Avaliação do Tópico:
  • 2 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[INSTRUÇÃO] Cursos Superiores/Técnicos
#81
(22-01-2019, 12:20 PM)Gorlami Escreveu: Fiz o Enem por pura curiosidade e estou com uma nota relativamente boa em mãos, mas me surgiu a dúvida:

Quais cursos ainda valem a pena fazer? (Tirando Medicina e os cursos ligados à programação).

Estatística, Engenharia Elétrica ou Eng. Mecânica.
Você verá programação em Estatística, e talvez nos outros cursos (dependendo da tua faculdade), mas não com a profundidade dos cursos de T.I.
Responda-o
#82
Engenharia é um ótimo curso para formar motoristas do Uber! Faça algo de TI que o emprego é garantido. Tem trampo de 30K por mês para programador.
Responda-o
#83
Posso falar um pouco sobre minha área: construção civil.
Muitos acham que para se dar bem neste ramo precisa ter ser arquiteto ou engenheiro civil mas isso é ilusão. Somente com um bom técnico de edificações já é suficiente para você ter uma boa remuneração. 
No começo você ganha pouco entre 2k e 3k mas com cinco anos de experiência a média já é uns 5k e um técnico com mais de 10 anos de vivência consegue salário de engenheiro, piso, hoje cerca de 8k.

Para quem quer trabalhar em obra, experiência conta muito mais que canudo. A construtora não quer saber onde você estudou mas sim que você seja esperto e siga o cronograma da obra, de preferência com 3 semanas ou 1 mês antecipado, pois atraso na construção significa cliente insatisfeito e reclamação.
Para quem é engenheiro e trabalha na obra na real fica um bom tempo coçando o saco pois quem toca mesmo é o mestre, os encarregados e o técnico.

O renome da faculdade só serve para quem quer trabalhar em empresas de projetos de engenharia.
Aí sim a realidade é outra: engenheiros formados em uniesquinas são desprezados e jamais serão reconhecidos como tal, no máximo como projetista. Nomes como USP, Unicamp, UNESP, Ufscar abrem muitas oportunidades, na verdade o estagiário dessas escolas será tratado como um príncipe mimado.

A área da construção tem uma boa demanda para quem quer trabalhar por conta, sem ser empregado, seja como autônomo ou freelancer: muitos engenheiros e arquitetos antigos não sabem usar o AutoCad e contratam técnicos pra desenhar os projetos. Empresas que tem alta demanda de serviço, especialmente as que trabalham como contratadas de órgãos públicos, terceirizam o serviço de desenho e fiscalização quando a demanda está alta e o prazo está curto.

Engenharia civil já teve seus dias de glória, hoje está meia boca mas ainda há muito espaço para pessoas ávidas por conhecimento.

Meu caso: sou engenheiro civil mas fiz a graduação mesmo só para ter uma bonificação no meu salário de estatutário, pois o que aprendi no técnico de edificações eu vi tudo na faculdade. 

Muitos engenheiros e arquitetos vendem suas assinaturas pra fazer ART de obras e projetos a profissionais que dominam o projeto mas não tem o título, porém  isso é algo arriscado pois se der alguma merda, o responsável será você perante a lei.
Conheço engenheiros verdadeiros cabaços que quase compraram o diploma, não sabem fazer regra de três, mas pra cada venda de assinatura faturam 5, 10 mil reais por mês. Eu não arrisco.

Enfim, o que posso dizer, não se iludam que graduação é sinônimo de sucesso. Seu empenho e autodidatismo valerão muito mais que um canudo. Você ganha pelo que você sabe não pelo canudo.
"Escola? E o aprendizado com os próprios erros? A experiência te faz professor de si próprio".
Responda-o
#84
(22-01-2019, 05:22 PM)ChumLee Escreveu: Engenharia é um ótimo curso para formar motoristas do Uber! Faça algo de TI que o emprego é garantido. Tem trampo de 30K por mês para programador.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Responda-o
#85
(23-01-2019, 09:40 AM)Josey Wales Escreveu:
(22-01-2019, 05:22 PM)ChumLee Escreveu: Engenharia é um ótimo curso para formar motoristas do Uber! Faça algo de TI que o emprego é garantido. Tem trampo de 30K por mês para programador.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Agora que minha crise de riso passou, posso complementar a resposta.

