No que a leitura de livros te ajudou? - Versão para Impressão +- Fórum da Real - Legado Realista (https://legadorealista.net/forum) +-- Fórum: Espaço do Guerreiro (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: Livros (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=59) +--- Tópico: No que a leitura de livros te ajudou? (/showthread.php?tid=6819) |
No que a leitura de livros te ajudou? - Miqueias - 17-11-2024 Fala confrades. Eu não leio muito livros, leio apenas coisas da internet e coisas relacionadas aos meus estudos, faculdade etc. Gostaria de saber daqueles que sao leitores vorazes de livros, qual a diferença que isso fez em suas mentes? Quem era você quando só tinha lido 1 livro, e quem é vc agora que já leu X livros, e o quanto dessa mudança é atribuída a leitura? E valeu a pena? Existem vários tipos de livros, tem os comerciais, em que parece que o objetivo é apenas vender o livro, ao invés de passar algum conhecimento. Temos como exemplo "cinquenta tons de cinza", livro de coachs, e até mesmo livro para entretenimento. Temos os livros de literatura, que me perdoem a ignorância, mas me parecem perda de tempo. E temos os livros de filosofia, direito, fisiologia, que fornecem um conhecimento sobre essa área. Enfim, eu não leio muito, e gostaria de melhorar isso. Mas ao mesmo tempo gostaria de saber se existe alguma "MATRIX DA LEITURA", ou algo assim. RE: No que a leitura de livros te ajudou? - eremita_urbano - 17-11-2024 É a única forma que você vai ter para realmente aprender alguma coisa. Tudo que você vê no You Tube e nos jornais costuma ser lixo. Nos livros você tem informação de primeira mão. Quanto aos livros, deve-se correr desse tipo de livro comercial. As livrarias de shopping estão entupidas de porcaria que não vale a pena ser lida. Aula costuma ser só um pincelada. Você só vai aprender mesmo nos livros "chatos e densos". Escolha um assunto que você queira realmente aprender. Procure um livro de história sobre o assunto e um de introdução. Faça isso por sí só e logo você já tá sabendo acima da média. Os homens mais sábio viveram numa época que não tinha nem rádio, nem televisão nem internet. Por quê. Simplesmente por não perdiam tempo com entretenimento barato e usavam o tempo livro para ler livros. Não era um tarefa chata como é visto por um jovem hoje intoxicado de televisão e internet. RE: No que a leitura de livros te ajudou? - Wesley de Mileto - 17-11-2024 Ora, a leitura é fundamental para o desenvolvimento intelectual do indivíduo. Ela trabalha praticamente todas as faculdades mentais, como a imaginação e o raciocínio. Aliás, a literatura, que para você é inútil, é o tipo de leitura que melhor trabalha o imaginário, visto que exige do leitor que ele imagine os personagens e as situações descritas. E eu nao considero uma atividade que diverte e ainda tem inúmeros benefícios como inútil... Levando a questão para um lado mais subjetivo, para mim a leitura foi um dos melhores hábitos que adotei. Comecei a ler em 2022, e desde então já consumi todo tipo de literatura, desde auto ajuda, filosofia, contos e romances e etc. Não sou um erudito, mas tenho uma quantidade livros até que bem significativa na minha pequena biblioteca. No geral, a leitura ajudou-me a escrever melhor e falar melhor , principalmente porque eu gosto de ler falando. Além disso, também notei uma certa evolução na minha criatividade e imaginação. Fora, claro, o conhecimento adquirido, que foi a base do meu entendimento do mundo e das pessoas. Olhe, sendo bem sincero, eu recomendo que você leia contos e romances primeiro, se for começar a ler. Quem recomendava isso era o Olavo de cavarlho, para que os seus alunos lessem primeiro os clássicos da literatura, assim construindo o imaginário e adquirindo vocabulário, para depois irem para os livros mais técnicos e acadêmicos. E eu concordo com ele, realmente tudo fica mais fácil depois que você lê os clássicos. Eu tenho certa aversão à livros de auto ajuda, porque basicamente a maioria deles só diz ideias que já existiam a muito tempo, além de serem muito simplórios e sumários. Mas, em todo caso, há algum proveito nesse tipo de literatura, caso você imediatamente coloque em prática o que leu. No mais, sempre vou recomendar literatura brasileira, russa e alemã, que são as que eu conheço e gosto. Se você for estudar filosofia, comece pela base, lendo Platão e Aristóteles. Agora vou dar alguns conselhos mais práticos. Comece lendo pouco, mas leia todo dia, e aos poucos vá aumentando o tempo de leitura. Com o tempo você se acostuma, e vai ver que não é tão chato como parece. Quando encontrar alguma palavra difícil, termine de ler a frase, procure a palavra no dicionário e tente ler de novo a frase. Sempre que terminar um capítulo de algum livro mais difícil, reflita sobre o que aprendeu, pode ser até quando terminar um parágrafo ou frase, dependendo do livro. Ah, e