Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[DEBATE] Direito e sua má fama
#81
(17-02-2019, 08:15 PM)SapoCaco Escreveu:
(17-02-2019, 07:28 PM)El Elfo Escreveu: -Qualquer curso pra pobre é complicado, até mesmo pra alguem de classe média que não tem QI e é só mais um na multidão
-Advogado rico tem: ampla carteira de clientes(de favelados a milionários), atua em áreas que são rentáveis(tributário, empresarial, penal, etc) e finalmente não deixa questões morais atrapalhar a sua profissão, o foco é tirar o máximo de dinheiro dos outros.
-Concurso ainda é a salvação pra muitos: fez faculdade fodida? fez curso fodido? não levou os estudos a serio? não conseguiu se estabelecer no mercado apos se formar? acha que trabalha muito e ganha pouco? tá desempregado? tá velho demais pro mercado? Sempre vai ter um concurso pra te salvar. E Direito é o melhor diploma pra concursos.

essa é a realidade, se eu fosse jovem hj em dia só perderia tempo fazendo faculdade se fosse Medicina

Não cara, nada a ver, principalmente a parte de não levar os estudos a sério, voce tem que entrar em uma carreira que tem mercado onde voce vive, só que qualquer curso de humanas é fodido, se voce tem rendimentos, empresa na familia ou seja la o que for, vai se dar bem no Direito pois acaba sendo um hobby o seu trabalho, voce pega um caso aqui, outro ali, e com o tempo vai fazendo o seu nome, eu ja trabalhei com advogado que tinha uma fabrica de maquinas de sopragem que ele herdou do pai, o advogado que esta cuidando do meu terreno na praia é rico, mas é rico pq herdou 8 casas do pai em bairros bons, vive da renda dos alugueis.
.
Mas enfim, quando eu desisti da carreira e parti pra outra eu ia nos processos seletivos de trabalho e passava um filme na minha cabeça, hoje eu sou estagiario de Economia,  E S T A G I A R I O, o que eu ganho de estagio se fosse órgão público que da tudo junto na conta, é mais do que a maioria dos funcionarios publicos, milhares de pessoas pelo Brasil a fora se matando em concursos sendo que era só saber ingles e Excel que se da bem.
.
Ah, e o curso de Direito não ajuda em nada pra concursos.

Olha o nivel das crianças que tão postando aqui...

por isso vcs sofrem tanto na mão das espertinhas
Responda-o
#82
(17-02-2019, 08:22 PM)El Elfo Escreveu:
(17-02-2019, 08:15 PM)SapoCaco Escreveu: Não cara, nada a ver, principalmente a parte de não levar os estudos a sério, voce tem que entrar em uma carreira que tem mercado onde voce vive, só que qualquer curso de humanas é fodido, se voce tem rendimentos, empresa na familia ou seja la o que for, vai se dar bem no Direito pois acaba sendo um hobby o seu trabalho, voce pega um caso aqui, outro ali, e com o tempo vai fazendo o seu nome, eu ja trabalhei com advogado que tinha uma fabrica de maquinas de sopragem que ele herdou do pai, o advogado que esta cuidando do meu terreno na praia é rico, mas é rico pq herdou 8 casas do pai em bairros bons, vive da renda dos alugueis.
.
Mas enfim, quando eu desisti da carreira e parti pra outra eu ia nos processos seletivos de trabalho e passava um filme na minha cabeça, hoje eu sou estagiario de Economia,  E S T A G I A R I O, o que eu ganho de estagio se fosse órgão público que da tudo junto na conta, é mais do que a maioria dos funcionarios publicos, milhares de pessoas pelo Brasil a fora se matando em concursos sendo que era só saber ingles e Excel que se da bem.
.
Ah, e o curso de Direito não ajuda em nada pra concursos.

Olha o nivel das crianças que tão postando aqui...

por isso vcs sofrem tanto na mão das espertinhas

Que criança cara?
Não entendi o que voce quis dizer... se é que quis dizer algo, eu to nessa porra desde 2007!!!
Mas enfim, não vamos desvirtuar o tópico.
Responda-o
#83
Onde que um curso de direito não ajuda em concurso? C tá de sacanagem né?

É igual falar que um curso de matemática não ajuda em cálculos.