Vamos por partes:

> "TI é emprego garantido"

Não, não é. Como todas as áreas nessa crise do Brasil TI também foi afetada, e te digo que é um dos locais mais fácil de "reduzir custos com pessoal" já que, como é trabalho intelectual, tu consegue muitas vezes espremer as pessoas sem muito esforço. A maioria das UNIESQUINAS tem curso de TI boqueta, todo ano tem dezenas de milhares de novos profissionais na roda. Então, ou você muitas vezes aceita um salário de fome ou fica desempregado.
E essa parte de salário nos leva à segunda parte:

>"tem trampo de 30k/mês pra programador"

Rapaz, eu DUVIDO que exista tal vaga. Programador SÊNIOR, com ANOS de experiência vai conseguir NO MÁXIMO 15k, isso se ele for o PICA DAS GALÁXIAS de uma linguagem mais incomum, com dezenas de Certificações (daquelas de 1k Trumps pra tirar, fora o tempo de estudo). Ou seja, pra chegar no ponto de ganhar METADE do que tu tá falando, o cara vai perder aí pelo menos uns 5, 6 anos depois de formado.


Programador Java/php início de carreira vai tirar aí 3, 4k no máximo. Sênior, uns 8 a 10k. Emprego de 30k? Kkkkkkkkkkkkkkk
Responda-o
#86
Faculdade hj em dia só vale a pena se for Medicina ou Direito pra concurso em universidade pública, não vale a pena economicamente investir num curso de Direito numa privada.

Medicina assim que vc passar no vestibular vc tá com a vida ganha, só precisa que teus pais te sustentem por 6 anos

Direito é mais complicado pq passar em concurso top hj em dia é mais difícil do que passar em vestibular de Medicina. Portanto passe a facul toda estudando, tente passar num curso de nivel medio enquanto estiver cursando, é bem possível.

O resto dos cursos é jogar dados, fazer faculdade pra ser empregado é um burrice sem tamanho num país fodido como o Brasil.

Curso superior hj só existe pra enriquecer empresários amigos do governo e justificar a existencia de funças inúteis.
Responda-o
#87
Rapaz, nem sou formado em área de Programação e um conhecido que é programador e ganha 30K por mês me disse que a empresa dele estava até pagando curso para formar mão-de-obra e se eu não topava!

Você sendo bom programador e com excelente inglês, é batata de arrumar algo no exterior. Meu primo foi para a Alemanha mês passado !

Engenharia está feia .... principalmente pq o pessoal das IES está pegando leve. Fui professor substituto numa engenharia e tive a maior dor de cabeça pq reprovei 80% da turma. E adivinhe? Meu contrato não foi renovado!

No Brasil, quanto mais vc estuda, mais difícil arrumar emprego ! O cara que curte algo relacionado às Engenharias deveria fazer um técnico que o emprego é mais garantido e o salário é quase igual ao de um Doutor. Tem concurso de temporário em IES, com exigência de Doutorado, pagando 1,8K por mês !

Concursos fixos é só com QI!
Responda-o
#88
Spoiler Revelar
(23-01-2019, 02:50 PM)ChumLee Escreveu: Rapaz, nem sou formado em área de Programação e um conhecido que é programador e ganha 30K por mês me disse que a empresa dele estava até pagando curso para formar mão-de-obra e se eu não topava!

Você sendo bom programador e com excelente inglês, é batata de arrumar algo no exterior. Meu primo foi para a Alemanha mês passado !

Engenharia está feia .... principalmente pq o pessoal das IES está pegando leve. Fui professor substituto numa engenharia e tive a maior dor de cabeça pq reprovei 80% da turma. E adivinhe? Meu contrato não foi renovado!

No Brasil, quanto mais vc estuda, mais difícil arrumar emprego ! O cara que curte algo relacionado às Engenharias deveria fazer um técnico que o emprego é mais garantido e o salário é quase igual ao de um Doutor. Tem concurso de temporário em IES, com exigência de Doutorado, pagando 1,8K por mês !

Concursos fixos é só com QI!
Qual ou quais cursos faz para ser programador? Por exemplo: Análise e desenvolvimento de sistemas (tecnólogo), Ciência da computação (superior), etc. 
É uma área com vários cursos diferentes, queria saber quais os cursos específicos é preciso para ser de fato um programador.
Responda-o
#89
Ciência da Computação

Tem casos que se o cara foi auto-ditada, as empresas nem exigem Diploma!
Responda-o
#90
(23-01-2019, 05:02 PM)Cavalheiro Negro Escreveu:
Spoiler Revelar
(23-01-2019, 02:50 PM)ChumLee Escreveu: Rapaz, nem sou formado em área de Programação e um conhecido que é programador e ganha 30K por mês me disse que a empresa dele estava até pagando curso para formar mão-de-obra e se eu não topava!

