shuva
Ministério Maranatha
Ministérios MarkTab
Ministério Menorah
Congregação Messiânica
Congregação da fé messiânica
Messiânico hebraico Christian Fellowship
Messiânica Israel Ministries (Casa de Davi)
Judeus messiânico
Movimento Internacional Messiânico judaico
Igreja de Deus Midlands Christian
Igreja de Deus Midnight Cry Sociedade
Ministérios da Meia-noite
Corpo missionário de Jesus Cristo
Assembleia Monte Sião da Yahvah
Capela Monte Sião
Igreja Apostólica Mt Zion
Igreja de Deus Mt Zion do 7 º Dia
Mistério do Reino
Igreja Nação de Israel
Igreja começar de novo
Casa de Oração New Bethel
Nova Assembleia do nascimento do Senhor
Igreja Apostólica Nova Aliança
Ministérios da Nova Aliança
Novo Israel de Deus – Ind Assy
Igreja da Comunidade de Deusdo Sétimo Dia Oak Grove
Ministério de Intercessão
Omega Praise Fellowship of Southern Oregon
Open Bible Fellowship
Ministério Bíblico Porta aberta , Inc.
Orange County Fellowship de Deus
Ozark Christian Fellowship
Igreja Pentecostal de Sião, Inc.
Igreja Povo do Deus Vivo
Igreja Cristã
Petah Ticva (Porta da Esperança)
Congregação Judaica Messiânica Petah Ticva
Igreja de Deus Filadélfia
Ministério Cristão Pontos da Verdade
Igreja Profética de Deus
Igreja da Reforma
Igreja Remanescente de Deus
Igreja Remanescente do povo de Deus
Remanescente de Israel
Remanescente de Yahvah
Igreja Restauração de Deus
Igreja restaurada de Deus
Ministério Tabernáculo Rhema
Ministério Fita de Blue
Sinagoga messiânica Ruth efrateu Bitshuvah
Sabbatarian BS em Bound Brook
Igreja Sabbatarian de Deus
Assembléia de Deus do Sábado
Igreja Sabatina do Estudo Bíblico
Igreja Evangélica Sabatina
Ministério Crentes do dia de sábado
Igreja da Guarda do sábado dos Dez Mandamentos
Ministério Centro de Pesquisa do sábado
Igreja de Deus Guarda do sábado
Igreja crentes sagrados
Igreja de Deus Safe Haven
Igreja Internacional Santos de Deus
Missão Adventista do Sétimo Dia
Assembléia do Dia do Senhor
Igreja Batista de Deus do Sétimo Dia
Conferência Batistas do Sétimo Dia dos E.U.A. e Canadá
Assembleia Cristã do Sétimo Dia
Igreja Assembléia de Deus Cristã
Igreja Cristã do Sétimo Dia
Conferência Cristã do Sétimo Dia
Igreja Remanescente do Sétimo Dia
Seventh Day Sabbatarian menonitas
Ministério Shekinah de Ouro
Shema Yisrael
Ministérios Gospel Esmirna
Igreja Esmirna do sábado do sétimo dia Chapel
Sul da Florida Christian Fellowship
Southside Bible Church
Igreja do Espírito de Jesus Sabbath
Igreja de Deus Firme
Sinagoga Chavurat HaMashiach
Igreja do Tabernáculo de Deus
Talentos Ministérios
Igreja do Templo de Cristo Messias
Igreja Católica Ortodoxa Americana
Igreja Apostólica de Deus em Cristo
Igreja da Bíblia de Deus
Igreja cristã de Deus
igreja no Texas
Igreja de Cristo
Igreja de Deus na América
Igreja de Deus e de Cristo
Igreja de Deus da observância do sábado
Igreja de Deus de Jerusalém
Comunidade evangélica em Boston
Primeira Assembléia de Yahvah
Igreja refúgio de Água Viva
A Igreja Hevener
Igreja histórica de Deus
A Casa de Oração de DePauw, IN
Igreja Israel de Deus
The Sentinel Jerusalém
Assembléias messiânicas do Senhor
Igreja Fé aperfeiçoamento da Lexington
Igreja Cristã do Povo
Ministério Evangelho puro de Jesus Cristo
A Igreja Bíblica de Deus
Congregação Toledo da Casa de YaHVaH
Verdadeira Igreja de Cristo [A Igreja de Cristo]
Igreja eleitos de Deus
Torre de Oração do 7 º dia da Assembleia do Espírito Santo
Triumph Igreja de Deus (Triumph ministérios proféticos)
Triumph ministérios proféticos
Verdade Gospel Glorioso de Jesus Cristo
Igreja de Deus Twentieth Century
Dois Ministérios Testemunha
União da Congregação Judaica Messiânica
United Church of God
Igreja de Deus Unida
Igreja do Senhor é a Nossa Justiça
Congregações Estados Hebraicos
Igreja Universal de Deus
Trabalhadores da Irmandade da verdade (UTFW)
Igreja Voz da Unidade
Western Maryland sábado
Congregação de Deus Ocidental Nebraska
Igreja Visão Mundial Internacional
Congregação Príncipe da Paz Nazareno Ysraelite
Congregação de Yeshua, o Messias Internacional
Missão Yahvahshua Nazareno
Assembléia da Nova Aliança de Yahwah
Assembléia de Yahweh Messias
Assembléia de Yahweh em Yeshua
Casa de Oração do Senhor
Assembléia da Nova Aliança de Javé
Assembléia Nova Vida do Senhor.

Você sabia?