Advogados conheço alguns bem sucedidos. Acho que pra isso o cara precisa ter um instinto na profissão, isso é algo que dificilmente se aprende, tem que estar na pessoa e é exatamente o que o colega lá em cima falou: ser totalmente amoral e ver as vantagens financeiras em tudo.
Nenhuma mulher é mais bonita que a liberdade.

"Senhores, o que fazemos em vida ecoa pela eternidade". - Imp.Marcus Aurelius.
Responda-o
#84
Eu também conheço advogados bem sucedidos, mas é o que eu disse ali em cima, voce precisa ter uma fonte de renda que te dê suporte até voce fazer seu nome, se for só a advocacia voce não dura nem 2 anos.
Sobre ser amoral, isso é verdade, o segredo é tapear o cliente, e não o juiz.
.
E o curso não ajuda pra concurso mesmo não, concurso é decoreba pura, é bumbum na cadeira e paciência pra decorar tudo que eles pedem.
Responda-o
#85
(18-02-2019, 12:46 AM)SapoCaco Escreveu: Eu também conheço advogados bem sucedidos, mas é o que eu disse ali em cima, voce precisa ter uma fonte de renda que te dê suporte até voce fazer seu nome, se for só a advocacia voce não dura nem 2 anos.
Sobre ser amoral, isso é verdade, o segredo é tapear o cliente, e não o juiz.
.
E o curso não ajuda pra concurso mesmo não, concurso é decoreba pura, é bumbum na cadeira e paciência pra decorar tudo que eles pedem.

- É o seguinte. Você conhece advogados, outros também conhecem, blz?

- Tem muita gente que começou de baixo e conseguiu chegar lá sem esse aporte que vc diz ser necessário, mas realmente são poucos. Uma pessoa focada e que tenha alguns contatos na própria comunidade já consegue trabalhar.

- Ser amoral é não ter base moral a ser seguida, não é ser imoral. E não se tapeia cliente, pois no longo prazo é tiro no pé. O que ocorre é analisar as vantagens financeiras de cada caso, e muitas vezes, defende-se alguém que não está certo na realidade (mas juridicamente pode estar). O fato é que não há tantos clientes $$ para serem tapeados, geralmente quem ralou pra conseguir $$ não cai em qualquer papo; os clientes que pagam muito bem são os mais exigentes.

- Há pessoas que não estudam por decoreba. A lei tem um sentido lógico (que nem sempre a gente concorda), mas quem consegue entender a lógica e os princípios bases de cada ramo sai muito na frente daqueles que estudam por decoreba. As próprias questões de concurso sempre tem os princípios e bases implícitas no artigo perguntado; mesmo não decorando, o estudante consegue adiantar muita coisa - até pq é humanamente impossível decorar todos os artigos do edital. Isso é aprendido mais na faculdade, durante o desenvolvimento semestre a semestre do que no mero decorar das matérias de um edital.

Além disso, mesmo que seja decoreba, se o indivíduo passa 5 anos aturando uns professores sinistros, é óbvio que isso é um adiantamento. Quem não faz faculdade de direito passa em concurso? passa. Mas se tivesse feito passaria com mais facilidade.

Veja bem: as provas bimestrais de uma faculdade englobam questões de concurso, as análises práticas e processuais que se faz nos fóruns engloba questões de concurso, os encontros de grupo de estudo, apresentações, simulações de escritório de advocacia, o núcleo de prática jurídica e tudo mais é voltado para questões do dia a dia que sempre caem nos concursos. Há faculdades que obrigam os alunos a participarem de x audiências por semestre, fazer relatórios processuais e detalhar tudo. As sentenças são, de certa forma, o retrato do raciocínio jurídico que cai em um concurso, ainda que seja mero administrador de nível 2º grau.

Portanto, a ideia que o direito é mero decoreba e que uma faculdade não ajuda em concurso não condiz com a realidade de todos.

Mesmo não gostando da faculdade (pois nas aulas falam muita merda) há toda uma lógica principiológica/histórica/sociológica/política, etc por trás das normas.
Nenhuma mulher é mais bonita que a liberdade.