Você sendo bom programador e com excelente inglês, é batata de arrumar algo no exterior. Meu primo foi para a Alemanha mês passado !

Engenharia está feia .... principalmente pq o pessoal das IES está pegando leve. Fui professor substituto numa engenharia e tive a maior dor de cabeça pq reprovei 80% da turma. E adivinhe? Meu contrato não foi renovado!

No Brasil, quanto mais vc estuda, mais difícil arrumar emprego ! O cara que curte algo relacionado às Engenharias deveria fazer um técnico que o emprego é mais garantido e o salário é quase igual ao de um Doutor. Tem concurso de temporário em IES, com exigência de Doutorado, pagando 1,8K por mês !

Concursos fixos é só com QI!
Qual ou quais cursos faz para ser programador? Por exemplo: Análise e desenvolvimento de sistemas (tecnólogo), Ciência da computação (superior), etc. 
É uma área com vários cursos diferentes, queria saber quais os cursos específicos é preciso para ser de fato um programador.

Pra ser programador nem de faculdade precisava, e só complementando, tecnólogo é considerado superior. Tenho alguns conhecidos que estão fazendo ADS e o que tu mais aprende é as linguagens voltadas para o mercado como C e C+. Já ciência da computação, tu vai aprender linguagens que nem são tão usadas como assembly, além das C e C+.

Porém isso não é nada, basicamente toda linguagem você consegue aprender sendo auto didata. As que recomendo seriam C, C+ E java mesmo, pra quem quer ser programador.

Agora se tu for mais para a área de segurança seria essencial saber programar em Python, que além de ser uma linguagem de alto nível e bastante requisitada, é bem fácil de aprender.

No ultimo caso, se você ainda não sabe o que escolher e nunca teve contato com programação, recomendo que faça um curso simples de algorítimos, ou logica da programação, lugares como a khan academy dão o curso de graça basicamente, e pelo que vi, realmente é bom, apesar de não ter feito meus cursos por lá.

Espero ter ajudado.
Responda-o
#91
O que o confrade falou acima posso confirmar ^^^^: tenho um colega que só tem o técnico de informática mas se especializou numa linguagem chamada LISP que é própria do AutoCad. Ele trabalha desenvolvendo rotinas para empresas de engenharia que querem automatizar e agilizar o processo de desenhar.

Ele não fala quanto ganha, mas todo ano troca de carro, o último que tinha era um Civic 2017 e quitou o sobrado dele em 4 anos.

O cara é esforçado pra caramba, mas a sorte é aqui em Sampa ele é um dos únicos que mexe com isso.
"Escola? E o aprendizado com os próprios erros? A experiência te faz professor de si próprio".
Responda-o
#92
Atualmente estou com planos de fazer uma faculdade EAD de analise e dev de sistemas na estácio.
Irei fazer uniesquina mesmo, não tenho saco pra pegar condução todo dia durante 4 ou 5 anos numa federal. Pretendo me dedicar bastante e correr atrás de um curso de inglês fluente no exterior por uns meses.
Já tenho um conhecimento basico em PHP e front end.
Responda-o
#93
Up.
A única militância da real é o desenvolvimento pessoal.
A vida passa como um conto ligeiro. 
Responda-o
#94
https://www.instagram.com/p/BwKgfANg9uQ/
Responda-o
#95
up.

Vamos lá galera.
A vida passa como um conto ligeiro. 
Responda-o
#96
(23-01-2019, 10:05 PM)Bilidequedi Escreveu: O que o confrade falou acima posso confirmar ^^^^: tenho um colega que só tem o técnico de informática mas se especializou numa linguagem chamada LISP que é própria do AutoCad. Ele trabalha desenvolvendo rotinas para empresas de engenharia que querem automatizar e agilizar o processo de desenhar.

Ele não fala quanto ganha, mas todo ano troca de carro, o último que tinha era um Civic 2017 e quitou o sobrado dele em 4 anos.