E até aqui nos Eua conheci algumas denominações que nunca tinha ouvido falar e que também guardam o sábado. Existem denominações na Africa e na Asia. Ou seja, não só no Brasil mas em várias partes do mundo também existem cristãos que estudaram o assunto e por isso passaram a guardar o sábado como Deus ordena.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#36
Encontrei esse texto que resume de forma legal o assunto e achei interessante trazer para o tópico.

70 Razões para se Guardar o Sábado
Publicado em 17/08/2011 por Blog Sétimo Dia

1. Porque foi escrito pelo próprio dedo de Deus. Gênesis 31:18

2. Porque o Sábado foi abençoado por Deus. Gênesis 2:3 (+ descanso e santificação)

3. Porque todas as coisas foram feitas por Deus. João 1:3

4. O Sábado foi feito por causa do homem e não o homem por causa do Sábado. Marcos 2:27

5. Porque Deus determinou que nos lembrássemos do Sábado para santificá-lo. Êxodo 20:8-10

6. Porque o Sábado é o sinal do poder criador de Deus. Êxodo 20:11

7. Porque o Sábado já existia antes das leis serem dadas no Monte Sinai. Êxodo 16:4, 22, 23, 27-29

8. Porque o nome do Senhor permanece para sempre. Salmos 135:13

9. Porque a obra da criação deverá para sempre ser lembrada. Salmos 111:2-4

10. Porque o Sábado é um sinal entre Deus e o homem. Ezequiel 20:12, 20

11. O Sábado será um sinal para sempre. Êxodo 31:17

12. Porque até os remidos lembrarão o divino poder Criador. Apocalipse 4:11

13. Porque na nova terra iremos adorar a Deus todos os dias especialmente no Sábado. Isaías 66:22-23

14. Porque Deus deve ser verdadeiramente adorado. João 4:16

15. Porque Jesus deu o exemplo de observância do Sábado. Lucas 4:16 (na igreja); Gênesis 2:3 (descanso)

16. Jesus fazia atos de misericórdia no Sábado. Mateus 12:12

17. Porque o dia da preparação seria no sexto dia. Lucas 23:54; Êxodo 16:22,23

18. Porque o filho do homem é Senhor até do Sábado. Mateus 12:8

19. É lícito fazer o bem no sábado. Lucas 6:9

20. Jesus fazia milagres no sábado. João 9:16

21. Porque o Sábado é o dia que antecede imediatamente ao primeiro dia da semana logo ele é o sétimo dia. Mateus 28:1; Êxodo 20:10

22. Os seguidores de Cristo repousaram no Sábado depois da crucificação. Lucas 23:56

23. Paulo e Barnabé foram à sinagoga no dia de Sábado. Atos 13:14

24. Os judeus e gentios reuniam-se na sinagoga nos dias de Sábado. Atos 13:42

25. O Sábado é o dia de oração. Atos 16:13

26. São João foi arrebatado em espírito no dia do Senhor. Apocalipse 1:10

27. Não podemos desviar-nos do Sábado. Isaías 58:13

28. Cristo não veio destruir a lei. Mateus 5:17

29. Porque a lei é eterna. Mateus 5:18

30. Porque não podemos quebrar os mandamentos. Mateus 5:19

31. Porque o homem cuidará em mudar a lei. Daniel 7:25

32. Somos servos de Deus por isso devemos obedecê-Lo. Romanos 6:16

33. Porque se guardamos outro dia não estamos de acordo com Cristo e sim com os homens. Mateus 15:9

34. Se temos certeza quem é Deus porque não segui-Lo? I Reis 18:21

35. Porque as escrituras não podem ser mudadas. Daniel 6:8

36. Deus é o autor da lei. Êxodo 20:3

37. Porque o 4º mandamento mostra autoridade do domínio do autor da lei. Êxodo 20:8-11

38. Serão salvos os que guardam os mandamentos e tem a fé de Jesus. Apocalipse 14:12

39. Porque Satanás está tentando o povo a não guardar os mandamentos. Apocalipse 12:17

40. Porque o sábado foi feito. Marcos 2:27

41. Cristo guardou o sábado. João 15:10

42. Devemos andar como Cristo andou. I João 2:6, 5:3; I Pedro 2:21; João 13:15-17, 15:10

43. Porque Cristo é o mesmo. Hebreus 13-8

44. Serão castigados os que não guardam o sábado. Jeremias 17:27

45. Deus fica irado quando profanamos o sábado. Neemias 13:17-18

46. A lei de Deus é verdadeira. Neemias 9:13-14

47. Bem aventurado é o homem que se guarda de profanar o sábado. Isaías 56:1,2,6,7

48. Deus nos envia uma mensagem com relação ao sábado. Isaías 58:13-14

49. Muitos ensinadores profanam a lei. Ezequiel 22:26

50. Deus está enviando uma mensagem ao mundo para desviar o homem do culto falso para o culto verdadeiro. Apocalipse 14:7-10