"Senhores, o que fazemos em vida ecoa pela eternidade". - Imp.Marcus Aurelius.
Responda-o
#86
A saturação do mercado da advocacia é verdadeira, mas em partes.
Há uma questão pouquíssimo falada, inexplicavelmente, que é a da área do direito escolhida.
Uma porcentagem considerável (chuto uns 60%) dos advogados dificilmente sai do velho trinômio penal/cível/trabalhista. Eu me formei há dois anos, e a quase totalidade dos meus colegas queria atuar em alguma dessas áreas. Os que fugiam a essa regra tendiam a optar por tributário ou previdenciário (que, embora não tão exploradas quanto as outras três, também vêm passando por um processo de saturação).
É bem difícil ver o pessoal querendo sair do óbvio. Há vários novos ramos do direito surgindo (Direito Digital, p. ex.), e mesmo entre os mais tradicionais há aqueles que, ainda hoje, são muito pouco explorados (Ambiental, Eleitoral, certos nichos do Administrativo). A escolha mais inteligente, do ponto de vista profissional/financeiro, seria seguir algo nessa linha, mas não: os caras preferem entrar em áreas totalmente baciadas pra disputar clientes com os medalhões (Torons, Tozzinis, etc.) e com as Defensorias Públicas. Aí fica difícil mesmo.
Responda-o
#87
Voces romantizam muito a carreira, voce têm em mente que pode ter muito adolescente lendo esse tópico que vai se matar em cursinho pra entrar nesse curso sem saber que não é coisa de gente da classe-média pra baixo?
.
Sim, concurso é decoreba, o curso de Direito é decoreba, o direito brasileiro é esquizofrênico, nada faz sentido, é pq é pq alguém decidiu que é cala a boca e obedece.
.
Mas vamos lá, vamos pensar que é igual videogame ou historia de auto-ajuda, voce é focado, esforçado, basta juntar bastante XP e Coins que voce consegue, NÃO CARA!!!
Um escritório de advocacia é um negócio, voce precisa de fundos pra mante-lo, como todo negócio voce leva no mínimo 2 anos pra conseguir se sustentar, voce vai precisar alugar uma sala comercial, reformar, vai precisar de uma secretária pra passar a impressão de bem sucedido e poder cobrar caro, ela não é estudante de direito então vai pedir salário mínimo, carteira assinada, comida e transporte, tem as despesas do escritório, se voce tem outra fonte de renda tira de letra, mas o grosso da galera que se mete nesse curso não tem.
.
Ah e não me venha falar de ser empregado dos outros pq esta entupido de advogados por aí ganhando menos que gari do Rio de Janeiro (bom, na época que eles fizeram greve em 2014 só o salário puro sem os benefícios era 1.800, sei la quanto esta agora).
Responda-o
#88
[
Spoiler Revelar
quote="SapoCaco" pid='70819' dateline='1550830391']
Voces romantizam muito a carreira, voce têm em mente que pode ter muito adolescente lendo esse tópico que vai se matar em cursinho pra entrar nesse curso sem saber que não é coisa de gente da classe-média pra baixo?
.
Sim, concurso é decoreba, o curso de Direito é decoreba, o direito brasileiro é esquizofrênico, nada faz sentido, é pq é pq alguém decidiu que é cala a boca e obedece.
.
Mas vamos lá, vamos pensar que é igual videogame ou historia de auto-ajuda, voce é focado, esforçado, basta juntar bastante XP e Coins que voce consegue, NÃO CARA!!!
Um escritório de advocacia é um negócio, voce precisa de fundos pra mante-lo, como todo negócio voce leva no mínimo 2 anos pra conseguir se sustentar, voce vai precisar alugar uma sala comercial, reformar, vai precisar de uma secretária pra passar a impressão de bem sucedido e poder cobrar caro, ela não é estudante de direito então vai pedir salário mínimo, carteira assinada, comida e transporte, tem as despesas do escritório, se voce tem outra fonte de renda tira de letra, mas o grosso da galera que se mete nesse curso não tem.
.
Ah e não me venha falar de ser empregado dos outros pq esta entupido de advogados por aí ganhando menos que gari do Rio de Janeiro (bom, na época que eles fizeram greve em 2014 só o salário puro sem os benefícios era 1.800, sei la quanto esta agora).
[/quote]
Tá cagando regra agora?
"É o saldão das balzacas"  Minerin 
Responda-o
#89
(22-02-2019, 11:06 AM)Gângster Escreveu: [
Spoiler Revelar
quote="SapoCaco" pid='70819' dateline='1550830391']
Voces romantizam muito a carreira, voce têm em mente que pode ter muito adolescente lendo esse tópico que vai se matar em cursinho pra entrar nesse curso sem saber que não é coisa de gente da classe-média pra baixo?
.
Sim, concurso é decoreba, o curso de Direito é decoreba, o direito brasileiro é esquizofrênico, nada faz sentido, é pq é pq alguém decidiu que é cala a boca e obedece.
.
Mas vamos lá, vamos pensar que é igual videogame ou historia de auto-ajuda, voce é focado, esforçado, basta juntar bastante XP e Coins que voce consegue, NÃO CARA!!!
Um escritório de advocacia é um negócio, voce precisa de fundos pra mante-lo, como todo negócio voce leva no mínimo 2 anos pra conseguir se sustentar, voce vai precisar alugar uma sala comercial, reformar, vai precisar de uma secretária pra passar a impressão de bem sucedido e poder cobrar caro, ela não é estudante de direito então vai pedir salário mínimo, carteira assinada, comida e transporte, tem as despesas do escritório, se voce tem outra fonte de renda tira de letra, mas o grosso da galera que se mete nesse curso não tem.
.
Ah e não me venha falar de ser empregado dos outros pq esta entupido de advogados por aí ganhando menos que gari do Rio de Janeiro (bom, na época que eles fizeram greve em 2014 só o salário puro sem os benefícios era 1.800, sei la quanto esta agora).
Tá cagando regra agora?
[/quote]