O cara é esforçado pra caramba, mas a sorte é aqui em Sampa ele é um dos únicos que mexe com isso.

Analisando bem, o cara pra ter todo esse conhecimento aí tem que ser um verdadeiro autodidata.

Deve estar botando muito engenheiro metido que mal saiu da faculdade e se acha o fodão, mas mal sabe fazer cálculo e geometria analítica sem consultar o Google.

Pessoas assim com essa dedicação devem ser exemplo, não motivo de deboche, principalmente dos otários que acham que faculdade é barzinho toda sexta-feira pra fazer social.
Louvado seja o SENHOR, minha rocha; ele treina minhas mãos para a guerra e dá a meus dedos habilidade para a batalha. Ele é meu aliado infalível e minha fortaleza, minha torre segura e meu libertador. Ele é meu escudo, em quem me refugio; faz as nações se sujeitarem a mim. Salmos 144:1-2

強さと名誉と尊厳
Responda-o
#97
Quero uma opinião de quem manja do assunto, a área da TI vale a pena mesno? Digo, to pensando em cursar Sistemas de Informação ou Ciências da Computação, sei que essa área requer estudo constante, legal, mas não quero ter que estudar umas trocentas linguagens de programação,  não quero passar 12h por dia estudando, quero trabalhar pra viver e não viver pra trabalhar,  fora que pretendo sair do BR um dia. Essa área vale a pena ou é "escravidão" como alguns dizem?
Flua como água, como dizia Bruce Lee.

Enviado da Minha Mente utilizando Minhas Mãos
Responda-o
#98
(22-01-2019, 05:22 PM)ChumLee Escreveu: Engenharia é um ótimo curso para formar motoristas do Uber! Faça algo de TI que o emprego é garantido. Tem trampo de 30K por mês para programador.

Verdade é so entrar no workana,mas tem que estudar e ser muito bom.Formei T.i ano passado e estou tentando ganha grana agora na aréa.E questão de perseverança.
Responda-o
#99
Quer ganhar dinheiro com programação? leia a minha dica abaixo. O buraco é fundo e fica fácil se perder no meio de tanta informação...

Tenho algumas dicas(que são bem óbvias na verdade), mas que raramente alguém vai contar de uma maneira tão objetiva e simples como vou explicitar aqui.

O que importa não é o instrumental(linguagem) e sim a área/sub-área ou nicho/sub-nicho que você escolheu se especializar e se esse ramo existe no país que você vive e se paga bem. Conheço profissionais que o único caminho existente é o aeroporto, porque a área que escolheram simplesmente não existe aqui no BR. Se quer morar aqui custe o que custar analise isso com antecedência ou se estruture pra trabalhar a distância.

Quando você fala que é martelador de prego, ninguém quer saber como você vai fazer para enfiar aquele prego na parede, com tanto que enfie e enfie bem enfiado(comparação esdrúxula de como a empresa te vê muitas vezes).

Coloque na cabeça que você está lá pra ser lucrativo para a empresa e as vezes o seu rigor técnico pode ser um impeditivo nesse caminho. Saiba balancear.

Se você se diz programador C por exemplo, isso é o mesmo que dizer nada(troque por qualquer outra linguagem).
Mas, se você é especializado em programação de sistemas embarcados e por algum acaso usa a linguagem C no processo, isso sim alavanca a sua carreira. O bom programador vai usar a linguagem mais adequada para o problema em questão, nem que ele tenha que aprender a linguagem do zero. Claro que na prática nem sempre isso é viável, mas acontece o tempo todo. A base é a mesma, o que muda é a sintaxe, que é o de menos para o programador experiente e desde o início você vai querer começar a pensar como um.

Quanto mais projetos relevantes e de padrão industrial você participar, melhor.

Claro que você pode ser um programador mais generalista e existem vários ganhando bem por ai. Se se identificar com a área de sysadmin e programação para automatizar tarefas, vire um devops, porque não? existem várias opções e você vai querer explorá-las bem.

Recomendo saber o básico de cada segmento antes de decidir afundar de cabeça em um.

Se você se especializou em redes e seus diversos protocolos, lê RFCs no café da manhã e sabe até o número dos principais protocolos de cabeça, re-implementar isso tudo em uma linguagem qualquer da sua escolha se torna algo até mesmo trivial, mesmo que cansativo e muitas vezes massante. Você só vai ter que aprender a lidar bem com o instrumental, que acaba sendo o mais prazeroso, porque coloca a mão na massa e faz acontecer.

