Fórum da Real - Legado Realista
[Guia] Como escolher o seu 1º carro - Versão para Impressão

+- Fórum da Real - Legado Realista (https://legadorealista.net/forum)
+-- Fórum: Espaço do Guerreiro (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=28)
+--- Fórum: Hobbies Masculinos (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=29)
+---- Fórum: Veículos/Automóveis (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=63)
+---- Tópico: [Guia] Como escolher o seu 1º carro (/showthread.php?tid=7085)

[Guia] Como escolher o seu 1º carro - Vincent - 20-02-2026

Esse guia é para você que quer escolher um carro para comprar mas não faz ideia do que procurar em um carro. Segue a lista de alguns pontos cruciais para não vir com choradeira depois:

[Image: fiat_uno_antigo_31.jpg]

1) Lastro da marca/modelo
Existe uma boa razão pela qual o Toyota Corolla é um dos carros mais procurados no Brasil e no mundo: o Toyota Corolla foi simplesmente o carro mais vendido da história, alem de possuir um grande numero de gerações (12 gerações entre 1966~2026)

O que isso significa? Que um carro como o Corolla dificilmente vai sofrer com escassez de peças e mão de obra. Qualquer mecânico sabe mexer e acha peça em qualquer lugar.
Alguns outros exemplos: Toyota Hilux, Honda Civic, Ford F-Series, VW Golf

2) Mecânica
Carro foi feito para aguentar paulada e rodar muito. Precisou fazer o motor com menos de 200.000km? Lixo!
A mecânica deve ser simples e sem firulas, preferencialmente 4 cilindros. Observe se o modelo do motor atravessou gerações. Por exemplo, o motor AP da volkswagen virou um ícone nacional, pois além de ser extremamente robusto ele também equipou uma série de veículos durante duas décadas: Gol, voyage, Parati, Saveiro, Santana, Passat, Bellina, Del Rey etc. Isso acabou criando toda uma rede de suporte para carros dessa motorização.

A maior Red Flag que um carro pode possuir é o dono necessitar recorrer a um “grupo de proprietários“ para tirar duvidas sobre o carro. Por exemplo, a Mitsubishi L200, carinhosamente apelidada de “chaleirinha“ possui grupos no facebook onde os donos discutem rotineiramente maneiras de contornar o problema crônico de arrefecimento. Uma piada completa para um carro nessa proposta, onde o propriotário precisa fazer várias gambiarras e “tocar o carro na maciota“ para não ferver GargalhadaGargalhadaha lixo puro
Outra Red Flag é ver a opinião de quem ja teve determinado modelo. Se o sujeito falar algo similar a “é um carro excelente MAS precisa de XYZ cuidados“ pode correr que é BUCHA. Pode ver que todo dono de carro francês (Peugeot, Citroen, Renault) SEMPRE manda esse papinho mole.

3) Combustível
Combustível é DIESEL ou GASOLINA e ponto final.

O Brasil é o único país do mundo onde se usa Etanol. EVITE essa gambiarra chamada carro FLEX.

4) Cambio
Cambio automático é uma excelente opção para PCDs e Idosos com problemas de mobilidade. Caso contrário... FUJA. Nenhum, repito NENHUM cambio automático presta a longo prazo. Duvida de mim? Veja os carros utilizados para longas expedições... nenhum deles usam cambio automático por uma boa razão. Imagine vc no meio do Atacama e o cambio CVT decide dormir GargalhadaGargalhadaha

5) Tecnologia
Tecnologia é Ar-Condicionado e rádio. O resto só serve pra atrapalhar. Esses dias eu vi uma mercedes GLA que caiu na enchente e o carro simplesmente deu perda total pois essa bosta tinha tanto módulo que para arrumar iria sair o valor do carro. Ai eu te pergunto: Pra que? Será que é realmente necessário aquecedor de bancos num país onde se faz 40 graus? Não se iluda!

Não se esqueça: existe uma boa razão pela qual as Land Rovers antigas terem mais valor que as atuais.

6) Interior
Observe os materiais de acabamento: soft touch? Alcantara? Black Piano? só é bonito no primeiro ano de uso depois vai virar uma INHACA.

Outro detalhe importante: Carros que necessitam acessar o TABLET para diminuir a temperatura do Ar-condicionado só servem para iludir incautos. Na realidade, telas são utilizadas para reduzir custos de montagem. Dê preferencia a carros com botões de verdade, isso denota um maior cuidado da montadora.

7) Sedan/Hatch/SUV/Pickup/Coupe
Isso vai da preferencia. Mas é válido se atentar a alguns golpes envolvendo a denominação SUV. Hoje em dia, tem muitos carros sendo vendidos como SUV mas que não passam de hatches bombados. Evite a todo custo comprar essa picaretagem.

Kicks, Nivus, HRV, Renegade, T-cross, Tracker, Pulse etc não passam de armadilhas para enganar pessoas que querem um “carro altinho“
Carro altinho de verdade: Jeep Wrangler, Toyota SW4, Mitsubishi Pajero, Suzuki Jimny, Ford Bronco, Chevrolet Trailblazer, Troller T4 etc.