51. Deus apresentou razões para que o povo de Israel guardasse o sábado. Deuteronômio 5:15

52. A nossa fé em Deus não anula a lei. Romanos 3:31

53. Os que amam a lei terão paz. Salmos 119:165

54. Deus dá uma garantia aos que observam os seus mandamentos. Isaías 48:18

55. Quem obedece ao Senhor tem bom entendimento. Salmos 111:10

56. Bem aventurado o homem que tem prazer na lei do Senhor. Salmo 1:1,2; Romanos 7:22

57. Os mandamentos de Deus não são pesados. I João 5:3

58. Quem não guarda os mandamentos é mentiroso. I João 2:4

59. Deus considera bem aventurado o que anda no caminho do Senhor. Salmo 119:1

60. Porque a lei é imutável. João 3:16; I Coríntios 15:3; Eclesiastes 12:13-14

61. Porque a lei é santa, justa e boa. Romanos 7:12

62. Porque a guarda da lei é uma prova de amor para com Jesus. João 14:15; 15:10; I João 2:5, 5:2

63. Porque se guardamos todos e tropeçamos em um só nos tornamos culpado de todos. Tiago 2:10-12.

64. Porque o apóstolo Paulo pregava na sinagoga no sábado. Atos 18:4

65. Porque o sábado hoje é válido. I João 2:7

66. Porque Deus não muda. Malaquias 3:6

67. Porque é o sinal de Deus com o seu povo (sinal = selo de Deus, ver Romanos 4:11). Ezequiel 20:12

68. Porque é o sinal dos que terão a vida eterna. Mateus 19:16-19

69. Porque o Sábado foi feito por Deus. Êxodo 31:18

70. Porque Jesus salvará OS OBEDIENTES. Hebreus 5:9

Fonte: Jornal Órion – julho 2007 – ARJS
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#37
Memória Divina

1. Que deve permanecer através de todas as gerações?

Salmos 135:13 - O teu nome, ó SENHOR, dura perpetuamente, e a tua memória, ó SENHOR, de geração em geração.

Memória: “Monumento comemorativo de pessoa célebre ou de sucesso notável” definição de dicionário.

2. Que ilustração disso nos dá a bíblia?

Josué 4:7 - Assim estas pedras serão para sempre por memorial aos filhos de Israel.

3. Que deviam essas pedras comemorar?

Josué 4:21,22 - E falou aos filhos de Israel, dizendo: Quando no futuro vossos filhos perguntarem a seus pais, dizendo: Que significam estas pedras? Fareis saber a vossos filhos, dizendo: Israel passou em seco este Jordão.

Essas pedras deviam ser um memorial perene, ou lembrança, da passagem de Israel a seco através do Jordão.

4. Que outro memorial foi instituído para comemorar outra assinalada providência em favor de Israel?

Êxodo 12:14 - E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.

Esse dia de Páscoa era uma memória periódica, a ser observada no décimo quarto dia do primeiro mês de cada ano, dia em que os Israelitas foram libertados do cativeiro do Egipto, e sua celebração devia ser de sete dias, durante os quais se comeriam pães asmos, em comemoração daquele acontecimento. Ver Êxodo 13:3-9

Êxodo 13:3-9 - E Moisés disse ao povo: Lembrai-vos deste mesmo dia, em que saístes do Egito, da casa da servidão; pois com mão forte o SENHOR vos tirou daqui; portanto não comereis pão levedado. Hoje, no mês de Abibe, vós saís. E acontecerá que, quando o SENHOR te houver introduzido na terra dos cananeus, e dos heteus, e dos amorreus, e dos heveus, e dos jebuseus, a qual jurou a teus pais que te daria, terra que mana leite e mel, guardarás este culto neste mês. Sete dias comerás pães ázimos, e ao sétimo dia haverá festa ao SENHOR. Sete dias se comerá pães ázimos, e o levedado não se verá contigo, nem ainda fermento será visto em todos os teus termos. E naquele mesmo dia farás saber a teu filho, dizendo: Isto é pelo que o SENHOR me tem feito, quando eu saí do Egito. E te será por sinal sobre tua mão e por lembrança entre teus olhos, para que a lei do SENHOR esteja em tua boca; porquanto com mão forte o SENHOR te tirou do Egito.

5. É propósito divino que Sua grande obra da criação dos Céus e da terra seja lembrada?

Salmos 111:2-4 - Grandes são as obras do SENHOR, procuradas por todos os que nelas tomam prazer. A sua obra tem glória e majestade, e a sua justiça permanece para sempre. Fez com que as suas maravilhas fossem lembradas; piedoso e misericordioso é o SENHOR.

6. Que ordenou Deus aos homens para observarem em memória dessa grande obra?

Êxodo 20:8-11 - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.

7. De que deveria esse memorial ser um sinal?

Ezequiel 20:20 - E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o SENHOR vosso Deus.

8. Por quanto tempo deveria ser o Sábado, um sinal do verdadeiro Deus?

Êxodo 31:17 - Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se.

É manifesto que o objectivo do Sábado era conservar a memória de Deus como criador, e caso fosse fielmente observado desde o seu principio, não haveria agora um único pagão ou idólatra em toda a face da terra.

9. De que coisas, além da criação, deveria Israel se lembrar quando observasse o Sábado?

Deuteronómio 5:15 - Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o SENHOR teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o SENHOR teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado.

Existe neste texto profunda significação, não aparente para os que não estão familiarizados com os fatos. No Egipto, em virtude da opressão e do ambiente idólatra, a observância do sábado tornara-se não somente esquecida, mas de todo impossível. Foram libertados do cativeiro a fim de que pudessem observar a lei de Deus (Sal. 105:43-45), e particularmente o sábado, o grande selo, sinal e instituição comemorativa da lei. A lembrança de seu cativeiro e opressão no Egipto devia ser um incentivo adicional para a observância do sábado na terra da liberdade. O sábado, portanto, além de ser uma memória da criação, devia ser-lhes uma memória do libertamento do cativeiro, e do grande poder divino manifestado então. E como o Egipto constitui o símbolo de todo aquele que permanece sob a escravidão do pecado, assim deve o sábado ser observado por toda alma salva, como memória do libertamento dessa escravidão pelo grandioso poder de Deus, por Jesus Cristo.

10. De que mais diz deus dever o Sábado ser um sinal ou lembrança do Seus povo?

Ezequiel 20:12 - E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica.