Pegue um programador sênior que trabalha há 30 anos na área e um programador que se especializou em uma área específica, o sub-nicho do sub-nicho. Esse programador sênior vai entender muito pouco do código que ele escreveu e possivelmente vai ter que buscar a base pra começar a entender aquilo que foi escrito. Não é porque você fala português há 50 anos que vai conseguir entender qualquer texto na lingua portuguesa.

Quase todas as soluções que você vai ver ou criar são híbridas, ou seja, purismo é uma raridade que você vai saber admirar quando ver, pela amor à simplicidade.

Sua função é essa: resolver problemas da maneira mais rápida(prazos impossíveis) e sustentável possível, diminuindo os custos de manutenção e administrando a COMPLEXIDADE da solução.

Gerenciar a complexidade é uma das coisas mais importantes nessa área. Se você souber lidar bem com ela você faz e mantém qualquer coisa. Nada como um design bem feito desde o início e que te poupa de surpresas no futuro. O problema é que software com design bem pensado e bem estruturado desde o início aqui nesse país não passam de uma lenda urbana, então você vai meter a mão em muita tranqueira dos outros no início. Vai quebrar o código todinho e vai ter que aprender a debugar se quiser sobreviver mais um dia de trabalho. O sistema de controle de versões vai salvar a sua vida ou acabar com ela com uma frequência quase que diária. Backups vão virar seus melhores amigos. Vai ter que aprender a saber a hora certa de abandonar o navio antes que ele afunda e você morra junto.

Muito do trabalho de programador hoje se resume em YAML e escrever arquivos de configurações, usar templates, frameworks e afins que vão facilitar a sua vida. Vão querer vender pra você que o melhor é não meter a mão na massa. A escolha é sua e eu não vou comentar nada sobre isso, pois cada caso é um caso. Saiba que tudo tem o seu lado positivo e negativo, saiba administrá-los antes que tudo exploda na sua cara.

Programador que não é auto-didata não existe. Quer ser bom programador? leia a documentação. Usou uma função ou classe que seja? leia a documentação dela. Quando estiver avançado o suficiente(você vai saber a hora certa), leia o código de implementação. Faça isso desde o printf() que você escreve até qualquer outra função/classe/método que você use. Programador que não sabe inglês também não existe. Ou aprende ou aprende, simples assim. Consuma as informações direto da fonte primária.

Aprenda as múltiplas formas de ler um código. Ler um código dinâmicamente, por alto, só pra entender o mínimo que você precisa pra fazer algo ou modificar. Aprenda a ler para entender o fluxo de entrada e saída de dados. Ler para analisar a estrutura de dados sendo utilizada e por ai vai... Quando você adentrar o campo da análise estática e dinâmica de código sua vida vai mudar pra melhor.

Aprenda a debugar e você vai dar aula pra muito programador metido a fodão por ai, mas que não sabe nem como o código funciona de verdade. Aprenda a confiar naquilo que você vê. Você só sabe o que um programa está fazendo de verdade se debugá-lo de maneira pragmática.

Leia código santo todo dia. Não tenha pressa. Você vai cair e levantar muitas vezes. Movimente seu github e faça um blog. Frameworks que você aprendeu vão desaparecer e deixar de ser mantidos da noite pro dia, você vai criar as suas próprias bibliotecas e módulos que facilitam a sua vida, você vai engordar ou emagrecer, vai virar noites a dentro na base da café gelado e pizza, sua testosterona vai abaixar, o monitor vai foder a sua vista e você vai começar a usar óculos, vai esquecer de tomar banho um dia ou dois, vai recompilar o kernel do linux na madrugada de uma sexta feira com uma caneca de cerveja gelada do lado do teclado e quando todos os seus amigos estiverem transando você vai estar aprendendo aquela linguagem funcional estranha que você tinha curiosidade.

Ao dizer pra uma perva que é programador ela vai perguntar se tem alguma coisa a ver com promoter de eventos. Você vai perder a habilidade de se socializar por algum período específico da sua vida e depois vai ter que aprender a ser gente novamente. Você vai morrer pro mundo e renascer vai depender única e exclusivamente de você. Essa área rouba a sua alma de uma forma que não tem nem como explicar. Ninguém vai entender o que você fala e a comunicação com outros seres humanos vai se tornar um desafio impossível em muitos casos.