RE: [Guia] Como escolher o seu 1º carro - Wesley de Mileto - 20-02-2026

Agora eu vi um tópico de respeito!

Acrescento mais um critério para escolher o carro, consumo de combustível. Entendam, nao adianta você querer um carro se não vai conseguir sustenta-lo. Tem nego que compra carro porque acha bonitinho, ou porque quer chamar a atenção das vagabundas (esse é o principal motivo), e depois se fode para manter seu carro beberrão. Exemplos disso é o famoso astra, o lancer, opala, e outros. Essas porras bebem mais que mendigo pinguço.
Gasolina tá cara, é bom levar em conta isso também.

RE: [Guia] Como escolher o seu 1º carro - Awaken - 20-02-2026

Qualquer carro é confiável se você cuidar de seguir o manual.

O problema é que a maioria das pessoas não quer / ignora o manual, e aí já viu.

O modo de condução também ajuda.

Sua vida é iniciante? Carro 1.0...
Sua vida tá boa? Mas você continua solteiro? Compra um 1.0 mais bonito, mais esperto...
Aí você vê o resto depois.

Lembre-se IPVA, emplacamento, pneus, gasolina, tudo isso gasta.
Carro é ferramenta de trabalho, se você vai comprar carro pra se mostrar pros outros, vai se lascar.

RE: [Guia] Como escolher o seu 1º carro - eremita_urbano - 20-02-2026

Se você for comprar um carro usado e não entende nada de mecânica,não custa nada  pagar  a diária de algum mecânico e ir  com ele na concessionário ou pessoalmente ver o carro do proprietário.

Sei que é difícil e dependendo de onde mora nem é muito possível, mas tente conhecer os mecânicos das cidade onde mora. Vá lá fazer pequenos serviços ou comprar uma besteira e veja se o cara é gente boa, tem uma boa energia e oficina parece boa. Você vai precisar de um mecânico, principalmente se for carro usado. É bom ter alguém certo pra fazer o serviço em vez de esperar a imprevisibilidade e levar em qualquer um na necessidade.

Eu tenho um parente mecânico e já vi ele identificar bomba em menos de 5 minuto só dando uma olhada rápida no motor.

E o vendedor na maioria das vezes é inimigo. Se vê que o cara é leigo já quer empurrar a bomba que tá encostada na concessionária. Aja do pressuposto que ele está mentindo e querendo te enrolar. Não esqueça do ditado sobre conversa de vendedor.

E antes mesmo sair por aí olhando carro, já procure com alguém um bom despachante, se não entende desses assuntos.

RE: [Guia] Como escolher o seu 1º carro - Crispim Soares - 21-02-2026

4 passos para fazer uma boa aquisição (se não for 0/km)

- carro de somente um dono, de preferência mulher;

- no test drive, ligue e desligue umas três vezes, se falhar é bomba;

- se o escapamento estiver fumando, é bomba também;

- passe numa lombada a 40km/h, se o carro não desmontar e o radio continuar tocando música, o carro está ótimo  Joinha

O resto é detalhe!

RE: [Guia] Como escolher o seu 1º carro - Awaken - 21-02-2026

Carro de mulher é furada.
Meu carro eu comprei da minha madrasta, ele tá todo arranhado.
Eu vou ter que pintar o carro por causa dela.

RE: [Guia] Como escolher o seu 1º carro - Luiz - 21-02-2026

(21-02-2026, 09:44 PM)Awaken Escreveu: Carro de mulher é furada.

Melhor que estar fudido o motor ou a suspensão devido a rachas de jovens , pintura é dos males o menor

RE: [Guia] Como escolher o seu 1º carro - Awaken - 22-02-2026

(21-02-2026, 11:05 PM)Luiz Escreveu:
(21-02-2026, 09:44 PM)Awaken Escreveu: Carro de mulher é furada.

Melhor que estar fudido o motor ou a suspensão devido a rachas de jovens , pintura é dos males o menor

Não é bem só isso... vamos lá.
A troca de óleo era irregular, os freios gastos até o talo, não se trocava fluídos e nem se verificava o motor.

Carro não é só botar gasolina e andar. Tem toda uma verificação básica que deve ser feita.

RE: [Guia] Como escolher o seu 1º carro - Luiz - 22-02-2026

(22-02-2026, 10:05 AM)Awaken Escreveu:
(21-02-2026, 11:05 PM)Luiz Escreveu: Melhor que estar fudido o motor ou a suspensão devido a rachas de jovens , pintura é dos males o menor

Não é bem só isso... vamos lá.
A troca de óleo era irregular, os freios gastos até o talo, não se trocava fluídos e nem se verificava o motor.

Carro não é só botar gasolina e andar. Tem toda uma verificação básica que deve ser feita.

Agora faz sentido .

RE: [Guia] Como escolher o seu 1º carro - Staff - 22-02-2026

Tópico movido da seção Hobbies Masculinos para a seção Veículos/Automóveis.