A santificação é uma obra de redenção - santos os pecadores, ou seres não santificados. Como para a obra da criação mesma, isso requer poder criador. Ver Sal. 51:10; S. João 3:3 e 6; Efés. 2:10. E como o sábado é o sinal apropriado ou memória do divino poder criador, onde quer 'que se manifeste, quer na criação ou no libertamento do cativeiro humano, quer no libertamento da escravidão do pecado, deve ele ser guardado como sinal da obra de santificação. Esta deve ser uma grande razão para que os santos o observem através de toda a eternidade. Ele lhes fará lembrar não somente sua própria criação e a do Universo, como também sua redenção.

11. Por meio de quem temos Santificação?

I Coríntios 1:30 - Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;

Assim, sendo o sábado um sinal ou memória de santificação, e como Jesus Cristo é Aquele por meio de quem se realiza a obra de santificação, o sábado é um sinal ou memória do que Cristo é para o crente. Por meio do sábado, pois, pretende Deus que o crente e Cristo deviam estar intimamente ligados.

12. Que declaração dos remidos mostra que eles se lembrarão do divino poder criador?

Apocalipse 4:11 - Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.

13. De quanto em quanto tempo se ajuntarão eles para adorar o Senhor?

Isaías 66 :22,23 - Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o SENHOR, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR.

O sábado, que é a memória do divino poder criador, nunca deixará de existir. Quando este pecaminoso estado de coisas der lugar à nova terra sem pecado, permanecerá o fato sobre que se baseia a instituição do sábado; e aqueles a quem dado viver na nova terra, comemorarão ainda o divino poder criador, ao mesmo tempo que entoarão o cântico de Moisés e do Cordeiro.

Apocalipse 20:3 - E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos.

Apocalipse 22:1,2 - E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#38
Razões para a Guarda do Sábado


1. O que é que distingue o verdadeiro Deus dos falsos deuses?

Jeremias 10:10-12 - Mas o SENHOR Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação. Assim lhes direis: Os deuses que não fizeram os céus e a terra desaparecerão da terra e de debaixo deste céu. Ele fez a terra com o seu poder; ele estabeleceu o mundo com a sua sabedoria, e com a sua inteligência estendeu os céus.

2. Quando S. Paulo quis anunciar o verdadeiro Deus aos idólatras atenienses, como O descreveu ele?

Actos 17:23,24 - Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio. O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;

3. Que disseram os Apóstolos aos idólatras, em Listra?

Actos 14:15 - E dizendo: Senhores, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, o mar, e tudo quanto há neles; Ver também Apoc. 10:6; 14:6,7

4. Que razão é apresentada no quarto mandamento para a santificação do sábado?

Êxodo 20:11 - Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.

O sábado é o grande memorial da criação e do poder criador de Deus, um constante rememorador do Deus vivo e verdadeiro. O propósito divino em fazer o sábado, e em ordenar que seja santificado, e que o homem nunca O esqueça - o Criador de todas as coisas.

“Sendo o sábado original uma perpétua memória de Deus, e convidando o Criador ao homem para imitar a Deus na observância do mesmo, não pode o homem observar o sábado original e esquecer-se de Deus.” - Prof. E. W. Thomas, M. A., em Herald of Gospel Liberty, de 19 de junho de 1890.

Ao lembrar-nos de que dois terços dos habitantes do mundo são hoje idólatras, e que, desde a queda, a idolatria, com seu séquito de males associados e resultantes, tem sempre sido um pecado dominante; e pensarmos então em que a observância do sábado, conforme foi ordenada por Deus, teria evitado tudo isso, podemos melhor apreciar o valor da instituição do sábado e a importância de observá-lo.

5. Que diz Deus, será o sábado para os que o santificarem?

Ezequiel 20:20 - E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o SENHOR vosso Deus.

6. Quão importante é que conheçamos a Deus?

João 17:3 - E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

7. Existe qualquer perigo de os escolhidos de Deus o esquecerem?

Deuteronómio 8:11 - Guarda-te que não te esqueças do SENHOR teu Deus, deixando de guardar os seus mandamentos, os seus juízos, e os seus estatutos que hoje te ordeno;

8. Que outra razão é apresentada para a guarda do sábado?

Êxodo 31:13 - Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica.

Santificar significa tornar santo, ou separar para uso santo. A santificação, ou a transformação de seres pecadores em santos, só pode ser operada pelo divino poder criador por meio de Jesus Cristo, pelo Espírito Santo. Em I Cor.1:30 é-nos dito que Cristo para nós foi feito “santificação;” e em Efés. 2:10, acha-se declarado que “somos feitura Sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras.” O sábado, portanto, é um sinal da santificação, e, assim, do que Cristo é para o crente, porque é um memorial do divino poder criador, manifestado na obra da regeneração. É o sinal do poder de Deus, portanto, tanto na criação como na redenção. Para o crente, é a prova, ou sinal, de que conhece o verdadeiro Deus, que, por meio de Cristo, criou todas as coisas, e que, por Cristo, redime o pecador e torna-o são.