Estou falando a verdade ué, várias pessoas desde advogados a professores da faculdade e alunos do final do curso tentaram me alertar mas eu fui teimoso.
Responda-o
#90
(22-02-2019, 02:32 PM)SapoCaco Escreveu:
(22-02-2019, 11:06 AM)Gângster Escreveu:
Spoiler Revelar
quote="SapoCaco" pid='70819' dateline='1550830391']
Voces romantizam muito a carreira, voce têm em mente que pode ter muito adolescente lendo esse tópico que vai se matar em cursinho pra entrar nesse curso sem saber que não é coisa de gente da classe-média pra baixo?
.
Sim, concurso é decoreba, o curso de Direito é decoreba, o direito brasileiro é esquizofrênico, nada faz sentido, é pq é pq alguém decidiu que é cala a boca e obedece.
.
Mas vamos lá, vamos pensar que é igual videogame ou historia de auto-ajuda, voce é focado, esforçado, basta juntar bastante XP e Coins que voce consegue, NÃO CARA!!!
Um escritório de advocacia é um negócio, voce precisa de fundos pra mante-lo, como todo negócio voce leva no mínimo 2 anos pra conseguir se sustentar, voce vai precisar alugar uma sala comercial, reformar, vai precisar de uma secretária pra passar a impressão de bem sucedido e poder cobrar caro, ela não é estudante de direito então vai pedir salário mínimo, carteira assinada, comida e transporte, tem as despesas do escritório, se voce tem outra fonte de renda tira de letra, mas o grosso da galera que se mete nesse curso não tem.
.
Ah e não me venha falar de ser empregado dos outros pq esta entupido de advogados por aí ganhando menos que gari do Rio de Janeiro (bom, na época que eles fizeram greve em 2014 só o salário puro sem os benefícios era 1.800, sei la quanto esta agora).
Tá cagando regra agora?
[spoiler]quote="SapoCaco" pid='70819' dateline='1550830391']
Estou falando a verdade ué, várias pessoas desde advogados a professores da faculdade e alunos do final do curso tentaram me alertar mas eu fui teimoso.
[/quote]

Temos uma tendência de achar que com a gente será diferente.

O orgulho e o ego impedem o homem de dizer que ele não vai conseguir se dar bem em tal coisa, e diz que é vitimismo pensar assim. Ele se sente mais especial que os outros. Até que a realidade o coloca de joelhos.

Se vários disseram, tem algo errado. É um movimento de massa. Se fosse um fracassado tentando te desestimular, não teria credibilidade.
Responda-o
#91
Eu gosto muito desse texto. Por um lado, reforça meu ponto (sobre a necessidade de se tentar sair do óbvio). Por outro, também corrobora as visões dos confrades menos otimistas. É uma análise bem realista da questão.
https://blogexamedeordem.com.br/pensando...ofissional
Responda-o
#92
A realidade é que hj no Brasil, diploma não traz sucesso profissional e nem financeiro, só o curso de Medicina é exceção, que vc já sai com emprego garantido e ganhando bem! Nas outras áreas, não só direito, depende de uma serie de fatores para vc ter sucesso na profissão!
Responda-o
#93
é MUITO mais dificil passar num concurso de juiz do que passar num vestibular de Medicina pra universidade publica