eu ia me esquecendo, é fundamental antes de ler qualquer coisa que você saiba qual é o assunto principal, o contexto histórico, o gênero literário, o objetivo e o público alvo do livro, isso ajuda muito a compreender certos livros e serve para tudo. No mais, acho que é só isso. Boa leitura! RE: No que a leitura de livros te ajudou? - Callahan - 18-11-2024 Spoiler Revelar Meu camarada, acredito que este tópico poderá lhe ajudar. RE: No que a leitura de livros te ajudou? - Crispim Soares - 18-11-2024 Algo que não é novidade para quem acompanha minhas participações aqui no fórum é minha admiração pelo famigerado Trunks do Futuro, leitor assíduo de variadas obras de diversas áreas do conhecimento. É nitidamente perceptível a diferença entre um sujeito que lê e busca conhecimento e outro que simplesmente consome informação mastigada pelos outros (isso está cada vez mais comum com o advento da internet). Isto se mostra verdade considerando que o referido criador de conteúdo está fora das redes sociais e da machosfera há quase 2 anos e o seu conteúdo continua sendo repostado em canais de backup quase toda semana. Leia e verá sua mente mudar. Mas leia coisa boa (me abstenho de dizer o que eu acho que é bom, mas pra bom entendedor). (18-11-2024, 09:02 PM)Crispim Soares Escreveu: Algo que não é novidade para quem acompanha minhas participações aqui no fórum é minha admiração pelo famigerado Trunks do Futuro, leitor assíduo de variadas obras de diversas áreas do conhecimento. RE: No que a leitura de livros te ajudou? - Miqueias - 19-11-2024 Valeu. Confrads. RE: No que a leitura de livros te ajudou? - Matuto Paulista - 19-11-2024 @Miqueias. A leitura de livros técnicos (da área de atuação profissional de cada um, por exemplo), tem um benefício intrínseco, então, não tem o que explicar mais. Porém, para além da vida profissional, o maior benefício da leitura é o enriquecimento do seu vocabulário, aumento da sua articulação criativa, e no caso dos livros de histórias fictícias, o ganho de repertório para sua vida! É literalmente, como se você estivesse no lugar dos personagens, seus dilemas e decisões. Você vive aquilo, através da leitura. E o amadurecimento, acredito, é nada mais do que isso: Obtenção de Repertório! Quanto mais situações você saber resolver, mais preparado para os imprevistos e desafios na vida você estará. Os livros são importantes neste sentido, também. RE: No que a leitura de livros te ajudou? - Miqueias - 19-11-2024 @Matuto Paulista nunca tinha pensado por esse lado. Deve ser por isso que intelectuais indicam ler literatura. Valeu. RE: No que a leitura de livros te ajudou? - Texugo Real - 19-11-2024 (17-11-2024, 01:15 PM)Miqueias Escreveu: Enfim, eu não leio muito, e gostaria de melhorar isso. Mas ao mesmo tempo gostaria de saber se existe alguma "MATRIX DA LEITURA", ou algo assim. Não existe "matrix da leitura". Existe é matrix do celular, da rodinha de maconha, da putaria etc. Talvez, o máximo que exista de "Matrix da leitura" é ler livros que você não aproveite muito, por exemplo, alguns materiais de sociologia mais técnicos e acadêmicos, e que só gente muito interessada vai aproveitar. Quem não se interessa por humanas, talvez não aproveite muito os materiais mais chatos de ler. Ou então, a matrix do diproma, achando que um título vai salvar a pessoa de tudo. Mas uma coisa é você ouvir um Nikola Tesla, um Charles Darwin, um Bill Gates etc. falando coisas anti-acadêmicas, e outra coisa é ouvir um tiozão de buteco achando que conhece tudo da vida, só porque se meteu em um monte de brigas e fez uns filhos bastardos. O segundo tipo, foda-se, não dê ouvidos. Estudo é importante sim e ponto final, mesmo que seja coisa que o povo considera "simples", é sempre bom aprender coisas, tipo plantio, construção, máquinas etc. e ocupar a mente. RE: No que a leitura de livros te ajudou? - Miqueias - 20-11-2024 A respeito do que o @Matuto Paulista falou, sobre a leitura te dar repertório e praticamente vc ter as experiências dos personagens quais livros redpill/realistas vcs indicam pra quem quer ser masculino, virar homem e deixar de ser bluepill? Estou falando de literatura. RE: No que a leitura de livros te ajudou? - Matuto Paulista - 20-11-2024 (20-11-2024, 10:35 AM)Miqueias Escreveu: A respeito do que o @Matuto Paulista falou, sobre a leitura te dar repertório e praticamente vc ter as experiências dos personagens quais livros redpill/realistas vcs indicam pra quem quer ser masculino, virar homem e deixar de ser bluepill? Estou falando de literatura. Se existe um livro que considero Realista, é "Portões de Fogo". Pode te atender no sentido da masculinidade que você está buscando. Inclusive, tenho um tópico a respeito disso no fórum, sobre minha interpretação da leitura. Mas contém Spoilers, recomendo ler o livro primeiro: https://legadorealista.net/forum/showthread.php?tid=6567 O tópico do "Apolo Chad" como disse o @Fernando_R1 Apenas espero que entenda que livro nenhum produz milagres, masculinidade é construção diária. Portanto a leitura é ferramenta auxiliar, e não bruxaria. Mas dito isso, leitura recomendada. RE: No que a leitura de livros te ajudou? - Miqueias - 23-11-2024 @Matuto Paulista vou ler portões de fogo. Valeu RE: No que a leitura de livros te ajudou? - Libre - 23-11-2024 (17-11-2024, 01:15 PM)Miqueias Escreveu: Fala confrades. Eu não leio muito livros, leio apenas coisas da internet e coisas relacionadas aos meus estudos, faculdade etc. Antes de postar meu relato de como a leitura mudou a minha vida para sempre, porta esta que Deus abriu e jamais fechará, irie responder, do meu ponto de vista, de alguém que detestava ler na época de escola, sequer imaginava isso algum dia, tinha vergonha de ler qualquer trecho em público para os colegas de classe, além de ser chamado de "desprovido de inteligência" por uma professoa de português/inglês (dava aula de ambas matérias). Por fim, ganha dinhero escrevendo, tem a escrita e leitura como parte fundamental no vida e no trabalho. Irei responder esses seus questionamentos. 1 - Sim, existe vários tipos de livro, desde livros técnicos, acadêmicos, ficcção, autoajuda, erótico, ensários até e-book com anetodas. 2 - Livros de literatura, ficou muito abstrato, nada específico. Fala de livros para ensinar a literatura, norma culta? ou Livros clássicos, como Romeu e Julieta ou Orgulho e Preconceito ? Normalmente são livros que vimos durante a estadia numa intituição de ensino, e hoje vejo que faz falta aprender mais sobre a literatura brasileira. A gente aprende muito da vida com contexto.Já diziam "o homem inteligente aprende com seus erros. o homem sábio aprende com os erros dos outros" . Podemos aprender muito os erros e acertos de outros. Aliás, a literatura tem sido um meio de propagar muitas ideias que não morrem de uma geração para outra. Pessoas se vão, mas ideais podem ser passados adiante. +1 ponto para literatura. Além de alegorias, até metódos para críticas ou despertar o pessoal da alienação/matrix, como é feito na impressa e neste fórum respectivamente. 3 - Eu diria sim que existe uma ou até algumas matrix literárias, como acontence muito aqui no fórum mesmo, muita "punhetação" sobre o mesmo assunto. Não fazendo o parto, dando a luz a novas ideias, como descrito no livro Retórica e Argumentação de Aristóteles (se não me engano). Muitos usam da escrita para desabafar mesmo, normal. Contudo, as duas matrix que cito, é essa já brevemente citada, até mesmo como uma torre de marfim e a comteporância matrix dos coach vendedores de livro de autoajuda. Não nego que esta categoria de livros me ajudou, ajuda e ainda ajudará muito. Todavia, todo esse marketing agressivo de "ler 10 livros por mês", "livros dos ricos", "Já li 300 livros no mÊs" é muito exagerado. Poucos conseguem: LER -> COMPREENDER -> REFLETIR -> APLICAR = COLHER OS RESULTADOS. Se Pegarmos o clássico Pai Rico Pai Pobre , quanto tempo o cara irá levar para gastar menos que ganhar, aumentar a sua renda, encontrar outras fontes de rendas, comprar ativos? 1 ano? 5 anos? 10 anos?. Dificilmente as pessoas dão continuidades nos ensinamentos e já partem para outras obras, e depois se frustram pois "já li o livro tal, mas não colher os resultados". As pessoas não procuram tornar 20% (segundo a teoria de pareto) dos ensinamentos em realidade do dia a dia da mesma. Se a pessoa conseguir tornar os gastos menor que os ganhos, aumentar a renda, ter mais de uma fonte de renda e comprar 1 ou 2 ativos, a pessoa já estará a frente de 99% da população, e a vida dela melhorará 200%. Sobretudo, quantos vão até o final? Pois é. Com certeza, essas pessoas já leram 100 livros, e o ciclo se repete. Leva-se tempo para as coisas tomarem alguma forma, e se não focar, deixar de alimentar, é gastar recursos precisosos como o tempo e energia emocional. Então, esta é a segunda matrix da literatura. Por fim, podeira dizer que existe a terceira, a matrix das pessoas que leem por novidades, como "entretenimento", como fonte de dopamina... No entanto, apenas mencionei como alerta para um comportamento nocivo, do meu ponto de vista. RE: No que a leitura de livros te ajudou? - Miqueias - 23-11-2024 @eremita_urbano Pretendo fazer da leituranum hábito, fico perdendo tempo com youtube e canais redpill, vou tirar isso da minha vida e usar como distração/novas ideias os livros. @Wesley de Mileto Já peguei humilhados e ofendidos pra ler no cel usando o app kindle. Vou ler depois de Portões de Fogo. @Crispim Soares É fundamental ler e pensar no que leu. @Texugo Real Futuramente pretendo aprender sobre construção. @Libre É importante colocar em prática o que se aprende na leitura, caso contrário será praticamente inútil, por isso é importante ler e refletir, o livro tem que fazer o leitor pensar. Obrigado a todos. |