9. Que razão especial, possuíam os israelitas para guardar o sábado?

“Porque te Lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; pelo que o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado.” Deut. 5:15

Em seu cativeiro os israelitas haviam até certo ponto perdido o conhecimento de Deus, e se apartado de Seus preceitos. O sábado chegou a ser por eles grandemente desprezado; e em consequência da opressão dos Faraós, especialmente do Faraó do êxodo, como testificam as rigorosas exações, sobre eles exercidas por esse último rei por intermédio de seus feitores, a observância do sábado foi tornada aparentemente impossível. Ver Êxo. 5:1-19. O ponto especial, tanto de reforma como de conflito, imediatamente anterior a seu libertamento do cativeiro, foi sobre a observância do sábado. Moiés e Arão haviam-lhes mostrado que a obediência a Deus era a primeira condição de libertamento. Seus esforços para restaurar a observância do sábado entre os israelitas haviam chegado ao conhecimento do Faraó; dai sua acusação contra eles: “Então disse-lhes o rei do Egito: Moisés e Arão, por que fazeis cessar o povo das suas obras? ide a vossas cargas .... Eis que o povo da terra já é muito, e vós os fazeis abandonar as suas cargas.” Êxo. 5:4 e 5. O libertamento dessa opressão era em verdade, portanto, uma razão adicional e especial para a observância do sábado. Mas o Egito e o cativeiro egípcio simplesmente representam o pecado e a escravidão do pecado. Ver Apoc. 11:8; Osé. 11:1; S. Mat. 2115; Zac. 10:10. Cada um, pois, que foi libertado do pecado, tem, para a observância do sábado, a mesma razão que tinham os israelitas libertos do cativeiro egípcio.

10. Qual diz o salmista haver sido a razão por que Deus tirou o Seu povo do Egito, e pô-lo em Canaã?

“E tirou dali o Seu povo com alegria, e Seus escolhidos com regozijo, e deu-lhes as terras das nações, para que guardassem os Seus preceitos, e observassem as Suas leis.” Sal. 105:43-45.

Seu libertamento do cativeiro do Egito era uma razão para a guarda não somente do quarto mandamento, mas de todo preceito da lei de Deus. Isso está indicado no prefácio ou preâmbulo da lei dada no Sinai: “Eu sou 0 Senhor teu Deus que te tirei da Terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de Mim etc.” Êxo. 20:2 e 3. Ver também Lev. 19:35-37; Deut. 10:19; 15:12-15; 24:17 e 18. Semelhantemente, cada um que, por meio de Cristo, foi libertado da servidão do pecado, Deus convida à obediência, não somente no tocante ã guarda do sábado, mas a todo preceito de Sua santa lei: “Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto; que se guarda de profanar o sábado, e guarda a sua mão de perpetrar algum [qualquer] mal.” Isa. 56:2.


11. Qual É o significado do termo sábado?

Repouso.

Anteriormente à queda, era o divino propósito que o tempo do homem fosse ocupado com trabalho agradável e revigorante, e não cansativo. Gên. 2:15. O trabalho cansativo e exaustivo veio em consequência do pecado. Gên. 3:17-19. Se bem que sob a vigência do pecado, o sábado, portanto, proporcione repouso físico tanto ao homem como aos animais de carga (Êxo. 23:12) de maneira não originalmente intencionada, o descanso físico não era seu desígnio ou propósito original ou primário. Foi ordenada a cessação dos trabalhos comuns da semana, não porque em si mesmos estes sejam incorrectos ou pecaminosos, mas para que o homem pudesse ter um tempo determinado e um período que se repetisse com frequência, para a contemplação do Criador e de Suas obras. Sob o evangelho o
sábado é um sinal de repouso espiritual e de libertamento do pecado. Assim lemos: “Porque aquele que entrou no Seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das Suas.” Heb.4:10.

12. Quem concede esse repouso do pecado?

“Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomaí sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” S. Mat. 11:28 e 29.

O sábado é, pois, um sinal do repouso da alma, concedido por Cristo ao cansado e oprimido pelo pecado.

13. Era o sábado designado a ser um dia de adoração pública?

“Seis dias obra se fará, mas ao sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação.” Lev. 23:3.

Uma convocação é uma reunião de pessoas.

14. Ensina o Novo Testamento esse mesmo dever?

“E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ã cari-dade e âs boas obras; não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns ao outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” Heb. 10:24 e 25.

15. Que diz Malaquias dos que temem ao Senhor?

“Então aqueles que temem ao Senhor falam cada um com o seu companheiro; e o Senhor atenta e ouve; e há um memorial escrito diante dEle, para os que temem ao Senhor, e para os que se lembram do Seu nome. E eles serão Meus, diz o Senhor dos Exércitos, naquele dia que farei serão para Mim particular tesouro; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve." Mal. 3:16 e 17.

16. Será o sábado observado como dia de adoração, na nova Terra?

“Porque, como os céus novos, e a Terra nova, que hei de fazer, estarão diante de Minha face, diz o Senhor, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que desde uma Lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante Mim, diz 0 Senhor." Isa. 66:22 e 23.

“Tu nos fizeste para Ti mesmo, e nosso coração não tem repouso enquanto não o encontrar em Ti.” Santo Agostinho
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#39
Maneira de observar o sábado


1. Qual é a primeira ordem do mandamento do sábado?

“Lembra-te do dia do sábado.” Êxo. 20:8

2. Qual é o dia do sábado?

“O sétimo dia é o sábado.” Êxo. 20:10.

3. Para que propósito devemos lembrar-nos do sábado?

“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.” Êxo. 20:8.

Através de toda a semana deve ser lembrada ou conservada em mente a santificação do sábado. Não devem ser feitos quaisquer contratos ou arranjos comerciais nem admitida maneira alguma de viver que impeça sua devida ou santa observância, ou com ela interfira. A guarda desse mandamento, portanto, é no interesse do santo viver em todo o tempo, e com vistas para isso. O mandamento em si envolve um dever, e deve ser observado através de toda a semana. Deve guardar-se o sábado quando ele chegar. O mandamento do sábado, portanto como todo outro preceito do decálogo, mas contrário à concepção de muitos, deve ser guardado a todo tempo, e não simplesmente num dia na semana. Devemos, neste particular, fazer distinção entre o sábado e o mandamento do sábado.