Assim que vc passar no vestibular pra Medicina vc tá com a vida ganha, teus pais só precisam te sustentar por 6 anos e qdo vc se formar só entrar no Mais Medicos e fazer um pé de meia no interior pra voltar pra capital.
Responda-o
#94
Muito bom o link que o Julius postou, olha o que eu achei no mesmo site, é EXATAMENTE o que eu expliquei la em cima e tem gente que foi mal educado comigo:
https://www.blogexamedeordem.com.br/desg...advocacia/
Responda-o
#95
(23-02-2019, 05:35 AM)SapoCaco Escreveu: Muito bom o link que o Julius postou, olha o que eu achei no mesmo site, é EXATAMENTE o que eu expliquei la em cima e tem gente que foi mal educado comigo:
https://www.blogexamedeordem.com.br/desg...advocacia/
Entao se disserem pra comer bosta tu come?
"É o saldão das balzacas"  Minerin 
Responda-o
#96
(23-02-2019, 02:50 PM)Gângster Escreveu:
(23-02-2019, 05:35 AM)SapoCaco Escreveu: Muito bom o link que o Julius postou, olha o que eu achei no mesmo site, é EXATAMENTE o que eu expliquei la em cima e tem gente que foi mal educado comigo:
https://www.blogexamedeordem.com.br/desg...advocacia/
Entao se disserem pra comer bosta tu come?

Vou desencanar desse tópico pois estão como eu quando resolvi prestar vestibular pra isso, mas vou resumir naquele clássico:
Acorda Joséééééé!!!!!
.
Porra José, ta fazendo merda José, toma jeito nessa vida.
Responda-o
#97
(24-02-2019, 04:20 AM)SapoCaco Escreveu:
(23-02-2019, 02:50 PM)Gângster Escreveu: Entao se disserem pra comer bosta tu come?

Vou desencanar desse tópico pois estão como eu quando resolvi prestar vestibular pra isso, mas vou resumir naquele clássico:
Acorda Joséééééé!!!!!
.
Porra José, ta fazendo merda José, toma jeito nessa vida.

Cara, mas o link que eu postei não disse que é impossível aos que não são nascidos em berço de ouro. Disse que, pra esses, a saída seria apostar em áreas menos exploradas, exatamente como eu disse no meu primeiro post.
Eu não quero ser pretensioso, e desculpem desde já se assim o pareço, mas realmente creio que o que falei (o fato de a maioria querer entrar em áreas totalmente baciadas, em vez de apostar nas mais outsiders) explique boa parte do insucesso de muitos advogados iniciantes.
Deixando uma evidência anedótica aqui: tenho um conhecido (era um ano acima do meu na faculdade) que cursou Direito por esses programas de financiamento estudantil (logo, não era, nem de longe, alguém de posses). Como sempre foi ativo em causas ambientalistas (quase todo fim de semana ele fazia trabalho voluntário com aqueles grupos que retiram garrafas pet e etc. dos mangues), ingressou numa pós em Direito Ambiental logo que se formou.
Hoje ele tem escritório próprio (junto com um outro cara que ele conheceu no voluntariado), especializado nisso, e está crescendo muito bem. Moramos em cidade portuária, então demandas envolvendo meio ambiente existem aos montes.
Em suma, quais foram os diferenciais do cara?
. ele desde o começo sabia em qual área queria ingressar.
. ele, por militar durante anos, construiu um networking forte (o que é provavelmente a coisa mais essencial para a advocacia).
. ele identificou uma demanda.
. ele se especializou (outra coisa essencial numa realidade com um milhão de advogados. Se for contar só os pós-graduados, esse número diminui muito).
. ele escolheu uma área pouquíssimo explorada. Na minha cidade não tem nem meia dúzia de escritórios que façam o que o dele faz.

Estou dizendo que é fácil? Não. Estou dizendo que vai acontecer com todos? Não. Mas acho que, na atual realidade, o caminho das pedras seja mais ou menos esse aí.
Responda-o
#98
E aí vai mais um link:
https://www.conjur.com.br/2017-jul-02/pr...-consultor
Responda-o
#99
Dando up no tópico pq criaram outro sobre isso.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)