O importante é permanecer programando e aprendendo. Cuide da sua saúde antes que ela te mate. Eu fiquei só a capa da viola, tem gente que engorda. Durma de noite de vez em quando. Se está entrando nessa buscando facilidade infelizmente escolheu a área errada... Até hoje não sei como consegui ter disposição pra voltar a ter um bom físico.

No final, se tudo der certo, você não vai saber explicar com o que você trabalha nem pros seus pais. Não existe profissão mais brochante pra mulher do que essa. Seu status e alcunha vai ser eternamente de menino do computador, mesmo que você ganhe mais de 10 mil por mês e seja chamado pra trabalhar no exterior com o seu visto patrocinado pela empresa.
Responda-o
Eu sempre gostei de eletrônica e informática. Mas na hora de escolher levei em conta que a área de informática não era regulamentada, além de exigir um aprimoramento mais constante. Muda tudo muito rápido, e sempre tem gente mais nova chegando.

A área de informática não tem piso salarial, e pra contratar geralmente serve qualquer um com formação na área, seja técnico, tecnólogo ou analista. Um cara que estudou muito menos pode pegar a vaga, aceitando ganhar menos claro, desde que consiga fazer o serviço.

Pra conseguir empregos top, você precisa ser "escovador de bits" e sobressair muito em relação à média, e geralmente isso acontece com quem vai pra essa área por simplesmente não conseguir por vontade própria ir pra outra. Pelo seu relato, parece que não está muito animado em ter que aprender linguagens. Dessa forma, não estou sentindo muito entusiasmo na sua escolha por essa profissão.

E sobre o aeroporto, sim. Se você for um programador top, é mais fácil sair do Brasil empregado, recrutado. Existe também muita gente que mora aqui e trabalha para empresas estrangeiras, no estilo home office.

Agora comentando a questão dos engenheiros fora do mercado:

Engenharia é bem regulamentado. Tem coisas que só um engenheiro pode fazer, porque a assinatura de um engenheiro é exigida.

Engenharia civil acaba muitas vezes indo trabalhar em banco ou sendo Uber, pois a área depende de investimentos por parte do governo pra aquecer. Tenho observado um ciclo de 20 anos parado e 10 anos aquecido. Nesse ciclo do PAC do governo anterior vi muito recém-formado ganhando 15k, mas isso é só até quando a obra acaba.

Engenharia mecânica é um pouco mais restrita. Você tem que ir trabalhar com máquinas ou setor automotivo. Conforme a indústria vai morrendo no Brasil, cada vez menos oportunidades no setor de máquinas. Mas se você cair pro setor automotivo, mercado é que não vai faltar. Muitos engenheiros mecânicos montam oficinas, contratam aquele pessoal do SENAI, e não vejo nenhum reclamando da vida.

Engenharia elétrica, a área de obras sofre o mesmo problema das ondas da civil. Mas nas outras áreas sempre vejo boas ofertas de emprego. Se cair pra eletrônica pode entrar na área de software embarcado e programar também. Só que pra entrar bem nesse nicho tem que viver numa região que tenha as empresas do ramo. Em SP vai ter que morar perto de Campinas, São José dos Campos ou Sampa mesmo.

Outra área/mercado que sempre cresce aqui no Br é a de segurança, onde podem atuar pessoas de informática e eletrônica. Pra sua casa, tem em loja de prateleira por aí um alarme de 8 setores que você mesmo instala, mas as empresas sempre precisam de sistemas com rede e servidores.

E tem as outras engenharias, a de computação, mecatrônica, de alimentos, a química e a agronomia. Computação acaba caindo na mesma dos analistas, mecatrônica fica um negócio meio indefinido. Notar que poucos concursos pedem esses diplomas especificamente.

Alimentos e química são outras que sempre vai ter empregos aqui pois ainda não se importa comida, desodorante, pasta de dente, sabonete e shampoo da China, mas as oportunidades são poucas. Se você quiser fugir dos grandes centros, agronomia é bom porque a vocação do nosso país é o agronegócio.

Pra área de engenharia, tem muitos concursos que pagam o piso. No setor privado, a maioria dos empregadores não paga o piso.
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
Lightbulb [DÚVIDA] Cursos técnicos Athelstan 21 7,750 29-10-2019, 12:22 AM
Última Postagem: Libre

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)