4. Quem santificou o dia do sábado?

“Portanto abençoou o Senhor o dia de sábado, e o santificou.” Êxo.20:11.

Deus santificou o sábado, fazendo-o santo; nós devemos santificá-lo, guardando-o como tal.

5. Que torna uma coisa santa?

A presença de Deus nela. Ver Êxo. 3:5; 29:43-46; Jos. 5:13-15.


6. A fim de santificarmos o sábado, então, que devemos reconhecer?

A presença divina nesse dia; Sua bênção sobre ele; e Sua santificação também.

7. Quando, segundo a Bíblia, começa o sábado?

“E foi a tarde e a manhã o dia primeiro.” “E foi a tarde e a manhã o dia segundo” etc. Ver Gên. 1:S, 8, 13, 19, 23 e 31. A tarde começa “ao pôr do Sol.” Ver Deut. 16:6; S. Mat. 1:32; Deut. 23:11; I Reis 22:35 e 36; II Crôn. 18:34.

8. Reconhece a Bíblia este tempo como sendo o correcto começo e fim do sábado?

“Duma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado.” Lev. 23:32.

A grande vantagem da observância do sábado de acordo com o método bíblico de computar o tempo, isto ê, de pôr do Sol a pôr do Sol, sobre a sua observância segundo a contagem romana, ou seja, de meia-noite a meia-noite, está em que, pelo primeiro, a pessoa está acordada para dar as boas-vindas e as despedidas ao dia quando vem e se vai, enquanto pelo último, está' dormindo quando começa e termina o dia. Os métodos divinos são sempre os melhores. O pôr do Sol é o grande sinal natural para estabelecer a divisão do tempo em dias.

9. Que espécie de trabalho deve ser feito através da semana?

“Seis dias, trabalharás, e farás toda a tua obra.” Êxo 20 :9.

10. Deve qualquer dessa espécie de trabalho ser feita no sábado?

“Não farás nenhuma obra.” Êxo. 20:10.

Se o sábado deve ser santificado, o simples repouso físico num dia em cada sete não pode ser o grande objectivo da instituição desse dia.

11. Como indica o Senhor, por meio do profeta Isaías, qual é a verdadeira observância dos sábado?

“Se desviares o teu pé do sábado, e de fazer a tua vontade no Meu santo dia, e se chamares ao sábado deleitoso, e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falar as mas próprias palavras, então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da Terra, e te sustentarei com a herança do teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse.” Isa. 58:13 e 14.

“O tornar-se o sábado um deleite ou um fardo, depende inteiramente do espírito em que o homem o recebe. Em verdade o espírito do homem resolve a questão quanto aos benefícios que advirão de qualquer dever que ele possa cumprir. Alguém poderá não compreender por que seu vizinho deva preferir o parque ou a cancha de bola à igreja, simplesmente porque seu espírito seja diverso. Cultivou a natureza mais elevada até amar as coisas espirituais acima de todas as outras, e para ele o sábado é verdadeiro deleite. Chega-lhe até à alma cansada, como uma lembrança de Deus, e mais do que qualquer outro dia, leva-o para mais perto do Céu, em coração e em espírito.” - Sabbath Recorder, 12 de Dezembro de 1910.

12. Qual é o carácter divino, e como somente pode Deus ser verdadeiramente adorado?

“Deus ê Espírito, e importa que os que O adoram, O adorem em espírito e em verdade.” S. João 4:24. “
Esta é uma razão por que a tentativa de impor observância do sábado por meio de leis humanas de repouso obrigatório é completamente fora de propósito. Tais leis nunca podem produzir verdadeira observância do repouso sabático, porque ele é espiritual, e deve ser do espírito e do coração, e não negligente, formal nem orçado.

13. De que coisa Deus deu o sábado como sendo um sinal?

Para que Ele santifique o Seu povo, ou faça-o santo. Ver Êxo. 31 :l3; Ezeq. 20:l2; 14.

14. Que sugere o “salmo e cântico para o sábado” como actos e temas adequados para pensamento e meditação no sábado?

“Bom é louvar ao Senhor, e cantar louvores ao Teu nome, ó Altíssimo; para de manhã anunciar a Tua benignidade, e todas as noites a Tua fidelidade; sobre um instrumento de dez cordas, e sobre o saltério; sobre a harpa com som solene. Pois Tu, Senhor, me alegraste com os Teus feitos; exultarei nas obras das Tuas mãos. Quão grandes são, Senhor, as Tuas obras! mui profundos os Teus pensamentos.” Sal.92:l-5.

15. Que declaram as obras de Deus?

“Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das Suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Sem linguagem, sem fala, ouvem-se as suas vozes.” Sal. 19:l-3.

O desígnio divino é que o sábado dirija a mente dos homens para as Suas obras criadas, e por meio delas, a Ele, Criador. A própria Natureza fala-nos aos sentidos, dizendo-nos que existe Deus, Criador e Supremo Dirigente do Universo. O sábado, sempre apontando para Deus por meio da Natureza, serviria para manter o Criador constantemente na lembrança. Sua devida observância, portanto, deve tender a evitar a idolatria, o ateísmo, o agnosticismo, a infidelidade, a irreligião e a irreverência; e, sendo animador do conhecimento e temor de Deus, deve necessariamente ser desarraigador do pecado. Nisto se poderão ver o seu valor e importância.

16. Estava o sábado destinado a ser dia de adoração pública?

“Seis dias obra se fará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação.” Lev. 23:3.

O termo convocação significa “reunião de pessoas,” e é sempre usado na Bíblia com referência a reuniões de carácter religioso.

17. Que exemplo da observância do sábado; deu Jesus?

“Entrou num dia de sábado, segundo o Seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.” S. Luc. 4:l6.

18. Que mais fazia Jesus no sábado?

“E era sábado, quando Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos.” S.João 9:l4.

Grande parte do ministério de Cristo consistiu em milagres e actos de misericórdia realizados para alívio da humanidade sofredora; e não poucos ocorreram no sábado. Nesse dia, como nos demais, Ele “andou fazendo o bem.”

19. Com que palavras justificou Jesus os actos de misericórdia no sábado?

“E por consequência, lícito fazer bem nos sábados.” S. Mat. 12:12.

Não pouco do ministério terrestre de Cristo foi devotado a erguer o sábado, e mostrar o carácter beneficente da instituição sabática. Não se destinava a ser um dia de tristeza, austeridade ou melancolia. Serviços de abnegado amor e misericórdia para com o homem e os animais são sempre lícitos no sábado. Lícito significa “de acordo com a lei.”

20. Que dia é especialmente indicado como sendo o de preparação para o sábado?

“E era o dia da preparação, e amanhecia o sábado" S. Luc. 23:54. Ver também Êxo. 16:22 e 23.
Para que o dia de sábado seja santificado ele precisa ser lembrado através de toda a semana; e no sexto dia, ou no dia antecedente ao sábado, deve ser feita preparação especial a fim de estarse pronto para dar as boas-vindas ao sábado e guardá-lo, quando chegar.

21. Como faziam os israelitas no deserto a preparação no sexto dia para o sábado? `

“E aconteceu que ao sexto dia colheram pão em dobro, dois gômeres para cada um.” Êxo. 16:22.

O sábado não deve ser um dia de trabalhos comuns, ociosidade ou divertimento, mas de repouso, reflexão, santo deleite, adoração e prestatividade. Deve ser o dia mais feliz, alegre e melhor de toda a semana. Assim deve ele ser tanto para os jovens como para os adultos. Muito cedo se podem ensinar às crianças as histórias da criação e da redenção, e serem elas levadas a passear pelas divinas obras da Natureza e, por meio delas, entreter comunhão com Deus. A preparação para o sábado, pois, é muito necessária para a sua devida observância. A bênção divina repousa tanto sobre os primeiros como sobre os últimos momentos do sábado; e, tanto quanto possível tudo deve estar preparado para que, na maneira indicada, o dia todo seja devotado a Deus e à humanidade.

Ao fazer o sábado, Deus nele descansou e o santificou. Êxo.20:11. Quem, pois, guardar devidamente o sábado, pode esperar serem-lhe comunicadas à vida o repouso, bênção e santificação divinos.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#40
Cristo e o Sábado


1. De que disse Cristo ser o Filho do homem Senhor?

“O Filho do homem até do sábado é Senhor.” S. Mat. 2:8. Ver também S. Mar. 2:28.

2. Quem fez o sábado?

“Todas as coisas foram feitas por Ele [Cristo, o Verbo]: e sem Ele nada do que foi feito se fez.” S. João 1:3.

3. Guardou Cristo o sábado, quando esteve no mundo?

“Entrou num dia de sábado, segundo o Seu costume, na sinagoga, a Ievantou-Se para ler.” S. Luc. 4:16.

4. Conquanto Senhor, Autor e Observador do sábado, como era Ele observado e espreitado nesse dia pelos escribas e fariseus?

“E os escribas e fariseus atentavam nEle, se o curaria no sábado, para acharem de que O acusar.” S. Luc. 6:7.

5. Com que pergunta enfrentou Jesus suas falsas ideias e raciocínio no tocante à guarda do sábado?

“Então Jesus lhes disse: Uma coisa, vos hei-de perguntar: É lícito nos sábados fazer bem, ou fazer mal? Salvar a vida, ou matar?" S.Luc. 6:9.

6. Como manifestaram eles seu descontentamento ao curar Cristo no sábado o homem da mão mirrada?

“E ficaram cheios de furor, e uns com os outros conferenciavam sobre o que fariam a Jesus.” S. Luc. 6:ll. E tendo saído os Fariseus, tomaram logo conselho com os herodianos, contra Ele, procurando ver como 0 matariam." S. Mar. 326.

Iraram-se porque, além de os milagres realizados por Cristo haverem constituído prova de que Ele era de Deus, Ele não mostrara respeito algum pelo conceito que faziam da guarda do sábado, mas, muito ao contrário, que esse conceito era falso. O orgulho ferido, a ` obstinação e malícia, pois, combinaram-se para enchê-los de furor;  e saíram imediatamente e tomaram conselho com os herodianos seus inimigos políticos, com quem discordavam quanto a pagarem imposto a um poder estrangeiro -- para o propósito de combinar a morte de Cristo.

7. Por haver Jesus curado o homem no sábado, e ordenado que tomasse sua cama e andasse, que fizeram os judeus?

“Por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-Lo; porque fazia estas coisas no sábado.” S. João 5:l6.

Fato digno de nota é que por essa questão da devida observância do sábado os judeus não somente perseguiram a Jesus, mas tomaram logo conselho para O matarem. Nada menos que maldade, que finalmente culminou em Sua crucifixão, engendrou-se dessa questão da observância do sábado. Cristo não observava o sábado segundo as ideias por eles mantidas para a guarda desse dia, e por isso buscavam matá-Lo. Mas eles não estão sós. Muitos hoje acariciam 0 mesmo espírito. Porque alguns não concordam com suas ideias quanto ao dia de repouso, ou observância do sábado, buscam persegui-los e oprimidos - buscam fazer leis e alianças com os poderes políticos, para compelir ao respeito às suas leis.

8. Que lhes respondeu Jesus?

“E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e Eu trabalho também." S. João 5:17.

As operações comuns da Natureza, como se manifestam no divino e grandioso poder mantenedor, beneficente e curativo, prosseguem tanto no sábado como em qualquer outro dia; e cooperar com Deus e com a Natureza no serviço de curar, aliviar e restabelecer no dia do sábado, não pode, portanto, estar em desarmonia com a vontade divina, nem constituir violação da lei do sábado.

9. Que efeito produziu nos judeus esta resposta?

“Por isso pois os judeus ainda mais procuravam matá-Lo, porque não só quebrantava o sábado, [isto é, a seu juízo] mas também dizia que Deus era Seu próprio Pai, fazendo-Se igual a Deus.” S. João 5218.

10. Por haverem os discípulos colhido algumas espigas de trigo no sábado, a fim de matar a fome, que acusação contra eles fizeram os fariseus a Cristo?

“E os fariseus Lhe disseram: Vês? Por que fazem no sábado o que não é lícito?” S. Mar. 2:24.

11. Qual foi a resposta de Cristo?

“Mas Ele disse-lhes: Nunca lestes o que fez Davi quando estava em necessidade e teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na casa de Deus, no tempo de Abiatar, sumo-sacerdote, e comeu os pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão os sacerdotes, dando também aos que com ele estavam? E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.” S. Mar. 2:25-27.

12. Por haver Jesus curado uma mulher de sua enfermidade no sábado, que disse o dirigente de certa sinagoga?

“E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse ã multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes pois ainda para serdes curados, e não no dia de sábado.” S. Luc. 13:14.

13. Que lhe respondeu Cristo?

“Respondeu-lhe, porém, o Senhor, e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, e não o leva a beber? E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa?" S. Luc. 13:15 e 16.

14. Que efeito sobre o povo produziu a resposta de Jesus?

“E, dizendo Ele isto, todos os Seus adversários ficaram envergonhados, e todo o povo se alegrava por todas as coisas gloriosas que eram feitas por Ele.” S. Luc. 13:17.

15. Por que método de raciocino justificou Jesus os actos de misericórdia feitos no sábado?

“Qual será de vós o que, caindo-lhe num poço, em dia de sábado, o jumento ou boi, o não tire logo? E nada Lhe podiam replicar sobre isto.” S. Luc. 14:5 e 6. “Qual dentre vós será o homem que, tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará? Pois quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por consequência, lícito fazer bem nos sábados." S. Mat. 12:11 e 12.

16. Em que perplexidade pôs os fariseus a operação de milagres de Cristo no dia de sábado?

“Então alguns dos fariseus diziam: Este homem não é de Deus; pois não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecado; fazer tais sinais? E havia dissensão entre eles.” S. João 9:16.

A operação desses maravilhosos milagres de beneficência e misericórdia no sábado, era prova de que Cristo era de Deus, e que acertado era o Seu conceito da observância do sábado. Por esse milagres Deus estava apondo o selo de Sua aprovação sobre a concepção e ensinos de Cristo a respeito do sábado, bem como de maneira de observá-lo, e condenava assim a estreita e falsa visão dos fariseus. Daí a dissensão.

17. Segundo Isaías, que devia Cristo fazer com a lei?

“Engrandecerá Ele a lei, e a fará ilustre.” Isa. 42:21. (Versão Trinitária.)

Em nada, talvez, foi isto mais flagrantemente cumprido do que no assunto da observância do sábado. Por suas tradições numero-as, regulamentações e restrições insensatas, os judeus haviam feito do sábado um fardo, e tudo menos um deleite. Cristo removeu tudo isso, e por Sua vida e ensinos repôs o sábado em seu lugar e posição originais, como dia de adoração e beneficência, dia para nele fazerem-se actos de caridade e de misericórdia, bem como para empenhar-se na contemplação de Deus e em actos de devoção. Assim engrandeceu Ele a lei e a tornou ilustre. Um dos mais salientes aspectos de todo o ministério de Cristo foi este grande trabalho da reforma do sábado. Cristo não aboliu o sábado, não fez mudança do dia; mas libertou-o do monte de tradições, de falsas ideias e superstições com que havia sido sepultado, e pelas quais fora rebaixado e desviado do conduto de bênçãos e serviço prático para o homem, que estava no desígnio de seu Autor que ele fosse. Os fariseus haviam posto a instituição acima do homem e contra ele. Cristo inverteu a ordem e disse: “O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.” Mostrou destinar-se ele a concorrer para a felicidade, conforto e bem-estar, tanto do homem como dos animais!

Devido às falsas ideias mantidas pelos judeus quanto ao sábado e sua observância, e o conflito que em consequência disso Cristo com eles mantinha, muitos dos seguidores de Cristo, um pouco mais tarde, foram induzidos ao erro de rejeitar o próprio sábado como sendo judaico, e, sem qualquer mandamento divino ou autoridade escriturística, a pôr em seu lugar outro dia.

18. Sabendo que os incrédulos judeus ainda se apegariam às suas falsas ideias referentes ao sábado, e que a fuga de Jerusalém e da Judeia nesse dia se realizaria com dificuldade, em vista da vindoura destruição e desolação da cidade e do povo, por que lhes mandou Cristo que orassem?

“E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado.” S. Mat. 24:20.

A experiência de Cristo com os judeus, o professo e escolhido povo de Deus naquele tempo, no tocante ao sábado, não é senão um tipo do que, conforme a profecia, deve ocorrer nos últimos dias. Já está mesmo a encontrar paralelo no movimento de imposição à observância do domingo por lei.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)